O Nome Aldeia Montessori

Antes do nome, o símbolo: três casas.

Bases sólidas e o telhado que aponta para o céu, dando magnitude aos poderes de uma educação consistente.

Cada casa, um significado: a família, a escola, a comunidade.

O nome Aldeia reporta à união família-escola-comunidade e à
importância da ação desses grupos na educação das crianças.

Ao nome Aldeia agregou-se Montessori, pela escolha que fizemos
desde nossa fundação.

Hoje somos a Aldeia Montessori!

Nossa história vem de berço

A Aldeia Montessori nasceu do ideal de uma educadora, Marcia Righetti, que desejava criar uma escola na qual a educação fosse vista por completo. Que tivesse luz e alegria. Uma escola onde as crianças pudessem conhecer e ir além do que os livros didáticos dizem, nutrissem o amor por aprender e, sobretudo, pelo respeito por si, pelo outro e pelo ambiente em que vivemos.

De uma família de educadores, Marcia cultivou com a mãe, avós e tias o gosto de trabalhar com as crianças.

Em novembro de 1978, na casa da família (Rua Dona Claudina, 316) onde viveu sua infância, inaugurou, com o apoio do esposo Almir Righetti (falecido em 2011), a Aldeia Escola Experimental.

Hoje, a Aldeia Montessori tem na Direção Geral, além de Marcia Righetti, os filhos Fabio e Bruno Righetti, formando uma família dedicada a por em prática os princípios da educação pautados na filosofia montessoriana.

Nesse tempo, a Aldeia cresceu e se constituiu em três Unidades:

• Unidade I: Rua Dona Claudina, 316 e 326, no Méier.
• Unidade II: Rua Dona Claudina, 365 e 377, no Méier.
• Unidade III: Rua Francisca Sales, 90, na Freguesia, em Jacarepaguá.

Cada Unidade da Aldeia Montessori conta com um grupo de gestores responsáveis pela ação pedagógica e pelos serviços de atendimento de horário estendido e atividades opcionais. Diretores de Unidades e coordenadores compõem esse grupo.

Uma equipe multidisciplinar – cujo foco está voltado para a qualidade total na educação e nos serviços adicionais oferecidos – faz com que a Aldeia Montessori seja reconhecida academicamente como um centro de referência na aplicação do Sistema Montessori. Coloca-a em situação de pioneirismo no uso da Informática Educacional com o computador inserido no ambiente da sala de aula e todos os computadores das salas de Ensino Fundamental ligados à Internet, usados como instrumentos de trabalho.

Acreditamos que aliar a tradição do Sistema Montessori, utilizado no mundo desde 1907, às mais modernas concepções pedagógicas e à sabedoria permite que todos busquem a criação, a construção, a crítica, a transformação e que desenvolvam o equilíbrio utilizando as mais diversas
formas de expressão.

Na Aldeia, tão importante quanto o conhecimento é aprender muito sobre o respeito e o amor.

Coisas simples como jogar o lixo no lixo, pedir desculpas, admitir os erros, elogiar os acertos, dizer eu te amo, agradecer por algo, respeitar as diferenças, preocupar-se com o outro; enfim, coisas mínimas, mas de enorme valor para o crescimento pessoal do ser humano. Coisas que vêm de berço! Como nossa escola hoje, que acolhe as crianças do berçário ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Muitas crianças e jovens já passaram por nossa escola e foram formados dentro da filosofia e metodologia montessoriana, assegurando a cada um deles a continuidade do que foi iniciado em sua família que, ao nos confiar seu filho, igualmente compartilhava da mesma visão: a imperiosa necessidade de se educar o ser humano de forma integral, para que possa ser construído um cidadão completo, proativo, criativo, solidário, justo, competente e pacífico, um cidadão do mundo!

Aldeia Montessori e a Comunidade Educacional

 Aldeia Montessori está inserida e referenciada no contexto da educação nacional, no qual atua de forma consistente, reconhecida pelo alto grau de comprometimento e seriedade no trabalho que desenvolve, caracterizando-se pela tradição dos seus mais de 40 anos anos de prática pedagógica na Educação Infantil, nos segmentos de Creche e Pré-Escola, no Fundamental 1 e na aplicação do Método Montessori, e pela constante inovação, por ser sempre uma escola que aprende!

