28 de novembro 2019

Matrícula

A Aldeia Montessori oferece o Programa Montessori para crianças do Nido I (Berçário) ao 5° ano do Ensino Fundamental (Ensino Fundamental I) em classes regulares, assim como o Programa de Atendimento Educacional Especializado, com base no Método Montessori, em classes regulares, como escola inclusiva, assim distribuídos:

Unidade I, Rua Dona Claudina 316, Méier
Educação Infantil 

Para crianças com 3, 4 ou 5 anos completos até 31 de março do ano letivo em curso. 

Agrupada II, classes com idades mistas de 3 a 6 anos
Ensino Fundamental
Agrupada III, classes com idades mistas de 6 a 9 anos (1°, 2° e 3° anos)
Agrupada IV, classes com idades mistas de 9 a 11 anos (4° e 5° anos)

Unidade II, Rua Dona Claudina, 377, Méier
Educação Infantil, Creche
Nido I, classes com idades mistas de 06 a 17 meses
Nido II, classe com idades mistas de 18 a 36 meses

Unidade III, Rua Francisca Sales, Freguesia, Jacarepaguá
Educação Infantil, Creche
Nido I, classes com idades mistas de 4 a 17 meses
Nido II, classe com idades mistas de 18 a 36 meses
Agrupada II, classes com idades mistas de 3 a 6 anos

Sem qualquer discriminação de raça, religião, nacionalidade, humanidade ou crença política, cada pedido de admissão é avaliado individualmente, nos termos dos critérios estabelecidos no seu Regimento Escolar da instituição.

O ambiente Montessori pode adaptar-se a estudantes vindos de outras metodologias e com diversos estilos de aprendizagem.

Programa de Atendimento Educacional Especializado em Classes Regulares

Crianças com necessidades educacionais especiais serão aceitas na Aldeia Montessori, em idade cronológica compatível com as classes oferecidas, até 11 anos completos na data de corte, de acordo com a legislação em vigor nos âmbitos federal, estadual e municipal.

As vagas destinadas ao Programa de Atendimento Educacional Especializado em classes regulares correspondem a 5% do número de alunos por turma, o que significa que oferecemos duas vagas em cada classe, como orienta a lei — devemos garantir que todos os estudantes recebam instrução e atenção justas.

A Aldeia Montessori oferece às crianças com necessidades educacionais especiais, exclusivamente, o atendimento nos turnos de escolaridade em ambientes estruturados, multifuncionais, de acordo com a metodologia Montessori, sendo as adequações feitas diante das necessidades de cada estudante, preservando-se o contraturno para as atividades necessárias com os profissionais de saúde e técnicos, sob a responsabilidade da família.

Dessa forma, garantimos a estrutura suficiente para o desenvolvimento pedagógico da criança, papel da escola, respeitados o ritmo e as condições de aprendizagem de cada um.

Sempre que necessário, diante da especificidade de cada criança com necessidade educacional especial, poderá ser solicitado à família o atendimento em horário reduzido, com vistas ao bem-estar da criança no espaço escolar.

Para apoiar a elaboração do Plano Educacional Individual oferecido às crianças com necessidades educacionais especiais, a escola pode solicitar à família uma Avaliação Biopsicossocial Multiprofissional, que indique escolhas de estratégias específicas e aponte as defasagens apresentadas, para que possa haver maior assertividade no Planejamento Especial individualizado da criança.

O Programa de Atendimento Educacional Especializado em classes regulares oferecido na Aldeia Montessori oferece, de acordo com a mesma lei, em todas as classes, “profissional de apoio escolar: pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas”. Sendo este aspecto cumprido com a participação de uma cuidadora e uma estagiária de Pedagogia, em cada classe.

De acordo com a Deliberação nº 24/2012 do CME-RJ, a escola conta com um profissional especializado em educação inclusiva no seu Corpo Técnico Pedagógico.