28 de novembro 2019

Projetos Anuais

Os projetos anuais da Aldeia Montessori são permanentes e promovem a discussão de temas amplos.

Eles permitem a construção da autonomia por meio de oportunidades de troca, pesquisas, roda de conversa, observação, aulas-passeio, entre outras estratégias.

O objetivo desses projetos é integrar as áreas de conhecimento e estimular a criatividade nos aprendizes e nos ensinantes.

Em todos os segmentos, os alunos se engajam nos projetos em torno de um objetivo comum. Eles trabalham visando a compartilhar o saber e a produzir o conhecimento. O currículo caminha se entrelaçando com os temas significativos aos alunos, em uma ação transdisciplinar.

São eles:

Projeto de Leitura

O Projeto de Leitura já passou por várias denominações desde que o iniciamos na Aldeia Montessori, em 1980, mantendo sempre o mesmo objetivo: a formação do leitor.

Oferece uma biblioteca de empréstimo, adquirida em cada classe anualmente por sistema de cotas, da qual todos compartilham o acervo criteriosamente selecionado em empréstimos semanais que ocorrem às quintas-feiras.

Feira do Livro

É realizada no mês de abril, como parte integrante do projeto de formação de leitores desenvolvido pela Aldeia Montessori em todos os segmentos.

Na Feira do Livro, recebemos autores e ilustradores para que, em um contato próximo com a criança, também as aproximem de obras significativas da literatura infantil e envolvam cada aprendiz no gosto pela leitura.

Nela, além das obras em destaque referentes aos autores que participam das atividades com as crianças, uma variedade de títulos é disponibilizada para a compra.

Da Feira do Livro sempre faz parte uma exposição, com os trabalhos das crianças sobre as obras dos autores que nos visitam.

As famílias têm acesso, em horário divulgado pela Coordenação, à Exposição e à Feira, sendo restritos às crianças os encontros com os autores.

Festa Junina

De caráter interno, somente participam as crianças e o corpo técnico-pedagógico da Aldeia Montessori.

É um projeto pedagógico que tem como culminância uma festa junina preparada pelas crianças. A Cultura Popular Brasileira é enfocada em seus múltiplos aspectos e, a cada ano, uma temática norteia os trabalhos desenvolvidos pelas crianças. Esta pode incluir a obra de um artista plástico, de um compositor, enfocar os cordelistas ou os ritmos dos folguedos juninos do Brasil que servirão de tema para a decoração do arraial.

Uma festa junina, à maneira Montessori, “na medida das crianças”, é preparada com barraquinhas, restaurante da roça, quitutes da época caprichosamente preparados pelas famílias e a animação, geralmente sob a responsabilidade de músicos que também são arte-educadores.

As crianças comparecem vestidas à moda caipira. As famílias são solicitadas a cooperar com o bufê de iguarias caipiras, a fim de todos conhecerem os hábitos de nossa terra.

Há um rateio nas despesas da animação da festa entre os participantes, sendo estipulado o valor para cada um e desenvolvida por arte-educadores. Cada criança traz, ainda, um número combinado de prendas para as barraquinhas, e leva de volta o mesmo número de prendas.

Como a Aldeia Montessori está envolvida em práticas de sustentabilidade, este também é um foco do projeto.

Educação em Valores Humanos

Por acreditarmos que só podemos obter sucesso verdadeiro e duradouro na vida se formos pessoas de bem, temos a ética e a retidão de caráter como eixos centrais do trabalho desenvolvido na Aldeia Montessori. Fundamentado em um projeto apresentado à UNESCO, foi permitido o ingresso da Aldeia Montessori no Programa de Escolas Associadas (PEA), um pool de escolas em todo o mundo irmanadas por uma cultura de paz.

As escolas que trabalham optando por essa vertente entendem que a formação de um indivíduo tem sua base na consolidação de valores éticos universais e o conhecimento e a competência estão a serviço da humanidade.

No programa de Educação em Valores Humanos, os principais aspectos das relações são vivenciados pelas crianças, em todos os segmentos, em um aprendizado contínuo que sedimenta a construção do caráter.

