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Novo ano letivo na Aldeia Montessori: tudo começa com um abraço!
Em todo início de ano letivo, recebemos nossas crianças em suas novas classes… E cuidamos de cada detalhe para acolhê-las!
A começar pelo ambiente físico, para que seja seguro, confortável, inspirador da cultura e belo; preparado de forma a nutrir a curiosidade de cada aprendiz que desfrute dos nossos ambientes.
O espaço socioafetivo é outro item que merece nossa atenção.
Mesmo sendo uma escola Montessori, na qual as crianças permanecem numa mesma classe geralmente por dois ou três anos, muitas mudanças acontecem. Se a criança inicia um novo ciclo ou partilha uma classe realmente nova, as transformações são ainda mais significativas.
São muitas novidades e muitas emoções; tudo isso merece sempre, da nossa equipe, um cuidado especial.
Zelamos por todos os aspectos, com cuidados à maneira Montessori, nesses quase 40 anos de prática; a fim de que nossas crianças vençam com tranquilidade o processo de adaptação a cada ano letivo.
Para os pais, pode parecer que a adaptação aconteça apenas no ingresso da criança na escola. Mas como seres humanos que somos, nós nos adaptamos ao longo da vida a diferentes tipos de situações e é em criança que construímos nossa capacidade de enfrentar mudanças pela vida afora. Seja posicionando-nos diante do novo ou ainda construindo nosso espaço e novos relacionamentos.
Entendemos que o ritmo da criança precisa ser preservado. Sabemos ainda o quão importante é, para ela, processar as novas informações e encontrar a melhor forma de agir.
Professoras, recreadoras e todo pessoal envolvido nesse processo tomam conhecimento da história de vida da criança para melhor atendê-la — seus medos; necessidades; alegrias; preferências… Tudo o que foi registrado na anamnese ao chegar, nos registros de entrevistas realizadas anualmente e que fazem parte de sua história na Aldeia Montessori.
Em cada início de ano letivo, a adaptação é um momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina do ambiente escolar, com os amigos antigos e os novos, sejam adultos ou crianças. Seu ponto de partida são as referências que traz, assim como carrega para a vida as referências que constrói a cada ano.
No cotidiano escolar, cada um vai estabelecendo vínculos afetivos com adultos da sua classe, com coleguinhas, com seu ambiente e pouco a pouco, a criança se sente mais segura.
Ela recebe de nossa equipe ajuda a sua medida para apoiá-la em cada novo passo. A família é orientada e cuidada da mesma forma, para que os vínculos entre a família e a escola sejam fortes e gerem confiança.
Por vezes, na separação dos pais, quando chega à escola, pode acontecer um chorinho…
Para que se construa confiança, é importante dizer sempre a verdade aos pequenos, com explicações claras e objetivas cercadas de carinho, prometendo somente o que se pode cumprir.
Percebemos que, para os que estão chegando, a presença de um adulto familiar pode ser uma ajuda indispensável. Assim, sempre orientamos às famílias que o mesmo adulto deve acompanhar a criança durante o processo inicial de adaptação. Essa é também uma ajuda à equipe pedagógica, que está conhecendo as novas famílias.
Mesmo com choro, despedir-se de seu filho é fundamental e vai ajudá-lo a perceber que a separação tem fim e, num certo tempo, o papai, a mamãe e/ou outro familiar vão “aparecer” e levá-lo para casa…
Só não vale interromper a caminhada da criança que se encheu de coragem e confiança e que entrou sozinha em direção a sua classe para pedir um beijinho que ficou faltando. Pode ser, então, que a coragem “acabe” e o chorinho torne a acontecer!
Se a criança é pequena, o acompanhamento dos pais é essencial nesse processo. Construir e fortalecer vínculos com a escola escolhida para acolher seu filho deve ser a maior conquista do processo de adaptação no que tange às famílias.
Se a presença dos pais não é possível nesses casos, um adulto de referência deve estar disponível para permanecer na escola enquanto for necessário para a criança se sentir segura.
Caminhar juntos — família e escola — é, sem dúvida alguma, a melhor maneira de apoiar crianças no seu processo de adaptação. Tirar dúvidas; informar o que é importante; cumprir os combinados e chegar na hora aprazada para pegar a criança na escola são também detalhes que devem ser cuidados por todos — e quem sai ganhando, certamente, é a criança.
Afinal de contas, é por ela que nos unimos — família e escola. Ela é o foco da nossa atenção e dos nossos cuidados!
De toda maneira, nós, da Aldeia Montessori, estaremos de braços abertos para você e seu filho. Estaremos preparados para tornar essa experiência do início de ano letivo algo de positivo nas muitas construções que fazemos no caminho que escolhemos trilhar juntos o da educação das crianças, com toda a segurança física e emocional que tem sido nossa marca nesses 40 anos de atuação.
Como é bom estarmos juntos!