Atividades Paralelas à Rotina de Classe
Com movimentação e objetivos específicos, realizamos sistematicamente algumas atividades que integram o Currículo Regular.
• Comemorações de Aniversário na Escola
O aniversário do seu filho é único e especial! Nós desfrutamos do partilhar dessa importante ocasião. Na Aldeia, celebraremos este momento à maneira Montessori.
A Linha da Vida
É uma das técnicas do Sistema Montessori que trabalha o conceito de tempo e de história. Partes integrantes do currículo e da construção do conhecimento, a história de cada criança é contada neste dia por seus pais ou pela professora… Uma celebração da vida!
No início do mês de aniversário da criança, um envelope será enviado para casa contendo páginas que representam cada ano de vida dela. Em cada página, por favor, anexe uma fotografia: um fato importante de cada ano, significativo para a criança acompanhado de um breve relato.
Depois, envie todo o material para a escola até um dia antes do aniversário. As fotos e a pequena biografia enviadas pelos pais serão exibidas no mural da sala de aula e voltarão para casa na semana seguinte.
Todos os amigos da turma participam da cerimônia da Linha da Vida, que é realizada no dia do aniversário da criança.
Esta é uma cerimônia rápida que dura no máximo 30 minutos.
A família está convidada a participar da cerimônia da Linha da Vida, sendo limitado a 2 pessoas.
Os horários desta atividade são pré estabelecidos de acordo com o turno de escolaridade. No turno da manhã, para o Ensino Fundamental, às 7h30 e, para a Educação Infantil, às 8h30. Na parte da tarde, para o Ensino Fundamental, às 13h15 e, na Educação Infantil, às 14h.
Os pais poderão filmar, fotografar o seu filho. Só poderão ser publicadas nas redes sociais as imagens que apareçam apenas o aniversariante e a sua família, em função do respeito ao direito de imagem. Ao final deste momento a família deve retornar a sua casa ou ao trabalho, deixando que seu filho termine normalmente seu dia escolar.
O bolo de aniversário
O bolo de aniversário será preparado na escola, sob a tutela do serviço de nutrição. Esta será uma segunda comemoração e acontecerá sempre às sextas-feiras, nas classes onde tiverem acontecido comemorações de aniversário. Será um momento de partilha entre as crianças, comemorando coletivamente todos os aniversários de sua classe.
Se necessário em função de eventos programados para às sextas feiras, o dia será alterado.
Construindo boas lembranças
Um dia especial pensado só para seu filho e sua história sendo contada para toda a classe são os verdadeiros presentes dos quais ele certamente lembrará por toda a vida.
Assim, como forma de agradecimento, é a criança aniversariante quem se preocupa em trazer um presente para sua sala no dia do seu aniversário: uma bonita caixa, mimosas cestinhas ou uma bandeja para a área da Vida Prática, um livro de histórias para o canto de leitura com curiosidades que as crianças tanto gostam, um quadro com reprodução da obra de um pintor reconhecido, sobre a natureza, locais significativos para as crianças (monumentos), um material confeccionado pela família (se esta for a sua escolha, peça orientação à professora da classe), ou um enfeite para a classe.
Não é recomendável que o presente seja um brinquedo, jogo ou similar, pois eles não são inseridos no ambiente da escolaridade.
Acentuamos que não importa o valor comercial. O que importa é o valor do significado de “presentear” a classe e seus amigos. É uma das formas de aprender a agradecer e marcar, com pequenas lembranças, os momentos importantes da vida. Solicitamos que não enviem presentes ao aniversariante. Em uma festa de aniversário à maneira Montessori, é o aniversariante quem presenteia a sala e os amigos com um objeto que será usufruído por todos.
Momentos que ficam registrados para sempre no arquivo das boas lembranças de cada um!
• Aniversários Fora da Escola
Quando pensamos numa regra, nós o fazemos para o bem coletivo. Essa é uma das mais importantes tarefas da escola: possibilitar que cada criança aprenda a viver em sociedade.
Então, pela vivência de vários anos optamos:
1. Com relação à saída para comemorações de aniversário diretamente da escola, no caso de a criança sair com outra pessoa que não seu responsável, a autorização de saída deverá vir registrada na agenda.
2. Como os estudantes não estarão oficialmente acompanhados por seus professores, e por não se tratar de uma atividade sob a gerência da Escola, solicitamos que as crianças não estejam uniformizadas, pois essa não é uma atividade escolar.
