Metas Educacionais e Filosofia

O desenvolvimento integral das crianças é nossa prioridade.

Entendemos que, quando as crianças podem contar com um ambiente preparado, isto ajuda a adquirir a compreensão e a orientação de si mesmas e do mundo que as rodeia.

Nosso objetivo é responder à curiosidade natural dos aprendizes para nutrir o desejo pelo aprender, pelo descobrir, pelo partilhar saberes, para além do tempo que passam na escola.

Buscamos essa formação, envolvendo profissionais de ensino, pais, alunos e a comunidade em geral, em uma efetiva parceria que se transforma num projeto didaticamente coerente, valorizando a iniciativa, a autoconstrução, o desenvolvimento pessoal, a criatividade e a confiança.

Para nós, educar é muito mais do que apenas transmitir conhecimento. É, sobretudo, contribuir verdadeiramente para a formação de indivíduos em harmonia com eles mesmos e com os outros, sendo criativos, éticos, competentes, solidários e proativos.

Currículo e Atividades

A Aldeia Montessori oferece uma tradicional educação Montessori, que incide sobre o desenvolvimento da criança como um todo.

A educação Montessori é caracterizada:

– por um ambiente preparado para a aprendizagem, sendo estimulante e responsivo.
– por atividades de aprendizagem dinâmicas, de livre escolha, autoeducação e autodisciplina.
– pelo trabalho dos sentidos para aguçar a curiosidade e a percepção dos detalhes que desenvolvem o potencial humano.
– pelo trabalho das mãos à serviço da inteligência.
– pela motivação intrínseca e pelo estímulo ao desenvolvimento da responsabilidade, do respeito a si próprio, ao outro e ao ambiente.
– por classes de idades mistas, o que realça a cooperação e colaboração, definindo uma comunidade.
– por professores treinados, “guias Montessori”, capacitados nas práticas pedagógicas do Sistema Montessori, em constante transformação, capazes de realizar as intervenções apropriadas e necessárias para cada criança.

O ambiente tem por objetivo deixar sobressair a ordem e possibilitar a independência, combinando o movimento autônomo com a livre escolha e a concentração; desenvolvendo a responsabilidade que capacita um indivíduo para a liberdade.

A organização do ambiente escolar, pautada na ciência sob vários ângulos, privilegia o currículo, proporcionando atividades pessoais ou de grupo com múltiplos momentos de interação que favorecem a troca de saberes entre as crianças.

Na Educação Infantil, sob a organização da BNCC, documento que regula atualmente a educação nacional, são apresentadas lições na área da Educação dos Movimentos, a Vida Prática, da Educação Sensorial, das Linguagens (que engloba a Língua Portuguesa e as Artes, em geral) da Matemática e de Conhecimento de Mundo, que apresenta a cultura: as ciências humanas e as ciências físicas.

O desenvolvimento e as conquistas efetivadas em cada uma dessas áreas assentam as bases para uma transição bem-sucedida para o Ensino Fundamental, segmento em que o programa continua usando as técnicas e os materiais Montessori.

As atividades curriculares, realizadas individualmente, em duplas ou pequenos grupos, permitem uma atenção efetiva a cada criança e um reforço, quando apropriado, em qualquer segmento.

Os estudos, no primeiro segmento do Ensino Fundamental, envolvem também ações de investigação orientada, tendo na Educação Cósmica que interliga todas as áreas do conhecimento, com o traçado peculiar das Grandes Lições ou Fábulas Montessorianas: o ponto inicial para as demandas das crianças em muitos projetos pessoais ou coletivos.

Partindo da visão global que a Educação Cósmica oferece ao relacionar os domínios da experiência humana, abordando os feitos que permitiram o progresso da humanidade e a adaptação do homem ao tempo e ao espaço, incentiva, então, a exploração transversal e criativa de todas as áreas que compõem o currículo neste segmento.

O programa é complementado com o uso de diferentes linguagens, bem como com um acervo literário e de consulta que permite que cada criança busque sua melhor forma de expressão, sendo importante a participação da família para cultivar o gosto pela cultura, pelo esporte, pela arte.

