Presença às Aulas — Pontualidade e Assiduidade
A presença regular à escola é fundamental para o processo e o sucesso acadêmico de todas as crianças e permite que seu filho participe da interação social e de valiosas experiências de aprendizagem.
Uma das pedras angulares da Educação Montessori são os adultos a quem as crianças, por meio de seus exemplos, tomam como líderes. Trazendo seu filho à escola na hora, você está ensinando-lhe a responsabilidade e a gestão do tempo. O fato de chegar e sair todos os dias no horário, além do valor educativo, mostra que você também respeita regras.
Um estudante se prepara para sua vida futura ao considerar a pontualidade e a assiduidade como fundamentais para o sucesso posterior. A pontualidade instila cortesia para com o outro, o respeito pelo trabalho na sala de aula, e mostra a seu filho que você valoriza seu trabalho na escola, bem como sua educação mais ampla.
Os estudantes se beneficiam muito com o conjunto previsível da rotina diária. Chegar à escola no horário previsto os ajuda a saber o que esperar dos orientadores e daquele dia de aula.
As atividades iniciais são partes cruciais do dia escolar. É nesse momento que as crianças cumprimentam umas às outras, a chamada é feita, os orientadores introduzem novas atividades, discutem o que vai acontecer nas aulas daquele dia ou conduzem a atividade de aniversário de algum colega. A menos que exista uma razão médica, é absolutamente inaceitável para uma criança chegar atrasada à aula.
Chegada tardia é perturbadora e imprudente para o resto da turma, e nada pode ser mais prejudicial para a educação de um estudante do que uma presença irregular. Se circunstâncias imprevistas causarem algum atraso, leve sua criança até a Secretaria que, em seguida, um de nossos profissionais a acompanhará até a sala de aula. Mesmo que a “Linha Inicial” esteja em curso, seu filho será orientado a entrar na sala discretamente para que a classe não seja perturbada e possa, em seguida, aderir à Linha sem desconforto. Esse procedimento é mantido da Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Solicitamos que consultas médicas, odontológicas e outros compromissos sejam marcados fora do horário da escolaridade. Tal solicitação tem por objetivo evitar que a criança seja prejudicada na rotina de seu processo de trabalho. Não consideramos adequada a saída do estudante no decorrer do horário de escolaridade e seu retorno à escola.
Chegadas Antecipadas e Saídas Retardadas
A organização do horário da equipe de orientadores e dos funcionários se faz diante do número de estudantes nos diferentes turnos escolares; por isso, só é possível à escola ter uma previsão máxima de 15 minutos para as eventuais chegadas antecipadas ou atrasos na saída de seus alunos.
Caso exceções ocorram pela 3ª vez num mesmo mês, uma imediata reunião com os responsáveis será solicitada buscando resolver a dificuldade.
Atrasos no Ensino Fundamental
No Ensino Fundamental, após a 3ª incidência de atraso no mesmo mês, sempre comunicada à família via agenda, os responsáveis serão convidados para uma conferência e um plano de ação deverá ser estabelecido em parceria com a família para a solução da questão e para cobrir os prejuízos ao estudante.
Responsabilidade e Responsabilização
Por definição, a comunidade da sala de aula nutre o comportamento social responsável. Independentemente da idade e do nível, os estudantes cuidam ativamente do seu ambiente. São encorajados a assumir a responsabilidade por seus comportamentos, a tornarem-se agentes de sua própria aprendizagem.
A responsabilização é introduzida gradualmente e aumenta à medida que a criança amadurece.
Academicamente, a responsabilização dos estudantes no Ensino Fundamental é estabelecida pela utilização da Ficha de Progresso Semanal, na qual a criança registra seu trabalho, tendo como parâmetro o número de atividades que deverá realizar em cada área. O estudante é orientado pela professora sobre as tarefas que deve realizar para percorrer os conceitos em foco num determinado período e sobre a qualidade do trabalho que escolhe realizar, educando-se quanto ao uso do tempo e às suas escolhas.
A Ficha de Progresso Semanal registra esse processo, no qual a criança vai pouco a pouco organizando seu tempo e suas escolhas, de modo que aprenda a lidar com metas e exercite alcançá-las. Como o próprio nome diz, a ficha registra o “progresso”, não se tendo como meta imediata que a criança realize o número de atividades sinalizadas, mas, sim, que tenha a percepção dos caminhos que precisa percorrer. É por meio das suas atitudes e das suas escolhas que desenvolverá a percepção de seu compromisso com o trabalho e consigo própria.
Poderá, então, concluir se precisará dar atenção a alguma área específica, escolher não cumprir todas as atividades de uma área em uma semana, pois se dedicou cuidadosa e produtivamente a outro determinado trabalho, sempre buscando o equilíbrio e o aprimoramento.
Com a oportunidade do exercício, as crianças aprendem a lidar com a responsabilidade individual de forma construtiva. Mesmo estimando a produtividade, o desempenho registrado na Ficha de Progresso Semanal depende da maturidade, do nível de concentração e do conhecimento acadêmico de cada estudante, estimulando-o sempre a atingir a excelência.
Na família, as Fichas de Progresso Semanal devem provocar as mesmas atitudes: a reflexão, a análise, a ponderação, a responsabilização e o estímulo. Nunca “a cobrança” pura e simplesmente, que oprime e desmotiva.
Lição dos Três Tempos
Os conteúdos são apresentados de forma individualizada ou em pequenos grupos.
