24 de novembro 2019

Para conviver em harmonia

A escola, como um ambiente coletivo, precisa se organizar para atender todos com equidade, sendo clara em relação às normas que visam a assegurar o bem-estar de todos. Por isso, destacamos alguns itens que julgamos de fundamental importância para serem observados:

1) Procure manter-se sempre informado a respeito do dia a dia de seu filho na escola. Rubrique diariamente a caderneta ou a agenda de seu filho, verifique envio de circulares ou comunicações individuais, via agenda ou por meios digitais. Sempre que uma comunicação é enviada por meios digitais, um e-mail é enviado às pessoas cadastradas em nosso banco de dados.

2) Use a caderneta ou agenda da criança para registrar seus comunicados à escola.

3) É muito importante conhecer bem a escola, suas normas, seus objetivos e suas diretrizes para que estejamos, família e escola, orientadas sob a mesma filosofia e acreditando nos mesmos ideais de vida. Somente dessa forma os resultados adequados podem ser assegurados. Os pais devem participar das reuniões trimestrais que acompanham o processo de desenvolvimento das crianças e das atividades especialmente dedicadas aos adultos como “O Alegre Observador”, nas classes de Nido II à Agrupada IV, Oficinas Montessori e eventuais palestras oferecidas pela escola, de modo que melhor conheçam as práticas pedagógicas da instituição.

4) Mantenha-se atento aos horários de entrada e saída, bem como às normas estabelecidas para uniformes, material escolar, prazos nas trocas semanais no enxoval de uso pessoal, periodicidade nos empréstimos do Projeto de Leitura e às normas mais comuns que regem o cotidiano escolar; na dúvida, consulte o Guia da Família ou busque ajuda com a Direção da Unidade frequentada por seu filho.

5) O uso do uniforme escolar para crianças a partir do Nido II, nos horários da escolaridade, é uma norma da Aldeia Montessori, devendo ser observado pelas famílias, inclusive no que se refere aos uniformes para aulas de Natação.

6) Todos esses aspectos estão intimamente ligados à filosofia e à metodologia da escola. Sua postura e sua ação diante do respeito às normas da instituição ajudarão seu filho a entender e a construir uma conduta ética e cidadã.

7) Da mesma forma que para você, seu filho é único para nós! Mas lembre-se: uma escola é o primeiro ambiente social vivido pela criança fora do contexto familiar. Uma escola é o lugar onde a criança aprenderá a dar passos firmes rumo à sociedade do mundo adulto, o primeiro local onde precisará conviver com regras elaboradas para o bem-estar coletivo, que busca o crescimento emocional de todos pelo compartilhar das primeiras decisões em grupo; por isso, é importante que você não esqueça que uma escola advoga para o coletivo. Numa escola Montessori, como nossa Aldeia, quando nos referimos a ações individualizadas, estamos falando a respeito das necessidades e do ritmo de aprendizagem de cada criança, unindo-nos à família na busca dos melhores caminhos.

8) Sempre que tiver dúvidas ou precisar abordar algum aspecto relacionado a seu filho, não hesite em nos procurar. Porém, telefone antes para acordarmos o dia e o melhor horário. Teremos grande prazer em recebê-lo. Se houver urgência, procure a diretora da Unidade ou a coordenadora escolar — elas ouvirão você e encaminharão suas considerações ao setor apropriado.

9) Não é permitido trazer brinquedos para a escola, nosso acervo de materiais está preparado para oferecer a seu filho o que ele precisa para desenvolver seu potencial. Os brinquedos trazidos para a escola desviam o foco da criança dos processos educativos preparados para ela de forma lúdica, como requer um ambiente Montessori. (*) Os brinquedos são permitidos nos períodos de recesso escolar (exceto se solicitados pela professora excepcionalmente para alguma atividade escolar).

10) As crianças não devem trazer nenhum tipo de alimento de casa, pois a alimentação é oferecida pela escola. Temos crianças que apresentam algumas restrições alimentares e ficam tentadas a provar guloseimas trazidas por amigos. Nosso cardápio é elaborado por nutricionista que cuida desses detalhes. A escola se responsabiliza pelas substituições no cardápio em caso de restrição alimentar, registrada em nossos apontamentos. (*) Somente o leite – utilizado pelos bebês até determinada idade, por indicação do pediatra assistente e por sua diversidade – é fornecido pela família.

11) As crianças devem ser incentivadas a entrar sozinhas; caso seja necessário, a professora será chamada para acompanhá-las à classe.

12) Professores não têm como atender familiares na entrada ou na saída, pois nesses momentos estarão recebendo suas crianças. Quando necessário, dirija-se a uma de nossas gestoras para que ela possa lhe dar o apoio no momento.

13) Todas as roupas que a criança traz para a creche/escola devem ser marcadas com nome e número de matrícula, assim como sapatos, capas, guarda-chuvas — isso contribui para evitar trocas ou perdas.

14) Dinheiro, objetos para serem encaminhados a terceiros não devem circular pelas mochilas das crianças, assim como joias, chaves ou qualquer outro objeto que fuja à rotina escolar. É melhor evitar tudo que possa oferecer risco à criança.

15) Convites para festas de aniversário fora da escola somente serão distribuídos nas classes se forem enviados para todos os alunos.
A escola não fica responsável pela entrega de presentes particulares a nenhuma criança, nem atua como intermediária para entrega de encomendas particulares entre as famílias.