28 de novembro 2019

Responsabilidade e Responsabilização

Por definição, a comunidade da sala de aula nutre o comportamento social responsável. Independentemente da idade e do nível, os estudantes cuidam ativamente do seu ambiente. São encorajados a assumir a responsabilidade por seus comportamentos, a tornarem-se agentes de sua própria aprendizagem.

A responsabilização é introduzida gradualmente e aumenta à medida que a criança amadurece.

Academicamente, a responsabilização dos estudantes no Ensino Fundamental é estabelecida pela utilização da Ficha de Progresso Semanal, na qual a criança registra seu trabalho, tendo como parâmetro o número de atividades que deverá realizar em cada área. O estudante é orientado pela professora sobre as tarefas que deve realizar para percorrer os conceitos em foco num determinado período e sobre a qualidade do trabalho que escolhe realizar, educando-se quanto ao uso do tempo e às suas escolhas.

A Ficha de Progresso Semanal registra esse processo, no qual a criança vai pouco a pouco organizando seu tempo e suas escolhas, de modo que aprenda a lidar com metas e exercite alcançá-las. Como o próprio nome diz, a ficha registra o “progresso”, não se tendo como meta imediata que a criança realize o número de atividades sinalizadas, mas, sim, que tenha a percepção dos caminhos que precisa percorrer. É por meio das suas atitudes e das suas escolhas que desenvolverá a percepção de seu compromisso com o trabalho e consigo própria.

Poderá, então, concluir se precisará dar atenção a alguma área específica, escolher não cumprir todas as atividades de uma área em uma semana, pois se dedicou cuidadosa e produtivamente a outro determinado trabalho, sempre buscando o equilíbrio e o aprimoramento.

Com a oportunidade do exercício, as crianças aprendem a lidar com a responsabilidade individual de forma construtiva. Mesmo estimando a produtividade, o desempenho registrado na Ficha de Progresso Semanal depende da maturidade, do nível de concentração e do conhecimento acadêmico de cada estudante, estimulando-o sempre a atingir a excelência.

Na família, as Fichas de Progresso Semanal devem provocar as mesmas atitudes: a reflexão, a análise, a ponderação, a responsabilização e o estímulo. Nunca “a cobrança” pura e simplesmente, que oprime e desmotiva.