27 de abril 2020

Nido I, B (13 a 17 meses)

Nido I, B
(13 à 17 meses)
(data de corte para classificação da criança no nível 31 de março do ano letivo em curso)

Estratégias

No ambiente preparado, desenvolver atividades de livre escolha ou propostas pelo educador evidenciando o brincar, o conviver, o participar, o explorar o expressar-se, o conhecer-se; concretizando, desta forma, o protagonismo no seu processo de autoeducação.

  1. Campo de Experiências: A construção da identidade: O Eu, o Outro e o Nós.

a) Aspectos  socioemocionais

Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.

Demonstrar segurança na relação com o ambiente escolar e com as pessoas com quem nele convive.

Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

Demonstrar comportamento predominantemente estável.

Satisfazer algumas de suas necessidades ou buscar ajuda quando necessário.

Demonstrar relativa interação com o grupo.

Concentrar-se numa atividade por algum tempo, tentando levá-la a termo.

Transitar livremente pelo ambiente ambiente escolar (interno e externo), sob a supervisão de um adulto.  

Ajudar a guardar o material após o uso, com ajuda ou espontaneamente.

Utilizar o material com cuidados apropriados.

Cooperar nas atividades cotidianas por iniciativa própria ou quando solicitado.

Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

Perceber e evitar alguns perigos físicos eminentes.

Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.

Interagir com crianças e adultos no ambiente escolar ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

Interagir com outras crianças e adultos, nos diferentes ambientes adaptando-se  ao convívio social.

Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

  1. Campo de experiência: A construção do movimento, meu corpo, o espaço e os outros.

a) Aspectos senso moto perceptivos

Caminhar com segurança desviando-se  ou respeitando obstáculos.

Sentar-se e levantar-se do chão, de uma cadeira junto a mesa, de um banco junto à mesa.

Apresentar desenvolvimento do equilíbrio dinâmico, apropriado à faixa etária, para caminhar.

Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

Apresentar controle dos pequenos músculos na utilização da  preensão palmar.

Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.

Abrir e fechar caixas, alguns frascos, torneiras, portas, gavetas.

Abotoar e desabotoar: botões grandes, zíper, velcro, pressão.

Tampar e destampar caixas.

Enfiar peças num fio.

Enroscar.

Encaixar peças.

Empilhar blocos.

Transpor sólidos com com as mãos.

Explorar e utilizar a posição polegar indicador nas atividades realizadas.

Identificar cores primárias.

Identificar grande e pequeno, duro e macio, áspero e liso.

b)Aspectos da vida prática:

Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.

Despir peças simples: shorts, meias com pequena ajuda.

Comer sozinho, utilizando a colher.

Utilizar o guardanapo com relativa independência.

Beber água no copo sem derramar o líquido.

Auxiliar a manter a ordem do ambiente.

III- Campo de experiência : A construção da linguagem , escuta, diálogos, formas e traços 

Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

Usar a linguagem gestual imitando gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

Associar alguns sons a sua origem.

Ouvir e cantar algumas canções.

Reconhecer em si e nos outros a grande divisão do corpo: cabeça, olhos, nariz, cabelos , orelha, boca, dentes, testa, barriga,umbigo.

braços, pernas, pé, mão, dedos, joelho.

Nomeia algumas frutas, legumes.

Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto – leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

IV – Campo de experiência: A construção da minha história e as outras histórias: o tempo que passa, relações e transformações

Explorar relações de causa e efeito (desaparecer e aparecer, transbordar, tingir, misturar, encher e esvaziar, abrir e fechar, tampar e destampar etc.) na interação com os estímulos do ambiente.

Explorar o ambiente interno e externo pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descoberta.

Conhecer seu nome, nome do pai, da mãe, dos irmãos.

Conhecer o nome dos amigos, da professora e da atendente.

Conhecer o nome de outros profissionais da escola.