A Aldeia Montessori é uma das escolas fundadoras da Organização Montessori do Brasil (OMB).

A OMB mantém os mais elevados padrões de integridade filosófica e de formação profissional em Montessori. Todos os nossos educadores possuem ou estão em formação em cursos credenciados
pela OMB.

Aldeia Montessori esteve representada por mais de 20 anos na Comissão Científica da OMB por sua diretora-geral Marcia Righetti, que também ocupou, por um biênio, a presidência dessa instituição; mantém encontros periódicos com as escolas Montessori de todo o Brasil e intercâmbio com escolas das Américas (EUA, México, Chile, Bolívia) e da Europa (Portugal, Itália).

Nossa escola é participante ativa nos Congressos Internacionais e Nacionais promovidos pela Organização Montessori do Brasil, nos Encontros de Diretores e nos encontros de professores, promovendo palestras, rodas de conversas ou oficinas.

Rede Programa de Escolas Associadas Unesco

O que é “ser” uma escola PEA Unesco?

Somos 569 escolas em rede, no Brasil, entre entidades públicas, privadas, escolas indígenas, quilombolas, rurais, em assentamentos, organizações sociais: numa diversidade representativa do grupo. Está presente em 182 países e possui 11.500 Escolas Associadas espalhadas pelo mundo. 

A UNESCO é a agência das Nações Unidas especializada na educação, ciência e cultura. O Setor de Educação fornece liderança mundial e regional nesse campo, fortalece os sistemas educacionais nacionais e responde aos desafios mundiais contemporâneos por meio da educação.

A Rede de Escolas Associadas da UNESCO (Rede PEA) tem como objetivo “construir as defesas da paz nas mentes” de seus estudantes.

A Rede promove os valores e os princípios da Constituição da UNESCO e da Carta das Nações Unidas, que incluem os direitos fundamentais e a dignidade humana, a igualdade de gênero, o progresso social, liberdade, justiça e democracia, respeito pela diversidade e solidariedade.

Temos orgulho de ser PEA Unesco desde 2004!

Nossa escola esteve representada nas Missões Pedagógicas à Finlândia e Japão, entre outras; assim como está sempre presente em todos os Encontros Nacionais e regionais, sendo reconhecida pela fidelidade ao seu projeto de Educação em Valores Humanos e por sua atuação na educação de crianças, do berçário ao 5º ano, contribuindo para a transformação de pessoas, outras instituições escolares e comunidades.

O Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro 

Como uma extensão da Aldeia Montessori, o Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro é um espaço dedicado integralmente à mentoria, consultoria pedagógica e capacitação de professores montessorianos. 

Desde 2007, o Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro oferece uma Formação Montessori completa, com consultorias e programas de capacitação continuada para educadores e gestores envolvidos com a prática montessoriana, objetivando compartilhar os saberes e a prática adquiridos nestes mais de 40 anos com a Aldeia Montessori.

Em 2022, iniciamos uma nova etapa com o curso de Capacitação de Guias Montessori para as classes de 3 a 6 anos, online, no qual recebemos educadores de todo o Brasil, de Portugal e dos Estados Unidos.

Acreditamos que, na educação, criatividade e pro atividade são combustível para o aprendizado! 

Como nosso propósito e legado, temos como dever dividir nossos conhecimentos com outros educadores brasileiros. Hoje, com escolas espalhadas por todo o país, muitas famílias interessadas em conhecer melhor o Método Montessori participam de nossas capacitações.

Nutrir a curiosidade natural da criança em qualquer que seja seu segmento, oportunizando sempre as descobertas, é a estratégia montessoriana para formar adultos que sempre buscarão novos conhecimentos.

No método Montessori, as experiências concretas e as atividades com propósito apoiam a construção dos conceitos abstratos. Muitas atividades são realizadas com o uso de material de desenvolvimento e o registro pode acontecer num folheto, num desenho, mas também a atividade pode ser apenas realizada com o material concreto.