Todo material utilizado em uma escola Montessori é cuidadosamente analisado para que seja inserido de acordo com os pressupostos metodológicos do Sistema Montessori, favorecendo a aquisição de conhecimentos e o estabelecimento da iniciativa e da autoconstrução. Apoia-se no conceito de Educação para a Paz, no qual o conhecimento está à serviço do homem para concretizar melhores condições de vida sob todos os aspectos.

Nutrir a curiosidade natural da criança em qualquer segmento, oportunizando sempre as descobertas, é a estratégia Montessoriana para formar adultos que buscarão novos conhecimentos, aperfeiçoando-se por toda a vida.

No método Montessori, as experiências concretas apoiam a construção dos conceitos abstratos e muitas atividades são realizadas com o uso de material que constitui o acervo Montessori, o qual a Drª Montessori denomina de “materiais de desenvolvimento” e, por vezes, de “abstrações materializadas”.

O registro das atividades pode acontecer em um folheto, um desenho ou um texto, mas a atividade também pode ser realizada apenas com o material concreto.

É interessante que os pais participem das oficinas Montessori, das palestras, oferecidas pela escola e das atividades do projeto “O alegre observador” para conhecerem os materiais e entenderem a dinâmica do processo de construção do conhecimento das crianças com a utilização desse acervo.

Organização dos Cursos e das Classes

Creche
Nido I: de 6 a 17 meses.
Nido II: de 18 a 36 meses.

(*) A organização dos grupos de idades mistas podem variar de escola para escola, sendo importante o respeito às características dos planos de desenvolvimento, citados pela Maria Montessori em sua obra.

Educação Infantil
Agrupada II: classe mista de 3, 4 e 5 anos.
(*) O ingresso da criança nas classes dessa etapa ocorre com 3 anos completos até 31 de março do ano letivo correspondente, atendendo a norma legal da data de corte.

Ensino Fundamental
Agrupada III: classe mista de 6, 7 e 8 anos (1°, 2° e 3° anos).
Agrupada IV: classe mista de 9 e 10 anos (4° e 5° anos).
(*) O ingresso das crianças no 1° ano do Ensino Fundamental ocorre com 6 anos completos até 31 de março do ano letivo correspondente, de acordo com a legislação vigente.


Enturmação do estudante

A enturmação do estudante é direito e responsabilidade da escola, cabendo a esta estabelecer os critérios para atender à organização escolar.

Uma classe bem equilibrada é fundamental para o sucesso de novos e antigos alunos.

Para as crianças que se deslocam para um próximo nível, numa nova classe, o posicionamento também é baseado nos critérios acima referidos.

Esses deslocamentos ocorrem principalmente aos 3, 6 e 9 anos e, geralmente, no final do ano letivo.

Logo, sendo essa uma tarefa de competência exclusiva da escola, cabe à equipe Técnico Pedagógica, composta pela direção, coordenação pedagógica, regentes de turma, profissional habilitado para a Educação Inclusiva de cada Unidade, a análise da criança e sua enturmação na classe adequada, respeitada a escolha do turno feita pelo responsável e a disponibilidade de vagas.

As preferências dos responsáveis por uma sala ou professor específico não são consideradas.

O que é uma Classe Agrupada ou Classe de Idades Mistas?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) dá liberdade a cada instituição para organizar suas classes:

No Parecer CNE/CEB n° 24/2000, em resposta à consulta da Organização Montessori do Brasil, o Conselho Nacional de Educação manifesta-se a favor do sistema de classes de idades mistas nas Escolas Montessori ou outras que, da mesma forma, optam por tal organização, direito assegurado pela LDB e pela Constituição Federal.

“… Os educadores que utilizam o método de ensino dirigido não compreendem como se pode desenvolver o comportamento social numa escola Montessori. Compor uma sala como uma sociedade, organizando o
agrupamento de forma ‘vertical’ é assegurar o fio da vida social. A constituição de uma classe de ‘mesma idade’ é um erro fundamental, que dá lugar a toda espécie de outros erros; um isolamento artificial que impede o desenvolvimento do sentido social. Nossas escolas demonstram que crianças e jovens de idades diferentes se ajudam uns aos outros; os menores veem o que fazem os maiores e pedem explicações, que estes dão voluntariamente. É um verdadeiro ensino; há entre ambos uma harmonia, uma comunicação, uma natural osmose mental. As crianças acabam por conhecer as características umas das outras, desenvolvendo uma comunicação superior àquela que têm com os adultos. (…) É com essa forma de liberdade que avaliamos os limites diferentes da inteligência em diferentes idades, o que nos dá a certeza de que não é só a idade que conduz ao progresso, mas acima de tudo a liberdade de se olhar ao redor de nós”.

