Agrupada III, C (8 anos)
Agrupada III, nível C (8 anos)
(*) data de corte 31 de março do ano letivo em curso
I – Educação Sócio emocional
Manter comportamento predominantemente estável;
Perceber o que pode escolher e o que precisa escolher para desenvolver seu programa de trabalho;
Escolher seu próprio trabalho e levá-lo a termo com propriedade;
Procurar modificar seu comportamento na busca das excelências pessoal e acadêmica;
Zelar por seus objetos pessoais;
Perceber a importância da sua atuação em seu desenvolvimento pessoal;
Zelar pelo material coletivo;
Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha;
Tratar com cortesia crianças e adultos;
Rever seu ponto de vista;
Acatar as regras do grupo;
Usar tom de voz adequado nos diferentes ambientes sociais;
Perceber a importância da higiene e da estética em sua apresentação pessoal;
Demonstrar o uso adequado do senso crítico nas escolhas que faz.
II – Língua Portuguesa
Linguagem oral:
a) Falando:
Utilizar de forma significativa o vocabulário apropriado, dando clareza ao seu discurso;
Recontar histórias que já ouviu ou leu, mantendo a ordem temporal dos fatos;
Fazer apresentações orais: declamar uma poesia, participar de uma dramatização;
Manter o foco em uma conversação de forma apropriada;
Usar apropriadamente o contato visual, a expressividade e a entonação;
Falar com clareza e apresentando a estrutura apropriada para o discurso;
Empregar a concordância de gênero e número e a concordância verbal;
Adequar as colocações às intervenções precedentes ao formular ou responder perguntas, explicar ou ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões;
Fazer exposições orais com apoio (de suporte escrito ou do professor);
Identificar alguns gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos tais como conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, debates.
b) Ouvindo:
Ouvir a ideia do outro e expressar suas próprias ideias sobre a questão com propriedade;
Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e fazendo intervenções pertinentes;
Ouvir para obter uma informação.
Linguagem escrita:
Leitura:
a) Construindo a decodificação da escrita:
Contextualizar palavras usando estratégias de metacognição (atribuir significados mediante entendimento do todo);
Identificar e usar sufixos e prefixos para dar novos significados aos vocábulos;
Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch;
Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n);
Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas, como em: bala, ave, prato, anta, ioiô, carvão;
Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema;
Usar o dicionário para buscar ou determinar o significado apropriado para um vocábulo;
Dar exemplos de palavras derivadas a partir de uma primitiva.
b) Compreensão:
Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado;
Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global;
Reconhecer uma ideia e identificar detalhes;
Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto;
Fazer interferências, predições e conexões; formar opinião sobre características e fatos baseado em evidências em um texto ou em seu conhecimento prévio, justificando-as com lógica;
Resumir um texto conservando a ideia principal; comparar ou contrastar informações ratificando hipóteses;
Identificar e analisar um tema, sua estrutura e seus elementos: poesia, ficção e não ficção, utilizando o conhecimento adquirido;
Reconhecer a linguagem culta, a linguagem coloquial e o que significa regionalismo;
Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (caixa com diferentes tipos de texto /cartazes de metacognição);
Ler e compreender, com autonomia, diferentes tipos de textos tais como: receitas, instruções de montagem etc., com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (caixa com diferentes tipos de texto /cartazes de metacognição).
c) Envolvimento com a leitura:
Selecionar disponíveis em meios reais ou digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura;
Realizar sua apreciação pessoal sobre um livro ou texto, elegendo autores, ilustradores e gêneros favoritos;
Ler silenciosamente para obter uma informação ou por prazer.
d) Ritmo e entonação:
Ler de forma independente textos cujo conteúdo e forma são familiares;
Ler, apresentando fluência, ritmo e entonação apropriados, textos de gêneros: narrativas, diálogos, poesia;
Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão, identificando-os como marcas de leitura.
