Agrupada II, C (5 anos)
Agrupada II, nível C (5 anos)
(*) data de corte 31 de março do ano letivo em curso
Estratégias: No ambiente preparado, desenvolver atividades de livre escolha ou propostas pelo educador evidenciando o brincar, o conviver, o participar. O explorar, o expressar-se, o conhecer-se; concretizando, desta forma, o protagonismo no seu processo de autoeducação.
.
I-Campo de experiência: A construção da identidade: O Eu, o Outro e o Nós.
a)Aspectos sócio emocionais:
Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Dirigir-se a sua classe à chegada com independência.
Manter comportamento predominantemente estável.
Mostrar-se seguro no ambiente escolar.
Escolher seu próprio trabalho com iniciativa.
Manter a concentração para concluir uma atividade.
Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha.
Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
Compartilhar.
Colaborar.
Ajudar quem precisa.
Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Usar seu material de uso pessoal de forma adequada.
Usar o material da classe de forma adequada.
Apresentar capricho para guardar seu material de uso pessoal adequadamente após o uso, mantendo-o ordenado.
Guardar o material de desenvolvimento após o uso na estante.
Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação e cortesia.
Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos através do diálogo.
Mostrar-se gentil, empregando apropriadamente algumas regras de cortesia (esperar sua vez, cumprimentar ao chegar e ao sair, usar obrigada e por favor, desculpar-se, usar adequadamente o lenço para assoar o nariz, esperar sua vez).
Apresentar boas maneiras nos diferentes espaços da escola e nos espaços sociais em geral. (Evitar correrias em espaços inadequados, evitar gritarias em espaços inadequados).
Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Apresentar-se de maneira apropriada (penteado, limpo e arrumado) demonstrando começar a perceber a importância da higiene para o bem estar pessoal.
Cumprir algumas regras /combinados – conversar para resolver um conflito, ceder a vez para o amigo ir para o quintal ou para a oficina.
Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
II – Campo de experiência: A construção do movimento, meu corpo, o espaço e os outros
- Aspectos senso moto perceptivos
Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
Movimentar-se no ambiente interno com harmonia dos movimentos.
Movimentar-se no ambiente externo com destreza dos movimentos.
Movimentar-se apropriadamente nos diferentes ambientes sociais.
Recortar com precisão linhas finas: retas, sinuosas e quebradas.
Executar com precisão recortes externos.
Executar com precisão recortes internos.
Executar com precisão recortes de figuras em revistas.
Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e outras situações do cotidiano.
Ordenar segundo uma gradação os diferentes estímulos sensoriais (dimensões, texturas, báricos, olfativos, visuais e gustativos).
Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
b) Aspectos da Vida Prática:
Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.
Conhecer e utilizar apropriadamente as etapas das rotinas do dia.
Fazer uso adequado do banheiro, com alguma independência.
Utilizar ordenadamente os diferentes recursos do ambiente: materiais e instrumentos.
Fazer pequenas arrumações demonstrando entender e aplicar o conceito de ordem: materiais, mochila, bolseira.
Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Realizar com independência apropriada à faixa etária as atividades desenvolvidas no ambiente escolar (escolher seu trabalho e levá-lo a termo, alimentar-se, vestir-se e despir-se, guardar o material que utiliza e pedir ajuda quando necessário).
Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
III – Campo de experiência: A construção da linguagem, escuta, diálogos, formas e traços:
Linguagem oral:
a) Falando:
Utilizar de forma apropriada o vocabulário trabalhado nas diferentes áreas para expressar seus desejos, vontades, dar informação etc.
Falar de determinado assunto com lógica de pensamento, mantendo o foco no tema principal.
Usar apropriadamente o contato visual, a expressividade e a entonação.
Falar com clareza, usando estrutura correta das frases do discurso.
Empregar a concordância de gênero e número.
b) Ouvindo
Ouvir a idéia do outro e expressar suas próprias idéias sobre a questão com propriedade.
Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e comportamento adequado.
Linguagem escrita
a) Construindo a escrita
Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
Escrever palavras fonéticas com apoio do material de desenvolvimento / sem apoio do material de desenvolvimento.
Fazer lista dada uma classificação.
Fazer lista mediante classificação própria e justificar o critério escolhido.
Escrever frases simples.
Organizar as ideias para escrever.
Expressar ideias usando a escrita criativa, escrevendo em pequenos tópicos.
Desenvolver atividades que envolvem a escrita por iniciativa própria iniciando-se no uso da mesma como instrumento de comunicação.
Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.
b) Convenções da escrita
Fazer uso correto da maiúscula e das minúsculas nos substantivos próprios e no início das frases.
Usar o ponto final e o ponto de interrogação apropriadamente.
Utilizar a letra maiúscula com caligrafia adequada posicionando-a na linha (pauta).
c) Caligrafia
Utilizar corretamente os espaços para escrever na pauta.
Utilizar movimentação correta para a escrita das letras.
Escrever com clareza e legibilidade.
d) Correção ortográfica:
Registra de forma correta a relação fonema – grafema (sons fonéticos).
Identificar todos os sons que compõem uma palavra fonética, relacionando-os aos grafemas.
Escrever de forma ortográfica palavras com sons fonéticos.
Escrever palavras fonéticas.
Fazer lista dada uma classificação.
Fazer lista mediante classificação própria e justificar o critério escolhido.
Escrever frases simples.
Organizar as idéias para escrever.
Expressar idéias usando a escrita criativa, escrevendo em pequenos tópicos.
Desenvolver atividades que envolvem a escrita por iniciativa própria iniciando-se no uso da mesma como instrumento de comunicação.
Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
b) Convenções da escrita
Fazer uso correto da maiúscula e das minúsculas nos substantivos próprios e no início das frases.
Usar o ponto final e o ponto de interrogação apropriadamente.
Utilizar a letra maiúscula com caligrafia adequada posicionando-a na linha (pauta).
Leitura:
a) Construindo a decodificação da escrita:
Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
Usar letras e sons em relação fonética.
Usar de forma significativa desenhos, fotos e estruturas das frases.
Aplicar estratégias de auto correção na leitura.
Identificar rimas nas palavras, poesias e canções.
Fazer suas próprias rimas. Fazer o reconhecimento rápido de palavras comuns (leitura incidental).
Ler palavras fonéticas.
b) Compreensão:
Fazer ou confirmar predicações sobre o contexto de uma história baseado no título ou nas ilustrações.
Entender diferenças entre ficção e não ficção.
Identificar e entender a idéia central de uma história.
Detalhar fatos de uma história usando os elementos de um problema, características e soluções.
Relacionar fatos a idéia principal nos textos de não ficção e utilizá-los para construir uma informação.
Comparar histórias em aspectos similares, nas diferentes culturas.
c) Envolvimento com a leitura:
Começar a desenvolver uma apreciação pessoal sobre a leitura, elegendo autores favoritos, estilos favoritos etc.
Começa a selecionar os livros para ler, incluindo os de ficção e os de não ficção.
Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc).
IV- Campo de experiências: A construção da mente matemática, quantidades, espaços, tempo, relações e transformações.
a)Conceito de número
Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
Identificar, ler escrever e ordenar os números usando como apoio o material de desenvolvimento: (material dourado, tábuas de Seguin, visão de conjunto, tábua dos 100 etc)
Identificar a hierarquia no sistema decimal utilizando o material dourado e o quadro valor de lugar.
Identificar pares e ímpares.
Comparar números usando <, > e =.
Comparar quantidades usando ≠ ≈
Compor e decompor os numerais, utilizando o material dourado.
b) Memorizações
Conhecer os fatos básicos da adição e subtração.
Contar de 2 em 2, de 10 em 10, de 100 em 100 (com o apoio das placas do 10 ou do 100).