– Maria Montessori

Desde 1978, usamos uma pedagogia ativa, na qual cada aprendiz é o protagonista do seu processo de aprendizagem. Os professores e demais adultos que fazem parte da nossa equipe são mediadores desse processo, guiando a criança pelo caminho que ela escolhe, num ambiente que foi preparado para as experiências que a estimulam a buscar sempre seu melhor desempenho.

A Estrutura dos Ambientes de Classe

Maria Montessori defendia a estrutura de classes de idades mistas, não somente para assegurar uma atmosfera de aprendizado cooperativo, trabalho em equipe, incentivo à interação social e desenvolvimento emocional, mas a justificava pela especificidade na forma de aprender que cada etapa de desenvolvimento apresenta.

Assim, os materiais de desenvolvimento, de aquisição da cultura e todo o ambiente são preparados para responder às perguntas:

0 a 6 anos – O que?
6 a 12 anos – Por que?
12 a 18 anos – Como?

Tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, temos grandes blocos de tempo, que chamamos de ciclos de trabalho programados, de forma a desenvolver os padrões de concentração, os hábitos de execução e o aperfeiçoamento nas tarefas realizadas, conclusão do trabalho que escolhe.

No Ensino Fundamental, iniciamos atividades em grupo incorporadas à rotina semanal, exercícios de movimentos coordenados para ativação cerebral, desafios, reuniões comunitárias, entre outras.

A Língua Inglesa, como segunda língua, é um estudo oferecido a partir do 2° ano, no Programa Inglês Forte, com três aulas semanais.

Cuidados com os alunos inseridos no Programa de Educação Inclusiva (PEI)

Os cuidados com a Educação Inclusiva são de competência das equipes técnico pedagógica e docente da instituição, nas quais também se inclui o profissional de Educação Inclusiva, devidamente habilitado e credenciado junto à Secretaria Municipal de Educação.

A Aldeia Montessori pratica a educação inclusiva responsável, com base na Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, e demais normativas no âmbito estadual e municipal relacionadas à questão; acolhe as diversidades e desenvolve programas pedagógicos para atender às necessidades de cada educando, num ambiente multifuncional, característico da Metodologia Montessori, inserindo-o no convívio social, desenvolvendo suas potencialidades, respeitando as características da Necessidade Educacional Especial que apresenta, proporcionando as adequações que se fizerem necessárias, mediante avaliações técnicas abalizadas e específicas e da competência da escola como espaço pedagógico.

A Aldeia Montessori entende, no sentido de incluir o educando, que é responsabilidade da família e do estado a garantia do acompanhamento profissional especializado externo que favoreça a complementação da aprendizagem para além dos espaços escolares, cabendo à escola oportunizar o desenvolvimento e o protagonismo do estudante com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais em classes comuns, considerando os ambientes preparados, segundo o enfoque Montessori, que contemplam todas as classes da escola.

Entendemos ainda que o fornecimento à escola de laudo de avaliação multidisciplinar e o acompanhamento técnico de acordo com as necessidades de cada caso (neurologista, psiquiatra, psicólogo, psicopedagogo, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, psicomotricista, terapeuta ocupacional, entre outros) facilitam o trabalho escolar, que diferente dos espaços terapêuticos, não contam com o trabalho destes especialistas.

Quando a criança que precisa destes atendimentos não os recebe por oferecimento da família ou do estado, isenta a escola da responsabilidade de oferecer um trabalho que, em razão da especificidade, está além da sua competência pedagógica.

É da competência da escola:

• Disponibilizar acesso e recursos pedagógicos ao estudante que apresente deficiência e/ou necessidade educacional especial, mediante a apresentação de laudos de profissionais especializados e credenciados na área em que se classifica a necessidade, no intuito de oferecer o apoio adequado para a formação do estudante. O parecer de acompanhamento médico deverá ser atualizado pelos familiares anualmente ou quando o colégio avaliar que seja necessário, tratando-se de documentação complementar a ser entregue à Coordenação Pedagógica.

