Metas Educacionais e Filosofia
O desenvolvimento integral das crianças é nossa prioridade.
Entendemos que, quando podem se desenvolver livremente dentro de um ambiente preparado, este as ajudará a adquirir a compreensão e a orientação de si mesmas e do mundo que as rodeia.
Nosso objetivo é responder à curiosidade natural dos aprendizes para nutrir o desejo pelo aprender, pelo descobrir, pelo partilhar saberes, para além do tempo que passam na escola.
Buscamos essa formação, envolvendo profissionais de ensino, pais, alunos e a comunidade em geral, em uma efetiva parceria que se transforma num projeto didaticamente coerente, valorizando a iniciativa, a autoconstrução, o desenvolvimento pessoal, a criatividade e a confiança.
Para nós, educar é muito mais do que apenas transmitir conhecimento. É, sobretudo, contribuir verdadeiramente para a formação de indivíduos em harmonia com eles mesmos e com os outros, sendo criativos, éticos, competentes, solidários e proativos.
Currículo e Atividades
A Aldeia Montessori oferece uma tradicional educação Montessori, que incide sobre o desenvolvimento da criança como um todo.
A educação Montessori é caracterizada:
– por um ambiente preparado para a aprendizagem, sendo estimulante e responsivo.
– por atividades de aprendizagem dinâmicas e autodirigidas.
– pelo trabalho dos sentidos para aguçar a curiosidade e a percepção dos detalhes que desenvolvem o potencial humano.
– pelo trabalho das mãos a serviço da inteligência.
– pela motivação intrínseca, pela liberdade de escolha e pelo estímulo ao desenvolvimento da responsabilidade.
– por classes de idades mistas, o que realça a cooperação e colaboração, definindo uma comunidade.
– por professores treinados nas práticas pedagógicas do Sistema Montessori, capazes de realizar as intervenções apropriadas e necessárias para cada criança.
O ambiente tem por objetivo deixar sobressair a ordem e a independência, combinando o movimento autônomo com a livre escolha e a concentração e desenvolvendo a responsabilidade que capacita um indivíduo para a liberdade.
A organização do ambiente escolar, pautada na ciência sob vários ângulos, privilegia o currículo, proporcionando atividades pessoais ou de grupo com vários momentos de interação que favorecem a troca de saberes entre as crianças.
Na Educação Infantil, são apresentadas lições na área sensorial, Matemática, Língua Portuguesa, das Artes em geral, de Conhecimento do Mundo e da Vida Prática, que engloba a psicomotricidade.
O desenvolvimento e as conquistas efetivadas em cada uma dessas áreas assentam as bases para uma transição bem-sucedida para o Ensino Fundamental, segmento em que o programa continua usando as técnicas e os materiais Montessori.
As atividades curriculares, realizadas individualmente, em duplas ou pequenos grupos, permitem uma aceleração ou um reforço, quando apropriado, em qualquer segmento.
Os estudos, no Ensino Fundamental, envolvem ações de investigação orientada.
O programa é complementado com o uso de diferentes linguagens, bem como com um acervo literário e de consulta que permite que cada criança busque sua melhor forma de expressão, sendo importante a participação da família para cultivar o gosto pela cultura, pelo esporte, pela arte.
A abordagem curricular parte da visão global que a Visão Cósmica oferece e relaciona todos os domínios da experiência humana, incentivando a exploração criativa e as habilidades nas áreas da leitura, escrita e Matemática em um trabalho interdisciplinar a partir do eixo da Educação Cósmica, que aborda o estudo das Ciências, da Geografia e da História. Essa abordagem permite o uso da Língua Portuguesa e da Matemática com significado.
A Educação Cósmica é desenvolvida no Ensino Fundamental a partir das fábulas montessorianas que contam a história da formação do Universo, da evolução da vida, da chegada do homem a Terra, da humanidade. Nesse aspecto são abordados os feitos que permitiram o progresso da humanidade e a adaptação do homem ao tempo e ao espaço.
Todo material utilizado em uma escola Montessori é cuidadosamente analisado para que seja inserido de acordo com os pressupostos metodológicos do Sistema Montessori, favorecendo a aquisição de conhecimentos e o estabelecimento da iniciativa e da autoconstrução. Apoia-se no conceito de Educação para a Paz, no qual o conhecimento está
a serviço do homem para concretizar melhores condições de vida sob todos os aspectos.
