Perguntas Mais Frequentes dos Responsáveis e suas Respostas
O objetivo deste documento é esclarecer as normas e condutas da Aldeia Montessori, sua missão e os entendimentos do que é uma Escola Montessori.
Ao longo das páginas anteriores buscou-se, de certa forma, responder às perguntas:
– O que podemos esperar da escola, dos pais e uns dos outros?
– Como é possível fechar uma real parceria para ajudar no desenvolvimento dos seus filhos?
A partir desse momento, ao publicar um diálogo baseado em perguntas e respostas diretas, este Guia visa a reduzir qualquer possibilidade de mal-entendido ou desilusão por expectativas não satisfeitas, pelo fato de ainda persistirem algumas dúvidas.
1 – O que precisamos fazer para aprender acerca de uma escola Montessori?
R: Dar continuidade aos esforços para compreender e abraçar a metodologia e o trabalho cooperativo, numa parceria com a escola. A escola deseja que os pais se identifiquem com a missão dela. Para esse fim, vamos ajudá-los a aprender sobre o Método Montessori, fornecendo informações e
oportunidades para esse conhecer – principalmente aos pais novos, para que possam tomar uma decisão madura antes de matricular seus filhos – e continuar com essas oportunidades ao longo dos anos pela leitura de livros, reportagens e palestras.
Depois que as crianças estão matriculadas, a escola espera que os responsáveis participem regularmente das Conferências Pais-Escola programadas, para se familiarizarem com a filosofia, políticas e procedimentos encontrados neste Guia da Família, as atividades do Projeto Aldeia Para Gente Grande e outras publicações escolares.
Da equipe docente, dos funcionários administrativos e dos pais é esperada uma construtiva colaboração para fomentar o desenvolvimento de cada estudante. Crianças e jovens prosperam quando a casa e a escola trabalham em harmonia, com ambientes educacionais próximos, partilhando dos mesmos valores e expectativas. E são os adultos que servem de modelo para os atributos que estamos trabalhando para desenvolver nos alunos.
2 – Que contribuição posso dar para criar uma comunidade escolar positiva?
R: Demonstre respeito por todos os adultos, pelas crianças, pela escola e por seus programas e se envolva na vida da comunidade escolar.
Seja modelo de cordialidade para com todas as pessoas associadas à escola. O respeito começa com a civilidade e se aprofunda com a confiança. Nossos fundamentais direcionamentos e orientações para o comportamento das crianças são os seguintes: “respeitar a si próprio, respeitar os outros e respeitar o meio ambiente”. Nós esperamos o mesmo dos adultos,
pais e funcionários da escola, em todos os momentos e em todos os relacionamentos dentro da comunidade escolar. Desejamos que todos estejam dispostos a aceitar a plena responsabilidade por suas atitudes, por suas ações e, em última instância, por suas vidas. Isso inclui ir do discurso ao comportamento — apoiando seu filho, falando de seu professor, da turma e da Aldeia Montessori em termos positivos.
Você honra seus compromissos por respeitar e cumprir as políticas e os procedimentos da escola. É por seu comportamento que se inicia a contribuição para o desenvolvimento moral de seu filho, e que se completam a cultura e o clima da nossa escola.
3 – Como posso criar atitudes coerentes entre a casa e a escola?
R: Busque leituras dedicadas aos pais sobre o sistema Montessori, indicamos “Método Montessori na educação dos filhos”, de Tim Seldim e “Método Montessori: Uma introdução para pais e professores”, da Paula Polk Lillard, para inteirar-se melhor das práticas montessorianas em casa.
Esforce-se para incluir os princípios Montessorianos em suas ações como pai/mãe. Saiba o máximo que puder sobre Montessori e aquilo que é possível se aplicar ao seu ambiente familiar, bem como na maneira de interagir com seus filhos. Isso começa por um princípio geral: “Nunca faça algo para seu filho que ele possa fazer por si mesmo”. Permita-lhe participar de todas as tarefas do cotidiano familiar que uma criança pode fazer por si próprio em cada fase de desenvolvimento.
A educação Montessori pode também envolver a aprendizagem de um estilo de comunicação diferente da que tivemos com nossos próprios pais. Os estudantes desenvolvem o amor pela aprendizagem e se tornam responsáveis, independentes e capazes quando os pais reforçam em casa e mostram consistência diante dos mesmos valores e expectativas da escola.
4 – Quais são minhas responsabilidades na comunicação entre a casa e a escola?
