O Nome Aldeia Montessori

Antes do nome, o símbolo: três casas.

Bases sólidas e o telhado que aponta para o céu, dando magnitude aos poderes de uma educação consistente.

Cada casa, um significado: a família, a escola, a comunidade.

O nome Aldeia reporta à união família-escola-comunidade e à
importância da ação desses grupos na educação das crianças.

Ao nome Aldeia agregou-se Montessori, pela escolha que fizemos
desde nossa fundação.

Hoje somos a Aldeia Montessori!

Nossa história vem de berço

A Aldeia Montessori nasceu do ideal de uma educadora, Marcia Righetti, que desejava criar uma escola na qual a educação fosse vista por completo. Que tivesse luz e alegria. Uma escola onde as crianças pudessem conhecer e ir além do que os livros didáticos dizem, nutrissem o amor por aprender e, sobretudo, pelo respeito por si, pelo outro e pelo ambiente em que vivemos.

De uma família de educadores, Marcia cultivou com a mãe, avós e tias o gosto de trabalhar com as crianças.

Em novembro de 1978, na casa da família (Rua Dona Claudina, 316) onde viveu sua infância, inaugurou, com o apoio do esposo Almir Righetti (falecido em 2011) a Aldeia Escola Experimental.

Hoje, a Aldeia Montessori tem na Direção Geral, além de Marcia Righetti, os filhos Fabio e Bruno Righetti, formando uma família dedicada a pôr em prática os princípios da educação pautados na filosofia montessoriana.

Nesse tempo, a Aldeia cresceu e se constituiu em três Unidades:

• Unidade I: Rua Dona Claudina, 316 e 326, no Méier.
• Unidade II: Rua Dona Claudina, 365 e 377, no Méier.
• Unidade III: Rua Francisca Sales, 90, na Freguesia, em Jacarepaguá.

Cada Unidade da Aldeia Montessori conta com um grupo de gestores responsáveis pela ação pedagógica e pelos serviços de atendimento de horário estendido e atividades opcionais. Diretores de Unidades e coordenadores compõem esse grupo.

Uma equipe multidisciplinar – cujo foco está voltado para a qualidade total na educação e nos serviços adicionais oferecidos – faz com que a Aldeia Montessori seja reconhecida academicamente como um centro de referência na aplicação do Sistema Montessori. Coloca-a em situação de pioneirismo no uso da Informática Educacional com o computador inserido no ambiente da sala de aula e todos os computadores das salas de Ensino Fundamental ligados à Internet, usados como instrumentos de trabalho.

Acreditamos que aliar a tradição do Sistema Montessori, utilizado no mundo desde 1907, às mais modernas concepções pedagógicas e à sabedoria permite que todos busquem a criação, a construção, a crítica, a transformação e que desenvolvam o equilíbrio utilizando as mais diversas
formas de expressão.

Na Aldeia, tão importante quanto o conhecimento é aprender muito sobre o respeito e o amor.

Coisas simples como jogar o lixo no lixo, pedir desculpas, admitir os erros, elogiar os acertos, dizer eu te amo, agradecer por algo, respeitar as diferenças, preocupar-se com o outro; enfim, coisas mínimas, mas de enorme valor para o crescimento pessoal do ser humano. Coisas que vêm de berço! Como nossa escola hoje, que acolhe as crianças do berçário ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Muitas crianças e jovens já passaram por nossa escola e foram formados dentro da filosofia e metodologia montessoriana, assegurando a cada um deles a continuidade do que foi iniciado em sua família que, ao nos confiar seu filho, igualmente compartilhava da mesma visão: a imperiosa necessidade de se educar o ser humano de forma integral, para que possa ser construído um cidadão completo, proativo, criativo, solidário, justo, competente e pacífico, um cidadão do mundo!

Aldeia Montessori e a Comunidade Educacional

A Aldeia Montessori está inserida e referenciada no contexto da educação nacional, onde atua de forma consistente em instituições que são reconhecidas pelo alto grau de seriedade no trabalho que desenvolvem.

A Aldeia Montessori é uma das escolas fundadoras da Organização Montessori do Brasil (OMB).

A OMB mantém os mais elevados padrões de integridade filosófica e de formação profissional em Montessori. Todos os nossos educadores possuem ou estão em formação em cursos credenciados
pela OMB.

A Aldeia Montessori esteve representada por mais de 20 anos na Comissão Científica da OMB por sua diretora-geral Marcia Righetti, que também ocupou a presidência dessa instituição; mantém encontros periódicos com as escolas Montessori de todo o Brasil e intercâmbios com escolas da
América do Sul.

Nutrir a curiosidade natural da criança em qualquer que seja seu segmento, oportunizando sempre as descobertas, é a estratégia montessoriana para formar adultos que sempre buscarão novos conhecimentos.

