O Nome Aldeia Montessori
Antes do nome, o símbolo: três casas.
Bases sólidas e o telhado que aponta para o céu, dando magnitude aos poderes de uma educação consistente.
Cada casa, um significado: a família, a escola, a comunidade.
O nome Aldeia reporta à união família-escola-comunidade e à
importância da ação desses grupos na educação das crianças.
Ao nome Aldeia agregou-se Montessori, pela escolha que fizemos
desde nossa fundação.
Hoje somos a Aldeia Montessori!
Nossa história vem de berço
A Aldeia Montessori nasceu do ideal de uma educadora, Marcia Righetti, que desejava criar uma escola na qual a educação fosse vista por completo. Que tivesse luz e alegria. Uma escola onde as crianças pudessem conhecer e ir além do que os livros didáticos dizem, nutrissem o amor por aprender e, sobretudo, pelo respeito por si, pelo outro e pelo ambiente em que vivemos.
De uma família de educadores, Marcia cultivou com a mãe, avós e tias o gosto de trabalhar com as crianças.
Em novembro de 1978, na casa da família (Rua Dona Claudina, 316) onde viveu sua infância, inaugurou, com o apoio do esposo Almir Righetti (falecido em 2011), a Aldeia Escola Experimental.
Hoje, a Aldeia Montessori tem na Direção Geral, além de Marcia Righetti, os filhos Fabio e Bruno Righetti, formando uma família dedicada a por em prática os princípios da educação pautados na filosofia montessoriana.
Nesse tempo, a Aldeia cresceu e se constituiu em três Unidades:
• Unidade I: Rua Dona Claudina, 316 e 326, no Méier.
• Unidade II: Rua Dona Claudina, 365 e 377, no Méier.
• Unidade III: Rua Francisca Sales, 90, na Freguesia, em Jacarepaguá.
Cada Unidade da Aldeia Montessori conta com um grupo de gestores responsáveis pela ação pedagógica e pelos serviços de atendimento de horário estendido e atividades opcionais. Diretores de Unidades e coordenadores compõem esse grupo.
Uma equipe multidisciplinar – cujo foco está voltado para a qualidade total na educação e nos serviços adicionais oferecidos – faz com que a Aldeia Montessori seja reconhecida academicamente como um centro de referência na aplicação do Sistema Montessori. Coloca-a em situação de pioneirismo no uso da Informática Educacional com o computador inserido no ambiente da sala de aula e todos os computadores das salas de Ensino Fundamental ligados à Internet, usados como instrumentos de trabalho.
Acreditamos que aliar a tradição do Sistema Montessori, utilizado no mundo desde 1907, às mais modernas concepções pedagógicas e à sabedoria permite que todos busquem a criação, a construção, a crítica, a transformação e que desenvolvam o equilíbrio utilizando as mais diversas
formas de expressão.
Na Aldeia, tão importante quanto o conhecimento é aprender muito sobre o respeito e o amor.
Coisas simples como jogar o lixo no lixo, pedir desculpas, admitir os erros, elogiar os acertos, dizer eu te amo, agradecer por algo, respeitar as diferenças, preocupar-se com o outro; enfim, coisas mínimas, mas de enorme valor para o crescimento pessoal do ser humano. Coisas que vêm de berço! Como nossa escola hoje, que acolhe as crianças do berçário ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Muitas crianças e jovens já passaram por nossa escola e foram formados dentro da filosofia e metodologia montessoriana, assegurando a cada um deles a continuidade do que foi iniciado em sua família que, ao nos confiar seu filho, igualmente compartilhava da mesma visão: a imperiosa necessidade de se educar o ser humano de forma integral, para que possa ser construído um cidadão completo, proativo, criativo, solidário, justo, competente e pacífico, um cidadão do mundo!
Aldeia Montessori e a Comunidade Educacional
Aldeia Montessori está inserida e referenciada no contexto da educação nacional, no qual atua de forma consistente, reconhecida pelo alto grau de comprometimento e seriedade no trabalho que desenvolve, caracterizando-se pela tradição dos seus mais de 40 anos anos de prática pedagógica na Educação Infantil, nos segmentos de Creche e Pré-Escola, no Fundamental 1 e na aplicação do Método Montessori, e pela constante inovação, por ser sempre uma escola que aprende!
