Matrícula

A Aldeia Montessori oferece o Programa Montessori para crianças do Nido I (Berçário) ao 5° ano do Ensino Fundamental (Ensino Fundamental I) em classes regulares, assim como o Programa de Atendimento Educacional Especializado, com base no Método Montessori, em classes regulares, como escola inclusiva, assim distribuídos:

Unidade I, Rua Dona Claudina 316, Méier
Educação Infantil 

Para crianças com 3, 4 ou 5 anos completos até 31 de março do ano letivo em curso. 

Agrupada II, classes com idades mistas de 3 a 6 anos
Ensino Fundamental
Agrupada III, classes com idades mistas de 6 a 9 anos (1°, 2° e 3° anos)
Agrupada IV, classes com idades mistas de 9 a 11 anos (4° e 5° anos)

Unidade II, Rua Dona Claudina, 377, Méier
Educação Infantil, Creche
Nido I, classes com idades mistas de 06 a 17 meses
Nido II, classe com idades mistas de 18 a 36 meses

Unidade III, Rua Francisca Sales, Freguesia, Jacarepaguá
Educação Infantil, Creche
Nido I, classes com idades mistas de 4 a 17 meses
Nido II, classe com idades mistas de 18 a 36 meses
Agrupada II, classes com idades mistas de 3 a 6 anos

Sem qualquer discriminação de raça, religião, nacionalidade, humanidade ou crença política, cada pedido de admissão é avaliado individualmente, nos termos dos critérios estabelecidos no seu Regimento Escolar da instituição.

O ambiente Montessori pode adaptar-se a estudantes vindos de outras metodologias e com diversos estilos de aprendizagem.

Programa de Atendimento Educacional Especializado em Classes Regulares

Crianças com necessidades educacionais especiais serão aceitas na Aldeia Montessori, em idade cronológica compatível com as classes oferecidas, até 11 anos completos na data de corte, de acordo com a legislação em vigor nos âmbitos federal, estadual e municipal.

As vagas destinadas ao Programa de Atendimento Educacional Especializado em classes regulares correspondem a 5% do número de alunos por turma, o que significa que oferecemos duas vagas em cada classe, como orienta a lei — devemos garantir que todos os estudantes recebam instrução e atenção justas.

A Aldeia Montessori oferece às crianças com necessidades educacionais especiais, exclusivamente, o atendimento nos turnos de escolaridade em ambientes estruturados, multifuncionais, de acordo com a metodologia Montessori, sendo as adequações feitas diante das necessidades de cada estudante, preservando-se o contraturno para as atividades necessárias com os profissionais de saúde e técnicos, sob a responsabilidade da família.

Dessa forma, garantimos a estrutura suficiente para o desenvolvimento pedagógico da criança, papel da escola, respeitados o ritmo e as condições de aprendizagem de cada um.

Sempre que necessário, diante da especificidade de cada criança com necessidade educacional especial, poderá ser solicitado à família o atendimento em horário reduzido, com vistas ao bem-estar da criança no espaço escolar.

Para apoiar a elaboração do Plano Educacional Individual oferecido às crianças com necessidades educacionais especiais, a escola pode solicitar à família uma Avaliação Biopsicossocial Multiprofissional, que indique escolhas de estratégias específicas e aponte as defasagens apresentadas, para que possa haver maior assertividade no Planejamento Especial individualizado da criança.

O Programa de Atendimento Educacional Especializado em classes regulares oferecido na Aldeia Montessori oferece, de acordo com a mesma lei, em todas as classes, “profissional de apoio escolar: pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas”. Sendo este aspecto cumprido com a participação de uma cuidadora e uma estagiária de Pedagogia, em cada classe.

De acordo com a Deliberação nº 24/2012 do CME-RJ, a escola conta com um profissional especializado em educação inclusiva no seu Corpo Técnico Pedagógico.

