Estudar em Casa

O desenvolvimento do amor à aprendizagem ao longo da vida de uma criança não se limita à sala de aula. Os pais devem incentivar hábitos de aprendizagem positivos, como reservar regularmente um tempo para ouvir seu filho ler ou contar sobre seu dia; proporcionar oportunidades para que ele se responsabilize por auxiliar em alguma tarefa para a organização da casa; elaborar com você uma lista de compras; arrumar suas roupas; visando o bem estar da comunidade familiar. São apenas alguns exemplos de tarefas simples que dão à criança o senso de pertencimento, independência e confiança. Momentos importantes tanto para você quanto para ela.

Proporcionar um lugar tranquilo e tempo para a prática da concentração torna possível a formação de uma habilidade importante que permite, mais facilmente, adaptar-se às futuras exigências acadêmicas. Explore com seu filho outros recursos de aprendizagem, tais como museus, bibliotecas, investigação supervisionada via internet e programas educativos de televisão.

Viagens são também uma excelente fonte de aprendizagem, desde as que proporcionem o contato com a natureza, as que favoreçam o conhecimento de culturas diferentes ou remetam à história da humanidade.

O Rio de Janeiro é rico em recursos culturais, incluindo as maravilhas naturais de nossas praias e montanhas, museus como o Museu Histórico Nacional; o Museu de Belas Artes; o MAR – Museu de Arte do Rio; o Museu do Amanhã; o Museu da Chácara do Céu; o Museu de Astronomia; o Museu da Vida; o Museu Nacional; o MAC e o Museu Arqueológico de Itaipu, em Niterói; o Museu Imperial e a Casa de Santos Dumont, em Petrópolis; o BioParque do Rio; e as Reservas Ambientais. Programas interessantes são oferecidos pelo Centro Cultural Banco do Brasil e pela Casa França Brasil. Além de um momento especial com seu filho, essas são oportunidades para absorver com você um modelo de comportamento positivo diante da aprendizagem.

Na Educação Infantil, a prática de leitura com os pais ou responsáveis, onde não são exigidos mais que 20 ou 30 minutos de sua atenção, facilitada pela escola com o Projeto de Leitura, é uma boa escolha de incentivar o cultivo de hábitos de estudo, mas que não deve apenas se ater aos livros do projeto. Reforçamos que nosso objetivo é promover o amor à aprendizagem em nossos alunos; por isso, a leitura realizada em casa, com um ente querido, alimenta o prazer por ler.

No Ensino Fundamental, as tarefas enviadas para o estudo em casa envolvem pesquisas ou outras atribuições que são favoráveis e complementares à investigação e memorização de fatos específicos privilegiados em sala de aula. Independentemente da tarefa de casa, o estudante deve ser estimulado pela família à prática de tarefas extras que sustentem o aprimoramento de sua competência acadêmica, até que sua própria iniciativa o conduza – essa é a meta!

Mesmo que seu filho utilize o horário prolongado, é importante seu interesse pelos estudos que desenvolve. Acompanhe-o, mostre seu envolvimento e sua satisfação. Antes de cobrar tarefas feitas, valorize o que seu filho faz e mostre o quanto é importante seu empenho em estudar; crianças aprendem quando se sentem acolhidas e valorizadas!

Sempre que necessário, agende uma entrevista com a professora da classe para juntos pensarem em algumas estratégias para o estudo em casa. A educação de uma criança deve envolver um trabalho conjunto entre escola e pais, e a comunicação fluida reforçará essa parceria.

Conferências Família-Escola

A escola mantém, periodicamente, encontros entre pais e professores que são programados para atender a diferentes necessidades e objetivos da escola, da família e das classes.

Para melhor integração do trabalho educativo, antes do início do ano letivo realizamos um “Encontro com a Diretora”, para pais novos, no qual apresentamos o programa Montessori, os ambientes das classes e falamos do funcionamento da Aldeia Montessori. Também falamos sobre o período de adaptação e demais dúvidas que possam advir da leitura deste Guia da Família.

Em seguida, nos dias iniciais do período letivo será realizado o 1º encontro de pais e professores, dinamizada pela professora da classe com a participação da equipe que atende a criança.

Entrevistas Individuais

Os pais são sempre bem-vindos à Aldeia Montessori, pois consideramos que a melhor forma de realizar nossa tarefa é caminhando lado a lado com a família.

As professoras dispõem de horários para receber os pais, e as conferências individuais também podem ser realizadas com a Supervisão Pedagógica.

