28 de novembro 2019

Atividades Paralelas à Rotina de Classe

Com movimentação e objetivos específicos, realizamos sistematicamente algumas atividades que integram o Currículo Regular.

• Comemorações de Aniversário na Escola

A comemoração do aniversário acontece em dois momentos: um com a “Linha da Vida” e o outro no qual comemoramos os “aniversariantes da semana”, com o bolo que será fornecido pela escola, numa ação que tem como foco a segurança alimentar. 

O aniversário do seu filho é único e especial e nós desfrutamos do partilhar dessa importante ocasião.

  • Linha da Vida

Uma das técnicas do Sistema Montessori, trabalha com o conceito de tempo e de História. Partes integrantes do currículo e da construção do conhecimento, a história de cada criança é contada neste dia por seus pais ou pela professora… Uma celebração da vida! 

No início do mês de aniversário da criança, um envelope será enviado para casa contendo páginas que representam cada ano de vida dela. Em cada página, por favor, anexe uma fotografia – um fato importante de cada ano, significativo para a criança -, acompanhado de um breve relato. 

A família deve enviar todo o material para a escola até um dia antes do aniversário. As fotos e a pequena biografia enviada pelos pais serão exibidas no mural da sala de aula e voltarão para casa na semana seguinte. 

Todos participam da cerimônia da Linha da Vida, que é realizada no dia do aniversário da criança. 

Esta cerimônia é rápida, com duração de, no máximo, 30 minutos. 

A família está convidada a participar da cerimônia da Linha da Vida, sendo limitada a 2 duas pessoas o número de familiares. 

Os horários desta atividades são pré-estabelecidos, para se integrarem à rotina do dia, de acordo com o turno de escolaridade.  

No turno da manhã, para o Ensino Fundamental, às 7h30 e, para a Educação Infantil, às 8h30. 

Na parte da tarde, para o Ensino Fundamental, às 13h15 e, para a Educação Infantil, às 14h. 

Os pais poderão filmar, fotografar o seu filho; só poderão ser publicadas nas redes sociais as imagens que apareçam o aniversariante e sua família, em função do respeito ao direito de imagem; e, no final, retornar a sua casa ou ao seu trabalho, deixando que seu filho termine normalmente seu dia escolar. 

  • O bolo de aniversário

O bolo de aniversário será preparado na escola, sob a tutela do Serviço de Nutrição. Esta será uma segunda comemoração e acontecerá sempre às sextas-feiras, nas classes em que houver aniversariantes. Será um momento de partilha entre as crianças, comemorando coletivamente todos os aniversários de sua classe. 

Se necessário, em função de eventos programados para às sextas-feiras, o dia será alterado. 

  • Construindo boas lembranças

Um dia especial pensado só para o seu filho e sua história sendo contada para toda a classe são os verdadeiros presentes dos quais ele certamente lembrará por toda a vida. 

Assim, como forma de agradecimento, é a criança aniversariante quem se preocupa em trazer um presente para a sua sala no dia do seu aniversário: uma bonita caixa, mimosas cestinhas ou uma bandeja para a área de Vida Prática, um livro de histórias para o canto de leitura com curiosidades que as crianças tanto gostam, um quadro com a reprodução de uma obra de um pintor reconhecido, sobre a natureza, locais significativos para as crianças (monumentos), um material confeccionado pela família (se esta for a sua escolha, peça orientação a professora da classe), um enfeite para a classe. 

Não é recomendável que o presente seja um brinquedo, jogo ou similar, pois eles não são inseridos no ambiente da escolaridade. 

Acentuamos que não importa o valor comercial – o que importa é o valor do significado de “presentear” a classe e seus amigos. É uma das formas de aprender a agradecer e marcar, com pequenas lembranças, os momentos importantes da vida. 

Solicitamos que não enviem presentes ao aniversariante. Em uma festa de aniversário à maneira Montessori é o aniversariante quem presenteia a sala e os amigos com um objeto que será usufruído por todos. 

Momentos que ficam registrados para sempre no arquivo das boas lembranças de cada um! 

  • Aniversários Fora da Escola

Quando pensamos numa regra, nós o fazemos para o bem estar da comunidade escolar. Essa é uma das mais importantes tarefas da escola: possibilitar que cada criança aprenda a viver em sociedade.

Então, pela vivência de vários anos optamos:

1. Com relação à saída para comemorações de aniversário diretamente da escola, no caso de a criança sair com outra pessoa que não seu responsável, a autorização de saída deverá vir registrada na agenda digital.
2. Como os estudantes não estarão oficialmente acompanhados por seus professores, e por não se tratar de uma atividade sob a gerência da Escola, solicitamos que as crianças não estejam uniformizadas, pois essa não é uma atividade escolar.
3. Convites para aniversários fora da escola só serão distribuídos pelas professoras se forem enviados para todas as crianças da classe. No caso de escolhas restritivas, a escola não se responsabilizará por entregas de convites, cabendo a cada família que o faça por meios próprios.
4. Presentes de amigos convidados para festas fora da escola e para serem entregues a aniversariantes não são aceitos pela escola. Reservamo-nos o direito de não assumir essa responsabilidade, uma vez que já são bastantes as de sua competência.

