28 de novembro 2019

Projetos Anuais

Os projetos anuais da Aldeia Montessori são permanentes e promovem a discussão de temas amplos.

Eles permitem a construção da autonomia por meio de oportunidades de troca, pesquisas, roda de conversa, observação, aulas-passeio, entre outras estratégias.

O objetivo desses projetos é integrar as áreas de conhecimento e estimular a criatividade nos aprendizes e nos ensinantes.

Em todos os segmentos, os alunos se engajam nos projetos em torno de um objetivo comum. Eles trabalham visando a compartilhar o saber e a produzir o conhecimento. O currículo caminha se entrelaçando com os temas significativos aos alunos, em uma ação transdisciplinar.

São eles:

Projeto de Leitura

O Projeto de Leitura já passou por várias denominações desde que o iniciamos na Aldeia Montessori, em 1978, mantendo sempre o mesmo objetivo: a formação do leitor crítico, por meio de um acervo selecionado e a possibilidade da livre escolha.

Oferece uma biblioteca de empréstimo, em cada classe anualmente, por sistema de cotas cujo valor é informado pela escola, da qual todos compartilham o acervo criteriosamente selecionado em empréstimos semanais que ocorrem às quintas-feiras.

Ao término do ano letivo, cada aluno leva consigo três livros que compuseram este acervo, um por escolha e dois por sorteio.

Feira do Livro

Ela é parte integrante do nosso projeto de leitura, já é uma atividade tradicional na nossa Aldeia Montessori.

São dias dedicados à literatura nos quais recebemos autores e ilustradores para que, em um contato próximo com a criança, também as aproximem de obras significativas da literatura infantil e provocando o encantamento dos aprendizes!

Nela, além das obras em destaque referentes aos autores que participam das atividades com as crianças, uma variedade de títulos é disponibilizada para a compra.

A Feira do Livro acontece na Aldeia há mais de 30 anos sob a curadoria de nossa parceria Tânia Damasio Rocha, livreira e gestora da Livraria Espaço Aberto.

Da Feira do Livro sempre faz parte uma exposição, com os trabalhos das crianças, sobre as obras dos autores que nos visitam.

As famílias têm acesso, em horário divulgado pela escola, à Exposição e à Feira, sendo restritos às crianças os encontros com os autores.

Festa Junina

De caráter interno, somente participam as crianças e o corpo técnico-pedagógico da Aldeia Montessori.

É um grande projeto pedagógico, que envolve as crianças de todos os segmentos e suas famílias, e tem como culminância uma Festa Junina, preparada a muitas mãos, mas principalmente pelas mãos das crianças.

Da sua origem aos rituais incorporados a nossa cultura, as crianças vão aprendendo a história da Cultura Popular Brasileira, que é enfocada em seus múltiplos aspectos e, a cada ano, uma temática diferente norteia os trabalhos desenvolvidos pelas crianças, que será incorporada à decoração do arraial.

Uma festa junina, à maneira Montessori é feita “na medida das crianças”, festejo para durar o mês inteiro, com a experimentação da culinária junina, a confecção de bandeirinhas, lanternas e demais adereços juninos que vão enfeitar o arraial.

Tem muita brincadeira no quintal: de corrida no saco, dança das cadeiras, dança da vassoura, além de experimentarmos com as crianças os ritmos brasileiros, o xote, o baião, o xaxado e as quadrilhas juninas.

As crianças comparecem vestidas à moda caipira, adaptando trajes com vistas ao comportamento sustentável.

Nosso setor de nutrição prepara um lanche típico para o dia, a fim de todos conhecerem os hábitos de nossa terra. Esta atividade antecede também o dia da festa, trazendo para o cardápio a comida típica dos folguedos juninos, herança dos povos originais, dos negros africanos e dos portugueses.

Pode haver um rateio nas despesas da animação da festa entre os alunos.

Como a Aldeia Montessori está envolvida em práticas de sustentabilidade, este também é um foco do projeto.

Educação em Valores Humanos

Por acreditarmos que só podemos obter sucesso verdadeiro e duradouro na vida se formos pessoas de bem, temos a ética e a integridade no caráter como eixos centrais do trabalho desenvolvido na Aldeia Montessori.

Fundamentado no projeto apresentado à Rede PEA UNESCO, e que marca o ingresso da Aldeia Montessori no Programa de Escolas Associadas (PEA), um pool de escolas em todo o mundo, irmanadas por uma cultura de paz e qualidade na educação, cujo objetivo principal é desenvolver com as crianças uma cultura de paz e sustentabilidade.

As escolas que trabalham, optando por essa vertente, entendem que a formação de um indivíduo tem sua base na consolidação de valores éticos universais e o conhecimento e a competência estão à serviço da humanidade.

