27 de abril 2020

Nido I, A (4 a 12 meses)

Nido I, A
(4 à 12 meses)
(data de corte para classificação da criança no nível 31 de março do ano letivo em curso)

Estratégias

No ambiente preparado, desenvolver atividades de livre escolha ou propostas pelo educador evidenciando o brincar, o conviver, o participar, o explorar o expressar-se, o conhecer-se; concretizando, desta forma, o protagonismo no seu processo de autoeducação.

  1. Campo de Experiências: A construção da identidade: O Eu, o Outro e o Nós.

a)   Aspectos sócio emocionais

Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.

Estabelecer vínculos afetivos na interação com os adultos e crianças com quem lida diariamente, esboçando sorriso e demonstrando reconhecê-los através da linguagem gestual.

Fixar o olhar na fisionomia de quem lhe fala, sendo receptivo.

Interromper uma ação ao ser chamado pelo nome.

Reconhecer a si mesmo, construindo a identidade.

Manter uma relação de observação do ambiente, acompanhando com olhar o que ocorre a sua volta.

Buscar a companhia e o contato corporal, demonstrando satisfação.

Interagir com outras crianças e adultos, adaptando-se ao convívio social.

Estabelecer os primeiros jogos sociais (por exemplo: joga um brinquedo e fica feliz quando o outro o devolve).

Perceber quando os colegas estão tristes e ou felizes pelas reações que demonstram.

Estabelecer receptividade com as rotinas da creche, tornando-se gradativamente mais adaptado aos horários (desenvolvimento rudimentar do esperar).

Eleger algumas preferências em relação aos brinquedos, detendo-se por um breve período, desenvolvendo a concentração.

Desenvolver a percepção da aprovação ou reprovação por parte do outro para seus atos.

b)   Aspectos da vida prática

Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.

Conciliar o sono.

Segurar a mamadeira.

Segurar o copo.

Manusear a comida com as mãos.

Manuseio livre da colher.

Participar do ato de vestir, facilitando o ato com ajuda de seu corpo.

Participar do ato de calçar.

Colaborar por solicitação para guardar objetos pessoais ou coletivos, através da imitação do ato do adulto.

Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.

  1. Campo de Experiências: A construção do movimento, meu corpo, o espaço e os outros.

a)   Aspectos senso moto perceptivos

Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em diferentes ambientes.

Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

Sustentar a cabeça.

Rolar da posição prono para supino (barriga para cima/barriga para baixo).

Arrastar-se.

Sentar com apoio mantendo a cabeça firme.

Sentar com autonomia.

Engatinhar.

Colocar-se na posição bípede.

Trocar passos.

Caminhar com apoio.

Caminhar sozinho.

Caminhar com alguma direcionalidade.

Agarrar.

Reter um objeto na mão.

Passar um objeto de uma mão para outra.

Enfiar disco.

Encaixar.

Tampar e destampar.

Abrir e fechar.

Empurrar.

Puxar.

Transportar objetos.

  1. Campo de Experiências. Construção das linguagens, escutas, diálogos, traços, cores e formas.

Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

Identificar a origem da fonte sonora.

Associar sons a sua origem.

Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

Identificar o vocabulário apropriado que nomeia  algumas partes: cabeça, olhos, nariz, cabelos, orelha, boca, dentes, testa, barriga, umbigo, pé, mão.

Identificar alguns objetos utilizados no cotidiano escolar como os objetos da alimentação, de uso pessoal, da higiene.

Apresentar grafismo na etapa da rabiscação pelo prazer motor.

Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

Utilizar o balbucio de sons isolados.

Utilizar o balbucio de sons repetidos.

Utilizar sons repetidos com intencionalidade.

Emitir 2 a 3 vocábulos significativos.

Explorar as sensações dos diferentes sentidos para dotar de significados a linguagem.

Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de música.

Demonstrar algum interesse na escuta de diferentes gêneros textuais.

Manipular livre e exploratoriamente diferentes instrumentos e suportes de escrita apropriados à faixa etária.

  1. Campo de experiência: A construção da minha história e as outras histórias: o tempo que passa, relações e transformações.

Explorar relações de causa e efeito (desaparecer e aparecer, transbordar, tingir, misturar, encher e esvaziar, abrir e fechar, tampar e destampar etc.) na interação com os estímulos do ambiente.

Explorar o ambiente interno e externo pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descoberta. 

Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

Manipular materiais variados para comparar as diferenças e semelhanças sensoriais.

Manipular diferentes materiais para experimentar as transformações da matéria: tintas, argila e similares.

Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras, nas danças.

Conhecer os familiares próximos.