24 de abril 2020

Agrupada II, C (5 anos)

Agrupada II, nível C (5 anos)

(*) data de corte 31 de março do ano letivo em curso

 Estratégias: No ambiente preparado, desenvolver atividades de livre escolha ou propostas pelo educador evidenciando o brincar, o conviver, o participar. O explorar, o expressar-se, o conhecer-se; concretizando, desta forma, o protagonismo no seu processo de autoeducação.

 I-Campo de experiência: A construção da identidade: O Eu, o Outro e o Nós. 

a)Aspectos sócio emocionais:

Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

Dirigir-se a sua classe à chegada com independência.

Manter comportamento predominantemente estável. 

Mostrar-se seguro no ambiente escolar. 

Escolher seu próprio trabalho com iniciativa. 

Manter a concentração para concluir uma atividade. 

Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. 

Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha. 

Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

Compartilhar.

Colaborar.

Ajudar quem precisa. 

Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

Usar seu material de uso pessoal de forma adequada.

Usar o material da classe de forma adequada. 

Apresentar capricho para guardar seu material de uso pessoal adequadamente após o uso, mantendo-o ordenado. 

Guardar o material de desenvolvimento após o uso na estante.

Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação e cortesia. 

Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos através do diálogo. 

Mostrar-se gentil, empregando apropriadamente algumas regras de cortesia (esperar sua vez, cumprimentar ao chegar e ao sair, usar obrigada e por favor, desculpar-se, usar adequadamente o lenço para assoar o nariz, esperar sua vez).

Apresentar boas maneiras nos diferentes espaços da escola e nos espaços sociais em geral. (Evitar correrias em espaços inadequados, evitar gritarias em espaços inadequados).

Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

Apresentar-se de maneira apropriada (penteado, limpo e arrumado) demonstrando começar a perceber a importância da higiene para o bem estar pessoal.

Cumprir algumas regras /combinados – conversar para resolver um conflito, ceder a vez para o amigo ir para o quintal ou para a oficina. 

Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

II – Campo de experiência: A construção do movimento, meu corpo, o espaço e os outros

  1. Aspectos senso moto perceptivos

 Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. 

Movimentar-se no ambiente interno com harmonia dos movimentos. 

Movimentar-se no ambiente externo com destreza dos movimentos. 

Movimentar-se apropriadamente nos diferentes ambientes sociais. 

Recortar com precisão linhas finas: retas, sinuosas e quebradas. 

Executar com precisão recortes externos. 

Executar com precisão recortes internos. 

Executar com precisão recortes de figuras em revistas. 

Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e outras situações do cotidiano. 

Ordenar segundo uma gradação os diferentes estímulos sensoriais (dimensões, texturas, báricos, olfativos, visuais e gustativos). 

Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

b) Aspectos da Vida Prática:

 Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.

Conhecer e utilizar apropriadamente as etapas das rotinas do dia. 

Fazer uso adequado do banheiro, com alguma independência.

Utilizar ordenadamente os diferentes recursos do ambiente: materiais e instrumentos. 

Fazer pequenas arrumações demonstrando entender e aplicar o conceito de ordem: materiais, mochila, bolseira. 

Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. 

Realizar com independência apropriada à faixa etária as atividades desenvolvidas no ambiente escolar (escolher seu trabalho e levá-lo a termo, alimentar-se, vestir-se e despir-se, guardar o material que utiliza e pedir ajuda quando necessário). 

Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

III – Campo de experiência: A construção da linguagem, escuta, diálogos, formas e traços:

Linguagem oral:

a) Falando:

Utilizar de forma apropriada o vocabulário trabalhado nas diferentes áreas para expressar seus desejos, vontades, dar informação etc. 

Falar de determinado assunto com lógica de pensamento, mantendo o foco no tema principal. 

Usar apropriadamente o contato visual, a expressividade e a entonação. 

Falar com clareza, usando estrutura correta das frases do discurso. 

Empregar a concordância de gênero e número. 

 b) Ouvindo

Ouvir a idéia do outro e expressar suas próprias idéias sobre a questão com propriedade. 

Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e comportamento adequado. 

 Linguagem escrita

 a) Construindo a escrita

Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

Escrever palavras fonéticas com apoio do material de desenvolvimento / sem apoio do material de desenvolvimento. 

Fazer lista dada uma classificação. 

Fazer lista mediante classificação própria e justificar o critério escolhido. 

Escrever frases simples. 

Organizar as ideias para escrever. 

Expressar ideias usando a escrita criativa, escrevendo em pequenos tópicos. 

Desenvolver atividades que envolvem a escrita por iniciativa própria iniciando-se no uso da mesma como instrumento de comunicação. 

Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.

 b) Convenções da escrita

Fazer uso correto da maiúscula e das minúsculas nos substantivos próprios e no início das frases. 

Usar o ponto final e o ponto de interrogação apropriadamente. 

Utilizar a letra maiúscula com caligrafia adequada posicionando-a na linha (pauta).

c) Caligrafia

Utilizar corretamente os espaços para escrever na pauta. 

Utilizar movimentação correta para a escrita das letras. 

Escrever com clareza e legibilidade. 

d) Correção ortográfica:

Registra de forma correta a relação fonema – grafema (sons fonéticos).

Identificar todos os sons que compõem uma palavra fonética, relacionando-os aos grafemas. 

Escrever de forma ortográfica palavras com sons fonéticos. 

Escrever palavras fonéticas.

Fazer lista dada uma classificação. 

Fazer lista mediante classificação própria e justificar o critério escolhido. 

Escrever frases simples. 

Organizar as idéias para escrever. 

Expressar idéias usando a escrita criativa, escrevendo em pequenos tópicos. 

Desenvolver atividades que envolvem a escrita por iniciativa própria iniciando-se no uso da mesma como instrumento de comunicação. 

Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. 

b) Convenções da escrita

Fazer uso correto da maiúscula e das minúsculas nos substantivos próprios e no início das frases. 

Usar o ponto final e o ponto de interrogação apropriadamente. 

Utilizar a letra maiúscula com caligrafia adequada posicionando-a na linha (pauta).

Leitura:

a) Construindo a decodificação da escrita:

Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

Usar letras e sons em relação fonética. 

Usar de forma significativa desenhos, fotos e estruturas das frases.

Aplicar estratégias de auto correção na leitura. 

Identificar rimas nas palavras, poesias e canções. 

Fazer suas próprias rimas. Fazer o reconhecimento rápido de palavras comuns (leitura incidental). 

Ler palavras fonéticas. 

b) Compreensão:

Fazer ou confirmar predicações sobre o contexto de uma história baseado no título ou nas ilustrações. 

Entender diferenças entre ficção e não ficção. 

Identificar e entender a idéia central de uma história. 

Detalhar fatos de uma história usando os elementos de um problema, características e soluções. 

Relacionar fatos a idéia principal nos textos de não ficção e utilizá-los para construir uma informação. 

Comparar histórias em aspectos similares, nas diferentes culturas. 

c) Envolvimento com a leitura:

Começar a desenvolver uma apreciação pessoal sobre a leitura, elegendo autores favoritos, estilos favoritos etc. 

Começa a selecionar os livros para ler, incluindo os de ficção e os de não ficção. 

Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc). 

 IV- Campo de experiências: A construção da mente matemática, quantidades, espaços, tempo, relações e transformações. 

 a)Conceito de número

Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. 

Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Identificar, ler escrever e ordenar os números usando como apoio o material de desenvolvimento: (material dourado, tábuas de Seguin, visão de conjunto, tábua dos 100 etc)

Identificar a hierarquia no sistema decimal utilizando o material dourado e o quadro valor de lugar. 

Identificar pares e ímpares. 

Comparar números usando <, > e =. 

Comparar quantidades usando ≠ ≈

Compor e decompor os numerais, utilizando o material dourado. 

b) Memorizações

Conhecer os fatos básicos da adição e subtração. 

Contar de 2 em 2, de 10 em 10, de 100 em 100 (com o apoio das placas do 10 ou do 100). 

