27 de abril 2020

Nido II, A (18 meses a 2 anos)

Nido II, nível A (18 meses a 2 anos).

(*) Idade inicial na classe contada em março do ano letivo.

Estratégias: No ambiente preparado, desenvolver atividades de livre escolha ou propostas pelo educador evidenciando o brincar, o conviver, o  participar. O explorar, o expressar-se, o conhecer-se; concretizando, desta forma, o protagonismo no seu processo de autoeducação.

I-Campo de experiência: A construção da identidade: O Eu, o  Outro e o Nós.

 a) Aspectos sócio emocionais:

Expressar seus desejos, necessidades, sentimentos através da expressão facial, linguagem gestual ou outra forma de linguagem.

Esboçar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios; construindo sua autoestima.

Compartilhar os objetos e os espaços comuns com crianças e adultos no ambiente escolar.

Comunicar-se com  os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender;

Desenvolver a percepção de que os direitos do outro, num grupo, precisam ser respeitados.

Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras; evitar o uso da força física para obter o que deseja.

Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto, buscando o diálogo.

Buscar a expressão oral para resolver os pequenos conflitos do cotidiano.

Demonstrar segurança na relação com o ambiente escolar e com as pessoas com quem nele convive.

Satisfazer algumas de suas necessidades básicas ou buscar ajuda quando necessário.

Concentrar-se numa atividade por algum tempo, tentando levá-la a termo.

Transitar livremente pelo ambiente escolar, sob a supervisão de um adulto (interno e externo).

Guardar o material após o uso espontaneamente.

Utilizar o material com cuidados apropriados.

Cooperar por iniciativa própria ou quando solicitado.

Perceber e evitar alguns perigos físicos eminentes.

II-Campo de experiência: A construção do movimento, meu corpo, o espaço e os outros

 a) Aspectos senso moto perceptivos:

Caminhar com segurança desviando-se ou respeitando obstáculos.

Subir escadas segurando o corrimão.

Correr com alguma direcionalidade.

 Inclinar-se para pegar objetos e volta para a posição de pé.

Inclinar-se para frente em brinquedos como cavalinhos e carrinhos.

Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo, percebendo o perigo físico iminente.

Arremessar e chutar uma bola, mas sem exatidão.

Sentar-se e levantar-se do chão, de uma cadeira junto à mesa, de um banco junto à mesa.

Puxar e empurrar objetos móveis (carrinhos e similares).

Apresentar desenvolvimento do equilíbrio dinâmico apropriado à faixa etária.

Apresentar controle dos pequenos músculos na utilização da preensão palmar.

Abrir e fechar: torneiras, portas, gavetas.

Abotoar e desabotoar: botões grandes, zíper, velcro, pressão.

Tampar e destampar caixas, alguns frascos.

Enfiar peças num fio.

Enroscar.

Encaixar peças.

Empilhar blocos.

Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.

Amassar e rasgar papéis de diferentes texturas utilizando a preensão palmar, e posteriormente a preensão digital.

Pegar pequenos objetos e colocar dentro de um recipiente.

Transpor sólidos de um recipiente para o outro com controle de movimentos.

Versar líquidos com algum controle.

Explorar e utilizar a posição polegar indicador nas atividades realizadas.

Identificar cores primárias.

Identificar as partes do corpo braços, pernas, pé, mão, dedos, joelho, pescoço, umbigo, cotovelo, detalhes do rosto.

Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

b) Aspectos da vida prática:

Participar do cuidado do  seu corpo e da promoção  do seu bem-estar.

Despir peças simples: shorts, meias com pequena ajuda.

Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

Comer com pequena ajuda, utilizando a colher.

Utilizar o guardanapo com relativa independência.

Encher o copo com água no bebedouro.

Beber água no copo evitando derramar o líquido.

Auxiliar a manter a ordem do ambiente.

III-Campo de experiência: A construção da linguagem, escuta, diálogos, formas e traços.

Associar alguns sons a sua origem.

Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

Ouvir e cantar algumas canções.

Ouvir músicas de diferentes estilos: clássica, popular, folclórica.

Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de pequenas histórias, poemas.

Reconhecer em si e nos outros a grande divisão do corpo:

(Cabeça, olhos, nariz, cabelos, orelha, boca, dentes, testa, barriga, umbigo)

Nomear seus objetos pessoais.

Nomear algumas frutas, legumes. Meio de transporte, peças do vestuário.

Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Rabiscar papel. Grafismo: rabiscação como prazer motor.

Segurar giz de cera com preensão palmar, passando à preensão digital.

Conhecer seu nome, nome do pai, da mãe, dos irmãos, expressando-se com diferentes linguagens.

Conhecer o nome dos amigos, da professora e da atendente.

Conhecer o nome de outros profissionais da escola.

Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

IV – Campo de experiência: A construção da minha história e as outras histórias: o tempo que passa, relações e transformações

Explorar relações de causa e efeito (desaparecer e aparecer, transbordar, tingir, misturar, encher e esvaziar, abrir e fechar, tampar e destampar etc.) na interação com os estímulos do ambiente.

Explorar o ambiente interno e externo pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descoberta. 

Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

Manipular materiais variados para comparar as diferenças e semelhanças sensoriais.

Manipular diferentes materiais para experimentar as transformações da matéria: tintas, argila e similares.

Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras, nas danças.

Conhecer os familiares próximos.

Reconhecer -se em fotografias de diferentes etapas da sua vida (Linha da Vida da sua história pessoal).