22 de abril 2020

Agrupada III, B (7 anos)

Agrupada III, nível B (7 anos)

(*) data de corte 31 de março do ano letivo em curso.

I – Educação Socioemocional

 Manter comportamento predominantemente estável;

Escolher seu próprio trabalho;

Levar a termo o que inicia;

Entender os espaços escolares da classe, oficinas e midiateca;

Perceber o que pode escolher e o que precisa escolher para desenvolver seu programa de trabalho;

Realizar uma tarefa com empenho e capricho;

Zelar por seus objetos pessoais;

Perceber a importância da sua atuação em seu desenvolvimento pessoal;

Zelar pelo material coletivo;

Usar com propriedade regras de cortesia;

Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha;

Tratar com cortesia crianças e adultos;

Rever seu ponto de vista;

Acatar as regras do grupo;

Cumprir suas responsabilidades nas rotinas escolares (tarefas da classe e de casa, projeto de leitura, rotinas do dia, trocas etc.);

Usar tom de voz adequado nos diferentes ambientes sociais;

Perceber a importância da higiene e da estética em sua apresentação pessoal;

Demonstrar o uso adequado do senso crítico nas escolhas que faz;

Procurar modificar seu comportamento na busca das excelências pessoal e acadêmica.

II- Linguagens:

1. Língua Portuguesa

Linguagem oral:

a) Falando:

Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.);

Utilizar de forma apropriada o vocabulário apropriado, dando clareza ao seu discurso;

Falar de determinado assunto com lógica de pensamento, mantendo o foco no tema principal;

Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.);

Usar apropriadamente o contato visual, a expressividade e a entonação;

Falar com clareza, apresentando a estrutura apropriada para o discurso;

Empregar a concordância de gênero e número, verbo-nominal;

Fazer apresentações orais: declamar uma poesia, participar de uma dramatização;

Manter o foco em uma conversação de forma apropriada;

Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

b) Ouvindo

Ouvir a ideia do outro e expressar suas próprias ideias sobre a questão com propriedade;

Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e comportamento adequado;

Ouvir para obter uma informação;

Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

Linguagem escrita:

Leitura:

a) Construindo a decodificação da escrita:

Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização;

Usar letras e sons em relação ortográfica;

Aplicar estratégias de automonitoramento e autocorreção na leitura;

Fazer o reconhecimento rápido de palavras usuais dando fluência à leitura;

Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras;

Adquirir e usar novos vocabulários;

Identificar e usar sinônimos e antônimos;

Usar palavras para fazer comparações ou precisar características (adjetivo, advérbio) com propriedade.

b) Compreensão:

Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam;

Fazer ou confirmar predições sobre o contexto de uma história baseando-se no título ou nas ilustrações, no suporte e no universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.);

Identificar as características de um tema de não ficção;

Reconhecer as características de um tema de ficção;

Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias);

Identificar as características dos elementos de uma história: onde se passa, quando se passa, problemas e soluções;

Detalhar fatos de uma história usando os elementos de um problema, características e soluções;

Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor;

Fazer predições ou desenhos conclusivos baseado em informações e conhecimento prévio;

Ler para obter uma informação (textos informativos, receitas, texto instrucional);

Enumerar alguns aspectos similares ou diferentes nas diferentes culturas;

Comparar contrastes comuns entre a prosa e a poesia;

 Localizar informações explícitas em textos;

Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes;

Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações;

Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos;

Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, cumulativos,, de assombração etc.) e crônicas;

Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais;

Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor:

  • Fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto;
  • Slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto;
  • Cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto;

Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

c) Envolvimento com a leitura:

Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura;

Desenvolver uma apreciação pessoal sobre a leitura, elegendo autores favoritos, estilos favoritos etc;

Começar a selecionar os livros para ler, incluindo os de ficção e os de não ficção;

Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

d) Ritmo e entonação:

Apresentar ritmo e entonação apropriados na leitura de diferentes textos: narrativas, diálogost, textos informativos etc;

Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, poesias com entonação e ritmo adequados observando as rimas;

Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia;

Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz;

Escrita:

a) Desenvolvimento da linguagem escrita:

Escrever palavras utilizando as regras ortográficas;

Usar corretamente os acentos agudo, circunflexo, til e cedilha nas palavras de uso comum;

Fazer lista mediante um tópico selecionado;

Organizar as ideias para escrever;

Expressar ideias usando a escrita criativa, escrevendo em pequenos tópicos;

Escrever livres narrativas;

Escrever uma história com base nas características dos elementos (onde aconteceu, quando aconteceu, qual o problema, qual a solução);

Escrever um convite;

Escrever um bilhete;

Escrever um pequeno diálogo;

Escrever slogans, cartazes e similares;

Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor;

