27 de abril 2020

Nido II, B (2 anos)

Nido II, nível B (2 anos)

*Idade de corte em 31 de março do ano letivo em curso

I-Campo de experiência: A construção da identidade: O Eu, o Outro e o Nós.

a)Aspectos  sócio emocionais:

Demonstrar segurança ao separar-se da família.

Demonstrar segurança na relação com o  ambiente escolar e com as pessoas com quem nele convive.

Demonstrar comportamento predominantemente estável.

Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

Satisfazer algumas de  suas necessidades ou buscar ajuda quando necessário.

Demonstrar  interação com o grupo.

Perceber que pode compartilhar  os objetos e os espaços com os amigos e que isto é bom para todos.

Demonstra iniciativa para buscar  um material no ambiente e realizar a atividade.

Concentrar-se numa atividade por algum tempo, concluindo-a na maioria das vezes.

Transitar livremente pelo ambiente ambiente escolar, sob a supervisão de um adulto (interno e externo).

Guardar o material após o uso espontaneamente.

Utilizar o material com cuidados apropriados.

Demonstrar zelo pelos seus objetos pessoais (guarda seus pertences após o uso, cuida de sua mochila).

Cooperar por iniciativa própria ou quando solicitado nas atividades de conservação do ambiente ou com algum amigo.

Intervir na construção das regras do grupo com alguma propriedade.

Perceber e evitar o perigo físico iminente.

Manter atitude de respeito aos demais favorecendo o bom relacionamento.

Utilizar apropriadamente algumas atitudes de graça e cortesia: espera sua vez, cumprimenta, agradece, pede licença.

Percebe e utiliza movimentação apropriada a cada ambiente social.

Percebe e utiliza de tom de voz adequado nos diferentes espaços.

Identifica algumas consequências de suas ações.

Utiliza formas verbais para resolver pequenas situações no cotidiano.

Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

II-Campo de experiência: A construção do movimento, meu corpo, o espaço e os outros  

a) Aspectos senso moto perceptivos:

  • Apresenta refinamento do equilíbrio dinâmico para:

Caminhar livremente; caminhar desviando-se ou respeitando obstáculos.

Correr, pular, subir e descer escadas com apoio, chutar, arremessar, puxar, empurrar, transportar objetos.

Pular com dois pés.

Sentar-se e levantar-se do chão, de uma cadeira junto a mesa, de um banco junto à mesa.

Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc).

  • Apresenta controle dos pequenos músculos na utilização da preensão digital para:

Abrir e fechar  caixas, alguns frascos, torneiras, portas, gavetas.

Abotoar e desabotoar : botões grandes , zíper , velcro, pressão.

Tampar e destampar caixas.

Enfiar peças num fio.

Enroscar.

Encaixar peças.

Empilhar blocos.

Amassar e rasgar papéis de diferentes texturas utilizando a preensão palmar.

Rasgar papéis em pedaços pequenos.

Manusear livremente a tesoura.

Usar a tesoura com manuseio adequado em recortes livres.

Transpor sólidos com algum  controle de movimentos.

Transpor líquidos com com algum controle de movimentos.

Utilizar a posição polegar indicador nas atividades realizadas, quando esta se fizer necessária.

Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.

Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

Classificar objetos segundo atributos.

Identificar cores primárias.

Identificar grande e pequeno, duro e macio, áspero e liso.

Utilizar diferentes formas ou sólidos para estabelecer arranjos fazendo  construções criativas.

Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima) e temporais (antes, depois) em relação ao seu próprio corpo ou às suas ações. 

Traspassar sólidos de um recipiente para o outro evitando derramar.

Traspassar sólidos utilizando pinça, colher evitando derramar.

Versar líquido ou sólidos num recipiente, evitando derramar.

Traspassar líquidos de um recipiente para o outro evitando derramar.

Traspassar líquidos utilizando funil, concha, conta gotas, esponja evitando derramar.

b) Aspectos da vida prática.

Participar das atividades de alimentação e  dos cuidados pessoais  promovendo  do seu bem-estar.

