28 de novembro 2019

Critérios de Aprovação no Ensino Fundamental

É considerado APROVADO o estudante que atingir, na média final, conceito final R ou superior em todas as disciplinas.

É considerado REPROVADO o estudante com frequência global inferior a 75%.

Os critérios atribuídos em cada trimestre representam o desenvolvimento do aluno até aquele período e são resultados da aprendizagem significativa até o período em curso.

Os conceitos atribuídos no último trimestre representam o resultado final do progresso do aluno naquele ano letivo.

E: Excelente – 100% dos objetivos atingidos. Envolve autonomia, competência e excelência no desempenho.

MB = Muito bom – 99% a 90% dos objetivos atingidos. Envolve autonomia, responsabilidade, empenho e competência.

B: Bom – 89% a 80% dos objetivos atingidos. Envolve empenho e destreza, mas admite que alguns aspectos devem ser aprimorados.

R: Regular – 79% a 70% dos objetivos atingidos. O aluno ainda não consegue realizar suas tarefas com destreza; pode apresentar “alguma” destreza, mas ainda compromete a competência. Uma atenção especial deve ser dada, tanto pela escola quanto pela família, estimulando a realização de tarefas extras para aprimorar o desempenho.

I: Insuficiente – 69% a 50% dos objetivos atingidos. O aluno não apresenta o domínio necessário dos objetivos a serem alcançados no período. Durante o ano letivo, a professora cuida para que o aluno cumpra tarefas que o levem a superar suas dificuldades e orienta a família nos procedimentos que deve também adotar em casa para ajudar a criança, caracterizando a recuperação paralela na Aldeia. A ajuda ao aluno é um compromisso da escola e da família.

D: Deficiente – abaixo de 50% dos objetivos atingidos. Incapacita o aluno para o acesso ao nível subsequente, se for atribuído conceito D a qualquer área.

Diante das dificuldades de aprendizagem de uma criança, esgotados os recursos no âmbito pedagógico, papel da escola, em acompanhamento por meio da Supervisão Pedagógica, junto à orientadora e à família, a qual é orientada para a busca de apoio técnico que preferencialmente deve envolver uma avaliação multidisciplinar (Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Neurologia, Psicologia) a fim de detectar a área que precisa ser apoiada.

Permanecerá no mesmo nível o aluno que não atinge o conceito R.