A Aldeia Montessori é uma das escolas fundadoras da Organização Montessori do Brasil (OMB).
A OMB mantém os mais elevados padrões de integridade filosófica e de formação profissional em Montessori. Todos os nossos educadores possuem ou estão em formação em cursos credenciados
pela OMB.
A Aldeia Montessori esteve representada por mais de 20 anos na Comissão Científica da OMB por sua diretora-geral Marcia Righetti, que também ocupou, por um biênio, a presidência dessa instituição; mantém encontros periódicos com as escolas Montessori de todo o Brasil e intercâmbio com escolas das Américas (EUA, México, Chile, Bolívia) e da Europa (Portugal, Itália).
Nossa escola é participante ativa nos Congressos Internacionais e Nacionais promovidos pela Organização Montessori do Brasil, nos Encontros de Diretores e nos encontros de professores, promovendo palestras, rodas de conversas ou oficinas.
Rede Programa de Escolas Associadas Unesco
O que é “ser” uma escola PEA Unesco?
Somos 569 escolas em rede, no Brasil, entre entidades públicas, privadas, escolas indígenas, quilombolas, rurais, em assentamentos, organizações sociais: numa diversidade representativa do grupo. Está presente em 182 países e possui 11.500 Escolas Associadas espalhadas pelo mundo.
A UNESCO é a agência das Nações Unidas especializada na educação, ciência e cultura. O Setor de Educação fornece liderança mundial e regional nesse campo, fortalece os sistemas educacionais nacionais e responde aos desafios mundiais contemporâneos por meio da educação.
A Rede de Escolas Associadas da UNESCO (Rede PEA) tem como objetivo “construir as defesas da paz nas mentes” de seus estudantes.
A Rede promove os valores e os princípios da Constituição da UNESCO e da Carta das Nações Unidas, que incluem os direitos fundamentais e a dignidade humana, a igualdade de gênero, o progresso social, liberdade, justiça e democracia, respeito pela diversidade e solidariedade.
Temos orgulho de ser PEA Unesco desde 2004!
Nossa escola esteve representada nas Missões Pedagógicas à Finlândia e Japão, entre outras; assim como está sempre presente em todos os Encontros Nacionais e regionais, sendo reconhecida pela fidelidade ao seu projeto de Educação em Valores Humanos e por sua atuação na educação de crianças, do berçário ao 5º ano, contribuindo para a transformação de pessoas, outras instituições escolares e comunidades.
O Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro
Como uma extensão da Aldeia Montessori, o Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro é um espaço dedicado integralmente à mentoria, consultoria pedagógica e capacitação de professores montessorianos.
Desde 2007, o Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro oferece uma Formação Montessori completa, com consultorias e programas de capacitação continuada para educadores e gestores envolvidos com a prática montessoriana, objetivando compartilhar os saberes e a prática adquiridos nestes mais de 40 anos com a Aldeia Montessori.
Em 2022, iniciamos uma nova etapa com o curso de Capacitação de Guias Montessori para as classes de 3 a 6 anos, online, no qual recebemos educadores de todo o Brasil, de Portugal e dos Estados Unidos.
Acreditamos que, na educação, criatividade e pro atividade são combustível para o aprendizado!
Como nosso propósito e legado, temos como dever dividir nossos conhecimentos com outros educadores brasileiros. Hoje, com escolas espalhadas por todo o país, muitas famílias interessadas em conhecer melhor o Método Montessori participam de nossas capacitações.
Nutrir a curiosidade natural da criança em qualquer que seja seu segmento, oportunizando sempre as descobertas, é a estratégia montessoriana para formar adultos que sempre buscarão novos conhecimentos.
No método Montessori, as experiências concretas e as atividades com propósito apoiam a construção dos conceitos abstratos. Muitas atividades são realizadas com o uso de material de desenvolvimento e o registro pode acontecer num folheto, num desenho, mas também a atividade pode ser apenas realizada com o material concreto.