Escrita:
Desenvolvimento da linguagem escrita:
a) Caligrafia:
Utilizar corretamente os espaços para escrever as letras na pauta;
Utilizar movimentação correta para a escrita das letras;
Escrever com clareza e legibilidade.
b) Correção ortográfica:
Escrever de forma ortográfica as palavras de uso comum, com dificuldades ortográficas (ss, rr, lh, ch, ç, qu, gu, h inicial, m antes de p e b, ge/gi, ce/ci, s/z, r inicial, r intermediário);
Apresentar manejo para a separação de sílabas entre palavras;
Escrever palavras utilizando as regras ortográficas;
Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s;
Usar corretamente os acentos agudo, circunflexo, til e cedilha nas palavras de uso comum;
Apresentar manejo para a separação de sílabas entre palavras;
Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas;
Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
c) Convenções da escrita:
Fazer uso correto das maiúsculas e das minúsculas nos substantivos próprios e no início das frases;
Usar o ponto-final, o ponto de interrogação e o ponto de exclamação;
Usar travessão apropriadamente;
Usar a vírgula (nas enumerações);
Utilizar a letra maiúscula com caligrafia adequada posicionando-a na linha (pauta);
Usar espaço adequado de parágrafo;
Utilizar o dicionário e outras fontes de escrita para resolver dúvidas ortográficas.Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
d)Produção textual:
Organizar as ideias para escrever;
Expressar ideias usando a escrita criativa, escrevendo em pequenos tópicos;
Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual;
Produzir textos da vida cotidiana: listas, convites, postais, bilhetes, cartas informais, e-mails, receitas, agendamento;
Produzir textos dos meios de comunicação: slogans, cartazes, anúncios, manchetes, títulos;
Produzir textos segundo um gênero literário: poema, canção, quadrilha, pequeno conto;
Planejar a escrita de um texto utilizando como ajuda as estratégias conhecidas e modelos de macroestrutura textual;
Reler vez ou outra o que escreve durante o processo de redação, verificando a coesão textual;
Depois de produzida uma primeira versão de um texto, trabalhar sobre o rascunho para aprimorá-lo;
Desenvolver atividades que envolvam a escrita por iniciativa própria, utilizando-a como instrumento de comunicação;
Registrar uma observação científica, redigir um pequeno relatório;
Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
Uso da Gramática:
Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais ( que fazem uma referência a um termo antecedente – pessoais, possessivos, demonstrativos) mantendo a continuidade do texto;
Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação (família do nome e família do verbo);
Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos. (caixinha das palavras);
Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, tendo uma referência anterior no texto;
Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras (família das palavras);
Utilizar, ao produzir um texto,conhecimentos gramaticais, tais como noções básicas de concordância nominal e verbal;
Utilizar corretamente em diferentes situações as particularidades do substantivo quanto a flexões em gênero, número e grau.
2)Artes:
Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades;
Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações;
Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte;
Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte;
Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística;
Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes;
Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material;
a)Artes visuais
Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético;
Conhecer alguns artistas representativos da linha da história da arte e suas obras mais significativas;
Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diferentes linguagens artísticas: pintura, escultura, mosaico, etc.
Caracterizar e experimentar diferentes matrizes estéticas e culturais;
Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas;
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.
b) Música
Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana;
Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical;
Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados;
Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional;
Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.
3- Educação Física
Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual;
Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo;
Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença;
Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia, reconhecendo e respeitando as diferenças;
Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes;
Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam;
Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos;
Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde;
Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo;
Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas;
Participar de brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional;
Conhecer e praticar algumas danças do contexto comunitário e regional do Brasil e do mundo, das diferentes culturas que formam as nossas raízes brasileiras e do mundo.
