28 de novembro 2019

Período de Adaptação

Na Educação Infantil, esse período ocorre segundo orientação à família, feita individualmente pela coordenadora escolar, após a entrevista inicial e a fim de atender às necessidades de cada criança. 

O momento requer uma atenção especial dos pais e da escola, a fim de que as conquistas da criança sejam efetivas e elas possam se sentir seguras no novo ambiente.

Calma, paciência, perseverança e relações de verdade com a criança são atitudes imprescindíveis nos adultos. A presença de uma pessoa familiar à criança durante o tempo da adaptação, enquanto necessário, e que varia de acordo com o ritmo de cada um, é uma prática na Aldeia Montessori.

No primeiro dia, geralmente, a pessoa escolhida pela família permanece na escola o tempo em que a criança fica, cerca de uma hora ou para alguns duas horas; nos dias seguintes, o tempo vai se estendendo por orientação da escola, e a família vai sendo informada a cada dia do horário da saída da criança no dia seguinte e se será necessário que permaneça na escola.

Quando a criança já mostra alguma segurança no novo espaço escolar, interagindo com o ambiente e os novos amigos, a família é dispensada e informada do horário que deve voltar, em duas, três ou quatro horas – conforme o processo de cada criança, até que ela possa permanecer na escola pelo período contratado pela família.

Se necessário, o adulto de referência da criança poderá ser convidado a permanecer o tempo todo no ambiente.

Na maioria das vezes, os adultos que compartilham com a escola o processo de adaptação ficam na sala de espera ou nos bancos à entrada das nossas Unidades, mas pode acontecer de ser necessário que fique mais perto do ambiente de trabalho da criança, isso será indicado pela professora da classe.

Se você foi convidada a ajudar seu filho em classe, sugerimos que observe a ação da professora, evite falar alto, mantenha-se na posição de observador permitindo aos profissionais da escola a iniciativa para estabelecer as relações com as crianças.

Horários especiais serão combinados diretamente com a família para o melhor atendimento às crianças com essas necessidades.

Cada criança tem seu ritmo próprio, por nós respeitado!

As relações com a professora, com as atendentes de classe, com o novo ambiente e com os novos amigos virão com o tempo!

No Ensino Fundamental, ocorre somente quando necessário. 

Na Aldeia, todos nós nos tratamos pelo nome. Não usamos chamar as professoras de “tia”; então, procure logo saber o nome dos adultos que trabalham diretamente com seu filho para se referir a eles pelo nome, evitando o tratamento “tia”. Se esquecer, pergunte a seu filho o nome das “amigas grandes”.

Vocês observarão que a acolhida e o trabalho para a conquista da confiança de seu filho será cuidadoso, paciente e por vezes pode parecer mais lento do que você deseja, mas lembre-se de que estamos juntos: toda e qualquer dica que facilite esse processo será bem-vinda, sua ajuda é sempre valiosa!

Destacamos, por fim, a necessidade de que os pais compreendam a importância e a delicadeza da nova experiência, de que mostrem ao filho, com suas atitudes, o quanto estão certos da escolha por essa escola, o quanto nela confiam.

A forma como transmitem seus sentimentos e expectativas é fundamental para a conquista da autonomia e da autoconfiança, as quais surgem de adaptações bem conduzidas.