26 de abril 2020

Agrupada II, A (3 anos)

Agrupada II, A (3 anos)
(data de corte para classificação da criança no nível 31 de março do ano letivo em curso)

Estratégias
No ambiente preparado, desenvolver atividades de livre escolha ou propostas pelo educador evidenciando o brincar, o conviver, o participar, o explorar, o expressar-se, o conhecer-se; concretizando, desta forma, o protagonismo no seu processo de autoeducação. 

I-Campo de experiência: A construção da identidade: O Eu, o Outro e o Nós. 

a) Aspectos sócio emocionais:

Dirigir-se a sua classe à chegada com independência compatível com a faixa etária. 

Manter comportamento predominantemente estável. 

Mostrar-se seguro no ambiente escolar. 

Escolher seu próprio trabalho com alguma iniciativa. 

Manter a concentração para realizar uma atividade. 

Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha. Dividir um material com um amigo. 

Usar seu material de uso pessoal de forma adequada

Usar o material da classe de forma adequada. 

Interagir com crianças e adultos da sua comunidade escolar adaptando-se ao convívio social. 

Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras

Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto, buscando o diálogo. 

Usar com alguma propriedade as regras sociais de graça e cortesia(esperar sua vez, cumprimentar ao chegar e ao sair, usar obrigada e por favor, desculpar-se etc)

Cumprir algumas regras /combinados – guardar o material que usa, conversar para resolver um conflito, ceder a vez para o amigo ir para o quintal ou para a oficina. 

Falar em tom de voz adequado ao ambiente

Evitar correr em ambientes inadequados: corredor, escadas, classe

Colaborar na execução das tarefas da comunidade escolar (sua classe)

II- Campo de Experiência: A construção do movimento, meu corpo, o espaço e os outros

a)Aspectos senso moto perceptivos

Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras

Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc, ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. 

Movimentar-se pelos diferentes ambientes do espaço escolar apresentando controle dos movimentos amplos. 

Sentar-se adequadamente no chão, numa cadeira, numa cadeira junto à mesa, num sofá, num banco. 

Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações. 

Amassar papéis de diferentes texturas usando a preensão digital. 

Apresentar algum refinamento da preensão digital. 

Rasgar papéis de diferentes texturas com alguma destreza. 

Apresentar coordenação viso motora adequada para fazer picote sobre linhas grossas. 

Recortar livremente papéis com diferentes texturas.

Apresentar controle viso motor para encaixar pinos de diferentes dimensões. 

Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. 

Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

Identificar os extremos contrastantes numa série, no material sensorial. 

Identificar no ambiente, com vocabulário apropriado alguns conceitos sensoriais (cor, dimensão, texturas ,sabor, peso), relativos aos contrastes (grande /pequeno, grosso /fino, áspero/liso, doce;salgado,leve/pesado. 

Identificar as cores primárias e as secundárias com nomenclatura apropriada no ambiente. 

Ordenar segundo uma gradação algumas peças de uma série sensorial, (dimensões, texturas, báricos, olfativos, visuais e gustativos). 

Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. 

b)Aspectos da vida prática:

Conhecer e realizar apropriadamente as etapas das rotinas do dia. 

Fazer uso adequado do banheiro, com o ajuda do adulto. 

Lavar as mãos após o uso do banheiro com ajuda do adulto. 

Escovar os dentes com apoio do adulto. 

Despir peças simples com independência.

Despir peças complexas com alguma ajuda. 

Vestir-se com alguma ajuda do adulto. 

Descalçar-se com independência. 

Calçar-se com alguma ajuda do adulto. 

Pentear-se, com apoio do adulto. 

Fazer, com alguma adequação, pequenas arrumações a partir da demonstração do adulto: bolseira, mochila, materiais da classe. 

Versar sólidos com controle de movimentos.

Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo. 

Versar líquidos com algum controle de movimentos, evitando derramar. 

Transpor sólidos de um recipiente para o outro evitando derramar.

Transpor sólidos com auxílio da colher, de um recipiente para o outro, evitando derramar. 

Transpor líquidos de um recipiente para o outro.

Cortar, com controle de movimentos, frutas e legumes (macios) com a faca na posição vertical. 

Usar colher e garfo apropriadamente para alimentar-se. 

Dispor seu lugar à mesa para o lanche com pequena ajuda. 

Servir-se à mesa com pequena ajuda.

Realizar com independência apropriada à faixa etária as atividades de alimentação. 

Encher seu copo com água no bebedouro. 

Beber água no copo sem derramar. 

III-Campo de experiência: A construção da linguagem, escuta, diálogos, formas e traços:

1) Linguagem oral

a) Falando:

Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música. 

