28 de novembro 2019

Currículo e Atividades

A Aldeia Montessori oferece uma tradicional educação Montessori, que incide sobre o desenvolvimento da criança como um todo.

A educação Montessori é caracterizada:

– por um ambiente preparado para a aprendizagem, sendo estimulante e responsivo.
– por atividades de aprendizagem dinâmicas, de livre escolha, autoeducação e autodisciplina.
– pelo trabalho dos sentidos para aguçar a curiosidade e a percepção dos detalhes que desenvolvem o potencial humano.
– pelo trabalho das mãos à serviço da inteligência.
– pela motivação intrínseca e pelo estímulo ao desenvolvimento da responsabilidade, do respeito a si próprio, ao outro e ao ambiente.
– por classes de idades mistas, o que realça a cooperação e colaboração, definindo uma comunidade.
– por professores treinados, “guias Montessori”, capacitados nas práticas pedagógicas do Sistema Montessori, em constante transformação, capazes de realizar as intervenções apropriadas e necessárias para cada criança.

O ambiente tem por objetivo deixar sobressair a ordem e possibilitar a independência, combinando o movimento autônomo com a livre escolha e a concentração; desenvolvendo a responsabilidade que capacita um indivíduo para a liberdade.

A organização do ambiente escolar, pautada na ciência sob vários ângulos, privilegia o currículo, proporcionando atividades pessoais ou de grupo com múltiplos momentos de interação que favorecem a troca de saberes entre as crianças.

Na Educação Infantil, sob a organização da BNCC, documento que regula atualmente a educação nacional, são apresentadas lições na área da Educação dos Movimentos, a Vida Prática, da Educação Sensorial, das Linguagens (que engloba a Língua Portuguesa e as Artes, em geral) da Matemática e de Conhecimento de Mundo, que apresenta a cultura: as ciências humanas e as ciências físicas.

O desenvolvimento e as conquistas efetivadas em cada uma dessas áreas assentam as bases para uma transição bem-sucedida para o Ensino Fundamental, segmento em que o programa continua usando as técnicas e os materiais Montessori.

As atividades curriculares, realizadas individualmente, em duplas ou pequenos grupos, permitem uma atenção efetiva a cada criança e um reforço, quando apropriado, em qualquer segmento.

Os estudos, no primeiro segmento do Ensino Fundamental, envolvem também ações de investigação orientada, tendo na Educação Cósmica que interliga todas as áreas do conhecimento, com o traçado peculiar das Grandes Lições ou Fábulas Montessorianas: o ponto inicial para as demandas das crianças em muitos projetos pessoais ou coletivos.

Partindo da visão global que a Educação Cósmica oferece ao relacionar os domínios da experiência humana, abordando os feitos que permitiram o progresso da humanidade e a adaptação do homem ao tempo e ao espaço, incentiva, então, a exploração transversal e criativa de todas as áreas que compõem o currículo neste segmento.

O programa é complementado com o uso de diferentes linguagens, bem como com um acervo literário e de consulta que permite que cada criança busque sua melhor forma de expressão, sendo importante a participação da família para cultivar o gosto pela cultura, pelo esporte, pela arte.

Todo material utilizado em uma escola Montessori é cuidadosamente analisado para que seja inserido de acordo com os pressupostos metodológicos do Sistema Montessori, favorecendo a aquisição de conhecimentos e o estabelecimento da iniciativa e da autoconstrução. Apoia-se no conceito de Educação para a Paz, no qual o conhecimento está à serviço do homem para concretizar melhores condições de vida sob todos os aspectos.

Nutrir a curiosidade natural da criança em qualquer segmento, oportunizando sempre as descobertas, é a estratégia Montessoriana para formar adultos que buscarão novos conhecimentos, aperfeiçoando-se por toda a vida.

No método Montessori, as experiências concretas apoiam a construção dos conceitos abstratos e muitas atividades são realizadas com o uso de material que constitui o acervo Montessori, o qual a Drª Montessori denomina de “materiais de desenvolvimento” e, por vezes, de “abstrações materializadas”.

O registro das atividades pode acontecer em um folheto, um desenho ou um texto, mas a atividade também pode ser realizada apenas com o material concreto.

É interessante que os pais participem das oficinas Montessori, das palestras, oferecidas pela escola e das atividades do projeto “O alegre observador” para conhecerem os materiais e entenderem a dinâmica do processo de construção do conhecimento das crianças com a utilização desse acervo.