28 de novembro 2019

Atividades Paralelas à Rotina de Classe

Com movimentação e objetivos específicos, realizamos sistematicamente algumas atividades que integram o Currículo Regular.

• Comemorações de Aniversário na Escola

O aniversário do seu filho é único e especial, e nós desfrutamos do partilhar dessa importante ocasião.

A comemoração do aniversário é realizada à maneira Montessori, com técnicas e estratégias particulares do Sistema Montessori e que são parte integrante do currículo e da construção do conhecimento – uma celebração da vida!

No início do mês de aniversário da criança, um envelope será enviado para casa contendo páginas que representam cada ano de vida dela. Em cada página, por favor, anexe uma fotografia e um breve relato sobre o fato (uma foto de quando chegou da maternidade ou do primeiro banho, ou de quando começou a andar, da sua primeira viagem, uma foto com amigos queridos, com aquele brinquedo favorito, um registro da vida em família – evite a tradicional foto da festa do aniversário…).

Depois, envie todo o material para a escola até um dia antes do aniversário. Sua história será contada para todos os colegas logo na linha inicial do dia, pelos pais de preferência, mas também pode ser contada pela professora.

Todos participarão nessa celebração. Uma vela será acesa e colocada ao centro, em um exercício de linha, para representar o Sol, e a sua volta o nome dos 12 meses. A criança manterá um globo terrestre em suas mãos e iniciará seu caminhar em torno do Sol a partir do mês do seu nascimento. Ao completar cada volta, para e então são contados os fatos que marcaram aquele ano de sua vida. As fotos e a pequena biografia enviadas pelos pais serão exibidas no mural da sala de aula e voltarão para casa na semana seguinte.

Um dia especial pensado só para seu filho e sua história sendo contada para toda a classe são os verdadeiros presentes dos quais ele certamente lembrará por toda a vida. Assim, como forma de agradecimento, é a criança aniversariante quem se preocupa em trazer um presente para sua sala no dia do seu aniversário: uma bonita caixa, um CD de música clássica ou para relaxamento, mimosas cestinhas ou uma bandeja para a área da Vida Prática, um livro de histórias para o canto de leitura com curiosidades que as crianças tanto gostam um quadro com reprodução da obra um pintor reconhecido, sobre a Natureza, locais significativos para as crianças (monumentos), um material confeccionado pela família (se esta for sua escolha, peça orientação a professora da classe), um enfeite para a classe.

Não é recomendável que o presente seja um brinquedo, jogo ou similar, pois eles não são inseridos no ambiente da escolaridade.

Acentuamos que não importa o valor comercial — o que importa é o valor do significado de “presentear” a classe e seus amigos. É uma das formas de aprender a agradecer e marcar, com pequenas lembranças, os momentos importantes da vida! Avisando antecipadamente o orientador, você poderá também enviar um lanche especial para a comemoração do aniversário do seu filho. É importante que todos os itens cheguem com a criança no horário de entrada.

O Lanche Especial

– Um bolo caseiro, que dê para cerca de 50 fatias, deve vir assado, recheado e com cobertura; apenas os confeitos são enviados para serem colocados pelo aniversariante e seus colegas.

– Massa de brigadeiro (para 60 docinhos) ou qualquer outro docinho, para enrolar, granulado ou similar, e forminhas e margarina para untar as mãos.

– A bebida será servida pela escola, que oferecerá o suco de fruta natural do dia ou mate.

– Não distribuiremos “saquinhos surpresa” ou convites para casa.

Solicitamos que não enviem presentes ao aniversariante. Em uma festa de aniversário à maneira Montessori, é o aniversariante quem presenteia a sala e os amigos com um objeto que será usufruído por todos.

A participação da família será sempre na linha da vida (8h30, pela manhã, e 14h, à tarde) para contar a história da vida de seu filho e participar dessa linda celebração.

Os pais poderão filmar fotografar, e, no final, retornar a sua casa ou ao trabalho, deixando que seu filho termine normalmente seu dia escolar. Mais tarde, o lanche será partilhado com todos os amigos da classe.

  • No Ensino Fundamental

Logo no horário de entrada, um bolo de tamanho médio (todo pronto) e uma linda vela poderão chegar com a criança, pois no final da sua história toda a classe cantará “Parabéns”. Entretanto, o bolo só será cortado quando se iniciar a movimentação do lanche, onde o aniversariante servirá, a cada um, uma fatia do bolo para lanchar.

Se desejarem, o pai e a mãe do aniversariante poderão participar da linha inicial, por volta das 7h30 pela manhã ou 13h15 à tarde, participando da celebração na história da vida de seu filho sendo contada aos outros colegas e cantando “Parabéns”. A comemoração é muito rápida, em torno de 30 minutos, e os pais poderão filmar, fotografar e, no final, retornar a sua casa ou ao trabalho, deixando que seu filho termine normalmente seu dia escolar.

• Aniversários Fora da Escola

Quando pensamos numa regra, nós o fazemos para o bem coletivo. Essa é uma das mais importantes tarefas da escola: possibilitar que cada criança aprenda a viver em sociedade.