R: Manter uma comunicação bidirecional ativa, direta e respeitosa com a escola. Leia as comunicações que são enviadas para casa, incluindo notas, folhetos, boletins informativos e calendários. Esteja atento às informações do mural institucional, de nosso site e nas redes sociais. Informe-nos com prontidão sobre qualquer ocorrência ou alteração na vida de seu filho. Os pais são responsáveis por manter a ficha da criança com informações atuais, principalmente números de telefone pessoais e do médico do estudante.
Avise a Unidade frequentada por seu filho por telefone ou e-mail em caso de faltas, por mais de dois dias subsequentes, por qualquer que seja o motivo do afastamento.
Em caso de casais separados, se houver regime de visitas ou custódia, é de sua responsabilidade fornecer uma cópia da atual ordem judicial para a escola.
Em questões grandes ou pequenas, lembre-se do princípio do respeito. Mesmo que haja discordância, discorde respeitosamente e procure resolver os problemas segundo um processo coerente e amparado por este Guia. Crianças prosperam quando os adultos, em suas vidas, trabalham em harmonia e resolvem os conflitos com passos tranquilos. Busque o contato direto e pessoal, ao invés de confrontar ou envolver outras pessoas que não são partes do problema ou da solução.
5 – O que posso esperar da escola academicamente?
R: Como uma escola Montessori caminha em direções diferentes das escolas
tradicionais, nosso primeiro compromisso é com o desenvolvimento do “todo” da criança.
Estudantes Montessori aprendem a ter o pensamento crítico e habilidades na resolução de problemas, e são capazes de buscar e usufruir de grande quantidade de conhecimentos factuais. Nosso currículo é desafiador e você pode esperar que seu filho trabalhe nessa perspectiva, embora adequado ao seu nível de desenvolvimento.
Pais de alunos formados pela Aldeia Montessori relatam que seus filhos se mostraram bem preparados social, emocional e academicamente nas muitas escolas para onde migraram após deixarem a Aldeia, mesmo em outro estado ou país — inclusive em estabelecimentos com metodologias muito distantes da Montessoriana. Não é incomum que crianças e jovens em “nível regular” para nós recebam elogios e conceitos altos em outras escolas, enquanto as “acima do nível” possam até dar certo trabalho aos professores por significativamente permanecerem à frente de seus novos pares. No entanto, nosso objetivo é permitir que cada estudante seja muito mais do que um repositório de informações — nós os orientamos e estimulamos a pensarem por eles mesmos!
Uma sólida fundamentação para os desenvolvimentos cognitivo e acadêmico é importante, sem dúvida, mas ela representa apenas uma dimensão das nossas aspirações para com seu filho, o qual precisa ter oportunidades iguais de desenvolvimentos físico, emocional e cultural.
Aos estudantes são dadas opções e uma grande dose de liberdade, dentro de limites, durante o dia na escola. Eles são estimulados a aprender com a experiência e, com as consequências de suas escolhas, reforçam suas competências de promover o pensamento crítico pela autocorreção. As escolhas feitas pela criança acompanham as responsabilidades emergentes e auxiliam na formação do caráter de seu filho. O estudante Montessori identifica seus interesses individuais e desenvolve seus talentos com o objetivo de reforçar a motivação intrínseca e a autodireção. Ele faz isso ao escolher seu próprio trabalho, ao moldá-lo a um grau considerável, durante o trabalho independente ou em cooperação com os outros.
Uma significativa ênfase é colocada a serviço do bem comum. As crianças mais jovens compreendem sua pequena comunidade, servindo, por exemplo, frutas por elas picadas, aos colegas, reorganizando o ambiente no final do dia ou recebendo ajuda dos maiores. À medida que crescem, alcançam maior experiência na comunidade e podem ajudar muitos de seus companheiros mais novos. Assim, crianças e jovens ganham a consciência da valorização do outro, dos desafios enfrentados pelos outros
e — igualmente importante — de suas próprias forças e habilidades para trabalhar com outras pessoas e agir conscientemente no mundo ao seu redor. O serviço ao grupo, a sua pequena comunidade é parte integrante de sua vida e fica com elas para sempre. Tratamos cada criança e jovem com dignidade e respeito, e esperamos que eles também tratem todos os outros da mesma forma. Como indivíduo, impulsionamos para que cada um se esforce no desenvolvimento de seus dons únicos, dentro do contexto da sala de aula e da comunidade escolar. Se com a liberdade chega a responsabilidade, cada estudante aprende a equilibrar sua liberdade pessoal diante de um claro sentido de consciência de seus direitos e deveres — da mesma forma que dos outros. A isso chamamos de aprender a viver em sociedade!
