25 de abril 2020

Agrupada II, B (4 anos)

Agrupada II, nível B (4 anos)

(*)data de corte 31 de março do ano letivo em curso 

Estratégias: No ambiente preparado, desenvolver atividades de livre escolha ou propostas pelo educador evidenciando o brincar, o conviver, o participar.  o explorar, o expressar-se, o conhecer-se ; concretizando, desta forma, o protagonismo no seu processo de autoeducação

I-Campo de experiência: A construção da identidade: O Eu, o Outro e o Nós. 

 a) Aspectos sócio emocionais:

Agir, na maioria das situações, de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

Dirigir-se a sua classe à chegada com independência compatível com a faixa etária. 

Manter comportamento predominantemente estável. 

Mostrar-se seguro no ambiente escolar. 

Escolher seu próprio trabalho com iniciativa. 

Manter a concentração para concluir uma atividade. 

Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha. 

Usar seu material de uso pessoal de forma adequada.

Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. 

Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

Compartilhar.

Usar o material da classe de forma adequada. 

Guardar o material de desenvolvimento após o uso na estante.

Mostrar-se gentil, empregando apropriadamente algumas regras de cortesia (esperar sua vez, cumprimentar ao chegar e ao sair, usar obrigada e por favor, desculpar-se, usar adequadamente o lenço para assoar o nariz, esperar sua vez).

Apresentar boas maneiras nos diferentes espaços da escola e nos espaços sociais em geral. (Evitar correrias em espaços inadequados, evitar gritarias em espaços inadequados)

Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos. 

Cumprir algumas regras /combinados – conversar para resolver um conflito, ceder a vez para o amigo ir para o quintal ou para a oficina. 

Falar em tom de voz adequado ao ambiente. 

Escutar o interlocutor em atitude apropriada. 

Colaborar na execução das tarefas.

Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. 

Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação na comunidade escolar (sua classe).

II-Campo de experiência: A construção do movimento, meu corpo, o espaço e os outros espaços. 

a) Aspectos psicomotores

Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. 

Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. 

Movimentar-se no ambiente interno e externo com controle e destreza dos movimentos amplos. 

Subir e descer escadas apoiando-se no corrimão, com destreza. 

Sentar-se adequadamente no chão, numa cadeira, numa cadeira junto á mesas, num sofá, num banco. 

Amassar papéis de diferentes texturas usando a preensão digital. 

Apresentar algum refinamento da preensão digital. 

Rasgar papéis de diferentes texturas com alguma destreza. 

Apresentar coordenação viso motora adequada para fazer picote sobre linhas grossas. 

Recortar livremente papéis com diferentes texturas.

Apresentar controle viso motor para encaixar pinos de diferentes dimensões. 

Identificar os extremos contrastantes numa série, no material sensorial. 

Identificar no ambiente, com vocabulário apropriado alguns conceitos sensoriais (cor, dimensão, texturas, sabor, peso), relativos aos contrastes (grande /pequeno, grosso /fino, áspero/liso, doce/salgado,leve/pesado, quente /frio/morno/gelado, leve /pesado, macio/duro,alto/baixo, largo /estreito).

Identificar as cores primárias, as secundárias com nomenclatura apropriada no ambiente. 

Organizar segundo a gradação de tonalidades pelo menos três peças, no material. 

Comparar algumas peças de uma série sensorial entre si segundo uma gradação. 

Ordenar segundo uma gradação algumas peças de uma série sensorial, (dimensões, cores, texturas, peso, olfativos, auditivos, visuais e gustativos). 

Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

a)Aspectos da Vida Prática:

Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência. 

Conhecer e realizar apropriadamente as etapas das rotinas do dia. 

Estender e dobrar tapetes. 

Fazer uso adequado do banheiro, com o ajuda do adulto. 

Lavar as mãos após o uso do banheiro com ajuda do adulto. 

Escovar os dentes com apoio do adulto. 

Despir peças simples com independência.

Vestir-se com alguma ajuda do adulto. 

Descalçar-se com independência. 