Processo de Matrícula

Toda matrícula tem início com um encontro:

A família comparece à unidade de sua preferência, em visita agendada pelo nosso whatsapp, conhece a estrutura da escola e nosso Projeto Pedagógico, expressa a necessidade de matrícula para sua criança no Ensino Regular ou Ensino Inclusivo em classes regulares.

Ao escolher a Aldeia Montessori para parceria na educação de seu (sua) filho (a), inicia-se o processo de matrícula.

Educação Infantil

Para crianças que ingressam nas:

– Classes de Nido I – 6 meses a 17 meses

– Classes de Nido II – 18 meses a 36 meses

Os pais comparecem a uma entrevista com a Coordenadora Pedagógica. Neste dia, trazem pronta a Ficha de Anamnese, a história de vida da criança, recebida após o contato inicial. Conversam sobre a criança, a escolha da Aldeia como parceira, suas expectativas e dúvidas; são orientados também sobre o período de adaptação, alimentação e outras questões inerentes a circunstância.

Para as crianças que ingressam nas classes de agrupada II – 3, 4 e 5 anos:

Os pais comparecem a uma entrevista com a Coordenadora Pedagógica. Neste dia, trazem pronta a Ficha de Amamnese, a história de vida da criança, recebida após o contato inicial. Conversam sobre a criança, a escolha da Aldeia como parceira, seus expectativas e dúvidas; são orientados sobre o período de adaptação, alimentação e outras questões inerentes a circunstância.

A criança comparece a uma Vivência de Integração, na qual participa durante algum tempo das atividades da classe a que se candidata. Esta atividade faz parte da prática de observação das crianças, estratégia comum em nossa escola, para melhor conhecermos nossos alunos e candidatos a alunos.

Ensino Fundamental

Para ingressar nas classes de agrupada III – 6, 7 e 8 anos -. 1°, 2° e 3° anos do Fundamental 1, as crianças têm como data de corte para a idade definida 31 de março do ano letivo em curso.

Deverão apresentar declaração de escolaridade da escola anterior, com aprovação para o ano escolar pretendido.

Passar por uma avaliação baseada em critérios acadêmicos apropriados para o nível da classe pretendida de acordo com o currículo da Aldeia Montessori.

Após a efetivação da matrícula, será realizada, também, uma entrevista inicial da Coordenação Pedagógica com os pais e com o estudante para conhecimento de sua história de vida e autorização da matrícula.

Programa de Atendimento Educacional Especializado em classes regulares

Os alunos, candidatos à matrícula no Programa de Atendimento Educacional Especializado em classes regulares da Aldeia Montessori, serão atendidos com os mesmos critérios, observando-se o que diz a legislação vigente sobre o número de alunos por classe.

A escola poderá solicitar laudos de acompanhamentos específicos para melhor direcionar o trabalho com a criança.

Candidaturas

O processo de matrícula para um ano letivo que se inicia, tem início com a publicação do Edital de Matrícula, em conformidade com a legislação vigente.

As candidaturas são aceitas na seguinte ordem:

1- Alunos da Aldeia Montessori, adimplentes com os compromissos financeiros do ano em curso, cujos pedidos e pagamento relativos ao processo de matrícula sejam recebidos de acordo com o prazo divulgado no documento “Renovação da Matrícula” do referido ano.
2- Irmãos de atuais alunos, cujos pedidos e pagamento relativos ao processo de matrícula sejam recebidos de acordo com o prazo divulgado no documento de “Renovação da Matrícula”.
3- Filhos de colaboradores que por determinação legal façam jus a matrícula da Aldeia Montessori, respeitada a relação do turno trabalhado pelo profissional e o turno pretendido.

4 – Indicações feitas por alunos da Aldeia. Primos se enquadram neste item.
5 – Novos estudantes cujas idades mantenham o equilíbrio dos grupos etários do agrupamento, recebidos também durante o ano letivo diante da existência de vagas.
6 – As transferências provenientes de outros estados do Brasil ou do exterior são recebidas durante o ano todo, diante da existência de vagas, no nível do candidato.