Então, pela vivência de vários anos optamos:

1. Com relação à saída para comemorações de aniversário diretamente da escola, no caso de a criança sair com outra pessoa que não seu responsável, a autorização de saída deverá vir registrada na agenda.
2. Como os estudantes não estarão oficialmente acompanhados por seus professores, e por não se tratar de uma atividade sob a gerência da Escola, solicitamos que as crianças não estejam uniformizadas, pois essa não é uma atividade escolar.
3. Convites para aniversários fora da escola só serão distribuídos pelas professoras via agenda se forem enviados para todas as crianças da classe. No caso de escolhas restritivas, a escola não se responsabilizará por entregas de convites, cabendo a cada família que o faça por meios próprios.
4. Presentes de amigos convidados para festas fora da escola e para serem entregues a aniversariantes não são aceitos. A escola reserva-se o direito de não assumir essa responsabilidade, uma vez que já são bastantes as de sua competência.

• Aulas-Passeio

São atividades programadas para o enriquecimento do trabalho realizado em classe, atendendo às necessidades específicas de cada agrupamento, de caráter complementar ao currículo de importância para a construção do conhecimento.

Como é feita a contratação de serviços especializados de transporte, bem como o guia e o local visitado podem cobrar ingresso, as despesas por aluno ficam a cargo da família.

As crianças que não participam da atividade não são atendidas nesse dia no horário da escolaridade, pois os profissionais da classe estarão envolvidos com a aula passeio. O atendimento nesse dia restringe-se ao horário estendido, já que a atividade escolar será desenvolvida na Aula-Passeio.

• Cesta das Flores

Uma vez por semana, é escolhida, em cada classe, uma criança encarregada de trazer flores para enfeitar a sala. As flores enviadas devem ser as que colocamos nas jarras. Essa é uma atividade interdisciplinar que envolve o estudo de Botânica, lições de Vocabulário, Matemática, Vida Prática e relações sociais. Todos ficam esperando pela flor que traz o amigo, e este mostra-se feliz por apresentá-la ao grupo. A atividade é iniciada no princípio do período letivo pela professora que a demonstra para as crianças, numa reunião do grupo. Uma vivência preciosa para a criança!

• Cuidando do meu Vasinho

No início do ano, cada amigo traz para sua classe um vaso com uma plantinha que ficará sob seus cuidados.

Devem ser escolhidas plantas diversas com diferentes tipos de folhas, de diversos tamanhos, com ou sem flores.

Devem ser evitados os cactos (por oferecerem risco ao serem tocados). Sugerimos plantas que gostem de ambientes internos (antúrio, pau-d’água, rosa de pedra, palmeirinha, ráfia, dracena, begônia, peperômia, lírio da paz, columeia peixinho).

Vale uma visita a um horto com as crianças para escolherem seu vasinho (lembre-se de enviar o pratinho para proteger a plantinha nas regas).

• Cozinha Experimental

Essa atividade é realizada em cada classe mensalmente, oportunizando inúmeras experiências para as crianças, exceto quando os eventos programados para o mês não forem adequados à realização da atividade Cozinha experimental, nos critérios da escola.

Um cardápio é escolhido pelo grupo, levando em consideração as habilidades motoras, socioafetivas e cognitivas a serem desenvolvidas e o trabalho de educação alimentar, por vezes relacionado com algum tema enfocado na classe.

Os ingredientes são divididos no grupo, uma comunicação é enviada para casa informando à família o que a criança deve levar no dia combinado.

No dia combinado, cada ingrediente é analisado sob os mais diversos ângulos: sensorial, vocabulário, origem, conhecimento matemático (peso, custo, unidade para a compra), entre outros.

As tarefas são analisadas e distribuídas pelo grupo, todos colaboram para a execução do cardápio, a organização do ambiente para o lanche e depois dispõem a mesa e servem o lanche preparado.

Reunidos, curtem o prazer de saborear o que prepararam e a satisfação de ter colaborado com seu trabalho para a alegria e o bem-estar do grupo.

• Dia de Novidade

Sistematicamente, às segundas-feiras, algumas crianças serão convidadas a trazer uma novidade muito interessante para mostrar e contar para os amigos. Nesse dia, a criança apresenta uma breve informação e tem a oportunidade de responder a perguntas que partem de outras crianças. Essa atividade será realizada em todas as classes a partir do Nido II.

Para orientação dos pais: algumas ideias para auxiliar seu filho podem incluir livros, postais, espécimes da natureza, objetos provenientes de outros estados ou países visitados, bem como qualquer peça artesanal feita por alguém da família. Objetos que despertam o interesse das crianças e nutrem a curiosidade, ampliando a cultura. Em casa, converse com seu filho sobre a novidade que ele levará à escola, ajudando-o a posicionar-se quanto a algumas informações que poderá dar para os amigos.

O objeto levado pela criança ficará durante a semana exposto na mesa de observação da classe e será levado para casa na sexta-feira da mesma semana.