Atividades Paralelas à Rotina de Classe

Com movimentação e objetivos específicos, realizamos sistematicamente algumas atividades que integram o Currículo Regular.

• Comemorações de Aniversário na Escola

O aniversário do seu filho é único e especial, e nós desfrutamos do partilhar dessa importante ocasião.

A comemoração do aniversário é realizada à maneira Montessori, com técnicas e estratégias particulares do Sistema Montessori e que são parte integrante do currículo e da construção do conhecimento – uma celebração da vida!

No início do mês de aniversário da criança, um envelope será enviado para casa contendo páginas que representam cada ano de vida dela. Em cada página, por favor, anexe uma fotografia e um breve relato sobre o fato (uma foto de quando chegou da maternidade ou do primeiro banho, ou de quando começou a andar, da sua primeira viagem, uma foto com amigos queridos, com aquele brinquedo favorito, um registro da vida em família – evite a tradicional foto da festa do aniversário…).

Depois, envie todo o material para a escola até um dia antes do aniversário. Sua história será contada para todos os colegas logo na linha inicial do dia, pelos pais de preferência, mas também pode ser contada pela professora.

Todos participarão nessa celebração. Uma vela será acesa e colocada ao centro, em um exercício de linha, para representar o Sol, e a sua volta o nome dos 12 meses. A criança manterá um globo terrestre em suas mãos e iniciará seu caminhar em torno do Sol a partir do mês do seu nascimento. Ao completar cada volta, para e então são contados os fatos que marcaram aquele ano de sua vida. As fotos e a pequena biografia enviadas pelos pais serão exibidas no mural da sala de aula e voltarão para casa na semana seguinte.

Um dia especial pensado só para seu filho e sua história sendo contada para toda a classe são os verdadeiros presentes dos quais ele certamente lembrará por toda a vida. Assim, como forma de agradecimento, é a criança aniversariante quem se preocupa em trazer um presente para sua sala no dia do seu aniversário: uma bonita caixa, um CD de música clássica ou para relaxamento, mimosas cestinhas ou uma bandeja para a área da Vida Prática, um livro de histórias para o canto de leitura com curiosidades que as crianças tanto gostam um quadro com reprodução da obra um pintor reconhecido, sobre a Natureza, locais significativos para as crianças (monumentos), um material confeccionado pela família (se esta for sua escolha, peça orientação a professora da classe), um enfeite para a classe.

Não é recomendável que o presente seja um brinquedo, jogo ou similar, pois eles não são inseridos no ambiente da escolaridade.

Acentuamos que não importa o valor comercial — o que importa é o valor do significado de “presentear” a classe e seus amigos. É uma das formas de aprender a agradecer e marcar, com pequenas lembranças, os momentos importantes da vida! Avisando antecipadamente o orientador, você poderá também enviar um lanche especial para a comemoração do aniversário do seu filho. É importante que todos os itens cheguem com a criança no horário de entrada.

O Lanche Especial

– Um bolo caseiro, que dê para cerca de 50 fatias, deve vir assado, recheado e com cobertura; apenas os confeitos são enviados para serem colocados pelo aniversariante e seus colegas.

– Massa de brigadeiro (para 60 docinhos) ou qualquer outro docinho, para enrolar, granulado ou similar, e forminhas e margarina para untar as mãos.

– A bebida será servida pela escola, que oferecerá o suco de fruta natural do dia ou mate.

– Não distribuiremos “saquinhos surpresa” ou convites para casa.

Solicitamos que não enviem presentes ao aniversariante. Em uma festa de aniversário à maneira Montessori, é o aniversariante quem presenteia a sala e os amigos com um objeto que será usufruído por todos.

A participação da família será sempre na linha da vida (8h30, pela manhã, e 14h, à tarde) para contar a história da vida de seu filho e participar dessa linda celebração.

Os pais poderão filmar fotografar, e, no final, retornar a sua casa ou ao trabalho, deixando que seu filho termine normalmente seu dia escolar. Mais tarde, o lanche será partilhado com todos os amigos da classe.