4- Língua Inglesa
Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho;
Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do protagonismo social;
Identificar similaridades e diferenças entre a língua inglesa e a língua materna/outras línguas, articulando-as a aspectos sociais, culturais e identitários, em uma relação intrínseca entre língua, cultura e identidade;
Conhecer diferentes patrimônios culturais, materiais e imateriais, difundidos na língua inglesa, com vistas ao exercício da fruição e da ampliação de perspectivas no contato com diferentes manifestações artístico-culturais;
Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa;
Atuar em situações interativas perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade;
Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas;
Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo;
Identificar o assunto de um texto simples;
Localizar informações específicas em texto;
Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa;
Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
III- Matemática
a) Conceito de número:
Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero);
Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades);
Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos;
Compor e decompor números naturais de até milhar, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições (Material Dourado, tapete dourado, Vila dos números, folhetos);
Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida;
Identificar antecessores e sucessores;
Identificar as unidades, as dezenas e as centenas nos números, utilizando o material dourado e o quadro valor de lugar;
Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos;
Identificar grupos de 10, grupos de 100, grupos de 1.000 nas quantidades expressas pelos números (quantas dezenas, quantas centenas, quantos milhares);
Contar de forma alternada 2/2, 3/3, 5/5, 10/10, 50/50, 100/100;
Identificar pares e ímpares construindo a regra;
Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras;
Comparar números usando <, > e =.
Compor e decompor os numerais identificando valores absolutos e relativos (quanto vale o … no número?);
Identificar a posição ordinal dos objetos, nomeando-os, de acordo com o ritmo da criança e no mínimo até 100º (centésimo);
Utilizar numerais romanos para registrar números até milhares.
b) Memorizações:
Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito;
Conhecer os fatos básicos da multiplicação (tabela da multiplicação).
c) Álgebra:
Descobrir o termo desconhecido: 12 – □ = 8;
Aplicar a propriedade comutativa e distributiva para a solução de equações algébricas: 3 + 6 = ___ +3 3 + 6 = 3 +___+___.
d) Grandes operações:
Realizar adições e subtrações estáticas ou dinâmicas com grandes números (até quatro dígitos);
Fazer o registro apropriado das adições e das subtrações estáticas ou dinâmicas;
Realizar multiplicações estáticas com multiplicador de 1 algarismo.
e) Espaço e forma:
Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro, esfera, ovóide, elipsóide), relacionando-as com objetos do mundo físico;
Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos;
Identificar formas geométricas planas:, trapézio, losango, pentágono, hexágono, heptágono, octógono, eneágono, decágono com apoio de material de desenvovimento (Gabinete de Geometria);
Conhecer alguns termos geométricos: lado, face, aresta, vértice;
Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda;
Entender o conceito de calendário, dias, meses e ano;
Identificar a semana e os dias da semana;
Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo;
Identificar horas exatas, meias horas, quarto de hora e cinco minutos;
Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados;
Identificar o metro como medida linear;
Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma);
Identificar o litro como medida de capacidade;
Identificar o grama / quilo como medida de massa;
Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas;
Identificar algumas cédulas e moedas (Reais), entendendo seus valores.
f) Gráficos:
Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima;
Interpretar gráficos simples;
Construir, por meio do desenho, um gráfico de barras;
Coletar dados para construir um gráfico de barras;
Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples (com apoio dos blocos lógicos ou material similar, evidenciando atributos);
g) Solução de situações-problema:
Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais;
Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável;
Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais;
Identificar a questão para resolver um problema;
Usar a operação matemática apropriada para resolver o problema;
Registrar corretamente a sentença matemática que represente a operação escolhida para cada caso.