Confidencialidade

Todas as informações pessoais fornecidas à Aldeia Montessori são mantidas em sigilo. O acesso é limitado à Direção, Coordenação, representantes dos Órgãos Oficiais de Educação e Serviços Sociais, conforme o caso.

Funcionários não podem informar endereços, números de telefone ou outros dados a outras famílias ou para ações de marketing comercial.

Somente a escola tem o direito ao uso de imagem de alunos para a divulgação de seu trabalho na mídia, conforme pré-estabelecido no contrato de serviços educacionais.

Cotas de Anuidade Escolar e Taxas

A responsabilidade financeira dos pais e/ou responsáveis legais é detalhada no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. A cota mensal de anuidade escolar é paga pelo sistema bancário ou na Secretaria da escola.

O material escolar de uso comum é fornecido pela escola, sem custos adicionais. Não há qualquer tipo de cobrança de taxa de material escola. Cabe aos pais prover o enxoval de classe de seu filho, bem como a compra de livros paradidáticos no Projeto de Leitura desenvolvido pela escola e do material de inglês.

Os boletos de pagamento bancário das cotas de anuidade escolar são disponibilizados às famílias no site www.aldeiamontessori.com.br/aluno.

O pagamento de serviços contratados, em contratos próprios, de aulas de Capoeira e de Natação vem incluído no boleto bancário do investimento financeiro mensal.

Os pagamentos das atividades extraescolares (viagens de interação, aulas-passeio, teatro, atividades científicas realizadas na escola ou fora, contratação de fotografias) são feitos diretamente às empresas responsáveis.

A escola serve apenas como intermediária entre as famílias e os parceiros indicados para desenvolver essas atividades.

O horário de funcionamento da Secretaria é das 7h às 19h.
Pagamentos, por medidas de segurança, somente serão recebidos na Secretaria até as 17h.

Não serão recebidos pagamentos nos horários de saída dos turnos escolares, para que seja preservada a atenção da Secretaria a essa rotina.

Horários Especiais na Escola

Para esse serviço, administrativamente há a exigência de assinatura do Contrato de Prestações de Serviços de Alimentação e Hotelaria, e financeiramente a tabela de preços por esse serviço articula-se para as permanências de 6 (seis), 9 (nove) ou 12 (doze) horas diárias, não havendo possibilidade de fracionar valores para permanências diferentes.

As rotinas e o atendimento aos alunos de horário integral e estendido

Nas classes de Nido I e II, as crianças permanecem no mesmo ambiente. No contraturno, tem o acompanhamento de uma recreadora, com formação pedagógica, e das atendentes de creche.

Se a criança, do Pré-escolar da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, tem horário integral como regime de permanência, durante o turno escolhido pela família para a escolaridade, ela é acolhida numa classe, que cumpre o currículo Montessori. No contraturno, passa para uma classe que denominamos Sistema Creche, dirigidas por recreadoras com formação pedagógica. Assim, integram com um grande grupo de amigos e ampliam seus espaços por toda a nossa Aldeia.

No ambiente do Sistema Creche, organizado à maneira Montessori, a criança dispõe de brinquedos, que fazem parte do seu universo social, de acordo com a faixa etária e as características do grupo. É nossa prática conversar com as crianças por ocasião de cada organização de ambiente, ouvindo-a e atendendo, dentro do possível, as suas solicitações em cada renovação do “enxoval” da sala. Quando fazemos a aquisição de novos brinquedos, cada classe faz sua lista em conjunto com os amigos do outro turno que ocupam o mesmo ambiente.

Além das brincadeiras propostas pela estrutura do ambiente, as recreadoras que desenvolvem com as crianças atividades lúdicas, de artes, contação de histórias e etc.

Neste horário, as crianças usam a Oficina de Artes, o quintal e participam das aulas de natação e capoeira, contratados em caráter opcional pela família.

É no ambiente do “Sistema Creche”, de horário integral, que a criança toma seu banho diário e faz suas refeições. As crianças com escolaridade tarde, na Educação Infantil, fazem suas refeições na própria sala da escolaridade.

