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Conhecendo o desenvolvimento das crianças: uma ajuda aos pais
Um dos impulsos mais fortes da criança é o desejo de independência
Toda criança precisa de ajuda e de guia de um adulto, mas num determinado tempo demonstra um grande desejo de ser independente, isto é de fazer as coisas que é capaz a realizar sozinha. Então é hora de dar um passo atrás e permitir o espaço do exercício, cuidar da segurança, do respeito ao ritmo da criança e lembrar que sozinho de criança é diferente de sozinho de adulto! Lembrar também que para a criança o importante é o processo e que somente mais tarde ela conseguirá o “produto “, que depende de habilidades que está desenvolvendo.
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A criança pequena é muito sensível.
Ela ainda não aprendeu a controlar seus sentimentos como faz um adulto. Percebe as coisas de um modo muito direto e forte que muitas vezes não sabe ainda exprimir. Se alguma coisa a incomoda pode exprimir-se com comportamentos desordenados que parecem às vezes destrutivos ou agressivos. Esteja atento para dar a ajuda que ela precisa, criando condições para que ela possa acalmar-se e construir comportamentos apropriados. Seja paciente e perseverante.
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A criança aprende fazendo.
O adulto pode aprender certas coisas lendo, buscando informações, mas a criança aprende quase tudo fazendo. Ela está desenvolvendo seu corpo e sua mente e o faz, usando-os.
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A criança tem um forte senso de ordem.
É necessário viver num ambiente onde cada coisa tem seu lugar. É necessário que a sua vida tenha uma rotina apropriada que dê ordem ao seu cotidiano. Isso é importante porque a criança pequena pode ser profundamente perturbada pela desordem, mostrando-se inquieta, insegura, agressiva e por vezes chorar sem compreender as causas dos próprios sentimentos.
Cabe aos adultos prover um ambiente com rotinas e boa organização para que a criança possa construir sua ordem interna.
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A criança pequena prefere o trabalho a um jogo.
Mesmo diante da possibilidade de escolher, a criança prefere fazer um trabalho “de verdade” como limpar, cuidar das plantas…
Isso acontece pois as crianças têm um profundo amor pelo trabalho e desejam participar do mundo dos adultos desenvolvendo competências significativas e necessárias. Desejam fazer parte da vida familiar e contribuir com o seu trabalho.
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O que mais interessa a uma criança é o processo de fazer as coisas.
Diante do produto final, a criança é certamente feliz porque sente que é reconhecida por realizar algo; mas aquilo que lhe dá realmente prazer é o fazer, é o processo!
A preocupação com o produto, com o resultado futuro, que é característica do adulto, não é importante para a criança. Ela está completamente absorvida por aquilo que faz no momento presente.
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A sua criança aprende, principalmente, através da imitação dos adultos com os quais convive.
Os pais são os modelos que as crianças imitam para aprenderem a agir como os adultos, são suas ações que mais importância têm nas construções afetivas e cognitivas que a criança faz.
O seu comportamento é muito semelhante àquele de quem venera um ídolo.
Ela copia ações e comportamentos dos adultos e guarda muito do que vê para em seguida, usar em ocasiões que julga apropriadas.
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O ritmo natural de seu filho é muito mais lento que o seu.
Crianças não têm o senso de tempo que têm os adultos, as coisas não lhe parecem urgentes como para nós. Eles não fazem ainda projetos para o futuro como os adultos. As crianças vivem o presente.
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O elogio e o encorajamento sincero da parte dos adultos fazem a criança sentir-se satisfeita consigo própria.
Provando um senso de valor pessoal, motivando-se para prosseguir no seu esforço para aprender.
À criança não serve uma grande quantidade de louros ou de palavras entusiásticas, estas podem perder-se sem significado. Poucas palavras, plenas de calor, um gesto de apreciação e confiança no seu esforço e pelas suas qualidades pessoais são muito importantes para ela.
O método Montessori pode contribuir de muitos modos para o crescimento de seu filho:
Muitas características das crianças foram observadas por Maria Montessori. O sistema de educação por ela criado é concebido especificamente para ir de encontro às necessidades fundamentais das crianças.
O método Montessori compreende inúmeros e diversos aspectos, por isto uma professora Montessori com boa capacitação é alguém que estuda e trabalha muito. Mas as idéias e conceitos básicos podem ser facilmente compreendidos por todos .
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Maria Montessori tinha um conhecimento excepcional das crianças
Nascida em Chiaravale, província de Ancona, na Itália em 1870, foi a primeira mulher médica da Itália. Inicialmente trabalhou com crianças com necessidades especiais e muito pobres.
Partindo da observação e da experimentação direta, a Dra. Montessori criou um sistema educativo que ajudou tais crianças a aprenderem tanto quanto as crianças “normais”, muitas vezes colocando-as em situações de vantagem.
O método idealizado por Maria Montessori tem hoje reconhecimento mundial e vem sendo aplicado em escolas de muitos países.
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No Método Montessori há três pontos essenciais: a criança , o ambiente e a professora:
No centro de qualquer sistema educativo deve estar a criança, afinal ela é protagonista da sua história, como também apontam os teóricos modernos. O método Montessori se baseia por inteiro sobre a observação e sobre o conhecimento da criança, como ela é realmente e não como os adultos imaginam que poderá ser ou deverá ser.
