28 de novembro 2019

Lição dos Três Tempos

Os conteúdos são apresentados de forma individualizada ou em pequenos grupos.

Como ponto importante da abordagem educacional Montessori, muitas das novas aprendizagens são intermediadas pela “Lição de Três Tempos”:

  • O 1º tempo consiste na apresentação, na observação e na identificação do objeto em estudo.
  • A 2ª fase consiste no reconhecimento ativo e prático, com experiências e explorações.
  • O 3º período envolve abstração, verbalização ou apresentação do conteúdo estudado.

Essa técnica é utilizada nas escolas montessorianas da Educação Infantil ao Ensino Médio. Para tanto, cada agrupamento é equipado com Materiais de Desenvolvimento (Educação Sensorial e Educação dos Movimentos) e os de Aquisição da Cultura (História, Geografia, Ciências, Português, Matemática,
Arte, Segunda Língua,) os quais, em sua maioria, são sequenciais e autocorretivos.

Um mesmo material pode ser visto em diferentes agrupamentos por continuar a corresponder ao Período Sensível à aprendizagem daquele grupo de estudantes. Entretanto, são trabalhados com diferentes objetivos e propostas mais avançadas e desafiantes na medida em que a criança vai
dominando o currículo.