IV-Ciências da natureza:
Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico;
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;
Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza;
Avaliar aplicações, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho;
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza;
Utilizar diferentes linguagens para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética;
Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza;
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários;
Apresentar conduta curiosa diante de uma “investigação” científica simples;
Indagar para obter uma informação;
Realizar uma observação para obter uma informação ou comprovar uma hipótese;
Fazer registro do que observa por meio de desenho ou escrita;
Fazer coletas e análises para classificar ou comprovar;
Falar ou escrever sobre suas descobertas científicas;
Identificar o Sol como uma estrela que nos dá luz e calor;
Reconhecer os planetas do sistema solar;
Reconhecer que os dias e as noites acontecem em função dos movimentos da Terra e da sua posição em relação ao Sol;
Reconhecer que a Terra é um dos planetas que orbita o Sol e que a Lua orbita a Terra;
Conhecer os movimentos de rotação e de translação;
Conhecer as estações do ano;
Investigar sobre as fases da Lua;
Investigar as relações da Terra com o Sol e com a Lua;
identificar os cinco reinos da natureza;
Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem;
Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral;
Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos;
Identificar particularidades sobre as plantas e os animais;
Identificar que as plantas ajudam em seu desenvolvimento;
Conhecer o uso das palavras na vida prática: plantas medicinais, plantas ornamentais;
Identificar horta, pomar e jardim;
Identificar alguns tipos de folhas;
Identificar e descrever o ciclo de vida de alguns animais;
Identificar características comuns em um grupo de animais:
- vertebrados e invertebrados;
- peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos;
Identificar algumas necessidades dos animais quanto a espaço, temperatura apropriada, alimento, ar, hábitos de reprodução;
Começar a perceber a inter-relação entre os seres vivos — cadeia alimentar;
Reconhecer que a vida na Terra começou há milhões e milhões de anos;
Identificar alguns minerais: água, sal, rocha, ouro, pedras preciosas etc;
Conhecer o ciclo da água;
Reconhecer que o ímã atrai alguns objetos, mas não atrai outros;
Identificar o Sol como fonte de luz e calor para a Terra e que ele é importante para a vida terrestre;
Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada (relógio do sol);
Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.);
Experimentar a luz solar como fonte de combustão;
Investigar sobre a eletricidade ou outras formas de energia.
V- Ciências humanas
Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos;
Analisar o mundo social, cultural com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo;
Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação das dinâmicas da vida social;
Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade dos grupos humanos;
Comparar eventos diante de uma perspectiva histórica e geográfica, considerando as necessidades fundamentais do homem;
Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;
Utilizar as linguagens cartográfica no desenvolvimento do raciocínio espacial relacionado a localização, distância, direção;
Identificar os contrastes geográficos;
Identificar os continentes e os oceanos;
Localizar a América do Sul no planisfério ou no globo terrestre;
Localizar-se de forma geográfica, confeccionando o próprio mapa, maquete ou similar;
Localizar o Brasil na América do Sul;
Identificar as necessidades básicas do homem;
Entender a história das migrações e de como o homem foi ocupando os diferentes espaços geográficos. (Linha da evolução humana, cartões das fases da pré história e da história);
Comparar costumes e tradições de diferentes populações, reconhecendo as origens a ocupação dos espaços movida pelas necessidades fundamentais do homem, compreendendo a importância do respeito às diferenças;
Entender similaridades e diferenças entre algumas culturas: como as da vida dos indígenas brasileiros de, de outros povos e alguns povos nômades etc;
Compreender a importância do uso das ferramentas para o desenvolvimento da humanidade (Linha da Mão);
Tipos de moradia, tipos de transportes dos antigos aos modernos;
linhas do tempo de diferentes invenções que marcaram a história do homem;
Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável;
Identificar as necessidades básicas do homem e sua relação à adaptação dos grupos sociais ao meio ambiente;
Organizar uma linha do tempo com fatos da sua vivência;
Organizar uma linha do tempo fazendo gradação do mais antigo para o mais moderno (transportes, moradia, vestuário);
Identificar diferentes formas de trabalho nos grupos sociais, de acordo com a adaptação do homem ao ambiente;
Conhecer sobre a ocupação do espaço pelo homem e a necessidade de preservar o meio ambiente nas atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais;
Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos;
Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos;
Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.);
Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência;
Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua);
Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola;
Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.
V- Educação para a paz
Construir a noção de pertencimento como cidadão do mundo;
Entender as similaridades que interligam todos os humanos a partir do conceito de necessidades fundamentais do homem;
Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos;
Compreender, valorizar e respeitar as manifestações das diferentes culturas, suas crenças filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios;
Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos;
Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida;
Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver;
Empregar valores éticos universais nas relações interpessoais, desenvolvendo virtudes.
(Projeto Educação em Valores Humanos)