É interessante que os pais participem das “Oficinas Montessori” e do programa “O Alegre Observador”, atividades oferecidas pela escola para conhecerem os materiais e entenderem o processo de construção de conhecimento das crianças.
Aldeia Montessori: uma escola legal
A Aldeia Montessori tem seu funcionamento autorizado e supervisionado pelas Secretarias Estadual e Municipal de Educação, de acordo com a legislação vigente, para todas as suas Unidades. Obedece ao disposto na Lei n. 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação — do Ministério de Educação.
Para conviver em harmonia
A escola, como um ambiente coletivo, precisa se organizar para atender todos com equidade, sendo clara em relação às normas que visam a assegurar o bem-estar de todos. Por isso, destacamos alguns itens que julgamos de fundamental importância para serem observados:
1. Conheça o funcionamento da nossa agenda digital, o app da Aldeia Montessori. Em caso de dúvida, faça contato pelo whatsapp institucional.
2. Procure manter-se sempre informado a respeito do dia a dia de seu filho(a) na escola. Mantenha uma rotina para ler o “Diário” de seu filho (a). Verifique o envio de circulares ou comunicações individuais. Lembre-se que, para ter acesso a agenda digital, você precisa estar autorizado pelo responsável legal por sua criança na Aldeia Montessori e, assim, identificado no app da Aldeia.
3. Use a agenda digital, app Aldeia, para registrar seus comunicados à escola.
4. É muito importante conhecer bem a escola, suas normas, seus objetivos e suas diretrizes para que estejamos, família e escola, orientadas sob a mesma filosofia e acreditando nos mesmos ideais de vida. Somente dessa forma os resultados adequados podem ser assegurados. Os pais devem participar das reuniões trimestrais que acompanham o processo de desenvolvimento das crianças e das atividades especialmente dedicadas aos adultos como “O Alegre Observador”, nas classes de Nido II à Agrupada IV, Oficinas Montessori e eventuais palestras oferecidas pela escola, de modo que melhor conheçam as práticas pedagógicas da instituição.
5. Mantenha-se atento aos horários de entrada e saída, bem como às normas estabelecidas para uniformes, material escolar, prazos nas trocas semanais no enxoval de uso pessoal, e às normas mais comuns que regem o cotidiano escolar. Elas são necessárias para organizarmos o cotidiano de nossa escola. Na dúvida, consulte o Guia da Família ou busque ajuda com os profissionais diretamente responsáveis pelo trabalho desenvolvido com seus filhos (a): a professora da classe, a guia Montessori, a coordenadora pedagógica ou a diretora da unidade frequentada pelo aluno(a).
6. O uso do uniforme escolar para crianças a partir do Nido II, nos horários da escolaridade, é uma norma da Aldeia Montessori, devendo ser observado pelas famílias, inclusive no que se refere aos uniformes para aulas de Natação.
7. Todos esses aspectos estão intimamente ligados à filosofia e à metodologia da escola. Sua postura e sua ação diante do respeito às normas da instituição ajudarão seu filho a entender e a construir uma conduta ética e cidadã.
8. Da mesma forma que para você, seu filho é único para nós! Mas lembre-se: uma escola é o primeiro ambiente social vivido pela criança fora do contexto familiar. Uma escola é o lugar onde a criança aprenderá a dar passos firmes rumo à sociedade do mundo adulto, o primeiro local onde precisará conviver com regras elaboradas para o bem-estar coletivo, que busca o crescimento emocional de todos pelo compartilhar das primeiras decisões em grupo; por isso, é importante que você não esqueça que uma escola advoga para o coletivo. Numa escola Montessori, como nossa Aldeia, quando nos referimos a ações individualizadas, estamos falando a respeito das necessidades e do ritmo de aprendizagem de cada criança, unindo-nos à família na busca dos melhores caminhos.
9. Sempre que tiver dúvidas ou precisar abordar algum aspecto relacionado a seu filho, não hesite em nos procurar. Porém, faça contato antes, por telefone ou nosso whatsapp institucional, para acordarmos o dia e o melhor horário. Teremos grande prazer em recebê-lo! Se houver urgência, procure a diretora da Unidade ou a coordenadora escolar. Elas ouvirão você e acolherão suas considerações.