É interessante que os pais participem das “Oficinas Montessori” e do programa “O Alegre Observador”, atividades oferecidas pela escola para conhecerem os materiais e entenderem o processo de construção de conhecimento das crianças.

Aldeia Montessori: uma escola legal

A Aldeia Montessori tem seu funcionamento autorizado e supervisionado pelas Secretarias Estadual e Municipal de Educação, de acordo com a legislação vigente, para todas as suas Unidades. Obedece ao disposto na Lei n. 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação — do Ministério de Educação.

Para conviver em harmonia

A escola, como um ambiente coletivo, precisa se organizar para atender todos com equidade, sendo clara em relação às normas que visam a assegurar o bem-estar de todos. Por isso, destacamos alguns itens que julgamos de fundamental importância para serem observados:

1. Conheça o funcionamento da nossa agenda digital, o app da Aldeia Montessori. Em caso de dúvida, faça contato pelo whatsapp institucional.

2. Procure manter-se sempre informado a respeito do dia a dia de seu filho(a) na escola. Mantenha uma rotina para ler o “Diário” de seu filho (a). Verifique o envio de circulares ou comunicações individuais. Lembre-se que, para ter acesso a agenda digital, você precisa estar autorizado pelo responsável legal por sua criança na Aldeia Montessori e, assim, identificado no app da Aldeia. 

3. Use a agenda digital, app Aldeia, para registrar seus comunicados à escola.

4. É muito importante conhecer bem a escola, suas normas, seus objetivos e suas diretrizes para que estejamos, família e escola, orientadas sob a mesma filosofia e acreditando nos mesmos ideais de vida. Somente dessa forma os resultados adequados podem ser assegurados. Os pais devem participar das reuniões trimestrais que acompanham o processo de desenvolvimento das crianças e das atividades especialmente dedicadas aos adultos como “O Alegre Observador”, nas classes de Nido II à Agrupada IV, Oficinas Montessori e eventuais palestras oferecidas pela escola, de modo que melhor conheçam as práticas pedagógicas da instituição.

5. Mantenha-se atento aos horários de entrada e saída, bem como às normas estabelecidas para uniformes, material escolar, prazos nas trocas semanais no enxoval de uso pessoal, e às normas mais comuns que regem o cotidiano escolar. Elas são necessárias para organizarmos o cotidiano de nossa escola. Na dúvida, consulte o Guia da Família ou busque ajuda com os profissionais diretamente responsáveis pelo trabalho desenvolvido com seus filhos (a): a professora da classe, a guia Montessori, a coordenadora pedagógica ou a diretora da unidade frequentada pelo aluno(a).

6. O uso do uniforme escolar para crianças a partir do Nido II, nos horários da escolaridade, é uma norma da Aldeia Montessori, devendo ser observado pelas famílias, inclusive no que se refere aos uniformes para aulas de Natação.

7. Todos esses aspectos estão intimamente ligados à filosofia e à metodologia da escola. Sua postura e sua ação diante do respeito às normas da instituição ajudarão seu filho a entender e a construir uma conduta ética e cidadã.

8. Da mesma forma que para você, seu filho é único para nós! Mas lembre-se: uma escola é o primeiro ambiente social vivido pela criança fora do contexto familiar. Uma escola é o lugar onde a criança aprenderá a dar passos firmes rumo à sociedade do mundo adulto, o primeiro local onde precisará conviver com regras elaboradas para o bem-estar coletivo, que busca o crescimento emocional de todos pelo compartilhar das primeiras decisões em grupo; por isso, é importante que você não esqueça que uma escola advoga para o coletivo. Numa escola Montessori, como nossa Aldeia, quando nos referimos a ações individualizadas, estamos falando a respeito das necessidades e do ritmo de aprendizagem de cada criança, unindo-nos à família na busca dos melhores caminhos.

9. Sempre que tiver dúvidas ou precisar abordar algum aspecto relacionado a seu filho, não hesite em nos procurar. Porém, faça contato antes, por telefone ou nosso whatsapp institucional, para acordarmos o dia e o melhor horário. Teremos grande prazer em recebê-lo! Se houver urgência, procure a diretora da Unidade ou a coordenadora escolar. Elas ouvirão você e acolherão suas considerações.

