23 de abril 2020

Agrupada III, A (6 anos)

Agrupada III, Nível A (6 anos)

(*) data de corte 31 de março do ano letivo em curso

I- Educação socioemocional:

Manter comportamento predominantemente estável;

Mostrar-se seguro no ambiente escolar;

Escolher seu próprio trabalho;

Levar a termo o que inicia;

Perceber os espaços escolares da classe, oficinas de artes e de inglês como um espaço de trabalho;

Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem;

Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha;

Zelar por seus objetos pessoais;

Zelar pelo material coletivo;

Usar com propriedade regras de cortesia;

Tratar com cortesia crianças e adultos;

Rever seu ponto de vista;

Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.);

Acatar as regras do grupo;

Cumprir suas responsabilidades nas rotinas escolares (tarefas da classe e de casa, projeto de leitura, rotinas do dia, trocas etc.), organizando-se quanto ás rotinas com autonomia compatível com a faixa etária;

Perceber a importância de sua atuação em seu desenvolvimento pessoal;

Usar tom de voz adequado nos diferentes ambientes sociais;

Perceber a importância da higiene e da estética em sua apresentação pessoal;

Movimentar-se no ambiente interno com harmonia dos movimentos;

Movimentar-se no ambiente externo com destreza dos movimentos;

Movimentar-se apropriadamente nos diferentes ambientes sociais;

Conhecer e utilizar apropriadamente as etapas das rotinas do dia;

Fazer uso adequado do banheiro, com a supervisão do adulto e crescente autonomia;

Utilizar ordenadamente os diferentes recursos do ambiente: materiais, instrumentos;

Fazer pequenas arrumações demonstrando entender e aplicar o conceito de ordem: materiais, mochila, bolseira;

Realizar com independência apropriada à faixa etária as atividades desenvolvidas no ambiente escolar (escolher seu trabalho e levá-lo a termo, alimentar-se, vestir-se e despir-se, guardar o material que utiliza e pedir ajuda quando necessário); 

Responsabilizar-se pela guarda do seu material escolar, mantendo-o organizado.

II- Linguagens:

1)Língua Portuguesa

 Linguagem oral:

a) Falando:

Utilizar de forma apropriada o vocabulário trabalhado nas diferentes áreas para expressar seus desejos, vontades, dar informação etc;

Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.);

Falar de determinado assunto com lógica de pensamento, mantendo o foco no tema principal;

Usar apropriadamente o contato visual, a expressividade e a entonação;

Falar com clareza, usando estrutura correta das frases do discurso;

Empregar a concordância de gênero e de número.

 b) Ouvindo:

Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário;

Ouvir a ideia do outro e expressar suas próprias ideias sobre a questão com propriedade;

Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e o comportamento adequado;

Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor;

Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

Linguagem escrita:

Leitura:

a) Construindo a decodificação da escrita:

Identificar rimas nas palavras, poesias e canções;

Fazer suas próprias rimas;

Usar letras e sons em relação à fonética;

Usar de forma significativa desenhos, fotos e estruturas das frases;

Fazer o reconhecimento rápido de palavras comuns (leitura incidental);

Ler palavras fonéticas e palavras usuais com dígrafos e encontros consonantais;

Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização;

Aplicar estratégias de autocorreção na leitura;

Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas;

Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia;

Identificar e reproduzir em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. 

b) Compreensão:

Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade;

Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam;

Fazer ou confirmar predições sobre o contexto de uma história baseado no título ou nas ilustrações;

Entender diferenças entre ficção e não ficção;

Identificar e entender a ideia central de uma história;

Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos;

Detalhar fatos de uma história usando os elementos de um problema, características e soluções;

Relacionar fatos à ideia principal nos textos de não ficção e utilizá-los para construir uma informação;

Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor;

Comparar histórias em aspectos similares, nas diferentes culturas;

Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos;

Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias);

Ler e compreender, em situações de leituras compartilhadas, fotolegendas em notícias, manchetes e notícias, álbum de fotos digital, notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto;

Ler e compreender, em situações de leitura compartilhada, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto;

Ler e compreender,em situações de leitura compartilhada, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

c) Envolvimento com a leitura:

Começar a desenvolver uma apreciação pessoal sobre a leitura, elegendo autores favoritos, estilos favoritos etc;

Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais; 

Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses;

Começar a selecionar os livros para ler, incluindo os de ficção e os de não ficção. 

