24 de novembro 2019

A escolha de uma escola Montessori

Entenda mais a respeito da escola Montessori, nosso método de ensino e descubra qual a melhor opção para seu filho.

Ter um filho é emocionante, surpreendente, maravilhoso!

Ter um filho traz novas responsabilidades e muitos cuidados para os pais. Entre eles, a escolha de uma escola que represente a continuidade do que acreditam ser o caminho da educação para a criança.

É muito importante que a escolha da escola envolva a escolha de seus valores educacionais e de vida. 

É uma decisão importante e fundamental na vida de uma criança.

Quando a seleção inclui, além de todos os critérios que vão envolver a confiança da família e a qualidade da escola: um projeto pedagógico “diferente” — em nosso caso, com base no Sistema Montessori; é preciso que os pais conheçam alguns aspectos básicos sobre essa ferramenta; a fim de que saibam o que podem esperar da instituição para a qual estão trazendo seus filhos e o que dela podem cobrar.

Todas as escolas têm um compromisso com o currículo estabelecido em nosso país em um documento oficial do MEC. Na escola Montessori, não existe a possibilidade de “sair do contexto”, pois seus alunos podem mudar de bairro; de cidade; de estado e até de país; mas precisam ser inseridos no sistema educacional do lugar para onde forem, sem prejuízos.

Na verdade, nós acreditamos que isso acontece com ganhos assegurados, pois costumamos acompanhar a jornada de nossos alunos quando deixam a Aldeia! 

E são muitas as notícias do sucesso de muitos de nossos alunos na vida adulta, que durante nossa caminhada de mais de 40 anos, comprovam isso! 

O diferencial de uma escola Montessori está certamente nas estratégias utilizadas para desenvolver a proposta pedagógica:

Uma escola Montessori autêntica tem como pressupostos da sua ação os princípios do Método Montessori:

Classes de idades mistas: 

Estratégia que favorece o processo de socialização tornando-o mais rico e solitário, vivendo no cotidiano os valores de uma comunidade, com crianças diferentes, necessidades e ritmos de aprendizagem diferentes e muitas possibilidades de trocas entre os pares.

A Drª Montessori observou que a escola era o único espaço em que as pessoas eram separadas por idade, trazendo para o seu projeto pedagógico um modelo pautado no convívio social. Viver uma comunidade tal qual se apresenta no mundo, um espaço escolar que reproduz a vida em sociedade. Com pessoas de várias idades, com trabalhos que se realizam de maneira diferente, por livre escolha, possibilitando o exercício do respeito. Aprender a esperar, compartilhar, ceder, desenvolver a habilidade de ajudar e receber ajuda e de liderar e de ser liderado são condições inestimáveis para favorecer naturalmente o desenvolvimento do potencial socioemocional de cada aprendiz,  ratificando as melhores condições para a socialização de crianças e adolescentes.

Ambientes preparados:

Estruturados de forma proporcional às capacidades físicas, cognitivas e emocionais das crianças; sempre à serviço do grupo que ocupa determinado espaço e a ele se adequando no necessário, nutrindo a curiosidade da criança e proporcionando a construção do conhecimento. Em vez dos livros, uma sala inteira com um enxoval fascinante de materiais de desenvolvimento dispostos nas estantes, de modo que a criança “caminhe pelo currículo”, guiada pela sua curiosidade natural, com a ajuda, na medida certa, da professora.

Adulto preparado: 

Um ambiente Montessori precisa de profissionais preparados. A equipe Aldeia conta com professores com capacitação em educação Montessoriana, instigados para uma constante transformação e aprimoramento. Capazes de guiar cada criança e de oferecer-lhe oportunidades em seu processo de desenvolvimento – “seguir e guiar à criança”. Professores também apresentam os requisitos de formação legalmente exigidos. 

Um currículo voltado para a educação para a paz e baseado na ciência:

Que tem como base o respeito às etapas do desenvolvimento infantil e como eixo a visão cósmica da educação que sedimenta a noção de pertencimento do ser humano como habitante do planeta Terra, onde todos os seres vivos vivem uma relação de interdependência, somos todos seres únicos e parte de um todo a que chamamos Universo.

Um currículo que atende às necessidades das crianças e permite sua livre escolha no aprofundamento e na ampliação do conhecimento que a atrai, assegurando a aprendizagem do que é básico e comum a todas as escolas.

Para os alunos inseridos no PEI (Programa de Educação Inclusiva), um currículo adaptado para atender às peculiaridades de cada um. 

E como acontece no dia a dia?

Para colocar em prática essa proposta pedagógica diferenciada, mantemos um programa de treinamento contínuo para todos os níveis da equipe pedagógica e de apoio.

Para que os pais possam acompanhar o trabalho desenvolvido com seus filhos, a escola oferece oportunidades de conhecer a didática Montessori em oficinas. Além de poderem observar o funcionamento das classes no projeto “O Alegre Observador” ou trocar ideias em entrevistas com professoras, coordenadoras pedagógicas e diretoras.

Logo, estando atento, você vai descobrir que ser “Montessori” também é diferente e requer cuidados além dos que você normalmente já tem! E que é muito importante que famílias que escolhem Escolas Montessori, escolham também Montessori como filosofia de vida e busquem oportunidades de conhecer os meandros do trabalho montessoriano.

“Para educar é preciso educar-se!”

Maria Montessori

Venha conversar conosco! Entre em contato!