6 – O que podemos esperar em aspectos ligados à comunicação da escola?
R: Nosso objetivo é manter aberta, uma honesta e criteriosa comunicação com você sobre seu filho e sobre fatos que digam respeito à comunidade escolar.
São quatro momentos de encontros regulares entre pais e escola a cada ano, o primeiro dedicado ao primeiro conhecimento do novo grupo a cada início de ano letivo, os demais acompanhados de relatório escrito.
Em casos de especial preocupação, a professora, a Coordenação Pedagógica ou a Direção entrará em contato com você para discutir pessoalmente sobre isso, em entrevistas individuais.
A avaliação do professor, baseada na observação direta de seu filho, pode oferecer a você uma melhor compreensão de suas conquistas — seus pontos fortes e necessidades. Se da mesma maneira você tiver uma pergunta ou uma preocupação sobre o curso das atividades em sala com seu filho, entre em contato com a professora da classe, ela agendará um horário de entrevista para sanar suas duvidas.
Haverá sempre um profissional para ouvi-lo e buscar o melhor entendimento das questões, conforme a necessidade de cada criança/jovem.
Nós o informaremos imediatamente caso venha a se tornar claro que seu filho apresenta alguma dificuldade específica e que precisa de ajuda de um profissional técnico para ajudá-lo.
7 – O que posso esperar do ambiente escolar?
R: Nós nos esforçamos para garantir um ambiente físico e emocionalmente seguro, solidário e harmônico. A Dra. Montessori disse que a primeira responsabilidade de um professor “é a de preparar o ambiente de sala de aula”. Isso significa que os materiais disponíveis nas estantes devem corresponder às características do desenvolvimento do estudante em cada nível, com desafios possíveis de serem logrados, esteticamente agradáveis, bem conservados e completos. Em um sentido mais amplo, todo o ambiente
escolar deve cumprir esse critério: “estar organizado com uma série de motivos para a aprendizagem, nutrindo a curiosidade natural da criança”.
Estamos cada vez mais vigilantes para garantir que os edifícios escolares estejam sempre bonitos, limpos e que continuem a deixar fluir a alegria e o trabalho autodirigido. Isso não significa que não surjam problemas, mas que nós trabalharemos com seu filho as muitas formas de lidar com problemas que vão surgindo, habilitando-o a adquirir — diante de sua participação nas resoluções — as habilidades sociais e o desenvolvimento
da inteligência emocional, a fim de que se prepare para uma vida de trabalho em grupo, em diferentes comunidades e organizações.
Mesmo assim, somos passíveis de falhas e não somos onipresentes. Se você notar algo que precisa ser revisto, por favor, traga ao conhecimento da Direção. Sua ajuda será sempre bem-vinda.
8 – O que eu posso esperar da formação da escola e seus profissionais?
R: A Aldeia Montessori é sócia fundadora da Organização Montessori do Brasil e mantém alto padrão de formação e de profissionalismo entre seus professores.
O programa educacional da escola atende — e excede — às competências esperadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e às competências definidas pelos programas curriculares comuns.
Como extensão da Aldeia Montessori, em 2005 foi criado o Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro, com a finalidade de atuar na formação do profissional da escola Montessori. Hoje, nossa equipe docente tem, em quase em sua totalidade, formação de qualidade como professores montessorianas, mantendo-a num padrão internacional.
Além disso, a Aldeia tem uma forte tradição de promover uma cultura de crescimento profissional, proporcionando oportunidades para que sua equipe esteja em constante aprimoramento, atualizando-se nos diferentes campos da Educação.
9 – O que podemos esperar da administração da escola?
R: Integridade, enfoque sobre as necessidades de cada estudante em harmonia com a vida da comunidade, gestão responsável e portas abertas para suas dúvidas ou preocupações.
A equipe administrativa possui interface com todas as diferentes circunscrições da escola: alunos, pais, corpo docente, futuros pais e profissionais visitantes, estudantes universitários, funcionários
governamentais, outras organizações educacionais e com o público em geral.
Em suas interações com os gestores, você pode esperar conduta profissional e cortês, bem como uma mútua comunicação respeitosa. Os gestores e seus assistentes administrativos enfrentam, por vezes, decisões que exigem um equilíbrio de prioridades concorrentes. Às vezes, esses fatores geram nos adultos a possibilidade de se enxergar a mesma matéria por diferentes ângulos. De qualquer forma, a solução será buscada de modo a incidir nas decisões sobre o interesse individual da criança em equilíbrio com as necessidades da escola, entendendo-se o espaço escolar como um espaço do
coletivo.