Guia da família

Ao matricular sua criança na Aldeia, cada família escolhe também uma prática educativa norteada pelo Sistema Montessori, criado pela Dra Maria Montessori.

O Sistema Montessori reúne diferentes aspectos para uma prática pedagógica que se apoia em ambientes estruturados para estimular a ação da criança e proporcionar um processo de auto educação, atividades manipulativas de livre escolha que respeitam a manifestação dos diferentes tipos de inteligência, classes de idades mistas com possibilidades de vivências sistemáticas que levam à construção da segurança, da autonomia, da cooperação mútua e da vivencia do verdadeiro espirito de uma comunidade, que sedimenta o surgimento do cidadão competente e ético.

Como a participação da família nestes processos é fundamental, conhecer melhor as características de nossa escola, o que oferecemos no dia a dia, como nos organizamos, nossos diferenciais é imprescindível. Assim, o Guia da Família um compêndio de textos abordando aspectos variados da nossa escola, dos diferenciais pedagógicos às instruções normativas de funcionamento.

1.

Introdução

1.1

O Nome Aldeia Montessori

1.2

Nossa história vem de berço

1.3

Aldeia Montessori e a Comunidade Educacional

1.4

Aldeia Montessori: uma escola legal

1.5

Para conviver em harmonia

1.6

A escolha de uma escola Montessori

2.

Trabalho acadêmico

2.1

Metas Educacionais e Filosofia

2.2

Currículo e Atividades

2.3

Organização dos Cursos e das Classes

2.4

Enturmação do estudante

2.5

O que é uma Classe Agrupada ou Classe de Idades Mistas?

2.6

A Estrutura dos Ambientes de Classe

2.7

Cuidados com os alunos inseridos no Programa de Educação Inclusiva (PEI)

2.8

Ciclos de trabalho

2.9

Atividades de Enriquecimento

2.10

Horário Escolar

2.11

Atividades Paralelas à Rotina de Classe

2.12

Projetos Anuais

2.13

Eventos

2.14

Período de Adaptação

2.15

Encontros com Pais, Avaliação e Portfólios de Aprendizagem

2.16

Critérios de Aprovação no Ensino Fundamental

2.17

Promoção do aluno do Ensino Fundamental no programa de atendimento educacional especializado

3.

Procedimento em classe

3.1

Presença às Aulas — Pontualidade e Assiduidade

3.2

Chegadas Antecipadas e Saídas Retardadas

3.3

Atrasos no Ensino Fundamental

3.4

Responsabilidade e Responsabilização

3.5

Lição dos Três Tempos

3.6

Reuniões da comunidade

3.7

Disciplina Montessori

3.8

Uniforme

3.9

Telefones Celulares, Jogos de Videogames, Joias, Máquinas Fotográficas

4.

Currículo Montessori

4.1

Introdução

4.2

Principais Objetivos

4.3

Nido I, A (4 a 12 meses)

4.4

Nido I, B (13 a 17 meses)

4.5

Nido II, A (18 meses a 2 anos)

4.6

Nido II, B (2 anos)

4.7

Agrupada II, A (3 anos)

4.8

Agrupada II, B (4 anos)

4.9

Agrupada II, C (5 anos)

4.10

Agrupada III, A (6 anos)

4.11

Agrupada III, B (7 anos)

4.12

Agrupada III, C (8 anos)

4.13

Referências Bibliográficas:

5.

Parceria familiar - escola

5.1

Estudar em Casa

5.2

Conferências Família-Escola

5.3

Comunicação e Circulares

5.4

Celebrações e Feriados

6.

Saúde e segurança

6.1

Da Saída do Estudante

6.2

Saúde

6.3

Exames Importantes

6.4

Restrição Alimentar

6.5

Alteração de Dados Cadastrais

7.

Rotinas Administrativas

7.1

Matrícula

7.2

Processo de Matrícula

7.3

Confidencialidade

7.4

Cotas de Anuidade Escolar e Taxas

7.5

Horários Especiais na Escola

7.6

Atividades extraclasses

8.

A parceria fundamental: Família-escola

8.1

Perguntas Mais Frequentes dos Responsáveis e suas Respostas