Nutrir a curiosidade natural da criança em qualquer segmento, oportunizando sempre as descobertas, é a estratégia Montessoriana para formar adultos que buscarão novos conhecimentos, aperfeiçoando-se por toda a vida.
No método Montessori, as experiências concretas apoiam a construção dos conceitos abstratos, e muitas atividades são realizadas com o uso de material que constitui o acervo Montessori, o qual a Dra. Montessori denomina de “abstrações materializadas”.
O registro das atividades pode acontecer em um folheto, um desenho ou um texto, mas a atividade também pode ser realizada apenas com o material concreto.
É interessante que os pais participem das oficinas Montessori, das palestras oferecidas pela escola, do projeto “O alegre observador” para conhecerem os materiais e entenderem a dinâmica do processo de construção do conhecimento das crianças com a utilização desse acervo.
Organização dos Cursos e das Classes
Creche
Nido I: de 4 a 17 meses.
Nido II: de 18 a 36 meses.
Educação Infantil
Agrupada II: classe mista de 3, 4 e 5 anos.
(*) O ingresso da criança nas classes dessa etapa ocorre com 3 anos completos até 31 de março do ano letivo correspondente.
Ensino Fundamental
Agrupada III: classe mista de 6, 7 e 8 anos (1º, 2º e 3º anos).
Agrupada IV: classe mista de 9 e 10 anos (4º e 5º anos).
(*) O ingresso das crianças no 1º ano do Ensino Fundamental ocorre com 6 anos completos 31 de março do ano letivo correspondente.
Enturmação do estudante
A enturmação do estudante é direito e responsabilidade da escola, cabendo a esta estabelecer os critérios para atender à organização escolar.
- Nível de habilidades acadêmicas.
- Experiência prévia em Montessori.
- Idade cronológica.
- Características do grupo no qual será inserida (número de alunos de cada nível, características socioafetivas dos alunos já enturmados).
- Possibilidade do grupo, atendendo à legislação em vigor, se for uma criança com necessidades educacionais especiais.
Uma classe bem equilibrada é fundamental para o sucesso de novos e antigos alunos.
Para as crianças que se deslocam para um próximo nível, numa nova classe, o posicionamento também é baseado nos critérios acima referidos.
Esses deslocamentos ocorrem principalmente aos 3, 6 e 9 anos e geralmente no final do ano letivo. Entretanto, podem acontecer durante o ano por iniciativa dos estudantes ou dos orientadores de classe. Assim ocorrendo, as famílias são prontamente notificadas num encontro com a Coordenação Pedagógica.
Logo, sendo essa uma tarefa de competência exclusiva da escola, cabe à equipe técnicopedagógica e à Coordenação Pedagógica de cada Unidade a análise da criança e sua enturmação na classe adequada, respeitadas a escolha do turno feita pelo responsável e a disponibilidade de vagas.
Preferências dos responsáveis por uma sala ou professor específico não são consideradas.
O que é uma Classe Agrupada ou Classe de Idades Mistas?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) dá liberdade a cada instituição para organizar suas classes, a estruturação em ciclos é hoje utilizada em todo o mundo.
Em documentos legais localizam-se argumentos de que a flexibilização da seriação abre possibilidades de se trabalhar um currículo ao longo de maior tempo, assegurando respeito às diferenças e ritmos individuais e reconhecendo que as salas em ciclos permitem uma melhor distribuição de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais. Aponta também como vantagens o não fracionamento de conteúdos e a melhor adequação dos instrumentos destinados à prática pedagógica à etapa de desenvolvimento trabalhada.