O objetivo do projeto Aldeia, comunidade solidária é a escola estar sempre envolvida com atividades que desenvolvam o espírito de solidariedade, despertando em cada criança o cuidado com o outro.

É tradição na Aldeia Montessori uma atividade realizada anualmente na Semana da Criança: a gincana beneficente, na qual arrecadamos roupas, brinquedos, livros e utensílios que abastecem, por meio do Centro Espírita João Batista, diversas comunidades assistidas por essa instituição.

As crianças participam ativamente nessas experiências de trabalho, cuidadosamente organizadas e que envolvem a escola e a comunidade.

Além disso, outras atividades são realizadas com o intuito de vivenciar a solidariedade e a responsabilidade social no dia a dia da Aldeia, nas quais as crianças são estimuladas para o cuidado com o outro e o compartilhar.

No âmbito da relação com a comunidade, o Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro promove palestras gratuitamente em escolas da rede pública e oferece bolsas de estudo para a formação de professores Montessorianos a professores de entidades sem fins lucrativos.

Projeto Lixo Feliz

O projeto Lixo Feliz faz parte das estratégias de construção da consciência ecológica desenvolvidas no cotidiano da Aldeia. Tem como meta educar as crianças para a consciência da necessidade da redução do lixo, atuando na coleta seletiva, na redução do lixo e no consumo consciente.

  • Lixo Arte: a partir da coleta seletiva do lixo, em nossa Aldeia ele se transforma em arte!
    São inúmeras as produções realizadas pelas crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com o aproveitamento de lixo seco, o qual é usado para construir brinquedos que são utilizados em nossos quintais e produzidos nas oficinas de criação. No evento Escola Aberta há sempre uma mostra da produção das crianças.
  • Ecoarte: mais uma vertente do projeto Lixo Feliz, dessa vez com foco no lixo da Natureza. Gravetos, folhas e flores secas, conchinhas e terra: tudo vira arte nas mãos das crianças, as quais desenvolvem, assim, maior sensibilidade nos cuidados com a Terra; afinal, é o único planeta que temos — a nossa casa!

Projeto Anual das Escolas Associadas à Rede Pea-UNESCO

Os anos internacionais são celebrados desde 1959 e são designados pelas Nações Unidas. O objetivo é chamar a atenção para temas de grande importância e encorajar a ações para resolver problemas globais.

Com base na escolha do tema para o ano internacional, escolas associadas à rede PEA-UNESCO em todo o mundo desenvolvem estudos com seus alunos que chegam à comunidade internacional por meio das crianças e dos jovens.

Como escola associada, a Aldeia Montessori se engaja nesses estudos e escolhe como tema anual da Escola Aberta o tema do ano internacional designado pela ONU. Esse é um projeto que permeia todas as disciplinas e todos os segmentos.

Aldeia para Gente Grande

É um projeto dedicado essencialmente aos adultos do qual constam as seguintes atividades:

  • Oficinas Montessori: oficinas gratuitas, oferecidas às famílias, realizadas periodicamente pela equipe docente da Aldeia Montessori para informar aos pais sobre as práticas pedagógicas Montessorianas, quer seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, abrangendo as diferentes áreas.
    Têm como objetivo mostrar às famílias as dinâmicas de uma classe Montessori e como a estrutura do ambiente funciona como norte para o trabalho e o desenvolvimento da criança.
  • Conversando sobre Educação: com agenda fixa no Calendário Escolar, acontecerá às segundas de tarde e às terças pela manhã. Os pais poderão se inscrever para observar seu filho em atividade no espaço escolar, nas classes de Nido II, Agrupadas II, III e IV. Ao iniciarmos a atividade, as famílias serão avisadas por circular enviada de forma digital.
    É uma atividade com duração de duas horas, uma observação com bases científicas das manifestações do desenvolvimento de cada criança. Inclui uma conferência de introdução (20 minutos), a observação (70 minutos) e o relato da vivência em momentos compartilhados com a coordenadora escolar (30 minutos).
    Apenas um adulto poderá se inscrever em cada turma na semana. Não será permitido filmar ou fotografar as atividades observadas.