Logo no horário de entrada, um bolo de tamanho médio (todo pronto) e uma linda vela poderão chegar com a criança, pois no final da sua história toda a classe cantará “Parabéns”. Entretanto, o bolo só será cortado quando se iniciar a movimentação do lanche, onde o aniversariante servirá, a cada um, uma fatia do bolo para lanchar.

Se desejarem, o pai e a mãe do aniversariante poderão participar da linha inicial, por volta das 7h30 pela manhã ou 13h15 à tarde, participando da celebração na história da vida de seu filho sendo contada aos outros colegas e cantando “Parabéns”. A comemoração é muito rápida, em torno de 30 minutos, e os pais poderão filmar, fotografar e, no final, retornar a sua casa ou ao trabalho, deixando que seu filho termine normalmente seu dia escolar.

• Aniversários Fora da Escola

Quando pensamos numa regra, nós o fazemos para o bem coletivo. Essa é uma das mais importantes tarefas da escola: possibilitar que cada criança aprenda a viver em sociedade.

Então, pela vivência de vários anos optamos:

1. Com relação à saída para comemorações de aniversário diretamente da escola, no caso de a criança sair com outra pessoa que não seu responsável, a autorização de saída deverá vir registrada na agenda.
2. Como os estudantes não estarão oficialmente acompanhados por seus professores, e por não se tratar de uma atividade sob a gerência da Escola, solicitamos que as crianças não estejam uniformizadas, pois essa não é uma atividade escolar.
3. Convites para aniversários fora da escola só serão distribuídos pelas professoras via agenda se forem enviados para todas as crianças da classe. No caso de escolhas restritivas, a escola não se responsabilizará por entregas de convites, cabendo a cada família que o faça por meios próprios.
4. Presentes de amigos convidados para festas fora da escola e para serem entregues a aniversariantes não são aceitos. A escola reserva-se o direito de não assumir essa responsabilidade, uma vez que já são bastantes as de sua competência.

• Aulas-Passeio

São atividades programadas para o enriquecimento do trabalho realizado em classe, atendendo às necessidades específicas de cada agrupamento, de caráter complementar ao currículo de importância para a construção do conhecimento.

Como é feita a contratação de serviços especializados de transporte, bem como o guia e o local visitado podem cobrar ingresso, as despesas por aluno ficam a cargo da família.

As crianças que não participam da atividade não são atendidas nesse dia no horário da escolaridade, pois os profissionais da classe estarão envolvidos com a aula passeio. O atendimento nesse dia restringe-se ao horário estendido, já que a atividade escolar será desenvolvida na Aula-Passeio.

• Cesta das Flores

Uma vez por semana, é escolhida, em cada classe, uma criança encarregada de trazer flores para enfeitar a sala. As flores enviadas devem ser as que colocamos nas jarras. Essa é uma atividade interdisciplinar que envolve o estudo de Botânica, lições de Vocabulário, Matemática, Vida Prática e relações sociais. Todos ficam esperando pela flor que traz o amigo, e este mostra-se feliz por apresentá-la ao grupo. A atividade é iniciada no princípio do período letivo pela professora que a demonstra para as crianças, numa reunião do grupo. Uma vivência preciosa para a criança!

• Cuidando do meu Vasinho

No início do ano, cada amigo traz para sua classe um vaso com uma plantinha que ficará sob seus cuidados.

Devem ser escolhidas plantas diversas com diferentes tipos de folhas, de diversos tamanhos, com ou sem flores.

Devem ser evitados os cactos (por oferecerem risco ao serem tocados). Sugerimos plantas que gostem de ambientes internos (antúrio, pau-d’água, rosa de pedra, palmeirinha, ráfia, dracena, begônia, peperômia, lírio da paz, columeia peixinho).

Vale uma visita a um horto com as crianças para escolherem seu vasinho (lembre-se de enviar o pratinho para proteger a plantinha nas regas).

• Cozinha Experimental

Essa atividade é realizada em cada classe mensalmente, oportunizando inúmeras experiências para as crianças, exceto quando os eventos programados para o mês não forem adequados à realização da atividade Cozinha experimental, nos critérios da escola.

