Atividades de Enriquecimento
– Para a Educação Infantil
Por entender que a inteligência se manifesta e se amplia com diferentes formas de expressão e por acreditar que a criança precisa de múltiplas oportunidades de estímulo no transcurso dos “períodos sensíveis”.
Sabendo que, na Educação Infantil, o período sensível é caracterizado principalmente pela “mente absorvente“, a Aldeia Montessori insere no cotidiano escolar o trabalho de Arte Educação.
Por meio desse foco, as diferentes formas da arte e das linguagens são vivenciadas de forma criativa, num processo lúdico que mobiliza e estimula a criança. É nas Oficinas de Arte ou de Música que esse trabalho se desenvolve, sob a responsabilidade de especialistas, para atender às nuances a que se propõe.
A escolha da vertente da Arte-Educação na Aldeia está fundamentada no respeito ao ritmo da cada criança e na livre escolha: ao selecionarmos um trabalho sem fragmentação, reafirmamos nosso crédito na inteireza do ser humano.
– Para o Ensino Fundamental
Hoje, a Neurociência comprova que a inteligência se manifesta de formas diferentes e que cada indivíduo pode apresentá-la com sua forma particular, construindo, assim, o conhecimento.
A escola cuida e estimula a construção da inteligência de cada educando, proporcionando atividades onde cada um pode expandir seus talentos, buscar a área de trabalho com que melhor se “afina”, encontrar o equilíbrio entre corpo, mente, intelecto e espírito.
Para possibilitar esse trabalho, a sala de aula da Aldeia fica do “tamanho do mundo”!
A internet permite viagens sucessivas que desvendam os segredos de lugares e povos distantes ou a saga do Homem na Terra, contam sobre os animais e as plantas e instigam o conhecimento científico, fazendo da Informática uma ferramenta para o trabalho cotidiano.
O trabalho com uma língua estrangeira, o inglês, desperta na criança o desejo de ultrapassar fronteiras e buscar o aperfeiçoamento. Hoje, a necessidade impõe o domínio de, pelo menos, mais um idioma, além da língua materna.
A Arte-Educação, abordagem que elegemos para nortear nosso trabalho na área das Artes, vem de encontro às necessidades da prática Montessori com a qual se harmoniza com plenitude. O conhecimento sai da sala de aula e passa para a Oficina de Criação ou pelas aulas de Música, onde a criança, na utilização da linguagem que mais lhe apraz, brinca com o que aprendeu, analisando, decodificando e transformando ideias. É dessa forma também que cada coisa vai formando seu significado, que cada conceito vai sendo transformado em aprendizagem.
Aulas de Iniciação Desportiva permite que cada criança encontre o esporte da sua preferência, fazendo deste uma escolha para a vida e construindo hábitos para uma vida saudável.
Porém, o homem precisa, além de recorrer às novas tecnologias, aprender também a usar os conhecimentos da sabedoria, legado das culturas antigas que nos ajudam a encontrar o equilíbrio interior, a consciência do corpo.
Exercícios de relaxamento e “lições de silêncio” fazem parte do nosso dia a dia e, muito mais que atividades de enriquecimento, são partes integrantes e essenciais no nosso trabalho.