“… Os educadores que utilizam o método de ensino dirigido não compreendem como se pode desenvolver o comportamento social numa escola Montessori. Compor uma sala como uma sociedade, organizando o
agrupamento de forma ‘vertical’ é assegurar o fio da vida social. A constituição de uma classe de ‘mesma idade’ é um erro fundamental, que dá lugar a toda espécie de outros erros; um isolamento artificial que impede o desenvolvimento do sentido social. Nossas escolas demonstram que crianças e jovens de idades diferentes se ajudam uns aos outros; os menores veem o que fazem os maiores e pedem explicações, que estes dão voluntariamente. É um verdadeiro ensino; há entre ambos uma harmonia, uma comunicação, uma natural osmose mental. As crianças acabam por conhecer as características umas das outras, desenvolvendo uma comunicação superior àquela que têm com os adultos. (…) É com essa forma de liberdade que avaliamos os limites diferentes da inteligência em diferentes idades, o que nos dá a certeza de que não é só a idade que conduz ao progresso, mas acima de tudo a liberdade de se olhar ao redor de nós”.
– Maria Montessori
Desde 1978, usamos uma pedagogia ativa, na qual cada aprendiz é o protagonista do seu processo de aprendizagem. Os professores e demais adultos que fazem parte da nossa equipe são mediadores desse processo, guiando a criança pelo caminho que ela escolhe, num ambiente que foi preparado para as experiências que a estimulam a buscar sempre seu melhor desempenho.
A Estrutura dos Ambientes de Classe
Maria Montessori defendia a estrutura de classes de idades mistas, não somente para assegurar uma atmosfera de aprendizado cooperativo, trabalho em equipe, incentivo à interação social e desenvolvimento emocional, mas a justificava pela especificidade na forma de aprender que cada etapa de desenvolvimento apresenta.
Assim, os materiais de desenvolvimento, de aquisição da cultura e todo o ambiente são preparados para responder às perguntas:
0 a 6 anos – O que?
6 a 12 anos – Por que?
12 a 18 anos – Como?
Tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, temos grandes blocos de tempo ininterruptos, que chamamos de ciclos de trabalho programados, de forma a desenvolver os padrões de concentração, os hábitos de execução e o aperfeiçoamento nas tarefas realizadas, conclusão do trabalho que escolhe.
No Ensino Fundamental, iniciamos atividades em grupo incorporadas à rotina semanal, exercícios de movimentos coordenados para ativação cerebral, desafios, reuniões comunitárias, entre outras.
A Língua Inglesa, como segunda língua, é um estudo oferecido a partir do 2º ano, por considerar que a alfabetização em Língua Portuguesa deve se concretizar antes do ensino formal da 2ª língua, sendo essa uma opção apropriada para as crianças, pois elas têm o período sensível para o aprendizado da 2ª língua até os 12 anos.
Cuidados com os alunos de Educação Inclusiva
Os cuidados com a Educação Inclusiva são de competência das equipes técnicopedagógica e docente da instituição, nas quais também se inclui o profissional de Educação Inclusiva, devidamente habilitado e credenciado junto à Secretaria Municipal de Educação.
A Aldeia Montessori pratica a educação inclusiva responsável, com base na Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, e demais normativas no âmbito estadual e municipal relacionadas à questão; acolhe as diversidades e desenvolve programas pedagógicos para atender às necessidades de cada educando, inserindo-o no convívio social, desenvolvendo suas potencialidades, respeitando as características da Necessidade Educacional Especial que apresenta e proporcionando as adequações que se fizerem necessárias, mediante avaliações técnicas abalizadas e específicas e da competência da escola como espaço pedagógico.
A Aldeia Montessori entende, no sentido de incluir o educando, que é responsabilidade da família e do estado a garantia do acompanhamento profissional especializado externo que favoreça a complementação da aprendizagem para além dos espaços escolares, cabendo à escola oportunizar o desenvolvimento e o protagonismo do estudante com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais em classes comuns, considerando os ambientes preparados, segundo o enfoque Montessori, que contemplam todas as classes da escola.
Entendemos ainda que, para o desenvolvimento de um trabalho adequado, faz-se necessário o fornecimento à escola de laudo de avaliação multidisciplinar e o acompanhamento técnico de acordo com as necessidades de cada caso (neurologista, psiquiatra, psicólogo, psicopedagogo, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, psicomotricista, terapeuta ocupacional, entre outros) e que o não oferecimento desses serviços pela família ou pelo estado isenta a escola da responsabilidade de oferecer um trabalho que, em razão da especificidade, está além da sua competência pedagógica.
