28 de novembro 2019

Encontros com Pais, Avaliação e Portfólios de Aprendizagem

• Educação Infantil

A Aldeia Montessori, trimestralmente, realiza um encontro com pais e professores, tendo dinâmica e tema do interesse/necessidade do agrupamento a que se destina, escolhido a partir da análise dos grupos.

Logo, após este encontro, é entregue o Portfólio Demonstrativo da Aprendizagem da criança, referente ao trimestre, por via digital.

Cada portfólio é formado por um Relatório de Desenvolvimento elaborado pela professora, a partir do Planejamento Curricular Individual (PCI) /Planejamento Educacional Inclusivo (PEI) estabelecido para a criança, por uma amostra de atividades significativas realizadas pela criança e por uma foto significativa do trabalho no trimestre. Pode ainda contemplar considerações de outros profissionais envolvidos com a criança.

Esse instrumento se destina a refletir sobre as conquistas da criança diante do currículo Montessori, detalhado no seu PCI/PEI.

Após a entrega do portfólio, a ser analisado em casa, os pais podem solicitar
agendamento de um horário, de acordo com a disponibilidade da escola, para uma conferência individual, que pode ser presencial ou virtual, com a orientadora de classe, na qual serão discutidos aspectos dos desenvolvimentos pessoal e acadêmico, bem como questões e preocupações da família ou da escola.

Os horários previstos na agenda da escola são organizados de modo a proteger a rotina das classes. Caso a família não consiga conciliar o seu horário com os horários disponíveis, deve solicitar uma entrevista individual com a coordenadora pedagógica da unidade.

• Ensino Fundamental

Como escola Montessoriana, a verificação da aprendizagem comporta um olhar mais abrangente e valoriza a educação da criança de forma integral.

Declarado na Missão da Escola, constante do Projeto Político-Pedagógico, nosso currículo trabalha para a conquista daquilo que tanto se busca: o “ser competente”, que envolve a capacidade de agir eficazmente em uma determinada situação, apoiado em conhecimentos correspondentes, com um comportamento ético e solidário.

Assim, entendemos que, embora as competências cognitivas utilizem, integrem ou mobilizem os conhecimentos acadêmicos, elas também envolvem o raciocínio, as habilidades para unir intuição e razão, cautela e audácia, as quais, em nossa concepção, nascem tanto da qualidade da informação quanto da experiência, traduzindo-se no desenvolvimento da inteligência emocional.

Os estudantes do Ensino Fundamental têm como instrumento de avaliação:

a) Autoavaliação formativa (percepção de si próprio, com enfoque nas competências socioemocionais e apoio na Ficha de Desenvolvimento Semanal e no Diário).
b) Avaliação do Desempenho nas diferentes áreas do conhecimento, elaborada pela orientadora de classe, a partir da observação do trabalho da criança no cotidiano da escola, diante das múltiplas oportunidades que o ambiente preparado oferece.
c) Consolidação da Ficha de Progresso Semanal e Diário de classe do aluno.
d) Portfólio com peças mais significativas do trabalho realizado no trimestre, escolhidas pelo estudante.

Os estudantes montam seus portfólios, preenchem a Ficha de Autoavaliação Formativa (Hábitos e resultados desejados na Aldeia Montessori) e escolhem os trabalhos significativos que vão compor seu portfólio.

Os alunos do 5º ano, além dos itens expostos acima, elaboram uma autoavaliação descritiva quanto ao desempenho cognitivo no trimestre.

Então, a cada trimestre, o grupo de pais e corpo docente, juntamente com a direção e coordenadoras pedagógicas, se reúne no Encontro de Pais e Professores, que podem ser presenciais ou online, e trocam ideias sobre temas pertinentes ao desenvolvimento infantil nessa etapa ou assuntos que emerjam das necessidades do grupo, percebidas pela escola ou sugeridas pelas famílias. Pode também acontecer um encontro em que seja escolhida uma dinâmica diferente, pois educar é um processo em constante renovação.

  • Programa de Atendimento Educacional Especializado (AEE)

• No que diz respeito ao processo avaliativo, este ocorrerá de forma continuada, por meio de observação sistemática das interações da criança com o espaço escolar, com o grupo social onde estiver inserida e com a proposta curricular expressa no PEI (Planejamento Especializado Individual).

• Os casos de necessidades educacionais especiais são analisados pela equipe técnico-pedagógica da Aldeia Montessori, da qual faz parte o profissional especializado em Educação Inclusiva, para as tomadas de decisão no que concerne ao atendimento à criança sob o ponto de vista pedagógico, buscando estratégias viáveis ao espaço escolar para satisfazer suas necessidades.