10. Não é permitido trazer brinquedos para a escola! Nosso acervo de materiais está preparado para oferecer a seu filho o que ele precisa para desenvolver seu potencial. Os brinquedos trazidos para a escola desviam o foco da criança dos processos educativos preparados para ela de forma lúdica, como requer um ambiente Montessori. (*) Os brinquedos são permitidos nos períodos de recesso escolar (exceto se solicitados pela professora excepcionalmente para alguma atividade escolar). Quando houver um combinado sobre trazer um brinquedo para a escola, numa ocasião especial, as famílias serão comunicadas pelo app Aldeia.

11. As crianças não devem trazer nenhum tipo de alimento de casa, pois a alimentação é oferecida pela escola. Além do nosso cuidado com a segurança alimentar, temos também crianças que apresentam algumas restrições alimentares e ficam tentadas a provar guloseimas trazidas por amigos. Nosso cardápio é elaborado por um nutricionista que cuida desses detalhes e zela pela segurança alimentar.
A escola se responsabiliza pelas substituições no cardápio em caso de restrição alimentar, quando comunicadas pelas famílias e registradas em documento próprio (formulário de liberação alimentar, cuja atualização é responsabilidade da família).
Somente o leite, utilizado pelos bebês até determinada idade, por indicação do pediatra assistente e por sua diversidade, é fornecido pela família.

12. As crianças devem ser incentivadas a entrar sozinhas. Caso seja necessário, a professora será chamada para acompanhá-las à classe.

13. Professores não têm como atender familiares na entrada ou na saída, pois nesses momentos estarão recebendo suas crianças. Quando necessário, dirija-se a uma de nossas gestoras para que ela possa lhe dar o apoio no momento.

14. Todas as roupas ou objetos pessoais que a criança traz para a Aldeia devem ser marcadas com nome e número de matrícula, assim como sapatos, capas, guarda-chuvas…  Isso contribui para evitar trocas ou perdas.

15. Dinheiro e objetos para serem encaminhados a terceiros não devem circular pelas mochilas das crianças, assim como joias, chaves ou qualquer outro objeto que fuja à rotina escolar. É melhor evitar tudo que possa oferecer risco à criança.

16. Convites para festas de aniversário somente serão distribuídos nas classes se forem enviados para todos os alunos. A escola não fica responsável pela entrega de presentes particulares a nenhuma criança, nem atua como intermediária para entrega de encomendas particulares entre as famílias.

17. Caso a criança precise portar um celular, este deve ser entregue à coordenadora presente no turno, e retirado pela criança no horário de sua saída, de acordo com a Lei 5.222, de 11 de abril de 2018, que regulamenta o uso de celulares pelos alunos na escola.

18. Além das diretrizes apresentadas neste documento, o Guia da Família, as relações entre as famílias e a escola também estão regulamentadas pelos critérios adotados nos contratos de prestação de serviços.

A escolha de uma escola Montessori

Entenda mais a respeito da escola Montessori, nosso método de ensino e descubra qual a melhor opção para seu filho.

Ter um filho é emocionante, surpreendente, maravilhoso!

Ter um filho traz novas responsabilidades e muitos cuidados para os pais. Entre eles, a escolha de uma escola que represente a continuidade do que acreditam ser o caminho da educação para a criança.

É muito importante que a escolha da escola envolva a escolha de seus valores educacionais e de vida. 

É uma decisão importante e fundamental na vida de uma criança.

Quando a seleção inclui, além de todos os critérios que vão envolver a confiança da família e a qualidade da escola: um projeto pedagógico “diferente” — em nosso caso, com base no Sistema Montessori; é preciso que os pais conheçam alguns aspectos básicos sobre essa ferramenta; a fim de que saibam o que podem esperar da instituição para a qual estão trazendo seus filhos e o que dela podem cobrar.

Todas as escolas têm um compromisso com o currículo estabelecido em nosso país em um documento oficial do MEC. Na escola Montessori, não existe a possibilidade de “sair do contexto”, pois seus alunos podem mudar de bairro; de cidade; de estado e até de país; mas precisam ser inseridos no sistema educacional do lugar para onde forem, sem prejuízos.

