Nossa história vem de berço
A Aldeia Montessori nasceu do ideal de uma educadora, Marcia Righetti, que desejava criar uma escola na qual a educação fosse vista por completo. Que tivesse luz e alegria. Uma escola onde as crianças pudessem conhecer e ir além do que os livros didáticos dizem, nutrissem o amor por aprender e, sobretudo, pelo respeito por si, pelo outro e pelo ambiente em que vivemos.
De uma família de educadores, Marcia cultivou com a mãe, avós e tias o gosto de trabalhar com as crianças.
Em novembro de 1978, na casa da família (Rua Dona Claudina, 316) onde viveu sua infância, inaugurou, com o apoio do esposo Almir Righetti (falecido em 2011) a Aldeia Escola Experimental.
Hoje, a Aldeia Montessori tem na Direção Geral, além de Marcia Righetti, os filhos Fabio e Bruno Righetti, formando uma família dedicada a pôr em prática os princípios da educação pautados na filosofia montessoriana.
Nesse tempo, a Aldeia cresceu e se constituiu em três Unidades:
• Unidade I: Rua Dona Claudina, 316 e 326, no Méier.
• Unidade II: Rua Dona Claudina, 365 e 377, no Méier.
• Unidade III: Rua Francisca Sales, 90, na Freguesia, em Jacarepaguá.
Cada Unidade da Aldeia Montessori conta com um grupo de gestores responsáveis pela ação pedagógica e pelos serviços de atendimento de horário estendido e atividades opcionais. Diretores de Unidades e coordenadores compõem esse grupo.
Uma equipe multidisciplinar – cujo foco está voltado para a qualidade total na educação e nos serviços adicionais oferecidos – faz com que a Aldeia Montessori seja reconhecida academicamente como um centro de referência na aplicação do Sistema Montessori. Coloca-a em situação de pioneirismo no uso da Informática Educacional com o computador inserido no ambiente da sala de aula e todos os computadores das salas de Ensino Fundamental ligados à Internet, usados como instrumentos de trabalho.
Acreditamos que aliar a tradição do Sistema Montessori, utilizado no mundo desde 1907, às mais modernas concepções pedagógicas e à sabedoria permite que todos busquem a criação, a construção, a crítica, a transformação e que desenvolvam o equilíbrio utilizando as mais diversas
formas de expressão.
Na Aldeia, tão importante quanto o conhecimento é aprender muito sobre o respeito e o amor.
Coisas simples como jogar o lixo no lixo, pedir desculpas, admitir os erros, elogiar os acertos, dizer eu te amo, agradecer por algo, respeitar as diferenças, preocupar-se com o outro; enfim, coisas mínimas, mas de enorme valor para o crescimento pessoal do ser humano. Coisas que vêm de berço! Como nossa escola hoje, que acolhe as crianças do berçário ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Muitas crianças e jovens já passaram por nossa escola e foram formados dentro da filosofia e metodologia montessoriana, assegurando a cada um deles a continuidade do que foi iniciado em sua família que, ao nos confiar seu filho, igualmente compartilhava da mesma visão: a imperiosa necessidade de se educar o ser humano de forma integral, para que possa ser construído um cidadão completo, proativo, criativo, solidário, justo, competente e pacífico, um cidadão do mundo!