28 de novembro 2019

Responsabilidade e Responsabilização

Por definição, a comunidade da sala de aula nutre o comportamento social responsável.

Independentemente da idade e do nível, os estudantes cuidam ativamente do seu ambiente. São encorajados a assumir a responsabilidade por seus comportamentos, a tornarem-se protagonistas no seu processo de aprendizagem, à medida que crescem. 

A responsabilização é introduzida gradualmente e aumenta à medida que a criança amadurece.

Academicamente, a responsabilização dos estudantes no Ensino Fundamental é estabelecida pela utilização da Ficha de Progresso Semanal e do Diário, nos quais a criança registra seu trabalho, tendo como parâmetro o número de atividades que deverá realizar em cada área. O estudante é orientado pela professora sobre as tarefas que deve realizar para percorrer os conceitos em foco, num determinado período, e sobre a qualidade do trabalho que escolhe realizar, educando-se quanto ao uso do tempo e às suas escolhas.

A Ficha de Progresso Semanal e o Diário registram esse processo, no qual a criança vai, pouco a pouco, tomando consciência de suas ações e do reflexo delas sobre o seu processo de aprendizagem (causas e consequências), mostra-se cada vez mais capaz de lidar com a organizando seu tempo e suas escolhas. 

Como o próprio nome diz, a ficha registra o “progresso”, não se tendo como meta imediata que a criança realize o número de atividades sinalizadas, mas, sim, que tenha a percepção dos caminhos que precisa percorrer.

É por meio das suas atitudes e das suas escolhas que desenvolverá a percepção de seu compromisso com o trabalho e consigo próprio. 

Poderá, então, concluir se precisará dar atenção a alguma área específica, escolher não cumprir todas as atividades de uma área em uma semana, pois se dedicou cuidadosa e produtivamente a outro determinado trabalho, sempre buscando o equilíbrio e o aprimoramento, assim como o uso do tempo.

Com a oportunidade do exercício, as crianças aprendem a lidar com a responsabilidade individual de forma construtiva. Mesmo estimando a produtividade, o desempenho registrado na Ficha de Progresso Semanal depende da maturidade, do nível de concentração e do conhecimento acadêmico de cada estudante, estimulando-o sempre a atingir a excelência.

Na família, as Fichas de Progresso Semanal e o Diário devem provocar as mesmas atitudes: a reflexão, a análise, a ponderação, a responsabilização e o estímulo. Nunca “a crítica depreciativa ou a cobrança” pura e, simplesmente, que oprime e desmotiva. Aos adultos, cabe sempre cuidar para que a criança sinta-se capaz e comprove isto com suas atitudes. 

Numa escola Montessori, não se admite a comparação entre os alunos e cada um é estimulado a concretizar o seu melhor nos diferentes aspectos, desenvolvendo, consequentemente, a percepção de que desenvolvimento é um processo de transformação pessoal contínuo e para vida toda!