28 de novembro 2019

Estudar em Casa

O desenvolvimento do amor à aprendizagem ao longo da vida de uma criança não se limita à sala de aula. Os pais devem incentivar hábitos de aprendizagem positivos, como reservar regularmente um tempo para ouvir seu filho ler ou contar sobre seu dia; proporcionar oportunidades para que ele se responsabilize por auxiliar em alguma tarefa para a organização da casa; elaborar com você uma lista de compras; arrumar suas roupas; visando o bem estar da comunidade familiar. São apenas alguns exemplos de tarefas simples que dão à criança o senso de pertencimento, independência e confiança. Momentos importantes tanto para você quanto para ela.

Proporcionar um lugar tranquilo e tempo para a prática da concentração torna possível a formação de uma habilidade importante que permite, mais facilmente, adaptar-se às futuras exigências acadêmicas. Explore com seu filho outros recursos de aprendizagem, tais como museus, bibliotecas, investigação supervisionada via internet e programas educativos de televisão.

Viagens são também uma excelente fonte de aprendizagem, desde as que proporcionem o contato com a natureza, as que favoreçam o conhecimento de culturas diferentes ou remetam à história da humanidade.

O Rio de Janeiro é rico em recursos culturais, incluindo as maravilhas naturais de nossas praias e montanhas, museus como o Museu Histórico Nacional; o Museu de Belas Artes; o MAR – Museu de Arte do Rio; o Museu do Amanhã; o Museu da Chácara do Céu; o Museu de Astronomia; o Museu da Vida; o Museu Nacional; o MAC e o Museu Arqueológico de Itaipu, em Niterói; o Museu Imperial e a Casa de Santos Dumont, em Petrópolis; o BioParque do Rio; e as Reservas Ambientais. Programas interessantes são oferecidos pelo Centro Cultural Banco do Brasil e pela Casa França Brasil. Além de um momento especial com seu filho, essas são oportunidades para absorver com você um modelo de comportamento positivo diante da aprendizagem.

Na Educação Infantil, a prática de leitura com os pais ou responsáveis, onde não são exigidos mais que 20 ou 30 minutos de sua atenção, facilitada pela escola com o Projeto de Leitura, é uma boa escolha de incentivar o cultivo de hábitos de estudo, mas que não deve apenas se ater aos livros do projeto. Reforçamos que nosso objetivo é promover o amor à aprendizagem em nossos alunos; por isso, a leitura realizada em casa, com um ente querido, alimenta o prazer por ler.

No Ensino Fundamental, as tarefas enviadas para o estudo em casa envolvem pesquisas ou outras atribuições que são favoráveis e complementares à investigação e memorização de fatos específicos privilegiados em sala de aula. Independentemente da tarefa de casa, o estudante deve ser estimulado pela família à prática de tarefas extras que sustentem o aprimoramento de sua competência acadêmica, até que sua própria iniciativa o conduza – essa é a meta!

Mesmo que seu filho utilize o horário prolongado, é importante seu interesse pelos estudos que desenvolve. Acompanhe-o, mostre seu envolvimento e sua satisfação. Antes de cobrar tarefas feitas, valorize o que seu filho faz e mostre o quanto é importante seu empenho em estudar; crianças aprendem quando se sentem acolhidas e valorizadas!

Sempre que necessário, agende uma entrevista com a professora da classe para juntos pensarem em algumas estratégias para o estudo em casa. A educação de uma criança deve envolver um trabalho conjunto entre escola e pais, e a comunicação fluida reforçará essa parceria.