Identificar e criar diferentes sons vocais e não vocais. 

Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. 

Reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.

Utilizar com propriedade o vocabulário correto para identificar os elementos da realidade próxima. 

Utilizar com propriedade o vocabulário correto para identificar alguns elementos da realidade distante (animais selvagens, meios de transporte, etc).

Utilizar com propriedade o vocabulário trabalhado nas diferentes áreas para expressar seus desejos, vontades, dar informação etc. 

Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. 

Falar de determinado assunto com lógica de pensamento, mantendo o foco no tema principal. 

Usar apropriadamente o contato visual. 

Falar com clareza, usando períodos compostos de maneira adequada. 

Empregar a concordância de gênero e número. 

Formular e responder perguntas sobre fatos de uma história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos

b) Ouvindo

Ouvir a idéia do outro.

Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e comportamento adequado. 

Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima e para baixo, da esquerda para a direita). 

Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos

Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos, etc.

 2)Linguagem escrita

 Leitura:

a) Construindo a decodificação da escrita:

Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais. 

Explorar, por livre escolha, as letras de lixa e os materiais da área de linguagem. 

Perceber sons iniciais em algumas palavras, pareando auditivamente palavras que começam com o mesmo som, com apoio do uso do material de desenvolvimento. 

Identificar rimas, pareando objetos (caminhão/avião).

b) Compreensão:

Ouvir uma história e identificar o fato principal.

Identificar alguns personagens de uma história relacionando algumas de suas características. 

Fazer algumas predicações sobre o contexto de uma história baseado em determinado fato (que será que vai acontecer agora?)

c) Envolvimento com a leitura:

Começar a desenvolver uma apreciação pessoal sobre a literatura. 

Começa a selecionar os livros para ler. 

Escrita:

 a)Desenvolvendo o grafismo:

Utiliza a rabiscação como prazer motor. 

Utiliza o grafismo com a intenção de representar fatos ou idéias, ainda sem formas definidas (realismo fortuito).

Começa a apresentar formas mais definidas no grafismo.

Representa a figura humana através do homenzinho girino. 

Utiliza o espaço da folha com algum sentido. 

Reconhecer a escrita do seu nome. 

Usar a escrita espontânea em diferentes situações.

Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Conhecer a macroestrutura de um texto, utilizando os cartões de

Metacognição (receita, poesia, carta)

Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.)

Apresentar movimento leve do pulso. 

Utilizar o lápis apresentando o movimento adequado para a pega. 

III-Campo de Experiência: A construção da mente matemática: quantidades, medidas, formas

Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). 

Identificar poucos e muitos. 

Utilizar com propriedade algumas estratégias de quantificação. 

Contar oralmente elementos diversos, em contextos diversos. 

Identificar as quantidades até 9.

Identificar os numerais até 9.

Relacionar as quantidades aos símbolos numéricos.

Registrar com números as quantidades experienciadas em situações do cotidiano, como de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza: copos, pratos, lápis, cadeiras etc.

Reproduzir oralmente a sequência numérica.

Agrupar uma quantidade de diferentes formas. 

Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado. 

Identificar sólidos geométricos: esfera, cone, cilindro, cubo, paralelepípedo.

IV-Campo de Experiência: A construção da história, o tempo o espaço e as transformações

 Apresentar conduta curiosa diante de um fato da natureza ou da cultura.

Indagar para obter uma informação. 

Falar sobre suas descobertas. 

Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.). 

Identifica que o sol aparece no céu de dia e de noite surge a lua.

 Identifica o que fazemos de dia e o que fazemos de noite.

Identifica e nomeia apropriadamente as partes do seu corpo. 

Identifica e nomeia apropriadamente os detalhes do corpo.

Identifica alguns sentimentos como alegria, tristeza, raiva etc.

Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). 

Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

Cuida das plantas da sua classe ou participa com interesse dos cuidados com as plantas da escola. 

Cuida dos animais de sua classe ou participa dos cuidados com os animais da escola. 

Identifica seres vivos e não vivos (minerais, plantas e animais). 

Identifica animais e vegetais. 

Nomeia alguns animais.

Nomeia frutas, legumes, verduras, flores. 

Explora com curiosidade algumas pedras. 

Identifica o sol como fonte de luz e calor para a Terra e que ele é importante para as pessoas, os animais e as plantinhas.

Conhece fatos significativos da sua história de vida. 

Organiza dois fatos em seqüência de tempo (o que fiz antes/depois).

Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar). 

Organiza alguns fatos da rotina do dia em ordem cronológica. 

Identifica alguns fatos da sua história de vida.

Informa seu nome completo. 

Informa o nome dos pais, irmãos e avós.

Informa sua idade.