Um cardápio é escolhido pelo grupo, levando em consideração as habilidades motoras, socioafetivas e cognitivas a serem desenvolvidas e o trabalho de educação alimentar, por vezes relacionado com algum tema enfocado na classe.

Os ingredientes são divididos no grupo, uma comunicação é enviada para casa informando à família o que a criança deve levar no dia combinado.

No dia combinado, cada ingrediente é analisado sob os mais diversos ângulos: sensorial, vocabulário, origem, conhecimento matemático (peso, custo, unidade para a compra), entre outros.

As tarefas são analisadas e distribuídas pelo grupo, todos colaboram para a execução do cardápio, a organização do ambiente para o lanche e depois dispõem a mesa e servem o lanche preparado.

Reunidos, curtem o prazer de saborear o que prepararam e a satisfação de ter colaborado com seu trabalho para a alegria e o bem-estar do grupo.

• Dia de Novidade

Sistematicamente, às segundas-feiras, algumas crianças serão convidadas a trazer uma novidade muito interessante para mostrar e contar para os amigos. Nesse dia, a criança apresenta uma breve informação e tem a oportunidade de responder a perguntas que partem de outras crianças. Essa atividade será realizada em todas as classes a partir do Nido II.

Para orientação dos pais: algumas ideias para auxiliar seu filho podem incluir livros, postais, espécimes da natureza, objetos provenientes de outros estados ou países visitados, bem como qualquer peça artesanal feita por alguém da família. Objetos que despertam o interesse das crianças e nutrem a curiosidade, ampliando a cultura. Em casa, converse com seu filho sobre a novidade que ele levará à escola, ajudando-o a posicionar-se quanto a algumas informações que poderá dar para os amigos.

O objeto levado pela criança ficará durante a semana exposto na mesa de observação da classe e será levado para casa na sexta-feira da mesma semana.

Projetos Anuais

Os projetos anuais da Aldeia Montessori são permanentes e promovem a discussão de temas amplos.

Eles permitem a construção da autonomia por meio de oportunidades de troca, pesquisas, roda de conversa, observação, aulas-passeio, entre outras estratégias.

O objetivo desses projetos é integrar as áreas de conhecimento e estimular a criatividade nos aprendizes e nos ensinantes.

Em todos os segmentos, os alunos se engajam nos projetos em torno de um objetivo comum. Eles trabalham visando a compartilhar o saber e a produzir o conhecimento. O currículo caminha se entrelaçando com os temas significativos aos alunos, em uma ação transdisciplinar.

São eles:

Projeto de Leitura

O Projeto de Leitura já passou por várias denominações desde que o iniciamos na Aldeia Montessori, em 1980, mantendo sempre o mesmo objetivo: a formação do leitor.

Oferece uma biblioteca de empréstimo, adquirida em cada classe anualmente por sistema de cotas, da qual todos compartilham o acervo criteriosamente selecionado em empréstimos semanais que ocorrem às quintas-feiras.

Feira do Livro

É realizada no mês de abril, como parte integrante do projeto de formação de leitores desenvolvido pela Aldeia Montessori em todos os segmentos.

Na Feira do Livro, recebemos autores e ilustradores para que, em um contato próximo com a criança, também as aproximem de obras significativas da literatura infantil e envolvam cada aprendiz no gosto pela leitura.

Nela, além das obras em destaque referentes aos autores que participam das atividades com as crianças, uma variedade de títulos é disponibilizada para a compra.

Da Feira do Livro sempre faz parte uma exposição, com os trabalhos das crianças sobre as obras dos autores que nos visitam.

As famílias têm acesso, em horário divulgado pela Coordenação, à Exposição e à Feira, sendo restritos às crianças os encontros com os autores.

Festa Junina

De caráter interno, somente participam as crianças e o corpo técnico-pedagógico da Aldeia Montessori.

É um projeto pedagógico que tem como culminância uma festa junina preparada pelas crianças. A Cultura Popular Brasileira é enfocada em seus múltiplos aspectos e, a cada ano, uma temática norteia os trabalhos desenvolvidos pelas crianças. Esta pode incluir a obra de um artista plástico, de um compositor, enfocar os cordelistas ou os ritmos dos folguedos juninos do Brasil que servirão de tema para a decoração do arraial.