No método Montessori, as experiências concretas e as atividades com propósito apoiam a construção dos conceitos abstratos. Muitas atividades são realizadas com o uso de material de desenvolvimento e o registro pode acontecer num folheto, num desenho, mas também a atividade pode ser apenas realizada com o material concreto.

É interessante que os pais participem das “Oficinas Montessori” e do programa “O Alegre Observador”, atividades oferecidas pela escola para conhecerem os materiais e entenderem o processo de construção de conhecimento das crianças.

Aldeia Montessori: uma escola legal

A Aldeia Montessori tem seu funcionamento autorizado e supervisionado pelas Secretarias Estadual e Municipal de Educação, de acordo com a legislação vigente, para todas as suas Unidades. Obedece ao disposto na Lei n. 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação — do Ministério de Educação.

Para conviver em harmonia

A escola, como um ambiente coletivo, precisa se organizar para atender todos com equidade, sendo clara em relação às normas que visam a assegurar o bem-estar de todos. Por isso, destacamos alguns itens que julgamos de fundamental importância para serem observados:

1) Procure manter-se sempre informado a respeito do dia a dia de seu filho na escola. Rubrique diariamente a caderneta ou a agenda de seu filho, verifique envio de circulares ou comunicações individuais, via agenda ou por meios digitais. Sempre que uma comunicação é enviada por meios digitais, um e-mail é enviado às pessoas cadastradas em nosso banco de dados.

2) Use a caderneta ou agenda da criança para registrar seus comunicados à escola.

3) É muito importante conhecer bem a escola, suas normas, seus objetivos e suas diretrizes para que estejamos, família e escola, orientadas sob a mesma filosofia e acreditando nos mesmos ideais de vida. Somente dessa forma os resultados adequados podem ser assegurados. Os pais devem participar das reuniões trimestrais que acompanham o processo de desenvolvimento das crianças e das atividades especialmente dedicadas aos adultos como “O Alegre Observador”, nas classes de Nido II à Agrupada IV, Oficinas Montessori e eventuais palestras oferecidas pela escola, de modo que melhor conheçam as práticas pedagógicas da instituição.

4) Mantenha-se atento aos horários de entrada e saída, bem como às normas estabelecidas para uniformes, material escolar, prazos nas trocas semanais no enxoval de uso pessoal, periodicidade nos empréstimos do Projeto de Leitura e às normas mais comuns que regem o cotidiano escolar; na dúvida, consulte o Guia da Família ou busque ajuda com a Direção da Unidade frequentada por seu filho.

5) O uso do uniforme escolar para crianças a partir do Nido II, nos horários da escolaridade, é uma norma da Aldeia Montessori, devendo ser observado pelas famílias, inclusive no que se refere aos uniformes para aulas de Natação.

6) Todos esses aspectos estão intimamente ligados à filosofia e à metodologia da escola. Sua postura e sua ação diante do respeito às normas da instituição ajudarão seu filho a entender e a construir uma conduta ética e cidadã.

7) Da mesma forma que para você, seu filho é único para nós! Mas lembre-se: uma escola é o primeiro ambiente social vivido pela criança fora do contexto familiar. Uma escola é o lugar onde a criança aprenderá a dar passos firmes rumo à sociedade do mundo adulto, o primeiro local onde precisará conviver com regras elaboradas para o bem-estar coletivo, que busca o crescimento emocional de todos pelo compartilhar das primeiras decisões em grupo; por isso, é importante que você não esqueça que uma escola advoga para o coletivo. Numa escola Montessori, como nossa Aldeia, quando nos referimos a ações individualizadas, estamos falando a respeito das necessidades e do ritmo de aprendizagem de cada criança, unindo-nos à família na busca dos melhores caminhos.

8) Sempre que tiver dúvidas ou precisar abordar algum aspecto relacionado a seu filho, não hesite em nos procurar. Porém, telefone antes para acordarmos o dia e o melhor horário. Teremos grande prazer em recebê-lo. Se houver urgência, procure a diretora da Unidade ou a coordenadora escolar — elas ouvirão você e encaminharão suas considerações ao setor apropriado.

9) Não é permitido trazer brinquedos para a escola, nosso acervo de materiais está preparado para oferecer a seu filho o que ele precisa para desenvolver seu potencial. Os brinquedos trazidos para a escola desviam o foco da criança dos processos educativos preparados para ela de forma lúdica, como requer um ambiente Montessori. (*) Os brinquedos são permitidos nos períodos de recesso escolar (exceto se solicitados pela professora excepcionalmente para alguma atividade escolar).

10) As crianças não devem trazer nenhum tipo de alimento de casa, pois a alimentação é oferecida pela escola. Temos crianças que apresentam algumas restrições alimentares e ficam tentadas a provar guloseimas trazidas por amigos. Nosso cardápio é elaborado por nutricionista que cuida desses detalhes. A escola se responsabiliza pelas substituições no cardápio em caso de restrição alimentar, registrada em nossos apontamentos. (*) Somente o leite – utilizado pelos bebês até determinada idade, por indicação do pediatra assistente e por sua diversidade – é fornecido pela família.