Agrupar uma quantidade de diferentes formas. 

Fazer algumas estimativas. 

c) Grandes operações

Fazer o registro apropriado das adições e das subtrações estáticas com total ou minuendo até 99. 

d) Espaço e forma

Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, losango. 

Identificar sólidos geométricos: cubo, prisma, cilindro, pirâmide, esfera, ovóide, elipsóide, cone. 

e) Medidas

Realizar manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), na vida prática e usando diferentes suportes. 

Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos. 

Tendo como apoio o material de desenvolvimento:

Identificar horas exatas e meias horas. 

Entende o conceito de calendário, dias meses e ano. 

Identificar a semana e os dias da semana.

Identificar o metro como medida linear. 

Identificar o litro como medida de capacidade. 

Identificar o grama / quilo como medida de massa. 

Identificar alguma cédulas e moedas (Reais), entendendo os seus valores. 

f) Gráficos

Interpretar gráficos simples. 

g) Solução de situações problema

Identificar a questão para resolver um problema. 

Usar a operação matemática apropriada para resolver o problema. 

Registrar corretamente a sentença matemática que representa a operação escolhida para cada caso, usando a som ou a subtração estáticas. 

IV- O Universo, a Terra e eu: a vida, a minha história, o nosso espaço e outros espaços. 

Apresentar conduta curiosa diante de uma “investigação” científica simples. 

Indagar para obter uma informação. 

Realizar uma observação para obter uma informação ou comprovar uma hipótese. 

Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

Fazer espontaneamente coletas e análises para comparar, classificar ou comprovar. 

Fala ou escreve sobre suas descobertas científicas. 

Fazer registro do que observa através de desenho ou escrita. 

Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

Identifica o sol como uma estrela que nos dá luz e calor. 

Reconhece que os dias e as noites acontecem em função dos movimentos da Terra e da sua posição em relação ao sol. 

Reconhece que a Terra é um dos planetas que orbita o sol e que a Lua orbita a Terra. 

Conhece os movimentos de rotação e o de translação. 

Conhece as estações do ano. 

Investiga sobre as fases da lua. 

Investiga as relações da terra com o Sol e com a Lua. 

Identifica plantas e animais. 

Identifica que as plantas ajudam no seu desenvolvimento. 

Conhece o uso das palavras na Vida Prática: alimentos, remédios, móveis, etc. 

Identifica horta, pomar e jardim. 

Identifica as necessidades das plantas: luz, calor, ar e água. 

Identifica e nomeia as partes do vegetal completo. 

Identifica e descreve o ciclo da vida de alguns animais. 

Identifica características comuns num grupo de animais. 

Identifica algumas necessidades dos animais quanto ao espaço, temperatura apropriada, alimento, ar, hábitos de reprodução. 

Começa a perceber a inter-relação entre os seres vivos – cadeia alimentar. 

Classificar: animais e vegetais, animais vertebrados e invertebrados, os animais vertebrados em peixe, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. 

Reconhece que a vida na terra começou a milhões e milhões de anos. 

Identifica alguns minerais: água, sal, rocha, ouro, pedra preciosas etc. 

Conhece o ciclo da água. 

Reconhece que o ímã atrai objetos, mas não atrai outros,

Identifica o sol como fonte de luz e calor para a Terra e que ele é importante para a vida na Terra. 

Identifica as terras e as águas. 

Identifica os contrastes geográficos. 

Identifica os continentes e os oceanos,

Localiza o Brasil na América do Sul. 

Localiza a América do Sul no planisfério ou no globo terrestre. 

Localiza-se de forma geográfico, confeccionando o próprio mapa, maquete ou similar. 

Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.

Identifica dados de sua identidade: seu nome completo ,nome dos pais, Irmãos, avós e parentes próximos.

Sabe seu endereço e telefone.

Entende a organização da família e da escola. 

Identifica meios de transportes aéreos, marítimos e terrestres. 

Identificar meios de transportes antigos e modernos. 

Identifica vestuário antigo e atual. 

Entende similaridades e diferenças entre algumas culturas. 

Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.