É da competência da escola:
• Disponibilizar acesso e recursos pedagógicos ao estudante que apresente deficiência e/ou necessidade educacional especial, mediante a apresentação de laudos de profissionais especializados e credenciados na área em que se classifica a necessidade, no intuito de oferecer o apoio adequado para a formação do estudante. O parecer de acompanhamento médico deverá ser atualizado pelos familiares anualmente ou quando o colégio avaliar que seja necessário, tratando-se de documentação complementar a ser entregue à Coordenação Pedagógica.
Da DELIBERAÇÃO E/CME Nº 29, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2018.
“O atendimento educacional especializado – AEE compreende o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente, prestados das seguintes formas:
I. Complementar à formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento; ou.
II. Suplementar à formação dos estudantes com altas habilidades/superdotação.
§4º. O atendimento educacional especializado será oferecido em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos educandos, nas formas complementar e suplementar, e poderá ser realizado em salas de recursos multifuncionais, ou em classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados, em função das condições específicas dos alunos, identificadas por meio de avaliação pedagógica e, quando necessária, biopsicossocial, de acordo com a estratégia 4.4 do PNE.
§ 5º. As instituições de ensino deverão atender à demanda de educação especializada, adequando a proporcionalidade de suas matrículas aos dados estatísticos regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e por faixa etária.”.
• Propor adequações curriculares e avaliações direcionadas ao desenvolvimento de habilidades e competências planejadas de acordo com as seguintes necessidades especiais:
– Transtorno Global do Desenvolvimento;
– Deficiências cognitivas, psíquicas e físicas;
– Síndromes e/ou distúrbios de aprendizagem em grau mediano/severo; e
– Altas Habilidades.
• Dialogar mensalmente com a família e sempre que necessário com a equipe multidisciplinar externa que atende o estudante, no intuito de alinhar as propostas que favoreçam seu desenvolvimento e aprendizagem.
• A família tomará conhecimento da Proposta Educacional Individualizada (PEI) elaborada nesses casos pelos profissionais competentes, na escola, e dá seu aceite, para que ela se desenvolva. Em caso de controvérsia, quando necessário, a escola se reportará ao Conselho Tutelar e, em segunda instância, ao Ministério Publico.
• A escola não trabalha com mediadores, pois sendo uma escola Montessori, o desenho de nossa equipe já prevê em cada ambiente, além da professora, pelo menos mais um adulto que apoia o desenvolvimento das atividades e o trabalho da professora, podendo este ser uma cuidadora ou uma estagiária de Pedagogia, permitindo que a criança tenha atendimento sistemático e individualizado, promovido pela professora da classe, como preconiza a Direção de uma classe Montessoriana, no trabalho com todas as crianças.
• No que diz respeito ao processo avaliativo, este ocorrerá de forma continuada, por meio de observação sistemática das interações da criança com o espaço escolar, com o grupo social onde estiver inserida e com a proposta curricular expressa no PEI.
• Os casos de deficiência e/ou necessidades educacionais especiais são analisados pela equipe pedagógica da Aldeia Montessori para as tomadas de decisão no que concerne ao atendimento à criança sob o ponto de vista pedagógico, buscando estratégias viáveis ao espaço escolar para satisfazer suas necessidades.
• A organização e a distribuição de estudantes com necessidade educacional específica por sala serão planejadas para atender ao desenvolvimento de todos os estudantes, de acordo com os seguintes critérios:
I – O quantitativo de estudantes por turma deverá respeitar as normativas locais, considerando a qualidade do acompanhamento individualizado pelo educador, para melhor desenvolvimento dos educandos, adequando a proporcionalidade de suas matrículas aos dados estatísticos regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
II – IBGE e por faixa etária. II- O atendimento pedagógico ao estudante que apresente necessidade educacional específica será realizado pela equipe técnico-pedagógica da escola, que será responsável pelo acompanhamento e registro do desenvolvimento da aprendizagem, e o apoio dos técnicos necessários ao bom andamento do trabalho será da família ou do estado, de acordo com a legislação em vigor, em consonância com o PEI.
Ciclos de trabalho
Numa Escola Montessori autêntica, é comum termos ciclos de trabalho que podem se estender por até três horas, nos quais as crianças passam de uma atividade à outra, por livre escolha, guiadas por um “elan vital”, como aponta Maria Montessori, em seu processo natural de desenvolvimento.