Na verdade, nós acreditamos que isso acontece com ganhos assegurados, pois costumamos acompanhar a jornada de nossos alunos quando deixam a Aldeia! 

E são muitas as notícias do sucesso de muitos de nossos alunos na vida adulta, que durante nossa caminhada de mais de 40 anos, comprovam isso! 

O diferencial de uma escola Montessori está certamente nas estratégias utilizadas para desenvolver a proposta pedagógica:

Uma escola Montessori autêntica tem como pressupostos da sua ação os princípios do Método Montessori:

Classes de idades mistas: 

Estratégia que favorece o processo de socialização tornando-o mais rico e solitário, vivendo no cotidiano os valores de uma comunidade, com crianças diferentes, necessidades e ritmos de aprendizagem diferentes e muitas possibilidades de trocas entre os pares.

A Drª Montessori observou que a escola era o único espaço em que as pessoas eram separadas por idade, trazendo para o seu projeto pedagógico um modelo pautado no convívio social. Viver uma comunidade tal qual se apresenta no mundo, um espaço escolar que reproduz a vida em sociedade. Com pessoas de várias idades, com trabalhos que se realizam de maneira diferente, por livre escolha, possibilitando o exercício do respeito. Aprender a esperar, compartilhar, ceder, desenvolver a habilidade de ajudar e receber ajuda e de liderar e de ser liderado são condições inestimáveis para favorecer naturalmente o desenvolvimento do potencial socioemocional de cada aprendiz,  ratificando as melhores condições para a socialização de crianças e adolescentes.

Ambientes preparados:

Estruturados de forma proporcional às capacidades físicas, cognitivas e emocionais das crianças; sempre à serviço do grupo que ocupa determinado espaço e a ele se adequando no necessário, nutrindo a curiosidade da criança e proporcionando a construção do conhecimento. Em vez dos livros, uma sala inteira com um enxoval fascinante de materiais de desenvolvimento dispostos nas estantes, de modo que a criança “caminhe pelo currículo”, guiada pela sua curiosidade natural, com a ajuda, na medida certa, da professora.

Adulto preparado: 

Um ambiente Montessori precisa de profissionais preparados. A equipe Aldeia conta com professores com capacitação em educação Montessoriana, instigados para uma constante transformação e aprimoramento. Capazes de guiar cada criança e de oferecer-lhe oportunidades em seu processo de desenvolvimento – “seguir e guiar à criança”. Professores também apresentam os requisitos de formação legalmente exigidos. 

Um currículo voltado para a educação para a paz e baseado na ciência:

Que tem como base o respeito às etapas do desenvolvimento infantil e como eixo a visão cósmica da educação que sedimenta a noção de pertencimento do ser humano como habitante do planeta Terra, onde todos os seres vivos vivem uma relação de interdependência, somos todos seres únicos e parte de um todo a que chamamos Universo.

Um currículo que atende às necessidades das crianças e permite sua livre escolha no aprofundamento e na ampliação do conhecimento que a atrai, assegurando a aprendizagem do que é básico e comum a todas as escolas.

Para os alunos inseridos no PEI (Programa de Educação Inclusiva), um currículo adaptado para atender às peculiaridades de cada um. 

E como acontece no dia a dia?

Para colocar em prática essa proposta pedagógica diferenciada, mantemos um programa de treinamento contínuo para todos os níveis da equipe pedagógica e de apoio.

Para que os pais possam acompanhar o trabalho desenvolvido com seus filhos, a escola oferece oportunidades de conhecer a didática Montessori em oficinas. Além de poderem observar o funcionamento das classes no projeto “O Alegre Observador” ou trocar ideias em entrevistas com professoras, coordenadoras pedagógicas e diretoras.

Logo, estando atento, você vai descobrir que ser “Montessori” também é diferente e requer cuidados além dos que você normalmente já tem! E que é muito importante que famílias que escolhem Escolas Montessori, escolham também Montessori como filosofia de vida e busquem oportunidades de conhecer os meandros do trabalho montessoriano.

“Para educar é preciso educar-se!”

Maria Montessori

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