Calçar-se com alguma ajuda do adulto. 

Pentear-se, com apoio do adulto. 

Fazer, com alguma adequação, pequenas arrumações a partir da demonstração do adulto: bolseira, mochila, materiais da classe. 

Dispor seu lugar á mesa para as atividades de alimentação. 

Servir-se utilizando concha, colher e pinça apropriada, evitando derramar. 

Apresentar boas maneiras à mesa (sentar-se adequadamente, evitar falar com a boca cheia, usar apropriadamente o guardanapo).

Deixar seu lugar limpo à mesa ao terminar sua refeição. 

Usar colher e garfo apropriadamente. 

Usar a faca com movimentação adequada. 

Encher seu copo com água no bebedouro sem derramar. 

Versar ou transpor sólidos sem derramar. 

Versar ou transpor líquidos sem derramar.

Dobrar: usando o material, tapetes, panos, peças de roupa simples. 

Conhecer a função dos objetos utilizados na conservação do ambiente,

Colaborar nas atividades de conservação do ambiente utilizando movimentação adequada. 

III-Campo de experiência: A construção da linguagem, escuta, diálogos, formas e traços:

Linguagem oral:

a) Falando:

Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas. 

Expressar-se livremente usando diferentes linguagens como: desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Utilizar com propriedade o vocabulário correto para identificar alguns elementos da realidade próxima e distante (animais selvagens, meios de transporte, peças do vestuário, mobiliário e objetos da casa, da escola, profissões).

Utilizar com propriedade o vocabulário trabalhado nas diferentes áreas para expressar seus desejos, vontades, dar informação etc. 

Falar de determinado assunto com lógica de pensamento, mantendo o foco no tema principal. 

Usar apropriadamente o contato visual. 

Falar com clareza.

Utilizar com adequação a estrutura do discurso para expressar-se. 

Utilizar períodos compostos. 

Empregar a concordância de gênero e número (substantivos e adjetivos).

b) Ouvindo

Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

Ouvir a idéia do outro e expressar suas próprias idéias com alguma propriedade. 

Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e comportamento adequado.  

Linguagem escrita:

Escrita: 

a)Desenvolvendo o grafismo:

Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Utiliza a rabiscação como prazer motor. 

Utilizar o grafismo com a intenção de representar fatos ou idéias, ainda sem formas definidas (realismo fortuito).

Começa a apresentar formas mais definidas no grafismo.

Representar a figura humana através do homenzinho girino. 

Apresentar o grafismo na etapa do realismo fortuito, atribuindo valores próprios aos seus desenhos. 

Utilizar o espaço da folha com algum sentido. 

b)Construindo a escrita

Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa. 

Usar a escrita espontânea em diferentes situações.

Conhecer a macroestrutura de um texto, utilizando os cartões de Metacognição (receita, poesia, carta, bula, narrativas etc).

Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

c) Preparação da mão para a escrita

Apresentar movimento leve do pulso. 

Utilizar o lápis com o movimento adequado de pega. 

Utilizar o material específico (encaixe do desenho) com controle de movimento apropriado para contorno simples.

c) Caligrafia

Reproduzir com movimentos amplos o traçado correto de alguns grafemas, utilizando diferentes estratégias (tabuleiro de areia, dedo molhado na tinta, etc).

Reproduzir em folha sem pauta, utilizando o lápis, o movimento correto para o registro de alguns fonemas.

Escrever seu prenome. 

Leitura:

a) Construindo a decodificação da escrita:

Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas. 

Explorar livremente as letras de lixa e os materiais da área de linguagem. 

Perceber sons iniciais em algumas palavras, pareando auditivamente palavras que começam com o mesmo som, no uso do material de desenvolvimento. 

Perceber sons finais em algumas palavras, pareando auditivamente palavras que terminam com o mesmo som, no uso do material de desenvolvimento. 

Relacionar alguns fonemas aos grafemas.

Demonstrar percepção auditiva para identificar rimas, pareando objetos (caminhão/avião).