• Aulas-Passeio

São atividades programadas para o enriquecimento do trabalho realizado em classe, atendendo às necessidades específicas de cada agrupamento, de caráter complementar ao currículo de importância para a construção do conhecimento.

Como é feita a contratação de serviços especializados de transporte, bem como o guia e o local visitado podem cobrar ingresso, as despesas por aluno ficam a cargo da família.

As crianças que não participam da atividade não são atendidas nesse dia no horário da escolaridade, pois os profissionais da classe estarão envolvidos com a aula passeio. O atendimento nesse dia restringe-se ao horário estendido, já que a atividade escolar será desenvolvida na Aula-Passeio.

• Cesta das Flores

Uma vez por semana, é escolhida, em cada classe, uma criança encarregada de trazer flores para enfeitar a sala. As flores enviadas devem ser as que colocamos nas jarras.

Essa é uma atividade interdisciplinar que envolve lições de vocabulário, pois as crianças constroem um rico acervo linguístico identificando as flores por seus nomes, lições de botânica, além da Matemática, Vida Prática e relações sociais. 

Todos ficam esperando pela flor que traz o amigo, e este mostra-se feliz por apresentá-la ao grupo. A atividade é iniciada no princípio do período letivo pela professora que a demonstra para as crianças, numa reunião do grupo. Uma vivência preciosa para a criança, em que a participação da família é muito importante!

• Cuidando do meu Vasinho

Da mesma forma que a atividade anterior, aqui ajudamos as crianças a construírem o amor pela natureza e desenvolverem o conhecimento sobre a interdependência entre os seres vivos, “botando a mão na massa”. 

No início do ano, cada amigo traz para sua classe um vaso com uma plantinha que ficará sob seus cuidados.

Devem ser escolhidas plantas de variedade diversas, com diferentes tipos de folhas, de diversos tamanhos, com ou sem flores.

Devem ser evitados os cactos (por oferecerem risco ao serem tocados).

Sugerimos plantas que gostem de ambientes internos (antúrio, pau-d’água, rosa de pedra, espada de são jorge, palmeirinha, ráfia, dracena, begônia, peperômia, lírio da paz, columeia peixinho, jiboia, costela de adão, pacová, entre outras).

Vale uma visita a um horto com sua criança para escolherem seu vasinho (lembre-se de enviar o pratinho para proteger a plantinha nas regas).

• Cozinha Experimental

Essa atividade é realizada em cada classe mensalmente, oportunizando inúmeras experiências para as crianças, exceto quando os eventos programados para o mês não forem adequados à realização da atividade Cozinha experimental, nos critérios da escola.

Um cardápio é escolhido pelo grupo, levando em consideração as habilidades motoras, socioemocionais e cognitivas a serem desenvolvidas, assim como o  trabalho de educação alimentar e, por vezes, relacionado com algum tema cultural enfocado na classe, como a culinária típica de algum povo, país ou região.

Os ingredientes são fornecidos pela escola, sob a orientação do setor de nutrição; uma comunicação é enviada para casa informando à família sobre o dia da atividade na classe e o cardápio escolhido, que considera os casos de restrições alimentares comunicada à escola. 

No dia combinado, cada ingrediente é analisado sob os mais diversos ângulos: sensorial, vocabulário, origem, conhecimento matemático (peso, custo, unidade para a compra), entre outros, de acordo com o nível de aprendizagem da classe.

As tarefas são distribuídas pelo grupo, num verdadeiro trabalho de equipe. Todos colaboram na execução do cardápio, na organização do ambiente para o lanche e, depois, na preparação do espaço para saborear o que foi preparado.

Reunidos, curtem o prazer de saborear o que prepararam e a satisfação de ter colaborado com seu trabalho para a alegria e o bem-estar do grupo.

No fim de tudo, a organização do ambiente é uma tarefa de um dos grupos para deixar a sala e os utensílios utilizados limpos e organizados. 

• Dia de Novidade

Sistematicamente, às segundas-feiras, algumas crianças são convidadas a trazer uma novidade muito interessante para mostrar e contar para os amigos. Nesse dia, a criança apresenta uma breve informação e tem a oportunidade de responder a perguntas que partem de outras crianças. Essa atividade é realizada em todas as classes, a partir do Nido II.

Para orientação dos pais, algumas ideias para auxiliar seu filho: podem incluir livros, postais, espécies da natureza, objetos provenientes de outros estados ou países visitados, álbuns de fotografia e relatos de viagem, bem como qualquer peça artesanal feita por alguém da família, instrumento característico da profissão dos pais, um álbum de fotografias com momento especiais vividos pela família… Objetos que despertam o interesse das crianças e nutrem a curiosidade, ampliando a cultura. Em casa, converse com seu filho sobre a novidade que ele levará à escola, ajudando-o a posicionar-se quanto a algumas informações que poderá dar para os amigos. Evite brinquedos! 

O objeto levado pela criança ficará durante a semana exposto na mesa de observação da classe e será levado para casa na sexta-feira da mesma semana.