Demonstrar progressiva independência nas atividades de cuidados pessoais e específicas de alimentação.

Dispor seu lugar á mesa, para o lanche, com pequena ajuda.

Servir-se à mesa com movimentos adequados, evitando derramar.

Fazer uso adequado do guardanapo.

Manter, satisfatoriamente, seu lugar limpo a mesa.

Utilizar adequadamente colher e garfo na alimentação.

Encher o copo com água no bebedouro sem derramar.

Beber água no copo sem derramar.

Lavar e enxugar as mãos com  independência apropriada.

Escovar os dentes com ajuda do adulto.

Pentear o cabelo, com ajuda.

Despir com independência peças simples.

Vestir com independência peças simples.

Descalçar-se com independência.

Calçar-se (meias e sapato) com pequena ajuda.

Fazer uso do lenço apropriadamente.

Executar algumas atividades de conservação do ambiente com adequação: lavar mesa, limpar os móveis, varrer o chão, recolher os lixo.

Arrumar sua bolseira e mochila a partir da demonstração do adulto, com  ajuda.

Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

Executar alguns cuidados com as plantas com adequação:

– molhar as plantas, no ambiente interno, usando o regador ou o borrifador;

– recolher folhas secas;

-limpar folhas com a esponja;

-fazer arranjos com flores;

 III-Campo de experiência: A construção da linguagem, escuta, diálogos, formas e traços 

Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta.

Apresentar dicção apropriada para a emissão dos vocábulos, possibilitando o entendimento pelo outro.

Expressar-se através de frases completas e significativas.

Utilizar as diferentes classes gramaticais e os conectivos para interligar frases e os períodos.

Utiliza das flexões verbais, das formas regulares e a utiliza os pronomes na primeira pessoa.

Apresentar um vocabulário significativo para nomear:

(cômodos da casa e da escola, mobiliário, utensílios, elementos diversos da casa e da escola, animais, frutas, legumes, verduras, flores, transportes,  vestuário, elementos na natureza, brinquedos e brincadeiras, dia e noite, céu, estrelas, sol, partes do corpo, elementos de diferentes ambientes: praia, aniversário, fazenda, parque, etc.)

Identificar em uma canção/ frase o que se repete.

Identificar algumas rimas.

Transmitir pequenos recados orais.

Ouvir e cantar pequenas canções.

Ouvir e cantar pequenas histórias e fatos do cotidiano.

Apresentar o grafismo na etapa do realismo fortuito, começando a dar formas ao seu desenho, muitas vezes usando a linguagem para dar significado às formas.

Diferenciar  letras de números.

Utilizar a escrita espontânea para expressar-se graficamente.

E capaz de ordenar figuras seguindo uma sequência lógica para expressar seu pensamento.

Identifica dia e noite.

Percebe o que vem antes e depois em sua rotina.

Reconhecer e nomear as cores primárias e algumas secundárias.

Utiliza linguagem  adequada para identificar: áspero/ liso, grande/ pequeno, pesado/ leve, doce/ salgado, curto/ comprido, alto/ baixo.

Identificar a relação de eu próprio corpo com o ambiente utilizando da linguagem específica: dentro/ fora, perto/ longe, em cima/ embaixo, ao lado.

Utiliza linguagem matemática no cotidiano para identificar: muitos x poucos, cheio x vazio.

IV – Campo de experiência: A construção da minha história e as outras histórias: o tempo que passa, relações e transformações

Explorar relações de causa e efeito (desaparecer e aparecer, transbordar, tingir, misturar, encher e esvaziar, abrir e fechar, tampar e destampar etc.) na interação com os estímulos do ambiente.

Explorar o ambiente interno e externo pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descoberta.

Conhecer seu nome e um sobrenome.

Nome do pai, da mãe, dos irmãos.

Conhecer o nome dos amigos, da professora e da atendente.

Conhecer o nome de outros profissionais da escola. 

Conhece alguns fatos da sua história de vida ( Linha da vida ).