Identificar as sílabas nas palavras ao realizar o jogo das palmas.  

b) Compreensão:

Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

Ouvir uma história e identificar o fato principal.

Identificar alguns personagens de uma história relacionando algumas de suas características. 

Fazer algumas predições sobre o contexto de uma história baseado em determinado fato (que será que vai acontecer agora?).

Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

c) Envolvimento com a leitura:

Começar a desenvolver uma apreciação pessoal sobre a literatura. 

Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba. 

Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. 

Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).  

III-Campo de experiências: A construção da mente matemática: quantidades, espaços, tempo, relações e transformações. 

a) Conceito de número

Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Identificar poucos e muitos. 

Utilizar com propriedade algumas estratégias de quantificação. 

Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. 

Identificar as quantidades até 9.

Identificar os numerais até 9.

Relacionar as quantidades aos números (nos fusos, com material descontínuo 0.

Com apoio no material realizar pequenas operações de soma e subtração. 

Conhecer pares e ímpares até 9 no material.

Descobrir se uma quantidade até 9 é par ou ímpar.

Dada uma quantidade descobrir quantos 10 tem (serpente colorida, câmbio).

Nomear corretamente o um, o dez, o cem e o mil no material dourado, nos cartões (representação numérica).

Relacionar a representação numérica às quantidades 1, 10 ,100, 1000.

Organizar o material dourado representando as hierarquias (Lay out dos 9).

Nomear as unidades as dezenas com alguma propriedade, com apoio do material de desenvolvimento. 

Relacionar as quantidades aos símbolos com alguma propriedade. 

Representar os numerais compreendidos numa série numérica utilizando os materiais de desenvolvimento gradativamente (tábuas de seguin, material dourado, visão de conjunto).

Fazer a contagem linear gradativamente até 99 com alguma propriedade, usando material concreto (tábua do 100).

b) Memorizações 

Agrupar uma quantidade de diferentes formas. 

Memorizar algumas combinações referentes aos fatos básicos da soma.

c) Espaço e forma

Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, losango. 

Identificar alguns sólidos geométricos: esfera, cubo, cone cilindro, pirâmide.

d) Medidas

Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes, partindo do trabalho da vida prática. 

Expressar medidas (peso, altura etc. ), construindo gráficos básicos.

IV- Campo de experiências: O universo e eu: a vida, a minha história, o nosso espaço, outros espaços

Apresentar conduta curiosa diante de um fato da natureza ou da cultura.

Indagar para obter uma informação. 

Falar sobre suas descobertas. 

Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

Identificar o sol como fonte de luz que ele é importante para a vida das pessoas, dos animais e das plantinhas. 

Identificar que o sol aparece no céu de dia e de noite surge a lua. 

Identificar o que fazemos de dia e o que fazemos de noite.

Identificar e nomear apropriadamente as partes do seu corpo e os detalhes.

Identificar alguns sentimentos como alegria, tristeza, raiva, etc.

Cuidar das plantas da sua classe ou participa com interesse dos cuidados com as plantas da escola. 

Cuidar dos animais de sua classe ou participa dos cuidados com os animais da escola. 

Identificar seres vivos e não vivos (minerais, plantas e animais). 

Identificar animais e vegetais. 

Nomear alguns animais.

Nomear as árvores do quintal da escola e outras da realidade próxima. 

Nomear frutas, legumes, verduras, flores. 

Explorar com curiosidade algumas pedras. 

Identificar animais vertebrados e invertebrados.

Identificar peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. 

Identificar as partes do vegetal completo. 

Identificar um inseto na realidade próxima.

Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.

Organizar dois fatos em seqüência de tempo (o que fiz antes/depois).

Organizar alguns fatos da rotina do dia em ordem cronológica. 

Identificar perto e longe, dentro e fora, em cima e embaixo, ao lado. 

Informar seu nome completo. 

Informar o nome completo dos pais, irmãos. 

Informar sua idade.

Informa seu endereço e telefone. 

Informar o bairro onde vive.

Informar o país e a cidade onde vive.