28 de novembro 2019

A Estrutura dos Ambientes de Classe

Maria Montessori defendia a estrutura de classes de idades mistas, não somente para assegurar uma atmosfera de aprendizado cooperativo, trabalho em equipe, incentivo à interação social e desenvolvimento emocional, mas a justificava pela especificidade na forma de aprender que cada etapa de desenvolvimento apresenta.

Assim, os materiais de desenvolvimento, de aquisição da cultura e todo o ambiente são preparados para responder às perguntas:

0 a 6 anos – O que?
6 a 12 anos – Por que?
12 a 18 anos – Como?

Tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, temos grandes blocos de tempo ininterruptos, que chamamos de ciclos de trabalho programados, de forma a desenvolver os padrões de concentração, os hábitos de execução e o aperfeiçoamento nas tarefas realizadas, conclusão do trabalho que escolhe.

No Ensino Fundamental, iniciamos atividades em grupo incorporadas à rotina semanal, exercícios de movimentos coordenados para ativação cerebral, desafios, reuniões comunitárias, entre outras.