Horário Estendido – 6 horas: das 7h às 13h ou 8h às 14h e 12h às 18h ou 13h às 19h.

Crianças que têm o regime de permanência de 6 horas são atendidas no ambiente da escolaridade, fazendo suas refeições neste ambiente.

O banho não é uma atividade obrigatória, mas é realizado sempre que for uma necessidade da criança por motivos de higiene.

Em dias de suspensão de aulas para a escolaridade, as crianças desse grupo são atendidas normalmente.

A contratação de atendimento de horário integral ou estendido prevê o funcionamento nos dias em que “Só funciona o Sistema Creche” e no período dos férias escolares de julho.

Férias

Os períodos de férias escolares acontecem em julho e ao término do 3° trimestre.

No mês de julho, está programado um Curso de Férias para atender as crianças cujas famílias optam por atendimento de horário integral ou estendido.

Nas férias de final de ano, após o término do 3° trimestre, não há atividades incluídas na prestação dos serviços. Os serviços são prestados de fevereiro a dezembro de cada período letivo, encerrando-se a cada ano no antepenúltimo dia útil antes do Natal.

Colônia de Férias
Em caráter opcional, as famílias podem contratar os serviços de Colônia de Férias que ocorrem no mês de janeiro em datas oportunamente divulgadas – esse serviço tem custo adicional.

Banho

Não há banho incluído na rotina do período de escolaridade, nem para as crianças com horário estendido (seis e nove horas). Em casos excepcionais, as crianças serão sempre atendidas nas suas necessidades.

Alimentação

A alimentação está prevista de acordo com os serviços contratados:

• 4 ou 5 horas: lanche.
• 6 horas: lanche e almoço (para crianças que frequentam a escolaridade manhã), lanche e jantar (para as crianças que frequentam a escolaridade tarde).

• 12 horas: colação, almoço, lanche e jantar.

O serviço de nutrição está sob a responsabilidade de um nutricionista.

O cardápio atende às necessidades nutricionais de cada faixa etária e tem como objetivo a educação alimentar, visando um desenvolvimento saudável sem, contudo, privilegiar escolhas particulares, já que atendemos uma coletividade com hábitos e costumes diversos e a escolha é sempre por trilhar o caminho do meio e manter o foco no objetivo.

As necessidades de cardápios específicos, em caso de restrição alimentar por alergias ou alguma doença, devem ser comunicadas ao nutricionista em formulário próprio (solicitado à escola) assinado pelo profissional de saúde, datada e com CRM ou CRN.

Informações Complementares

Ainda que o período de permanência da criança de horário estendido ou integral fique a critério de cada responsável, a partir do Nido II, é imprescindível que o estudante cumpra integralmente o horário destinado à escolaridade, no qual é desenvolvido o programa curricular.

Para a Educação Infantil, Nido II e agrupada II, 8h às 12h ou 13h30 às 17h30.

Para o Ensino Fundamental, Agrupadas III e IV, 7h15 às 12h15 ou 12h45 às 17h45.

O horário da escolaridade deve ser escolhido no ato da matrícula, mesmo que a criança seja do Nido I.

Alteração de horários e/ou dias precisam ser formalizadas em documento próprio, passando a vigorar após o aceite da Coordenação.

Vale sempre reafirmar que a Aldeia Montessori é uma escola que acrescenta alguns serviços pertencentes a uma “creche” – flexibilidade na composição de horário, alimentação acompanhada por nutricionista, acomodações para o sono e banho. No entanto, esclarecemos que os cuidados mais específicos de higiene, como corte de unhas, limpeza do ouvido ou higiene mais apurada dos órgãos genitais, são por nós considerados de competência da família.

Atividades extraclasses

As atividades extraclasses, na Educação Infantil, iniciam-se, a cada ano, na segunda semana do ano letivo para permitir que os vários grupos se adaptem às novas rotinas. Na primeira semana, os professores fazem um trabalho de integração, circulando pelas classes.

Para a contratação das atividades extraclasse de Natação e Capoeira, obtenha mais informações na Secretaria de cada Unidade.