Uma festa junina, à maneira Montessori, “na medida das crianças”, é preparada com barraquinhas, restaurante da roça, quitutes da época caprichosamente preparados pelas famílias e a animação, geralmente sob a responsabilidade de músicos que também são arte-educadores.

As crianças comparecem vestidas à moda caipira. As famílias são solicitadas a cooperar com o bufê de iguarias caipiras, a fim de todos conhecerem os hábitos de nossa terra.

Há um rateio nas despesas da animação da festa entre os participantes, sendo estipulado o valor para cada um e desenvolvida por arte-educadores. Cada criança traz, ainda, um número combinado de prendas para as barraquinhas, e leva de volta o mesmo número de prendas.

Como a Aldeia Montessori está envolvida em práticas de sustentabilidade, este também é um foco do projeto.

Educação em Valores Humanos

Por acreditarmos que só podemos obter sucesso verdadeiro e duradouro na vida se formos pessoas de bem, temos a ética e a retidão de caráter como eixos centrais do trabalho desenvolvido na Aldeia Montessori. Fundamentado em um projeto apresentado à UNESCO, foi permitido o ingresso da Aldeia Montessori no Programa de Escolas Associadas (PEA), um pool de escolas em todo o mundo irmanadas por uma cultura de paz.

As escolas que trabalham optando por essa vertente entendem que a formação de um indivíduo tem sua base na consolidação de valores éticos universais e o conhecimento e a competência estão a serviço da humanidade.

No programa de Educação em Valores Humanos, os principais aspectos das relações são vivenciados pelas crianças, em todos os segmentos, em um aprendizado contínuo que sedimenta a construção do caráter.

O objetivo do projeto Aldeia, comunidade solidária é a escola estar sempre envolvida com atividades que desenvolvam o espírito de solidariedade, despertando em cada criança o cuidado com o outro.

É tradição na Aldeia Montessori uma atividade realizada anualmente na Semana da Criança: a gincana beneficente, na qual arrecadamos roupas, brinquedos, livros e utensílios que abastecem, por meio do Centro Espírita João Batista, diversas comunidades assistidas por essa instituição.

As crianças participam ativamente nessas experiências de trabalho, cuidadosamente organizadas e que envolvem a escola e a comunidade.

Além disso, outras atividades são realizadas com o intuito de vivenciar a solidariedade e a responsabilidade social no dia a dia da Aldeia, nas quais as crianças são estimuladas para o cuidado com o outro e o compartilhar.

No âmbito da relação com a comunidade, o Centro de Estudos Montessori do Rio de Janeiro promove palestras gratuitamente em escolas da rede pública e oferece bolsas de estudo para a formação de professores Montessorianos a professores de entidades sem fins lucrativos.

Projeto Lixo Feliz

O projeto Lixo Feliz faz parte das estratégias de construção da consciência ecológica desenvolvidas no cotidiano da Aldeia. Tem como meta educar as crianças para a consciência da necessidade da redução do lixo, atuando na coleta seletiva, na redução do lixo e no consumo consciente.

Projeto Anual das Escolas Associadas à Rede Pea-UNESCO

Os anos internacionais são celebrados desde 1959 e são designados pelas Nações Unidas. O objetivo é chamar a atenção para temas de grande importância e encorajar a ações para resolver problemas globais.

Com base na escolha do tema para o ano internacional, escolas associadas à rede PEA-UNESCO em todo o mundo desenvolvem estudos com seus alunos que chegam à comunidade internacional por meio das crianças e dos jovens.

Como escola associada, a Aldeia Montessori se engaja nesses estudos e escolhe como tema anual da Escola Aberta o tema do ano internacional designado pela ONU. Esse é um projeto que permeia todas as disciplinas e todos os segmentos.

Aldeia para Gente Grande

É um projeto dedicado essencialmente aos adultos do qual constam as seguintes atividades:

Eventos

Eventos

Período de Adaptação

Na Educação Infantil, esse período ocorre segundo orientação à família, feita individualmente pela coordenadora escolar, após a entrevista inicial e a fim de atender às necessidades de cada criança. No Ensino Fundamental, ocorre somente quando necessário.

