Página de posts do Blog

21 de fevereiro 2014

10 princípios Montessori para usar com seu filho

Os pais sempre perguntam como caminhar lado a lado com a escola na educação de seus filhos.

Numa escola Montessori há alguns princípios fundamentais que aqui compartilhamos.

  1. “Seguir a criança”. Este é o princípio mais importante e deve seguir-se a criança em qualquer idade. Assim, devemos respeitar e honrar o interesse e a necessidade de cada uma de nossas crianças.
  2. Dar seu filho liberdade de explorar em espaços os fechados ou abertos da mesma forma, sempre que for seguro e utilize esta liberdade de maneira positiva.
  3. Dar a seu filho a oportunidade de usar as mãos tanto quanto seja possível. Seu filho deve estar exposto a todas as experiências concretas que tenham a ver com o uso de suas mãos para depois chegar a abstração de conceitos.
  4. Promover todas as possibilidades para que seu filho possa participar nas rotinas da casa: molhar as plantas, lavar a louça, arrumar brinquedos, organizar sua mochila, servir-se e comer apenas com a ajuda necessária, encher seu próprio copo  para beber água. E se for maior, pode responsabilizar-se por alguma tarefa da família.
  5. Estas oportunidades promovem a coordenação, a concentração, o sentido de ordem, a responsabilidade, a noção dos cuidados pelo bem estar comum, a independência e no aspecto cognitivo, preparam a mente matemática e apoiam o desenvolvimento da linguagem.
  6. Dispor de utensílios adequados ao tamanho da criança, objetos para pequenas mãos, quando são pequeninos. Guarde-os em local onde teu filho possa ter acesso, para que possa usá-los na medida da sua necessidade (copo, prato, talheres, pequenos recipientes para os biscoitinhos, jogo americano).
  7. Não interromper os “ciclos de trabalho” de seu filho – suas brincadeira ou jogos. Assim, você dá oportunidade dele ir construindo a períodos cada vez maiores de concentração.
  8. Mostrar-lhe “como”. Quando não souber como usar algo faça uma demonstração com sequencia de passos. Use movimentos lentos e precisos. Assim, a criança aprende e se desenvolve: pelo exemplo.
  9. Que o ambiente que o rodeia seja organizado e atrativo. A ordem externa promove a a ordem interna e o desenvolvimento da inteligência. Por isso, a organização externa torna-se importante para todos os processos: internos e externos.
  10. Quando for falar com seu filho aproxime-se dele, abaixe-se, mantenha o contato visual, fale num tom de voz apropriado. Em suma, quando as pessoas se olham nos olhos, a verdadeira comunicação se estabelece.
Lembre-se sempre do que diz Montessori: “Ajuda-me a fazer sozinho!”

Esta é a máxima que pode representar a essência do Sistema Montessori: ajudar a criança na medida certa. Deixá-la fazer sozinha o que é capaz. Segui-la e instigá-la a percorrer novos caminhos, apoiando quando for preciso, respeitando, assim, em cada um o seu próprio ritmo.

Conheça nossas unidades!

  I • MÉIER • Rua Dona Claudina, 316 • (21) 38997044

  II • MÉIER • Rua Dona Claudina, 365 • (21) 38997044

III • FREGUESIA, JACAREPAGUÁ • Rua Francisca Sales, 90 • (21) 24245384