Agrupar uma quantidade de diferentes formas.
Fazer algumas estimativas.
c) Grandes operações
Fazer o registro apropriado das adições e das subtrações estáticas com total ou minuendo até 99.
d) Espaço e forma
Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, losango.
Identificar sólidos geométricos: cubo, prisma, cilindro, pirâmide, esfera, ovóide, elipsóide, cone.
e) Medidas
Realizar manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), na vida prática e usando diferentes suportes.
Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.
Tendo como apoio o material de desenvolvimento:
Identificar horas exatas e meias horas.
Entende o conceito de calendário, dias meses e ano.
Identificar a semana e os dias da semana.
Identificar o metro como medida linear.
Identificar o litro como medida de capacidade.
Identificar o grama / quilo como medida de massa.
Identificar alguma cédulas e moedas (Reais), entendendo os seus valores.
f) Gráficos
Interpretar gráficos simples.
g) Solução de situações problema
Identificar a questão para resolver um problema.
Usar a operação matemática apropriada para resolver o problema.
Registrar corretamente a sentença matemática que representa a operação escolhida para cada caso, usando a som ou a subtração estáticas.
IV- O Universo, a Terra e eu: a vida, a minha história, o nosso espaço e outros espaços.
Apresentar conduta curiosa diante de uma “investigação” científica simples.
Indagar para obter uma informação.
Realizar uma observação para obter uma informação ou comprovar uma hipótese.
Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
Fazer espontaneamente coletas e análises para comparar, classificar ou comprovar.
Fala ou escreve sobre suas descobertas científicas.
Fazer registro do que observa através de desenho ou escrita.
Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
Identifica o sol como uma estrela que nos dá luz e calor.
Reconhece que os dias e as noites acontecem em função dos movimentos da Terra e da sua posição em relação ao sol.
Reconhece que a Terra é um dos planetas que orbita o sol e que a Lua orbita a Terra.
Conhece os movimentos de rotação e o de translação.
Conhece as estações do ano.
Investiga sobre as fases da lua.
Investiga as relações da terra com o Sol e com a Lua.
Identifica plantas e animais.
Identifica que as plantas ajudam no seu desenvolvimento.
Conhece o uso das palavras na Vida Prática: alimentos, remédios, móveis, etc.
Identifica horta, pomar e jardim.
Identifica as necessidades das plantas: luz, calor, ar e água.
Identifica e nomeia as partes do vegetal completo.
Identifica e descreve o ciclo da vida de alguns animais.
Identifica características comuns num grupo de animais.
Identifica algumas necessidades dos animais quanto ao espaço, temperatura apropriada, alimento, ar, hábitos de reprodução.
Começa a perceber a inter-relação entre os seres vivos – cadeia alimentar.
Classificar: animais e vegetais, animais vertebrados e invertebrados, os animais vertebrados em peixe, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Reconhece que a vida na terra começou a milhões e milhões de anos.
Identifica alguns minerais: água, sal, rocha, ouro, pedra preciosas etc.
Conhece o ciclo da água.
Reconhece que o ímã atrai objetos, mas não atrai outros,
Identifica o sol como fonte de luz e calor para a Terra e que ele é importante para a vida na Terra.
Identifica as terras e as águas.
Identifica os contrastes geográficos.
Identifica os continentes e os oceanos,
Localiza o Brasil na América do Sul.
Localiza a América do Sul no planisfério ou no globo terrestre.
Localiza-se de forma geográfico, confeccionando o próprio mapa, maquete ou similar.
Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
Identifica dados de sua identidade: seu nome completo ,nome dos pais, Irmãos, avós e parentes próximos.
Sabe seu endereço e telefone.
Entende a organização da família e da escola.
Identifica meios de transportes aéreos, marítimos e terrestres.
Identificar meios de transportes antigos e modernos.
Identifica vestuário antigo e atual.
Entende similaridades e diferenças entre algumas culturas.
Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.