Agrupada III, B (7 anos)
Agrupada III, nível B (7 anos)
(*) data de corte 31 de março do ano letivo em curso.
I – Educação Socioemocional
Manter comportamento predominantemente estável;
Escolher seu próprio trabalho;
Levar a termo o que inicia;
Entender os espaços escolares da classe, oficinas e midiateca;
Perceber o que pode escolher e o que precisa escolher para desenvolver seu programa de trabalho;
Realizar uma tarefa com empenho e capricho;
Zelar por seus objetos pessoais;
Perceber a importância da sua atuação em seu desenvolvimento pessoal;
Zelar pelo material coletivo;
Usar com propriedade regras de cortesia;
Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha;
Tratar com cortesia crianças e adultos;
Rever seu ponto de vista;
Acatar as regras do grupo;
Cumprir suas responsabilidades nas rotinas escolares (tarefas da classe e de casa, projeto de leitura, rotinas do dia, trocas etc.);
Usar tom de voz adequado nos diferentes ambientes sociais;
Perceber a importância da higiene e da estética em sua apresentação pessoal;
Demonstrar o uso adequado do senso crítico nas escolhas que faz;
Procurar modificar seu comportamento na busca das excelências pessoal e acadêmica.
II- Linguagens:
1. Língua Portuguesa
Linguagem oral:
a) Falando:
Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.);
Utilizar de forma apropriada o vocabulário apropriado, dando clareza ao seu discurso;
Falar de determinado assunto com lógica de pensamento, mantendo o foco no tema principal;
Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.);
Usar apropriadamente o contato visual, a expressividade e a entonação;
Falar com clareza, apresentando a estrutura apropriada para o discurso;
Empregar a concordância de gênero e número, verbo-nominal;
Fazer apresentações orais: declamar uma poesia, participar de uma dramatização;
Manter o foco em uma conversação de forma apropriada;
Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
b) Ouvindo
Ouvir a ideia do outro e expressar suas próprias ideias sobre a questão com propriedade;
Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e comportamento adequado;
Ouvir para obter uma informação;
Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
Linguagem escrita:
Leitura:
a) Construindo a decodificação da escrita:
Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização;
Usar letras e sons em relação ortográfica;
Aplicar estratégias de automonitoramento e autocorreção na leitura;
Fazer o reconhecimento rápido de palavras usuais dando fluência à leitura;
Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras;
Adquirir e usar novos vocabulários;
Identificar e usar sinônimos e antônimos;
Usar palavras para fazer comparações ou precisar características (adjetivo, advérbio) com propriedade.
b) Compreensão:
Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam;
Fazer ou confirmar predições sobre o contexto de uma história baseando-se no título ou nas ilustrações, no suporte e no universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.);
Identificar as características de um tema de não ficção;
Reconhecer as características de um tema de ficção;
Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias);
Identificar as características dos elementos de uma história: onde se passa, quando se passa, problemas e soluções;
Detalhar fatos de uma história usando os elementos de um problema, características e soluções;
Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor;
Fazer predições ou desenhos conclusivos baseado em informações e conhecimento prévio;
Ler para obter uma informação (textos informativos, receitas, texto instrucional);
Enumerar alguns aspectos similares ou diferentes nas diferentes culturas;
Comparar contrastes comuns entre a prosa e a poesia;
Localizar informações explícitas em textos;
Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes;
Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações;
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos;
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, cumulativos,, de assombração etc.) e crônicas;
Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais;
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor:
- Fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto;
- Slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto;
- Cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto;
Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.
c) Envolvimento com a leitura:
Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura;
Desenvolver uma apreciação pessoal sobre a leitura, elegendo autores favoritos, estilos favoritos etc;
Começar a selecionar os livros para ler, incluindo os de ficção e os de não ficção;
Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
d) Ritmo e entonação:
Apresentar ritmo e entonação apropriados na leitura de diferentes textos: narrativas, diálogost, textos informativos etc;
Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, poesias com entonação e ritmo adequados observando as rimas;
Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia;
Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz;
Escrita:
a) Desenvolvimento da linguagem escrita:
Escrever palavras utilizando as regras ortográficas;
Usar corretamente os acentos agudo, circunflexo, til e cedilha nas palavras de uso comum;
Fazer lista mediante um tópico selecionado;
Organizar as ideias para escrever;
Expressar ideias usando a escrita criativa, escrevendo em pequenos tópicos;
Escrever livres narrativas;
Escrever uma história com base nas características dos elementos (onde aconteceu, quando aconteceu, qual o problema, qual a solução);
Escrever um convite;
Escrever um bilhete;
Escrever um pequeno diálogo;
Escrever slogans, cartazes e similares;
Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor;
Desenvolver atividades que envolvam a escrita por iniciativa própria, utilizando-a como instrumento de comunicação;
Planejar e produzir bilhetes, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto;
Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
b) Convenções da escrita:
Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas;
Fazer uso correto das maiúsculas e das minúsculas nos substantivos próprios e no início das frases;
Usar o ponto-final e o ponto de interrogação apropriadamente;
Usar travessão apropriadamente;
Começar a fazer o uso da vírgula (nas enumerações);
Utilizar a letra maiúscula com caligrafia adequada posicionando-a na linha (pauta);
Fazer a revisão do próprio texto;
Usar espaço adequado de parágrafo;
Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação;
Editar a versão final de um texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
c) Caligrafia:
Utilizar corretamente os espaços para escrever na pauta;
Utilizar movimentação correta para a escrita das letras;
Escrever com clareza e legibilidade.