Desenvolver atividades que envolvam a escrita por iniciativa própria, utilizando-a como instrumento de comunicação;

Planejar e produzir bilhetes, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto;

Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

b) Convenções da escrita:

Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas;

Fazer uso correto das maiúsculas e das minúsculas nos substantivos próprios e no início das frases;

Usar o ponto-final e o ponto de interrogação apropriadamente;

Usar travessão apropriadamente;

Começar a fazer o uso da vírgula (nas enumerações);

Utilizar a letra maiúscula com caligrafia adequada posicionando-a na linha (pauta);

Fazer a revisão do próprio texto;

Usar espaço adequado de parágrafo;

Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação;

Editar a versão final de um texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

c) Caligrafia:

Utilizar corretamente os espaços para escrever na pauta;

Utilizar movimentação correta para a escrita das letras;

Escrever com clareza e legibilidade.

d) Correção ortográfica:

Registrar de forma correta a relação fonema – grafema (sons fonéticos);

Identificar todos os sons que compõem uma palavra fonética, relacionando-os aos grafemas;

Escrever de forma ortográfica palavras com sons fonéticos;

Escrever de forma ortográfica palavras usuais com os dígrafos lh,nh,ch qu gu rr ss nas palavras;

Escrever de forma ortográfica palavras usuais co ge e gi, ce e ci, ça, ço çu, encontros consonantais e consoantes invertidas, h inicial;

Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

e) Gramática como ajuda à leitura 

Identificar artigo, substantivo, adjetivo e verbo, pronome e advérbio (Família do nome e do verbo) identificando a função gramatical das palavras no texto com apoio do material de desenvolvimento (Família do nome, família do verbo – símbolos móveis e cartazes, caixas gramaticais, símbolos gramaticais (símbolos para colar), comandos do substantivo, do adjetivo, do advérbio e do verbo;

Utilizar corretamente algumas particularidades dos substantivos na flexão em gênero, número e grau, com apoio do material de desenvolvimento;

Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-;

Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marcam a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário;

2. Artes

Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades;

Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações;

Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte;

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte;

Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística;

Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes;

Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material.

Artes visuais 

Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético;

Conhecer alguns artistas representativos da linha da história da arte e suas obras mais significativas;

Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diferentes linguagens artísticas: pintura, escultura, mosaico, etc;

Caracterizar e experimentar diferentes matrizes estéticas e culturais;

Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas;

Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Música 

Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana;

Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical;

Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados; 

Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional;

Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.

3. Educação Física

Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual;

Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo; 

Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença;

Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia, reconhecendo e respeitando as diferenças;

Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes;

Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam;

Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos;

Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde;

Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo;

Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas;

Participar de brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional;

Conhecer e praticar algumas danças do contexto comunitário e regional do Brasil e do mundo, das diferentes culturas que formam as nossas raízes.

4. Língua Inglesa

Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais;

Identificar similaridades e diferenças entre a língua inglesa e a língua materna/outras línguas;

Conhecer diferentes patrimônios culturais, materiais e imateriais, difundidos na língua inglesa, com vistas ao exercício da fruição e da ampliação de perspectivas no contato com diferentes manifestações artístico-culturais;

Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa;

Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando algumas informações pessoais e rotinas;

Localizar informações específicas em texto;

Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa;

Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula;

Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros);

II- Matemática

a) Conceito de número:

Identificar, ler escrever e ordenar os números até 1.000;

Identificar as unidades, as dezenas e as centenas nos números, utilizando o material dourado e o quadro valor de lugar;

Identificar a posição ordinal dos objetos nomeando-os até “vigésimo”;

Contar de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 (Skip counting = contagem alternada);

Identificar pares e ímpares;

Comparar números usando <, > e = ;

Compor e decompor os numerais até 1.000, utilizando o material dourado;

Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades);

Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos;

Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições;

Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida;

Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos;

Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

b) Memorizações:

Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais;

Agrupar uma quantidade de diferentes formas;

Conhecer os fatos básicos da multiplicação (tabela da multiplicação).

c) Álgebra:

Descobrir o termo desconhecido: 12 – □ = 8.