Paralelamente, Maria Montessori idealizou um ambiente completo, estruturado com a finalidade de ajudar a criança a desenvolver-se enquanto ser humano completo.
No que compete à professora, ela desenvolve atividades de observação da criança de modo que a partir dos dados que colhe, estimule o potencial da criança. Por isto preferimos o termo Orientadora de classe ao de professora, pois orientar a criança no seu trabalho de auto-construção é o seu verdadeiro papel.
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Montessori vê sua criança como ela realmente é:
O Método Montessori permite a seu filho aprender de modo que faça melhor e mais facilmente as coisas.
Dentro de certos limites, quando o seu filho pode escolher o trabalho que corresponde aos seus interesses, pode exercitar o senso de liberdade e espontaneidade , prova o entusiasmo por aprender pois está fazendo aquilo que deseja e não o que os outros determinam ou cobram.
Gradativamente a criança desenvolve o senso de independência e confiança em si própria , uma vez que sua capacidade de ação no ambiente, quando devidamente estimulada e respeitada pelo adulto, vai aumentando.
O Sistema Montessori de Educação se baseia no desejo natural que a criança tem de aprender e que deve acompanhar as pessoas ao longo de suas vidas. Ajuda a criança no seu crescimento e desenvolvimento natural , evitando provocar constrangimentos por levar a criança a fazer coisas para as quais não está pronta .
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O ambiente Montessori
Um ambiente preparado é o que oferece uma Escola Montessori, adequado a cada grupo, apropriado para o desenvolvimento de um currículo, na medida para as possibilidades motoras , emocionais ou cognitivas das crianças de cada classe.
São materiais adequados à criança, classificados, precisos. Por sua própria utilização corrigem a criança quando são usados de forma inadequada pois apresentam o controle do erro.
Deste modo a criança prescinde da presença do adulto sinalizando-lhe o erro e busca a assertividade pelo uso do material. Tal atuação favorece consideravelmente a auto-estima da criança, pois o que é enfatizado é a busca da assertividade, sendo o erro vivenciado não como o fracasso, mas como o caminho para a construção do conhecimento.
Na escola Montessori a criança aprende a trabalhar sozinha e com os outros. Em geral a escolha da forma de trabalhar é feita por ela. Aprende a seguir as regras do grupo com a classe e faz ainda, a medida que cresce, com que outras criança possam aprendê-las com ela; numa troca constante de papéis que fortalece as relações sociais e estimula a criatividade.
No momento em que se mostra capaz de escolher seu próprio trabalho e executá-lo a seu tempo, levando-o a termo, há muitas oportunidades de exercitar-se.
A classe Montessori não é competitiva. No trabalho cotidiano a criança é estimulada a desenvolver o melhor de si própria, num aprimoramento continuo.
A classe Montessori é um lugar agradável no qual seu filho descobre seu modo de construir seu corpo e sua mente, tendo a orientadora como guia atenta para proporcionar-lhe os estímulos necessários, preparando o ambiente e atividades que possam favorecer a construção de cada criança.
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Ajudando seu filho a crescer e conquistar a independência
Observe as roupas do seu filho para que ele possa vestir-se ou despir-se sozinho.
- calças com elástico;
- botões grandes;
- camisas com decotes amplos que permitam a introdução da cabeça.
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No quarto da criança, nos demais ambiente da casa …
Use objetos no tamanho apropriado da criança:
- uma mesinha com cadeiras
- móveis robustos que não caiam com facilidade
- ganchos ou cabides baixos onde possa pendurar sua roupa
Nos outros locais da casa destine à sua criança um espaço para os seus objetos pessoais onde possa usá-los de forma independente: sua escova e pasta de dentes; o copo para beber água, o recipiente do qual pode servir-se de água na geladeira.
Estimule seu filho a manter limpo e ordenado o seu quarto. Dê-lhe “instrumentos” para fazê-lo: um pano, uma esponja de modo possa ele mesmo “limpar” o ambiente.
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Atividades com adultos
- Permita que a criança colabore com os adultos fazendo tarefas, limpando, cuidando das plantas, participando das atividades domésticas como verdadeiro membro da família.
- Compartilhe com seu filho seus “hobbies”: conhecer os esportes, as plantas, os animais, pássaros…para que ele possa descobrir os dele.
- Dê-lhe revistas para recortar figuras, comentar sobre elas, conte e reconte histórias.
- Leve-o para visitar parentes e amigos, mas respeite o seu tempo e evite visitas longas.
- Evite seu filho de portar qualquer objeto de valor pelo qual não possa se responsabilizar, inclusive brinquedo com muitas pecinhas.
- Mostre ao seu filho como cuidar das plantas e dos animais em casa e quando achar oportuno deixe que assuma esta responsabilidade
- Responda a seu filho sempre com franqueza e simplicidade.
- Respeite seu filho, o seu ritmo de atuação e lembre sempre que ele é ÚNICO!
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Bibliografia:
Malloy, Terry – “Montessori e il vostro bambino, un manuale per i genitori traduzido para o italiano por Elena Dompè, Edizione Opera Nazionale Montessori, Roma, 1999.