3. Convites para aniversários fora da escola só serão distribuídos pelas professoras via agenda se forem enviados para todas as crianças da classe. No caso de escolhas restritivas, a escola não se responsabilizará por entregas de convites, cabendo a cada família que o faça por meios próprios.
4. Presentes de amigos convidados para festas fora da escola e para serem entregues a aniversariantes não são aceitos. A escola reserva-se o direito de não assumir essa responsabilidade, uma vez que já são bastantes as de sua competência.
• Aulas-Passeio
São atividades programadas para o enriquecimento do trabalho realizado em classe, atendendo às necessidades específicas de cada agrupamento, de caráter complementar ao currículo de importância para a construção do conhecimento.
Como é feita a contratação de serviços especializados de transporte, bem como o guia e o local visitado podem cobrar ingresso, as despesas por aluno ficam a cargo da família.
As crianças que não participam da atividade não são atendidas nesse dia no horário da escolaridade, pois os profissionais da classe estarão envolvidos com a aula passeio. O atendimento nesse dia restringe-se ao horário estendido, já que a atividade escolar será desenvolvida na Aula-Passeio.
• Cesta das Flores
Uma vez por semana, é escolhida, em cada classe, uma criança encarregada de trazer flores para enfeitar a sala. As flores enviadas devem ser as que colocamos nas jarras. Essa é uma atividade interdisciplinar que envolve o estudo de Botânica, lições de Vocabulário, Matemática, Vida Prática e relações sociais. Todos ficam esperando pela flor que traz o amigo, e este mostra-se feliz por apresentá-la ao grupo. A atividade é iniciada no princípio do período letivo pela professora que a demonstra para as crianças, numa reunião do grupo. Uma vivência preciosa para a criança!
• Cuidando do meu Vasinho
No início do ano, cada amigo traz para sua classe um vaso com uma plantinha que ficará sob seus cuidados.
Devem ser escolhidas plantas diversas com diferentes tipos de folhas, de diversos tamanhos, com ou sem flores.
Devem ser evitados os cactos (por oferecerem risco ao serem tocados). Sugerimos plantas que gostem de ambientes internos (antúrio, pau-d’água, rosa de pedra, palmeirinha, ráfia, dracena, begônia, peperômia, lírio da paz, columeia peixinho).
Vale uma visita a um horto com as crianças para escolherem seu vasinho (lembre-se de enviar o pratinho para proteger a plantinha nas regas).
• Cozinha Experimental
Essa atividade é realizada em cada classe periodicamente, oportunizando inúmeras experiências para as crianças.
Um cardápio é escolhido pelo grupo, levando em consideração as habilidades motoras, socioafetivas e cognitivas a serem desenvolvidas e o trabalho de educação alimentar, por vezes relacionado com algum tema enfocado na classe.
Os ingredientes são de responsabilidade da escola, uma comunicação é enviada para casa informando à família qual o cardápio escolhido para o dia combinado.
No dia combinado, cada ingrediente é analisado sob os mais diversos ângulos: sensorial, vocabulário, origem, conhecimento matemático (peso, custo, unidade para a compra), entre outros.
As tarefas são analisadas e distribuídas pelo grupo, todos colaboram para a execução do cardápio, a organização do ambiente para o lanche e depois dispõem a mesa e servem o lanche preparado.
Reunidos, curtem o prazer de saborear o que prepararam e a satisfação de ter colaborado com seu trabalho para a alegria e o bem-estar do grupo.
• Dia de Novidade
Sistematicamente, às segundas-feiras, algumas crianças serão convidadas a trazer uma novidade muito interessante para mostrar e contar para os amigos. Nesse dia, a criança apresenta uma breve informação e tem a oportunidade de responder a perguntas que partem de outras crianças. Essa atividade será realizada em todas as classes a partir do Nido II.
Para orientação dos pais: algumas ideias para auxiliar seu filho podem incluir livros, postais, espécimes da natureza, objetos provenientes de outros estados ou países visitados, bem como qualquer peça artesanal feita por alguém da família. Objetos que despertam o interesse das crianças e nutrem a curiosidade, ampliando a cultura. Em casa, converse com seu filho sobre a novidade que ele levará à escola, ajudando-o a posicionar-se quanto a algumas informações que poderá dar para os amigos.
O objeto levado pela criança poderá ficar durante a semana exposto na mesa de observação da classe e será levado para casa na sexta-feira da mesma semana.