Escrita:

a) Construindo a escrita:

Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças;

Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página;

Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos;

Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais;

Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, par5 palavras) com sua representação escrita;

Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais;

Escrever palavras fonéticas;

Fazer listas dada uma classificação;

Fazer lista mediante classificação própria e justificar o critério escolhido;

Escrever frases simples;

Organizar as ideias para escrever;

Expressar ideias usando a escrita criativa, escrevendo em pequenos tópicos;

Desenvolver atividades que envolvam a escrita por iniciativa própria, utilizando-a como instrumento de comunicação;

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética;

Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

 b) Convenções da escrita:

Fazer uso correto das maiúsculas e das minúsculas nos substantivos próprios e no início das frases;

Usar o ponto-final e o ponto de interrogação apropriadamente;

Utilizar a letra maiúscula com caligrafia adequada, posicionando-a na linha (pauta).

c) Caligrafia:

Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco;

Utilizar corretamente os espaços para escrever na pauta;

Utilizar movimentação correta para a escrita das letras;

Escrever com clareza e legibilidade.

d) Correção ortográfica e aspectos notacionais:

Registrar de forma correta a relação fonema – grafema (sons fonéticos);

Identificar todos os sons que compõem uma palavra fonética, relacionando-os aos grafemas;

Escrever de forma ortográfica palavras com sons fonéticos.

e) Produção textual 

Conhecer as diferentes funções e perceber os efeitos de sentidos provocados nos textos pelo uso de sinais de pontuação (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação);

Conhecer a acentuação gráfica de palavras usuais (acento agudo, circunflexo e til);

Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação;

Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação;

Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto;

Planejar e produzir bilhetes em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto;

Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana;

Identificar em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto, tendo como apoio a caixa de diferentes portadores de textos e a caixa de diferentes tipos de textos;

Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto;

Identificar e reproduzir, em enunciados de tarefas escolares, diagramas, entrevistas, curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais (Macroestrutura dos textos);

f) Gramática como ajuda à leitura:

Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras;

Perceber o funcionamento das flexões (número, gênero), concordância nominal e verbal em frases simples;

– Família do nome, caixas gramaticais do substantivo e do adjetivo, caixa de substantivos /adjetivos ,para concordância nominal, particularidades do substantivo (flexão em gênero e número);

Conhecer e perceber os efeitos de sentido das palavras decorrentes de fenômenos léxico-semânticos, tais como aumentativo/diminutivo; sinonímia;

– Particularidades do substantivo, flexão em grau, sinônimos e antônimos usuais;

– Família do verbo caixa gramatical do verbo.

2) Arte

Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades;

Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações;

Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte;

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte;

Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística;

Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes;

Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material.

a)Artes visuais 

Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético;

Conhecer alguns artistas representativos da linha da história da arte e suas obras mais significativas;

Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diferentes linguagens artísticas: pintura, escultura, mosaico, etc;

Caracterizar e experimentar diferentes matrizes estéticas e culturais;

Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas;

Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, etc) nos processos de criação artística.

b)Música 

Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana;

Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical;

Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados; 

Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional; 

Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.

3) Educação Física

Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual;

Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo; 

Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença;

Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia, reconhecendo e respeitando as diferenças;

Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes;

Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam;

Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos;

Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde;

Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo;

Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas;

Participar de brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional;

Conhecer e praticar algumas danças do contexto comunitário e regional do Brasil e do mundo, das diferentes culturas que formam as nossas raízes.

III – Matemática

Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho; 

Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo; 

Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções;

Utilizar processos e ferramentas matemáticas, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados; 

Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna;

Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

a) Conceito de número e sistema de numeração :

Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação;

Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros;

Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica;

Identificar, ler, escrever e ordenar os números pelo menos até 100;

Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo;

Identificar as unidades, as dezenas e as centenas nos números, utilizando o material dourado e o quadro valor de lugar;

Identificar a posição ordinal dos objetos, nomeando-os até o “décimo”;

Identificar pares e ímpares;

Comparar números usando <, > e =.

Comparar quantidades usando ≠ e ≈.

Compor e decompor os numerais até 1.000, utilizando o material dourado.

b) Memorizações:

Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas;

Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos;

Identificar os elementos ausentes em sequências de números naturais, objetos ou figuras;

Contar de 2 em 2, de 10 em 10, de 100 em 100 (com o apoio das placas do 100);

Agrupar uma quantidade de diferentes formas;

Fazer algumas estimativas.

 c) Grandes operações:

Realizar, com o apoio do material dourado, adições estáticas ou dinâmicas com grandes números;

Fazer o registro apropriado das adições e das subtrações estáticas com total ou minuendo até 99.

d) Espaço e forma:

Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, losango;

Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos;

Identificar sólidos geométricos: cubo, prisma, cilindro, pirâmide, esfera, ovóide, elipsóide, cone;

Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico;

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e dimensões.

e) Medidas:

Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano;

Identificar horas exatas e meias horas;

Entender o conceito de calendário, dias, meses e ano;

Identificar a semana e os dias da semana;

Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos;

Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários;

Identificar o metro como medida linear;

Identificar o litro como medida de capacidade;

Identificar o grama / quilo como medida de massa;

Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.

f) Gráficos:

Interpretar gráficos simples;

Construir, por meio de desenho, um gráfico de barras;

Coletar dados para construir um gráfico de barras.

 g) Solução de situações-problema:

Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais;

Identificar a questão para resolver um problema;

Usar a operação matemática apropriada para resolver o problema;

Registrar corretamente a sentença matemática que represente a operação escolhida para cada caso.