O ambiente preparado assegura que as atividades escolhidas componham o currículo para cada idade, e o respeito ao ritmo da criança leva à construção do bem-estar e do equilíbrio pessoal, num processo que, dependendo da criança, pode ser mais rápido ou mais lento.
Nesses períodos, a professora observa e faz as intervenções necessárias para estimular o processo e guiar a criança.
Atividades de Enriquecimento
– Para a Educação Infantil
Por entender que a inteligência se manifesta e se amplia com diferentes formas de expressão e por acreditar que a criança precisa de múltiplas oportunidades de estímulo no transcurso dos “períodos sensíveis”.
Sabendo que, na Educação Infantil, o período sensível é caracterizado principalmente pela “mente absorvente“, a Aldeia Montessori insere no cotidiano escolar o trabalho de Arte Educação.
Por meio desse foco, as diferentes formas da arte e das linguagens são vivenciadas de forma criativa, num processo lúdico que mobiliza e estimula a criança. É nas Oficinas de Arte ou de Música que esse trabalho se desenvolve, sob a responsabilidade de especialistas, para atender às nuances a que se propõe.
A escolha da vertente da Arte-Educação na Aldeia está fundamentada no respeito ao ritmo da cada criança e na livre escolha: ao selecionarmos um trabalho sem fragmentação, reafirmamos nosso crédito na inteireza do ser humano.
– Para o Ensino Fundamental
Hoje, a Neurociência comprova que a inteligência se manifesta de formas diferentes e que cada indivíduo pode apresentá-la com sua forma particular, construindo, assim, o conhecimento.
A escola cuida e estimula a construção da inteligência de cada educando, proporcionando atividades onde cada um pode expandir seus talentos, buscar a área de trabalho com que melhor se “afina”, encontrar o equilíbrio entre corpo, mente, intelecto e espírito.
Para possibilitar esse trabalho, a sala de aula da Aldeia fica do “tamanho do mundo”!
A internet permite viagens sucessivas que desvendam os segredos de lugares e povos distantes ou a saga do Homem na Terra, contam sobre os animais e as plantas e instigam o conhecimento científico, fazendo da Informática uma ferramenta para o trabalho cotidiano.
O trabalho com uma língua estrangeira, o inglês, desperta na criança o desejo de ultrapassar fronteiras e buscar o aperfeiçoamento. Hoje, a necessidade impõe o domínio de, pelo menos, mais um idioma, além da língua materna. Para os que desejam, em caráter opcional, ainda oferecemos uma sala avançada da Cultura Inglesa, equipada com lousa interativa, para os alunos a partir do 2º ano.
A Arte-Educação, abordagem que elegemos para nortear nosso trabalho na área das Artes, vem de encontro às necessidades da prática Montessori com a qual se harmoniza com plenitude. O conhecimento sai da sala de aula e passa para a Oficina de Criação ou pelas aulas de Música, onde a criança, na utilização da linguagem que mais lhe apraz, brinca com o que aprendeu, analisando, decodificando e transformando ideias. É dessa forma também que cada coisa vai formando seu significado, que cada conceito vai sendo transformado em aprendizagem.
Aulas de Natação e de Iniciação Desportiva permitem que cada criança encontre o esporte da sua preferência, fazendo deste uma escolha para a vida e construindo hábitos para uma vida saudável.
Porém, o homem precisa, além de recorrer às novas tecnologias, aprender também a usar os conhecimentos da sabedoria, legado das culturas antigas que nos ajudam a encontrar o equilíbrio interior, a consciência do corpo.
Exercícios de relaxamento e “lições de silêncio” fazem parte do nosso dia a dia e, muito mais que atividades de enriquecimento, são partes integrantes e essenciais no nosso trabalho.
Horário Escolar
Turno da Manhã
Educação Infantil 08h às 12h
Ensino Fundamental 07h15 às 12h15
Turno da Tarde
Educação Infantil 13h30 às 17h30
Ensino Fundamental 12h45 às 17h45
(*) Nos dias de aulas de Natação, as crianças do turno da manhã do Ensino Fundamental devem chegar à escola às 7h. Crianças que não estiverem na escola no horário em que a classe se dirigir para a aula de natação às 7h15 não terão acesso à atividade nesse dia.