O momento requer uma atenção especial dos pais e da escola, a fim de que as conquistas da criança sejam efetivas e elas possam se sentir seguras no novo ambiente.

Calma, paciência e perseverança são atitudes imprescindíveis nos adultos. A presença de uma pessoa familiar à criança durante o tempo da adaptação, enquanto necessário, e que varia de acordo com o ritmo de cada um, é uma prática na Aldeia Montessori.

No primeiro dia, geralmente, a pessoa escolhida pela família permanece na escola o tempo em que a criança fica, cerca de uma hora ou para alguns duas horas; nos dias seguintes, o tempo vai se estendendo por orientação da escola, e a família vai sendo informada a cada dia do horário da saída
da criança no dia seguinte e se será necessário que permaneça na escola.

Quando a criança já mostra alguma segurança no novo espaço escolar, interagindo com o ambiente e os novos amigos, a família é dispensada e informada do horário que deve voltar, em duas, três ou quatro horas – conforme o processo de cada criança, até que ela possa permanecer na escola pelo período contratado pela família.

Se necessário, o adulto de referência da criança poderá ser convidado a permanecer o tempo todo no ambiente.

Na maioria das vezes, os adultos que compartilham com a escola o processo de adaptação ficam na sala de espera ou nos bancos à entrada das nossas Unidades, mas pode acontecer de ser necessário que fique mais perto do ambiente de trabalho da criança (isso será indicado pela professora da classe). Se você foi convidada a ajudar seu filho em classe, sugerimos que observe a ação da professora, evite falar alto, mantenha-se na posição de observador permitindo aos profissionais da escola a iniciativa para estabelecer as relações com as crianças.

Horários especiais serão combinados diretamente com a família para o melhor atendimento às crianças com essas necessidades.

Cada criança tem seu ritmo próprio, por nós respeitado!

As relações com a professora e as atendentes de classe, com o novo ambiente e com os novos amigos, virão com o tempo!

Na Aldeia, todos nós nos tratamos pelo nome, crianças e adultos; então,  procure logo saber o nome dos adultos que trabalham diretamente com seu filho para se referir a eles pelo nome, evitando o tratamento “tia”. Se esquecer, pergunte a seu filho o nome das amigas grandes…

Vocês observarão que o trabalho para a conquista da confiança de seu filho será cuidadoso, paciente e por vezes pode parecer mais lento do que você deseja, mas lembre-se de que estamos juntos: toda e qualquer dica que facilite esse processo será bem-vinda, sua ajuda nos é muito válida!

Destacamos, por fim, a necessidade de que os pais compreendam a importância e a delicadeza da nova experiência, de que mostrem ao filho, com suas atitudes, o quanto estão certos da escolha por essa escola, o quanto nela confiam. A forma como transmitem seus sentimentos e expectativas é fundamental para a conquista da autonomia e da autoconfiança, as quais surgem de separações bem conduzidas.

Encontros com Pais, Avaliação e Portfólios de Aprendizagem

• Educação Infantil

A Aldeia Montessori, trimestralmente, realiza um encontro com pais e professores, tendo dinâmica e tema do interesse/necessidade do agrupamento a que se destina, escolhido a partir da análise dos grupos.

Nessa reunião é entregue o Portfólio Demonstrativo da Aprendizagem da criança referente ao trimestre. Cada portfólio é formado por um Relatório de Desenvolvimento elaborado pela professora a partir do Planejamento Curricular Individual (PCI) /Planejamento Educacional Inclusivo (PEI) estabelecido para a criança, por uma amostra de atividades significativas realizadas pela criança e por uma foto significativa do trabalho no trimestre. Pode ainda contemplar considerações de outros profissionais envolvidos com a criança.

Esse instrumento se destina a refletir sobre as conquistas da criança diante do currículo Montessori, detalhado no seu PCI/PEI.