10. Não é permitido trazer brinquedos para a escola! Nosso acervo de materiais está preparado para oferecer a seu filho o que ele precisa para desenvolver seu potencial. Os brinquedos trazidos para a escola desviam o foco da criança dos processos educativos preparados para ela de forma lúdica, como requer um ambiente Montessori. (*) Os brinquedos são permitidos nos períodos de recesso escolar (exceto se solicitados pela professora excepcionalmente para alguma atividade escolar). Quando houver um combinado sobre trazer um brinquedo para a escola, numa ocasião especial, as famílias serão comunicadas pelo app Aldeia.
11. As crianças não devem trazer nenhum tipo de alimento de casa, pois a alimentação é oferecida pela escola. Além do nosso cuidado com a segurança alimentar, temos também crianças que apresentam algumas restrições alimentares e ficam tentadas a provar guloseimas trazidas por amigos. Nosso cardápio é elaborado por um nutricionista que cuida desses detalhes e zela pela segurança alimentar.
A escola se responsabiliza pelas substituições no cardápio em caso de restrição alimentar, quando comunicadas pelas famílias e registradas em documento próprio (formulário de liberação alimentar, cuja atualização é responsabilidade da família).
Somente o leite, utilizado pelos bebês até determinada idade, por indicação do pediatra assistente e por sua diversidade, é fornecido pela família.
12. As crianças devem ser incentivadas a entrar sozinhas. Caso seja necessário, a professora será chamada para acompanhá-las à classe.
13. Professores não têm como atender familiares na entrada ou na saída, pois nesses momentos estarão recebendo suas crianças. Quando necessário, dirija-se a uma de nossas gestoras para que ela possa lhe dar o apoio no momento.
14. Todas as roupas ou objetos pessoais que a criança traz para a Aldeia devem ser marcadas com nome e número de matrícula, assim como sapatos, capas, guarda-chuvas… Isso contribui para evitar trocas ou perdas.
15. Dinheiro e objetos para serem encaminhados a terceiros não devem circular pelas mochilas das crianças, assim como joias, chaves ou qualquer outro objeto que fuja à rotina escolar. É melhor evitar tudo que possa oferecer risco à criança.
16. Convites para festas de aniversário somente serão distribuídos nas classes se forem enviados para todos os alunos. A escola não fica responsável pela entrega de presentes particulares a nenhuma criança, nem atua como intermediária para entrega de encomendas particulares entre as famílias.
17. Caso a criança precise portar um celular, este deve ser entregue à coordenadora presente no turno, e retirado pela criança no horário de sua saída, de acordo com a Lei 5.222, de 11 de abril de 2018, que regulamenta o uso de celulares pelos alunos na escola.
18. Além das diretrizes apresentadas neste documento, o Guia da Família, as relações entre as famílias e a escola também estão regulamentadas pelos critérios adotados nos contratos de prestação de serviços.
A escolha de uma escola Montessori
Entenda mais a respeito da escola Montessori, nosso método de ensino e descubra qual a melhor opção para seu filho.
Ter um filho é emocionante, surpreendente, maravilhoso!
Ter um filho traz novas responsabilidades e muitos cuidados para os pais. Entre eles, a escolha de uma escola que represente a continuidade do que acreditam ser o caminho da educação para a criança.
É muito importante que a escolha da escola envolva a escolha de seus valores educacionais e de vida.
É uma decisão importante e fundamental na vida de uma criança.
Quando a seleção inclui, além de todos os critérios que vão envolver a confiança da família e a qualidade da escola: um projeto pedagógico “diferente” — em nosso caso, com base no Sistema Montessori; é preciso que os pais conheçam alguns aspectos básicos sobre essa ferramenta; a fim de que saibam o que podem esperar da instituição para a qual estão trazendo seus filhos e o que dela podem cobrar.
Todas as escolas têm um compromisso com o currículo estabelecido em nosso país em um documento oficial do MEC. Na escola Montessori, não existe a possibilidade de “sair do contexto”, pois seus alunos podem mudar de bairro; de cidade; de estado e até de país; mas precisam ser inseridos no sistema educacional do lugar para onde forem, sem prejuízos.
