O que é uma Classe Agrupada ou Classe de Idades Mistas?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) dá liberdade a cada instituição para organizar suas classes, a estruturação em ciclos é hoje utilizada em todo o mundo.
Em documentos legais localizam-se argumentos de que a flexibilização da seriação abre possibilidades de se trabalhar um currículo ao longo de maior tempo, assegurando respeito às diferenças e ritmos individuais e reconhecendo que as salas em ciclos permitem uma melhor distribuição de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais. Aponta também como vantagens o não fracionamento de conteúdos e a melhor adequação dos instrumentos destinados à prática pedagógica à etapa de desenvolvimento trabalhada.
“… Os educadores que utilizam o método de ensino dirigido não compreendem como se pode desenvolver o comportamento social numa escola Montessori. Compor uma sala como uma sociedade, organizando o
agrupamento de forma ‘vertical’ é assegurar o fio da vida social. A constituição de uma classe de ‘mesma idade’ é um erro fundamental, que dá lugar a toda espécie de outros erros; um isolamento artificial que impede o desenvolvimento do sentido social. Nossas escolas demonstram que crianças e jovens de idades diferentes se ajudam uns aos outros; os menores veem o que fazem os maiores e pedem explicações, que estes dão voluntariamente. É um verdadeiro ensino; há entre ambos uma harmonia, uma comunicação, uma natural osmose mental. As crianças acabam por conhecer as características umas das outras, desenvolvendo uma comunicação superior àquela que têm com os adultos. (…) É com essa forma de liberdade que avaliamos os limites diferentes da inteligência em diferentes idades, o que nos dá a certeza de que não é só a idade que conduz ao progresso, mas acima de tudo a liberdade de se olhar ao redor de nós”.
– Maria Montessori
Desde 1978, usamos uma pedagogia ativa, na qual cada aprendiz é o protagonista do seu processo de aprendizagem. Os professores e demais adultos que fazem parte da nossa equipe são mediadores desse processo, guiando a criança pelo caminho que ela escolhe, num ambiente que foi preparado para as experiências que a estimulam a buscar sempre seu melhor desempenho.