Após a entrega do portfólio, a ser analisado em casa, os pais podem solicitar
agendamento de um horário, de acordo com a disponibilidade da escola, com a orientadora da classe para uma conferência individual, na qual serão discutidos aspectos dos desenvolvimentos pessoal e acadêmico, bem como questões e preocupações da família ou da escola.

Os horários previstos na agenda da escola são organizados de modo a proteger a rotina das classes.

• Ensino Fundamental

Como escola Montessoriana, a verificação da aprendizagem comporta um olhar mais abrangente e — por não priorizar tão somente o desenvolvimento cognitivo, e valorizar a educação da criança de forma integral.

Declarado na Missão da Escola constante do Projeto Político-Pedagógico, nosso caminhar trabalha para a conquista daquilo que tanto se busca: o “ser competente”, que envolve a capacidade de agir eficazmente em uma determinada situação apoiado em conhecimentos correspondentes.

Assim, entendemos que, embora as competências cognitivas utilizem, integrem ou mobilizem os conhecimentos acadêmicos, elas também envolvem o raciocínio, as habilidades para unir intuição e razão, cautela e audácia, as quais, em nossa concepção, nascem tanto da qualidade da informação quanto da experiência, traduzindo-se do desenvolvimento da inteligência emocional.

Os estudantes do Ensino Fundamental têm como instrumento de avaliação:

a) Autoavaliação formativa (percepção de si próprio, com enfoque nas competências socioemocionais).
b) Avaliação do Desempenho nas diferentes áreas do conhecimento, elaborada pela orientadora de classe a partir da observação do trabalho da criança no cotidiano da escola, diante das múltiplas oportunidades que o ambiente preparado oferece.
c) Consolidação da Ficha de Progresso Semanal.
d) Portfólio com peças mais significativas do trabalho realizado no trimestre, escolhidas pelo estudante.

Os estudantes montam seus portfólios, preenchem a Ficha de Autoavaliação 1 (Hábitos e Resultados Desejados em Montessori) e escolhem os trabalhos significativos que vão compor seu portfólio.

Os alunos do 5º ano, além dos itens expostos acima, elaboram uma autoavaliação quanto ao desempenho cognitivo.

Então, a cada trimestre, o grupo se reúne no Encontro de pais e professores e trocam ideias sobre temas pertinentes ao desenvolvimento infantil nessa etapa ou assuntos que emerjam das necessidades do grupo, percebidas pela escola ou sugeridas pelas famílias. Pode também acontecer um encontro em que seja escolhida uma dinâmica diferente, pois educar é um processo em constante renovação.

• No que diz respeito ao processo avaliativo, este ocorrerá de forma continuada, por meio de observação sistemática das interações da criança com o espaço escolar, com o grupo social onde estiver inserida e com a proposta curricular expressa no PEI.

• Os casos de deficiência e/ou necessidades educacionais especiais são analisados pela equipe técnico-pedagógica da Aldeia Montessori, para as tomadas de decisão no que concerne ao atendimento à criança sob o ponto de vista pedagógico, buscando estratégias viáveis ao espaço escolar para satisfazer suas necessidades.

Critérios de Aprovação no Ensino Fundamental

É considerado APROVADO o estudante que atingir, na média final, conceito final R ou superior em todas as disciplinas.

É considerado REPROVADO o estudante com frequência global inferior a 75%.

Os critérios atribuídos em cada trimestre representam o desenvolvimento do aluno até aquele período e são resultados da aprendizagem significativa até o período em curso.

Os conceitos atribuídos no último trimestre representam o resultado final do progresso do aluno naquele ano letivo.

E: 100% dos objetivos atingidos. Envolve autonomia, competência e excelência no desempenho. MB = 99% a 90% dos objetivos atingidos. Envolve autonomia, responsabilidade, empenho e competência.

B: 89% a 80% dos objetivos atingidos. Envolve empenho e destreza, mas admite que alguns aspectos devem ser aprimorados.

R: 79% a 70% dos objetivos atingidos. O aluno ainda não consegue realizar suas tarefas com destreza, pode apresentar “alguma” destreza, mas ainda compromete a competência. Uma atenção especial deve ser dada com a realização de tarefas extras para aprimorar o desempenho.