Na verdade, nós acreditamos que isso acontece com ganhos assegurados, pois costumamos acompanhar a jornada de nossos alunos quando deixam a Aldeia!
E são muitas as notícias do sucesso de muitos de nossos alunos na vida adulta, que durante nossa caminhada de mais de 40 anos, comprovam isso!
O diferencial de uma escola Montessori está certamente nas estratégias utilizadas para desenvolver a proposta pedagógica:
Uma escola Montessori autêntica tem como pressupostos da sua ação os princípios do Método Montessori:
Classes de idades mistas:
Estratégia que favorece o processo de socialização tornando-o mais rico e solitário, vivendo no cotidiano os valores de uma comunidade, com crianças diferentes, necessidades e ritmos de aprendizagem diferentes e muitas possibilidades de trocas entre os pares.
A Drª Montessori observou que a escola era o único espaço em que as pessoas eram separadas por idade, trazendo para o seu projeto pedagógico um modelo pautado no convívio social. Viver uma comunidade tal qual se apresenta no mundo, um espaço escolar que reproduz a vida em sociedade. Com pessoas de várias idades, com trabalhos que se realizam de maneira diferente, por livre escolha, possibilitando o exercício do respeito. Aprender a esperar, compartilhar, ceder, desenvolver a habilidade de ajudar e receber ajuda e de liderar e de ser liderado são condições inestimáveis para favorecer naturalmente o desenvolvimento do potencial socioemocional de cada aprendiz, ratificando as melhores condições para a socialização de crianças e adolescentes.
Ambientes preparados:
Estruturados de forma proporcional às capacidades físicas, cognitivas e emocionais das crianças; sempre à serviço do grupo que ocupa determinado espaço e a ele se adequando no necessário, nutrindo a curiosidade da criança e proporcionando a construção do conhecimento. Em vez dos livros, uma sala inteira com um enxoval fascinante de materiais de desenvolvimento dispostos nas estantes, de modo que a criança “caminhe pelo currículo”, guiada pela sua curiosidade natural, com a ajuda, na medida certa, da professora.
Adulto preparado:
Um ambiente Montessori precisa de profissionais preparados. A equipe Aldeia conta com professores com capacitação em educação Montessoriana, instigados para uma constante transformação e aprimoramento. Capazes de guiar cada criança e de oferecer-lhe oportunidades em seu processo de desenvolvimento – “seguir e guiar à criança”. Professores também apresentam os requisitos de formação legalmente exigidos.
Um currículo voltado para a educação para a paz e baseado na ciência:
Que tem como base o respeito às etapas do desenvolvimento infantil e como eixo a visão cósmica da educação que sedimenta a noção de pertencimento do ser humano como habitante do planeta Terra, onde todos os seres vivos vivem uma relação de interdependência, somos todos seres únicos e parte de um todo a que chamamos Universo.
Um currículo que atende às necessidades das crianças e permite sua livre escolha no aprofundamento e na ampliação do conhecimento que a atrai, assegurando a aprendizagem do que é básico e comum a todas as escolas.
Para os alunos inseridos no PEI (Programa de Educação Inclusiva), um currículo adaptado para atender às peculiaridades de cada um.
E como acontece no dia a dia?
Para colocar em prática essa proposta pedagógica diferenciada, mantemos um programa de treinamento contínuo para todos os níveis da equipe pedagógica e de apoio.
Para que os pais possam acompanhar o trabalho desenvolvido com seus filhos, a escola oferece oportunidades de conhecer a didática Montessori em oficinas. Além de poderem observar o funcionamento das classes no projeto “O Alegre Observador” ou trocar ideias em entrevistas com professoras, coordenadoras pedagógicas e diretoras.
Logo, estando atento, você vai descobrir que ser “Montessori” também é diferente e requer cuidados além dos que você normalmente já tem! E que é muito importante que famílias que escolhem Escolas Montessori, escolham também Montessori como filosofia de vida e busquem oportunidades de conhecer os meandros do trabalho montessoriano.
“Para educar é preciso educar-se!”
Maria Montessori
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