Da DELIBERAÇÃO E/CME Nº 29, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2018.

“O atendimento educacional especializado – AEE compreende o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente, prestados das seguintes formas:

I. Complementar à formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento; ou.

II. Suplementar à formação dos estudantes com altas habilidades/superdotação.

§4º. O atendimento educacional especializado será oferecido em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos educandos, nas formas complementar e suplementar, e poderá ser realizado em salas de recursos multifuncionais, ou em classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados, em função das condições específicas dos alunos, identificadas por meio de avaliação pedagógica e, quando necessária, biopsicossocial, de acordo com a estratégia 4.4 do PNE.

§ 5º. As instituições de ensino deverão atender à demanda de educação especializada, adequando a proporcionalidade de suas matrículas aos dados estatísticos regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e por faixa etária.”.

• Propor adequações curriculares e avaliações direcionadas ao desenvolvimento de habilidades e competências planejadas de acordo com as seguintes necessidades especiais:

– Transtorno Global do Desenvolvimento;
– Deficiências cognitivas, psíquicas e físicas;
– Síndromes e/ou distúrbios de aprendizagem em grau mediano/severo; e
– Altas Habilidades.

• Dialogar mensalmente com a família e sempre que necessário com a equipe multidisciplinar externa que atende o estudante, no intuito de alinhar as propostas que favoreçam seu desenvolvimento e aprendizagem.

• A família tomará conhecimento da Proposta Educacional Individualizada (PEI) elaborada nesses casos pelos profissionais competentes, na escola, e dá seu aceite, para que ela se desenvolva. Em caso de controvérsia, quando necessário, a escola se reportará ao Conselho Tutelar e, em segunda instância, ao Ministério Publico.

• A escola não trabalha com mediadores, pois sendo uma escola Montessori, o desenho de nossa equipe já prevê em cada ambiente, além da professora, pelo menos mais um adulto que apoia o desenvolvimento das atividades e o trabalho da professora, podendo este ser uma cuidadora ou uma estagiária de Pedagogia, permitindo que a criança tenha atendimento sistemático e individualizado, promovido pela professora da classe, como preconiza a Direção de uma classe Montessoriana, no trabalho com todas as crianças.

• No que diz respeito ao processo avaliativo, este ocorrerá de forma continuada, por meio de observação sistemática das interações da criança com o espaço escolar, com o grupo social onde estiver inserida e com a proposta curricular expressa no PEI.

• Os casos de deficiência e/ou necessidades educacionais especiais são analisados pela equipe técnico pedagógica da Aldeia Montessori para as tomadas de decisão no que concerne ao atendimento à criança sob o ponto de vista pedagógico, buscando estratégias viáveis ao espaço escolar para satisfazer suas necessidades.

• A organização e a distribuição de estudantes com necessidade educacional específica por sala serão, de acordo com a legislação em vigor, planejadas para atender ao desenvolvimento de todos os estudantes, de acordo com os seguintes critérios:

I – O quantitativo de estudantes por turma deverá respeitar as normativas locais, considerando a qualidade do acompanhamento individualizado pelo educador, para melhor desenvolvimento dos educandos, adequando a proporcionalidade de suas matrículas aos dados estatísticos regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e por faixa etária.

II- O atendimento pedagógico ao estudante que apresente necessidade educacional específica será realizado pela equipe técnico pedagógica da escola, que será responsável pelo acompanhamento e registro do desenvolvimento da aprendizagem, e o apoio dos técnicos necessários ao bom andamento do trabalho será da família ou do estado, de acordo com a legislação em vigor, em consonância com o PEI.

Ciclos de trabalho

Numa Escola Montessori autêntica, é comum termos ciclos de trabalho que podem se estender por até três horas, nos quais as crianças passam de uma atividade à outra, por livre escolha, guiadas por um “elan vital”, como aponta Maria Montessori, em seu processo natural de desenvolvimento.

O ambiente preparado assegura que as atividades escolhidas componham o currículo para cada idade, e o respeito ao ritmo da criança leva à construção do bem-estar e do equilíbrio pessoal, num processo que, dependendo da criança, pode ser mais rápido ou mais lento.