I: 69% a 50% dos objetivos atingidos. O aluno não apresenta o domínio necessário dos objetivos a serem alcançados. Durante o período letivo, a professora cuida para que o aluno cumpra tarefas que o levem a superar suas dificuldades e orienta a família nos procedimentos que deve também adotar em casa para ajudar a criança, caracterizando a recuperação paralela na Aldeia. A ajuda ao aluno é um compromisso da escola e da família.

D: abaixo de 50% dos objetivos atingidos. Incapacita o aluno para o acesso ao nível subsequente, se for atribuído conceito D a qualquer área.

Diante das dificuldades de aprendizagem de uma criança, esgotados os recursos no âmbito pedagógico, papel da escola, em acompanhamento por meio da Supervisão Pedagógica, junto à orientadora e à família, a família é orientada para a busca de apoio técnico que pode envolver uma avaliação multidisciplinar (Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Neurologia, Psicologia) a fim de detectar a área que precisa ser apoiada.

Permanecerá no mesmo nível o aluno que não atinge o conceito R.

Promoção do aluno do Ensino Fundamental no programa de atendimento educacional especializado

Art. 15. Para a identificação das necessidades específicas dos alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento, com altas habilidades/superdotação e tomada de decisão quanto ao atendimento a ser oferecido, a escola deve elaborar um Plano Educacional Individualizado (PEI), com a finalidade de promover o desenvolvimento, a ambientação do aluno, bem como a adaptação de currículo e da proposta pedagógica que possibilitem o aprendizado.

§ 1º. Cabe exclusivamente aos profissionais da educação da escola a adaptação de currículos a definição da metodologia de ensino e dos recursos humanos e didáticos diferenciados, com vistas a garantir uma educação de qualidade, de acordo com as possibilidades do educando.

I. As famílias têm o direito a solicitar à Escola o detalhamento do programa pedagógico adaptado e/ou o Plano Educacional Individualizado (PEI).
II. As Escolas deverão ter ao menos um profissional capacitado ou especializado de acordo com disposto nos parágrafos 1º, 2º, 3º e 5º, do Art. 20, dessa Deliberação.
III. Nos casos em que houver necessidade de maior clareza quanto às características biopsicossociais e de aprendizagem do educando, visando a garantir-lhe atendimento mais adequado a sua condição, poderão ser consultados profissionais de outras áreas.

§ 2º. O Programa de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) da instituição de ensino deverá ser elaborado em consonância com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado editadas pela Resolução CNE/CEB nº 4/2009 e as orientações explicitadas na Norma Técnica nº 04/ 2014/MEC/SECADI/DPEE, considerando-se em especial:

I. as características de aprendizagem dos alunos e condições biopsicossociais;
II. as condições da escola e da prática pedagógica;
III. a participação da família e do aluno, quando possível.

Art. 16. Esgotadas as possibilidades pontuadas nos arts. 24, 26 e 32 da LDBEN, o aluno que apresentar grave quadro de deficiência intelectual ou múltipla e não apresentar desempenho suficiente para atingir o nível exigido para conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, mesmo com todos os apoios necessários, receberá certificação de conclusão de
escolaridade com terminalidade específica.

§ 1º. A certificação a que se refere o caput deverá ser fundamentada em avaliação pedagógica, com histórico escolar descritivo das competências e habilidades desenvolvidas pelo aluno.

§ 2º. Em consonância com os novos princípios da Educação Inclusiva, a terminalidade específica deverá possibilitar novas alternativas educacionais ou encaminhamento para Educação de Jovens e Adultos e de Educação Profissional, visando à sua inclusão no mundo do trabalho.

Em consonância com as determinações legais, o processo de avaliação do aluno no Programa de Atendimento Educacional Especializado será documentado trimestralmente, em relatório descritivo das competências e habilidades desenvolvidas pelo aluno, de acordo com o PEI.

Também servirão de base análise do trabalho, além da produção do aluno, os registros anedóticos e a ficha de desenvolvimento semanal. O documento será elaborado pelo professor, com a supervisão do corpo técnico da instituição (Direção, Coordenação Pedagógica e profissional de Educação Inclusiva).