d) Correção ortográfica:
Registrar de forma correta a relação fonema – grafema (sons fonéticos);
Identificar todos os sons que compõem uma palavra fonética, relacionando-os aos grafemas;
Escrever de forma ortográfica palavras com sons fonéticos;
Escrever de forma ortográfica palavras usuais com os dígrafos lh,nh,ch qu gu rr ss nas palavras;
Escrever de forma ortográfica palavras usuais co ge e gi, ce e ci, ça, ço çu, encontros consonantais e consoantes invertidas, h inicial;
Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
e) Gramática como ajuda à leitura
Identificar artigo, substantivo, adjetivo e verbo, pronome e advérbio (Família do nome e do verbo) identificando a função gramatical das palavras no texto com apoio do material de desenvolvimento (Família do nome, família do verbo – símbolos móveis e cartazes, caixas gramaticais, símbolos gramaticais (símbolos para colar), comandos do substantivo, do adjetivo, do advérbio e do verbo;
Utilizar corretamente algumas particularidades dos substantivos na flexão em gênero, número e grau, com apoio do material de desenvolvimento;
Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-;
Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marcam a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário;
2. Artes
Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades;
Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações;
Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte;
Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte;
Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística;
Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes;
Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material.
Artes visuais
Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético;
Conhecer alguns artistas representativos da linha da história da arte e suas obras mais significativas;
Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diferentes linguagens artísticas: pintura, escultura, mosaico, etc;
Caracterizar e experimentar diferentes matrizes estéticas e culturais;
Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas;
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.
Música
Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana;
Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical;
Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados;
Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional;
Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.
3. Educação Física
Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual;
Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo;
Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença;
Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia, reconhecendo e respeitando as diferenças;
Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes;
Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam;
Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos;
Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde;
Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo;
Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas;
Participar de brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional;
Conhecer e praticar algumas danças do contexto comunitário e regional do Brasil e do mundo, das diferentes culturas que formam as nossas raízes.
4. Língua Inglesa
Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais;
Identificar similaridades e diferenças entre a língua inglesa e a língua materna/outras línguas;
Conhecer diferentes patrimônios culturais, materiais e imateriais, difundidos na língua inglesa, com vistas ao exercício da fruição e da ampliação de perspectivas no contato com diferentes manifestações artístico-culturais;
Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa;
Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando algumas informações pessoais e rotinas;
Localizar informações específicas em texto;
Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa;
Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula;
Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros);
II- Matemática
a) Conceito de número:
Identificar, ler escrever e ordenar os números até 1.000;
Identificar as unidades, as dezenas e as centenas nos números, utilizando o material dourado e o quadro valor de lugar;
Identificar a posição ordinal dos objetos nomeando-os até “vigésimo”;
Contar de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 (Skip counting = contagem alternada);
Identificar pares e ímpares;
Comparar números usando <, > e = ;
Compor e decompor os numerais até 1.000, utilizando o material dourado;
Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades);
Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos;
Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições;
Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida;
Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos;
Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
b) Memorizações:
Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais;
Agrupar uma quantidade de diferentes formas;
Conhecer os fatos básicos da multiplicação (tabela da multiplicação).
c) Álgebra:
Descobrir o termo desconhecido: 12 – □ = 8.