Como ponto importante da abordagem educacional Montessori, muitas das novas aprendizagens são intermediadas pela “Lição de Três Tempos”:
- O 1º tempo consiste na apresentação, na observação e na identificação do objeto em estudo.
- A 2ª fase consiste no reconhecimento ativo e prático, com experiências e explorações.
- O 3º período envolve abstração, verbalização ou apresentação do conteúdo estudado.
Essa técnica é utilizada nas escolas montessorianas da Educação Infantil ao Ensino Médio. Para tanto, cada agrupamento é equipado com Materiais de Desenvolvimento (Educação Sensorial e Educação dos Movimentos) e os de Aquisição da Cultura (História, Geografia, Ciências, Português, Matemática,
Arte, Segunda Língua,) os quais, em sua maioria, são sequenciais e autocorretivos.
Um mesmo material pode ser visto em diferentes agrupamentos por continuar a corresponder ao Período Sensível à aprendizagem daquele grupo de estudantes. Entretanto, são trabalhados com diferentes objetivos e propostas mais avançadas e desafiantes na medida em que a criança vai
dominando o currículo.
Reuniões da comunidade
No Ensino Fundamental, no início de cada dia, acontecem as reuniões da comunidade, com os combinados do dia: ouvir música clássica e conhecer compositores, um estudo interessante a ser partilhado, exercícios de estimulação cerebral, um círculo da paz para a resolução de conflitos ou para abordar alguns valores humanos ou mostrar o reconhecimento pela ação de algum colega.
Já na Educação Infantil, elas acontecem apenas algumas vezes na semana (no dia da novidade, do cesto de flores ou no círculo da paz): uma roda de conversa para abordar valores humanos, reconhecer sentimentos, aprender a colocar-se e a escutar o outro e até mesmo para solucionar conflitos.
Disciplina Montessori
A Filosofia Montessori se materializa na conquista da autodisciplina pelo aprendiz, em uma atmosfera de liberdade dentro de limites com o respeito às pessoas e ao ambiente, da cooperação mútua e da responsabilidade social. A disciplina Montessori enfatiza o não punitivo, buscando métodos que evitem constrangimentos pessoais, já que, como comunidade, busca-se a solução das questões com a reflexão de todos.
A disciplina ocorre à medida que a criança desenvolve a percepção de causas e consequências, do reforço positivo, na confiança que professora e colegas mostram de que é possível proceder e fazer diferente.
No Ensino Fundamental, à medida que o desenvolvimento da moral se processa os conceitos se reafirmam, em reflexões pessoais estimuladas pela orientadora e pelo grupo para que os comportamentos sejam revistos e as escolhas se aprimorem.
Tudo transcorre de maneira adequada à fase de desenvolvimento e ao nível de compreensão da criança.
Essa é uma construção que produz resultados quando a família compartilha dos mesmos valores e das mesmas atitudes, evitando punições e ameaças, pois as crianças se habituam com as linguagens que os adultos usam e reagem a elas. Se o extremo é o castigo ou a palmada, as palavras custam a
fazer efeito… Pense nisso!
Uniforme
O uso do uniforme é devido para as crianças desde o Nido II.
No verão: short, saia short e camisa ou camiseta, em modelo fornecido pela escola, tênis e meia branca ou sandália fechada, em harmonia com as cores do uniforme.
No inverno: conjunto oficial da escola, camisa, tênis e meia branca ou sandália fechada, em harmonia com as cores do uniforme.
Para a natação (Unidade Freguesia): maiô ou sunga, touca e roupão oficial da Aldeia, e bolsa para transporte do uniforme nos dias da atividade.
Informações sobre aquisição de uniformes podem ser obtidas na Secretaria de cada Unidade.
Sob nenhuma circunstância serão aceitos chinelos, sandálias de dedo, tamancos ou sandálias de salto, que podem ocasionar acidentes no cotidiano escolar.
No caso de saídas da escola, em aulas passeio, é exigido o uso do UNIFORME OFICIAL completo. O aluno não deverá se apresentar às aulas sem seu uniforme. Também deve se apresentar uniformizado em todos os eventos realizados na escola, salvo se houver comunicação expressa da Coordenação sobre a liberação do seu uso.
Para todos os segmentos, qualquer peça do uniforme deverá ser identificada com nome e número de matrícula do estudante, com marcador permanente.
Nós incentivamos cada um de nossos estudantes a assumir a responsabilidade de levar para casa seus pertences. Auxilie seu filho, mesmo pequeno, a reconhecer e ser capaz de identificar suas próprias roupas, casacos, agenda, pastas, mochilas etc. Seu estímulo o ajudará a aprender a se responsabilizar por seus materiais, atitude indispensável para minimizar perdas de objetos e roupas na escola. Contudo, se, mesmo assim, isso acontecer, a escola mantém, sob a supervisão da Coordenação, os “achados e perdidos”. As roupas ou objetos não identificados ficarão à disposição dos responsáveis pelo prazo de 30 dias, quando, então, serão doados a uma instituição carente. A escola não se responsabiliza por extravio de pertences não identificados.
Telefones Celulares, Jogos de Videogames, Joias, Máquinas Fotográficas
Tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental as crianças não têm permissão de portar telefones celulares. Durante o período de permanência da criança na escola, o aparelho ficará guardado com a Coordenação, sendo entregue apenas na saída da criança.
Tais responsabilidades devem ser desenvolvidas com as crianças, mas os pais devem assegurar-se da possibilidade de que o filho pode cumpri-la ou de estabelecerem os limites necessários.