Nesses períodos, a professora observa e faz as intervenções necessárias para nutrir o processo e guiar a criança.

Atividades de Enriquecimento

– Para a Educação Infantil

Por entender que a inteligência se manifesta e se amplia com diferentes formas de expressão e por acreditar que a criança precisa de múltiplas oportunidades de estímulo no transcurso dos “períodos sensíveis”.

Sabendo que os período sensíveis envolvem processos de aprendizagens que “esperam” por experiências, tais como engatinhar, caminhar, correr para moldar o desenvolvimento de sensações e percepções, assim como processos afetivos, atividades de movimento e arte são envolvidas no cotidiano escolar através do trabalho de Arte Educação.

Por meio desse foco, as diferentes formas da arte e das linguagens são vivenciadas de forma criativa, num processo lúdico que mobiliza e estimula a criança. É nas Oficinas de Arte ou de Música que esse trabalho se desenvolve, sob a responsabilidade de especialistas, para atender às nuances a que se propõe.

A escolha da vertente da Arte Educação na Aldeia está fundamentada no respeito ao ritmo da cada criança e na livre escolha: ao selecionarmos um trabalho sem fragmentação, reafirmamos nosso crédito na inteireza do ser humano.

– Para o Ensino Fundamental

Hoje, a Neurociência comprova que a inteligência se manifesta de formas diferentes e que cada indivíduo pode apresentá-la com sua forma particular, construindo, assim, o conhecimento.

A escola cuida e estimula a construção da inteligência de cada educando, proporcionando atividades nas quais cada um pode expandir seus talentos, buscar a área de trabalho com que melhor se “afina”, encontrar o equilíbrio entre corpo, mente, intelecto e espírito.

Para possibilitar esse trabalho, a sala de aula da Aldeia fica do “tamanho do mundo”!

A internet permite viagens sucessivas que desvendam os segredos de lugares e povos distantes ou a saga do Homem na Terra, contam sobre os animais e as plantas e instigam o conhecimento científico, fazendo da Informática uma ferramenta para o trabalho cotidiano.

A literatura, por meio do Projeto de Leitura, desenvolvido com todas as crianças, traz, junto com os livros, “viagens imagináveis” por lugares distantes com sua gente, seus hábitos, suas histórias, nutrindo de cultura os pequenos leitores, que transitam por diferentes tipos de texto. É dessa forma, também, que cada coisa vai formando seu significado, que cada conceito vai se transformando em aprendizagem.

O trabalho com uma língua estrangeira, o inglês, desperta na criança o desejo de ultrapassar fronteiras e buscar o aperfeiçoamento. Hoje, a necessidade impõe o domínio de, pelo menos, mais um idioma, além da língua materna. A Aldeia Montessori oferece no seu currículo o Programa Inglês Forte, com uma carag horário de 3 horas por semanais, a partir do 2° ano.

Aulas de Natação e de Iniciação Desportiva permitem que cada criança encontre o esporte da sua preferência, fazendo deste uma escolha para a vida, construindo hábitos para uma vida saudável e, quem sabe, descobrindo talentos.

Porém, o homem precisa, além de recorrer às novas tecnologias, aprender também a usar os conhecimentos da sabedoria, legado das culturas antigas que nos ajudam a encontrar o equilíbrio interior e a consciência do corpo.

Exercícios de relaxamento e “lições de silêncio” fazem parte do nosso dia a dia e, muito mais que atividades de enriquecimento, são partes integrantes e essenciais no nosso trabalho.

Horário Escolar

Turno da Manhã
Educação Infantil 08h às 12h
Ensino Fundamental 07h15 às 12h15

Turno da Tarde
Educação Infantil 13h30 às 17h30
Ensino Fundamental 12h45 às 17h45

(*) Nos dias de aulas de Natação, as crianças do turno da manhã do Ensino Fundamental devem chegar à escola às 7h. Crianças que não estiverem na escola no horário em que a classe se dirigir para a aula de natação às 7h15 devem encaminhar-se para a coordenação, que se responsabilizará de acompanhá-las à piscina. Crianças que chegarem após às 7h30, deverão dirigir-se às suas classes e iniciarão suas atividades do dia.