Aplicar a propriedade comutativa e distributiva para a solução de equações algébricas: 

3 + 6 = ___ +3/ 3 + 6 = 3 +___+___.

d) Grandes operações:

Realizar, com o apoio do material dourado, adições estáticas ou dinâmicas com grandes números;

Fazer o registro apropriado das adições e das subtrações estáticas ou dinâmicas;

Realizar com apoio do material dourado, multiplicação com multiplicador de um algarismo, estáticas ou dinâmicas.

e) Espaço e forma:

Reconhecer, nomear e comparar sólidos geométricos (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro, ovóide, elipsóide, esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico;

Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos;

Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, losango, pentágono, hexágono, heptágono, octógono, eneágono, decágono;

Conhecer alguns termos geométricos: lado, face, aresta, vértice.

f) Medidas

Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados;

Identificar o metro como medida linear;

Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma);

Identificar o litro como medida de capacidade;

Identificar o grama / quilo como medida de massa;

Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda;

Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo;

Identificar horas exatas e meias horas;

Entender o conceito de calendário, dias, meses e ano;

Identificar a semana e os dias da semana;

Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas;

Identificar algumas cédulas e moedas (Reais), entendendo seus valores.

g) Gráficos:

Interpretar gráficos simples;

Construir, por meio do desenho, um gráfico de barras;

Coletar dados para construir um gráfico de barras;

Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”;

Comparar informações de coletas de dados apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima;

Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três atributos de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples, usando como material de apoio os Blocos Lógicos.

h) Solução de situações-problema:

Identificar a questão para resolver um problema;

Usar a operação matemática apropriada para resolver o problema;

Registrar corretamente a sentença matemática que represente a operação escolhida para cada caso;

Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável;

Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, triplo, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

III – Ciências Naturais

Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir gradativa segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;

Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social, como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza;

Avaliar aplicações e implicações socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho;

Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza;

Utilizar diferentes linguagens para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética;

Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias;

Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários com base no conhecimento compatível à faixa etária; 

Apresentar conduta curiosa diante de uma “investigação” científica simples;

Indagar para obter uma informação;

Realizar uma observação para obter uma informação ou comprovar uma hipótese;

Fazer registro do que observa por meio de desenho ou escrita;

Fazer coletas e análises para classificar ou comprovar;

Falar ou escrever sobre suas descobertas científicas;

Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.);

Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.);

Identificar o Sol como fonte de luz e calor para a Terra e que ele é importante para a vida terrestre;

Reconhecer que os dias e as noites acontecem em função dos movimentos da Terra e da sua posição em relação ao Sol;

Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada;

Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.);

Reconhecer que a Terra é um dos planetas que orbita o Sol e que a Lua orbita a Terra;

Conhecer os movimentos de rotação e de translação;

Conhecer as estações do ano;

Investigar sobre as fases da Lua;

Investigar as relações da Terra com o Sol e com a Lua;

 Identificar plantas e animais;

Identificar que as plantas ajudam em seu desenvolvimento;

Conhecer o uso das palavras na vida prática: alimentos, remédios, móveis etc;

Identificar horta, pomar e jardim;

Identificar as necessidades das plantas: luz, calor, ar e água;

Identificar e nomear as partes do vegetal completo;

Identificar e descrever o ciclo da vida de alguns animais;

Identificar características comuns em um grupo de animais;

Identificar algumas necessidades dos animais quanto a espaço, temperatura apropriada, alimento, ar, hábitos de reprodução;

Começar a perceber a inter-relação entre os seres vivos — cadeia alimentar;

Classificar: animais e vegetais, animais vertebrados e invertebrados, animais vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos;

 Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado;

Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem;

Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral;

Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos; 

Reconhecer que a vida na Terra começou há milhões e milhões de anos;

Identificar alguns minerais: água, sal, rocha, ouro, pedras preciosas etc;

Conhecer o ciclo da água;

Reconhecer que o ímã atrai alguns objetos, mas não atrai outros;

Fazer experiências de combustão usando a luz solar, registrar o que comprovou;

Investigar sobre a eletricidade ou outras formas de energia.

IV- Ciências Humanas

Geografia e História

Identificar as terras e as águas;

Identificar os contrastes geográficos;

Identificar os continentes e os oceanos;

Localizar o Brasil na América do Sul;

Localizar a América do Sul no planisfério ou no globo terrestre;

Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido;

Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência;

Localizar-se de forma geográfica, confeccionando o próprio mapa, maquete ou similar;

Entender similaridades e diferenças entre algumas culturas;

Identificar alguns aspectos do modo de vida dos indígenas brasileiros;

Identificar as necessidades básicas do homem;

Entender a organização da família e da escola;

Identificar meios de transportes aéreos, marítimos e terrestres;

Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marcam a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário;

Identificar meios de transportes antigos e modernos;

Identificar vestuários antigo e atual;

Organizar fatos da sua própria vida em ordem cronológica;

Organizar uma linha do tempo com fatos de sua vivência.

V- Educação para a paz

Construir a noção de pertencimento como cidadão do mundo;

Entender as similaridades que interligam todos os humanos a partir do conceito de necessidades fundamentais do homem;

Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos;

Compreender, valorizar e respeitar as manifestações das diferentes culturas, suas crenças filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios;

Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida;

Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver;

Empregar valores éticos universais nas relações interpessoais, desenvolvendo virtudes.

(Projeto Educação em Valores Humanos)