IV- Ciências da Natureza:

Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico;

Compreender alguns conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança para expor e defender suas ideias diante de um fato cientifico;

Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza;

Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista com respeito a opinião do outro e com comportamento ético;

Utilizar diferentes linguagens para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de significativa e ética;

Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza;

Apresentar conduta curiosa diante de uma “investigação” científica simples;

Indagar para obter uma informação;

Realizar uma observação para obter uma informação ou comprovar uma hipótese;

Fazer registro do que observa por meio de desenho ou de escrita;

Fazer espontaneamente coletas e análises para comparar, classificar ou comprovar;

Falar ou escrever sobre suas descobertas científicas;

Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente; 

Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções;

Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde;

Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da sua valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças;

Identificar plantas e animais;

Identificar que as plantas ajudam em seu desenvolvimento;

Conhecer o uso das palavras na vida prática: alimentos, remédios, móveis etc;

Identificar horta, pomar e jardim;

Identificar as necessidades das plantas: luz, calor, ar e água;

Identificar e nomear as partes do vegetal completo;

Identificar e descrever o ciclo da vida de alguns animais;

Identificar características comuns em um grupo de animais;

Identificar algumas necessidades dos animais quanto a espaço, temperatura apropriada, alimento, ar, hábitos de reprodução;

Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos;

Começar a perceber a inter-relação entre os seres vivos — cadeia alimentar;

Classificar: animais e vegetais, animais vertebrados e invertebrados, animais vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos;

Reconhecer que a vida na Terra começou há milhões e milhões de anos;

Identificar alguns minerais: água, sal, rocha, ouro, pedras preciosas etc;

Conhecer o ciclo da água;

Identificar o Sol como fonte de luz e de calor para a Terra e que ele é importante para a vida terrestre;

Identificar o Sol como uma estrela que nos dá luz e calor;

 Investigar sobre a eletricidade ou outras formas de energia;

Reconhecer que o ímã atrai alguns objetos, mas não atrai outros.

V- Ciências Humanas 

Conhecer acontecimentos históricos, culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para construir conceitos e juízo de valores;

Construir o conceito de tempo e de espaço histórico e geográfico relacionando acontecimentos e processos de transformação da vida do homem, (Linha da evolução do homem);

Questionar e levantar, hipóteses: argumentos em relação a contextos históricos específicos, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito;

Conhecer como as diferentes culturas resolveram sua adaptação ao tempo e espaço geográfico,a partir das necessidades fundamentais do homem para construir princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários (Linha da evolução do homem, nomenclaturas classificadas dos períodos históricos, nomenclaturas classificadas das civilizações, linhas do tempo diversas ,outros materiais de apoio);

Conhecer o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade com as diferentes populações, para formar juízo de valores;

Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos;

Reconhecer que os dias e as noites acontecem em função dos movimentos da Terra e da sua posição em relação ao Sol;

Reconhecer que a Terra é um dos planetas que orbita o Sol e que a Lua orbita a Terra;

Conhecer os movimentos de rotação e de translação;

Conhecer as estações do ano;

Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente;

Investigar sobre as fases da Lua;

Investigar as relações da Terra com o Sol e com a Lua;

Identificar as terras e as águas;

Identificar os contrastes geográficos;

Identificar os continentes e os oceanos;

Localizar o Brasil na América do Sul;

Localizar a América do Sul no planisfério ou no globo terrestre;

Localizar-se de forma geográfica, confeccionando o próprio mapa, maquete ou similar;

Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência;

Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares;

Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares;

Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço comum, público, para o lazer e outras situações de encontro;

Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade (Linha da Vida, comemoração dos aniversários à maneira Montessori, árvore genealógica);

Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços;

Entender a organização da família e da escola;

Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar;

Conhecer os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade, construído a proatividade;

Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares;

Identificar meios de transportes aéreos, marítimos e terrestres;

Identificar meios de transportes antigos e modernos;

Identificar vestuários antigo e atual;

Entender similaridades e diferenças entre algumas culturas.

VI – Educação para a Paz

Construir a noção de pertencimento como cidadão do mundo;

Entender as similaridades que interligam todos os humanos a partir do conceito de necessidades fundamentais do homem;

Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos;

Compreender, valorizar e respeitar as manifestações das diferentes culturas, suas crenças filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios;

Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida;

Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver.