28 de novembro 2019

Currículo e Atividades

A Aldeia Montessori oferece uma tradicional educação Montessori, que incide sobre o desenvolvimento da criança como um todo.

A educação Montessori é caracterizada:

– por um ambiente preparado para a aprendizagem, sendo estimulante e responsivo.
– por atividades de aprendizagem dinâmicas e autodirigidas.
– pelo trabalho dos sentidos para aguçar a curiosidade e a percepção dos detalhes que desenvolvem o potencial humano.
– pelo trabalho das mãos a serviço da inteligência.
– pela motivação intrínseca, pela liberdade de escolha e pelo estímulo ao desenvolvimento da responsabilidade.
– por classes de idades mistas, o que realça a cooperação e colaboração, definindo uma comunidade.
– por professores treinados nas práticas pedagógicas do Sistema Montessori, capazes de realizar as intervenções apropriadas e necessárias para cada criança.

O ambiente tem por objetivo deixar sobressair a ordem e a independência, combinando o movimento autônomo com a livre escolha e a concentração e desenvolvendo a responsabilidade que capacita um indivíduo para a liberdade.

A organização do ambiente escolar, pautada na ciência sob vários ângulos, privilegia o currículo, proporcionando atividades pessoais ou de grupo com vários momentos de interação que favorecem a troca de saberes entre as crianças.

Na Educação Infantil, são apresentadas lições na área sensorial, Matemática, Língua Portuguesa, das Artes em geral, de Conhecimento do Mundo e da Vida Prática, que engloba a psicomotricidade.

O desenvolvimento e as conquistas efetivadas em cada uma dessas áreas assentam as bases para uma transição bem-sucedida para o Ensino Fundamental, segmento em que o programa continua usando as técnicas e os materiais Montessori.

As atividades curriculares, realizadas individualmente, em duplas ou pequenos grupos, permitem uma aceleração ou um reforço, quando apropriado, em qualquer segmento.

Os estudos, no Ensino Fundamental, envolvem ações de investigação orientada.

O programa é complementado com o uso de diferentes linguagens, bem como com um acervo literário e de consulta que permite que cada criança busque sua melhor forma de expressão, sendo importante a participação da família para cultivar o gosto pela cultura, pelo esporte, pela arte.

A abordagem curricular parte da visão global que a Visão Cósmica oferece e relaciona todos os domínios da experiência humana, incentivando a exploração criativa e as habilidades nas áreas da leitura, escrita e Matemática em um trabalho interdisciplinar a partir do eixo da Educação Cósmica, que aborda o estudo das Ciências, da Geografia e da História. Essa abordagem permite o uso da Língua Portuguesa e da Matemática com significado.

A Educação Cósmica é desenvolvida no Ensino Fundamental a partir das fábulas montessorianas que contam a história da formação do Universo, da evolução da vida, da chegada do homem a Terra, da humanidade. Nesse aspecto são abordados os feitos que permitiram o progresso da humanidade e a adaptação do homem ao tempo e ao espaço.

Todo material utilizado em uma escola Montessori é cuidadosamente analisado para que seja inserido de acordo com os pressupostos metodológicos do Sistema Montessori, favorecendo a aquisição de conhecimentos e o estabelecimento da iniciativa e da autoconstrução. Apoia-se no conceito de Educação para a Paz, no qual o conhecimento está
a serviço do homem para concretizar melhores condições de vida sob todos os aspectos.

Nutrir a curiosidade natural da criança em qualquer segmento, oportunizando sempre as descobertas, é a estratégia Montessoriana para formar adultos que buscarão novos conhecimentos, aperfeiçoando-se por toda a vida.

No método Montessori, as experiências concretas apoiam a construção dos conceitos abstratos, e muitas atividades são realizadas com o uso de material que constitui o acervo Montessori, o qual a Dra. Montessori denomina de “abstrações materializadas”.

O registro das atividades pode acontecer em um folheto, um desenho ou um texto, mas a atividade também pode ser realizada apenas com o material concreto.

É interessante que os pais participem das oficinas Montessori, das palestras oferecidas pela escola, do projeto “O alegre observador” para conhecerem os materiais e entenderem a dinâmica do processo de construção do conhecimento das crianças com a utilização desse acervo.