No programa de Educação em Valores Humanos, os principais aspectos das relações são vivenciados pelas crianças, em todos os segmentos, em um aprendizado contínuo e sistemático, que sedimenta a construção do caráter.

Como um subjetivo, temos “Aldeia, comunidade solidária sempre”, que mantém a escola envolvida com atividades que desenvolvam o espírito de solidariedade, despertando em cada criança o cuidado com o outro.

É tradição, na Aldeia Montessori, uma atividade realizada anualmente na Semana da Criança: a gincana beneficente, na qual arrecadamos alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos, livros e utensílios que são doados a diversas instituições que assistem famílias e comunidades necessitadas.

As crianças participam ativamente nessas experiências de trabalho, cuidadosamente organizadas e que envolvem a escola e a comunidade.

Além disso, outras atividades são realizadas com o intuito de vivenciar a solidariedade e a responsabilidade social no dia a dia da Aldeia, nas quais as crianças são estimuladas para o cuidado com o outro e o compartilhar.

No âmbito da relação com a comunidade, o Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro promove palestras gratuitamente em diferentes instituições, espalhando sementes de Montessori, assim como oferece um sistema de bolsas de estudos nos cursos que promove.

Projeto Lixo Feliz

O projeto Lixo Feliz faz parte das estratégias de construção da consciência ecológica desenvolvidas no cotidiano da Aldeia.

Tem como meta educar as crianças para a consciência da necessidade da redução do lixo, atuando na coleta seletiva, na redução do lixo e no consumo consciente.

São subprojetos desta vertente:

  • Lixo Arte: a partir da coleta seletiva do lixo, em nossa Aldeia ele se transforma em arte!
    São inúmeras as produções realizadas pelas crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com o aproveitamento de lixo seco, que é usado para construir brinquedos, produzidos nas oficinas de criação, que são utilizados em nossos quintais, e móveis, cestas ou outro produto qualquer, inclusive materiais de desenvolvimento montessorianos, como a caixa de rumores, as caixas de fazenda, alguns materiais de educação cósmica, de vida prática.
  • Ecoarte: mais uma vertente do projeto Lixo Feliz, dessa vez com foco no lixo da Natureza. Gravetos, folhas e flores secas, conchinhas e terra: tudo vira arte nas mãos das crianças! Assim, elas desenvolvem maior sensibilidade nos cuidados com a Terra; afinal, é o único planeta que temos — a nossa casa!

Projeto Anual das Escolas Associadas à Rede Pea-UNESCO

Os anos internacionais são celebrados desde 1959 e são designados pelas Nações Unidas. O objetivo é chamar a atenção para temas de grande importância e encorajar a ações para resolver problemas globais.

Com base na escolha do tema proposta pela coordenação mundial, participantes desta rede global que é a Rede PEA-UNESCO, desenvolvem estudos com seus alunos, e esta produção chega à comunidade internacional por meio das crianças e dos jovens.

Como escola associada, a Aldeia Montessori se engaja nesses estudos e acolhe as ideias da Coordenação Mundial PEA Unesco, dando vida ao seu projeto pedagógico anual, que sempre permeia todas as disciplinas e o trabalho em todos os segmentos.

Aldeia para Gente Grande

É um projeto dedicado essencialmente aos adultos do qual constam as seguintes atividades:

  • Oficinas Montessori: oficinas gratuitas, oferecidas às famílias, realizadas semestralmente pela equipe docente da Aldeia Montessori para informar aos pais sobre as práticas pedagógicas Montessorianas, quer seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, abrangendo as diferentes áreas. Podem acontecer de forma virtual ou presencial.
    Têm como objetivo mostrar às famílias as dinâmicas de uma classe Montessori e como a estrutura do ambiente funciona como norte para o trabalho e o desenvolvimento da criança.
  • Alegre observador: com agenda fixa no Calendário Escolar, acontecerá em dias programados pela escola. Os pais poderão se inscrever para observar seu filho em atividade no espaço escolar, nas classes de Nido II, Agrupadas II, III e IV. Ao iniciarmos a atividade, as famílias serão avisadas por circular enviada pela agenda digital.
    É uma atividade com duração de duas horas, uma observação das manifestações do desenvolvimento de cada criança, com base científica. Inclui uma conferência de introdução (20 minutos), a observação (70 minutos) e o relato da vivência em momentos compartilhados com todos os pais ou mães participantes e com a coordenadora escolar (30 minutos).
    Apenas um adulto poderá se inscrever em cada turma na semana. Não será permitido filmar ou fotografar as atividades observadas.