11) As crianças devem ser incentivadas a entrar sozinhas; caso seja necessário, a professora será chamada para acompanhá-las à classe.

12) Professores não têm como atender familiares na entrada ou na saída, pois nesses momentos estarão recebendo suas crianças. Quando necessário, dirija-se a uma de nossas gestoras para que ela possa lhe dar o apoio no momento.

13) Todas as roupas que a criança traz para a creche/escola devem ser marcadas com nome e número de matrícula, assim como sapatos, capas, guarda-chuvas — isso contribui para evitar trocas ou perdas.

14) Dinheiro, objetos para serem encaminhados a terceiros não devem circular pelas mochilas das crianças, assim como joias, chaves ou qualquer outro objeto que fuja à rotina escolar. É melhor evitar tudo que possa oferecer risco à criança.

15) Convites para festas de aniversário fora da escola somente serão distribuídos nas classes se forem enviados para todos os alunos.
A escola não fica responsável pela entrega de presentes particulares a nenhuma criança, nem atua como intermediária para entrega de encomendas particulares entre as famílias.

A escolha de uma escola Montessori

Entenda mais a respeito da escola Montessori, nosso método de ensino e descubra qual a melhor opção para seu filho.

Ter um filho é emocionante, surpreendente, maravilhoso!

Ter um filho traz novas responsabilidades e muitos cuidados para os pais. Entre eles, a escolha de uma escola que represente a continuidade do que acreditam ser o caminho da educação para a criança.

É muito importante que a escolha da escola envolva a escolha de seus valores educacionais.

É uma decisão difícil, mas importante e fundamental na vida de uma criança.

Quando a seleção inclui, além de todos os critérios que vão envolver a confiança da família e a qualidade da escola; um projeto pedagógico “diferente” — em nosso caso, com base no Sistema Montessori; é preciso que os pais conheçam alguns aspectos básicos sobre essa ferramenta; a fim de que saibam o que podem esperar da instituição para a qual estão trazendo seus filhos e o que dela podem cobrar.

Todas as escolas têm um compromisso com o currículo estabelecido em nosso país em um documento oficial do MEC. Na escola Montessori, não existe a possibilidade de “sair do contexto”, pois seus alunos podem mudar de bairro; de cidade; de estado e até de país; mas precisam ser inseridos no sistema educacional do lugar para onde forem (sem prejuízos).

Na verdade, nós desejamos que isso aconteça com ganhos assegurados! E muitas notícias de nossos alunos comprovam isso!

O diferencial de uma escola Montessori está certamente nas estratégias utilizadas para desenvolver a proposta pedagógica:

– Oferece classes de idades mistas, nas quais o processo de socialização é mais rico e solidário;

Sobre isso, explico: Desde que Montessori observou que a escola era o único espaço onde as pessoas eram separadas por idade, concluiu que isso criava uma situação de vida irreal. Como resultado, criava também um ambiente diferente do que as crianças iam encontrar pela vida. Viver uma comunidade tal qual se apresenta no mundo, um espaço escolar que reproduz a vida em sociedade; com pessoas de várias idades, com trabalhos que se realizam de maneira diferente, exigindo o exercício do respeito; aprender a esperar, compartilhar, ceder, desenvolver a habilidade de ajudar e receber ajuda; de liderar e de ser liderado favorece naturalmente o desenvolvimento do potencial de cada aprendiz.

– Oferece também ambientes preparados, estruturados de forma proporcional às capacidades das crianças nos diferentes aspectos: cognitivo; motor ou sócio emocional; nutrindo a curiosidade da criança e proporcionando a construção do conhecimento. Em vez dos livros, uma sala inteira com materiais dispostos nas estantes; de modo que a criança “caminhe pelo currículo”, com o apoio da professora e dos amigos mais velhos.

– Oferece ainda adultos preparados, professores com capacitação em educação Montessoriana; capazes de guiar cada criança e de lhes oferecerem oportunidades de aprimoramento em seu desenvolvimento; além dos requisitos de formação legalmente exigidos.

E como acontece no dia a dia?

Para colocar em prática essa proposta pedagógica diferenciada, mantemos um programa de treinamento contínuo para todos os níveis da equipe pedagógica e de apoio.

Para que os pais possam acompanhar o trabalho desenvolvido com seus filhos, a escola oferece oportunidades de conhecer a didática Montessori em oficinas. Assim, eles podem observar o funcionamento das classes no projeto “O Alegre Observador”, além de serem atendidos em entrevistas com professoras, coordenadoras e diretoras.

Logo, estando atento, você vai descobrir que ser “pai/mãe Montessori” também é diferente e requer cuidados além dos que você normalmente já tem!

 

“Para educar é preciso educar-se!”

Maria Montessori

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