Temos horários estabelecidos, disponíveis na Secretaria, que visam a não prejudicar o andamento do trabalho acadêmico. Entretanto, sempre procuraremos conciliar o horário de tal maneira que as preocupações dos pais e da escola sejam respeitadas e atendidas a tempo para que todos se sintam tranquilos e a criança seja absolutamente assistida.

Sempre que a família for convocada pela escola deverá atender à solicitação, pois se esta foi feita, é porque há a necessidade da troca para que o trabalho com o estudante continue a ser desenvolvido de forma produtiva.

Para tal, a escola enviará uma comunicação de convocação que deverá ser devolvida assinada pelos pais/responsáveis no dia imediato ao seu recebimento.

Se houver quaisquer alterações ou grandes eventos estressantes que ocorram no lar, por favor, notifique a orientadora da classe, a Coordenação Pedagógica ou a Direção da Unidade, a fim de que possamos ter uma melhor compreensão ou antecipação de variância no comportamento do seu filho.

A diretora da Unidade convocará os pais para entrevistas individuais sempre que se fizer necessária uma orientação para dirimir dúvidas; sendo a recíproca verdadeira, também ela estará disponível para atender as famílias.

As entrevistas individuais poderão acontecer de maneira presencial ou virtual, a critério da família, salvo se a Coordenação Pedagógica precisar envolver alguma análise de material ou observação no momento do encontro, que neste caso deve ser presencial.

Comunicação e Circulares

A melhor forma de comunicação com qualquer profissional da instituição é a agenda do estudante. Nela deverão ser registradas solicitações ou comunicações da família, bem como a prescrição de medicamentos, assim como comunicações particulares feitas pela escola a determinada família.

A agenda deve ser rubricada sempre que houver comunicação da escola. É a forma de sabermos que você está sendo informado, efetivando a parceria família-escola e assegurando o bom andamento do trabalho.

Assim, nossas comunicações pelas circulares, enviadas de forma digital, publicadas em www.aldeiamontessori.com.br/aluno e emitidas para as famílias com notificação por e-mail, sempre serão de caráter geral, como lembretes de eventos, notícias, divulgações do trabalho ou assuntos administrativos.

A família precisa estabelecer uma rotina para verificar a existência dessas comunicações e se manter atualizada com as comunicações enviadas pela escola.

Você pode acompanhar o que acontece no cotidiano escolar ou ter acesso a leituras sobre temas de relevância para a educação de seu filho no Facebook Aldeia Montessori, no Instagram @aldeiamontessori ou no nosso site: www.aldeiamontessori.com.br. Veja também as publicações em www.aldeiamontessori.com.br/Blog.

Os professores não estão disponíveis para falarem pelo telefone. Se necessitar deixar um recado, poderá fazê-lo por intermédio de uma de nossas Secretarias. A Coordenação Escolar de cada Unidade estará sempre disponível para mediar as questões que se fizerem necessárias.

Defendemos que nada substitui a relação presencial entre educadores, principalmente quando é preciso trocar informações e tomar decisões.

O Calendário Escolar anual é publicado em www.aldeiamontessori.com.br/ calendário. Acompanhe-o para tomar conhecimento dos principais eventos da comunidade escolar, registrando-os em sua agenda pessoal para reservar as datas e participar efetivamente da vida escolar de seu filho.

Celebrações e Feriados

Na Aldeia Montessori, as celebrações e comemorações são realizadas a partir de uma perspectiva cultural que reflete a diversidade da comunidade escolar.

Entendemos que a escolha de uma religião é uma opção da família.

Na escola, quando comemoramos o carnaval, a Páscoa, os festejos juninos, o Natal, nosso foco é a valorização dos estudos culturais em nosso currículo. Os feriados religiosos podem ser explicados às crianças, tendo como referência as leis que os determinam.

Neles destacamos as cerimônias, as crenças, a culinária, os costumes, as artes, os ofícios e os valores subjacentes que compõem as diversas culturas, tendo como base a lei.

Por sermos uma escola laica, não realizamos comemorações que incluam aspectos religiosos; por isso, solicitamos que não sejam enviados saquinhos de doce nas comemorações de Cosme e Damião.

O não funcionamento da escola nos feriados de cunho religioso refere-se à legislação vigente.

Embora não haja interrupções na rotina acadêmica para se estudar pontualmente o motivo de todos os feriados, estes são citados e as crianças são incentivadas a compartilhar e a refletir sobre as notícias do evento com sua família.

A escola é livre para determinar dias livres ou de funcionamento apenas para os alunos com serviço contratado de 6, 9 ou 12 horas, abstendo-se de aulas regulares em algumas datas, atendendo a legislação quanto ao número de dias letivos.