Aplicar a propriedade comutativa e distributiva para a solução de equações algébricas:
3 + 6 = ___ +3/ 3 + 6 = 3 +___+___.
d) Grandes operações:
Realizar, com o apoio do material dourado, adições estáticas ou dinâmicas com grandes números;
Fazer o registro apropriado das adições e das subtrações estáticas ou dinâmicas;
Realizar com apoio do material dourado, multiplicação com multiplicador de um algarismo, estáticas ou dinâmicas.
e) Espaço e forma:
Reconhecer, nomear e comparar sólidos geométricos (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro, ovóide, elipsóide, esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico;
Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos;
Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, losango, pentágono, hexágono, heptágono, octógono, eneágono, decágono;
Conhecer alguns termos geométricos: lado, face, aresta, vértice.
f) Medidas
Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados;
Identificar o metro como medida linear;
Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma);
Identificar o litro como medida de capacidade;
Identificar o grama / quilo como medida de massa;
Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda;
Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo;
Identificar horas exatas e meias horas;
Entender o conceito de calendário, dias, meses e ano;
Identificar a semana e os dias da semana;
Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas;
Identificar algumas cédulas e moedas (Reais), entendendo seus valores.
g) Gráficos:
Interpretar gráficos simples;
Construir, por meio do desenho, um gráfico de barras;
Coletar dados para construir um gráfico de barras;
Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”;
Comparar informações de coletas de dados apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima;
Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três atributos de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples, usando como material de apoio os Blocos Lógicos.
h) Solução de situações-problema:
Identificar a questão para resolver um problema;
Usar a operação matemática apropriada para resolver o problema;
Registrar corretamente a sentença matemática que represente a operação escolhida para cada caso;
Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável;
Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, triplo, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
III – Ciências Naturais
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir gradativa segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;
Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social, como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza;
Avaliar aplicações e implicações socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho;
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza;
Utilizar diferentes linguagens para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética;
Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias;
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários com base no conhecimento compatível à faixa etária;
Apresentar conduta curiosa diante de uma “investigação” científica simples;
Indagar para obter uma informação;
Realizar uma observação para obter uma informação ou comprovar uma hipótese;
Fazer registro do que observa por meio de desenho ou escrita;
Fazer coletas e análises para classificar ou comprovar;
Falar ou escrever sobre suas descobertas científicas;
Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.);
Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.);
Identificar o Sol como fonte de luz e calor para a Terra e que ele é importante para a vida terrestre;
Reconhecer que os dias e as noites acontecem em função dos movimentos da Terra e da sua posição em relação ao Sol;
Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada;
Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.);
Reconhecer que a Terra é um dos planetas que orbita o Sol e que a Lua orbita a Terra;
Conhecer os movimentos de rotação e de translação;
Conhecer as estações do ano;
Investigar sobre as fases da Lua;
Investigar as relações da Terra com o Sol e com a Lua;
Identificar plantas e animais;
Identificar que as plantas ajudam em seu desenvolvimento;
Conhecer o uso das palavras na vida prática: alimentos, remédios, móveis etc;
Identificar horta, pomar e jardim;
Identificar as necessidades das plantas: luz, calor, ar e água;
Identificar e nomear as partes do vegetal completo;
Identificar e descrever o ciclo da vida de alguns animais;
Identificar características comuns em um grupo de animais;
Identificar algumas necessidades dos animais quanto a espaço, temperatura apropriada, alimento, ar, hábitos de reprodução;
Começar a perceber a inter-relação entre os seres vivos — cadeia alimentar;
Classificar: animais e vegetais, animais vertebrados e invertebrados, animais vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos;
Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado;
Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem;
Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral;
Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos;
Reconhecer que a vida na Terra começou há milhões e milhões de anos;
Identificar alguns minerais: água, sal, rocha, ouro, pedras preciosas etc;
Conhecer o ciclo da água;
Reconhecer que o ímã atrai alguns objetos, mas não atrai outros;
Fazer experiências de combustão usando a luz solar, registrar o que comprovou;
Investigar sobre a eletricidade ou outras formas de energia.
IV- Ciências Humanas
Geografia e História
Identificar as terras e as águas;
Identificar os contrastes geográficos;
Identificar os continentes e os oceanos;
Localizar o Brasil na América do Sul;
Localizar a América do Sul no planisfério ou no globo terrestre;
Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido;
Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência;
Localizar-se de forma geográfica, confeccionando o próprio mapa, maquete ou similar;
Entender similaridades e diferenças entre algumas culturas;
Identificar alguns aspectos do modo de vida dos indígenas brasileiros;
Identificar as necessidades básicas do homem;
Entender a organização da família e da escola;
Identificar meios de transportes aéreos, marítimos e terrestres;
Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marcam a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário;
Identificar meios de transportes antigos e modernos;
Identificar vestuários antigo e atual;
Organizar fatos da sua própria vida em ordem cronológica;
Organizar uma linha do tempo com fatos de sua vivência.
V- Educação para a paz
Construir a noção de pertencimento como cidadão do mundo;
Entender as similaridades que interligam todos os humanos a partir do conceito de necessidades fundamentais do homem;
Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos;
Compreender, valorizar e respeitar as manifestações das diferentes culturas, suas crenças filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios;
Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida;
Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver;
Empregar valores éticos universais nas relações interpessoais, desenvolvendo virtudes.
(Projeto Educação em Valores Humanos)