Berçário, o “Nido” numa Escola Montessori

A Dra. Maria Montessori chamou os três primeiros anos de vida de “período da mente absorvente inconsciente”. Isto significa que os pequeninos captam através dos sentidos as impressões do mundo e vão arquivando em seu cérebro.

“Nido” em italiano significa ninho, espaço de acolhida e proteção para crescer, numa escola Montessori “Nido” é a escola na medida para os pequeninos, ajuda na medida certa.

O ambiente do Nido I, o BERÇÁRIO, é apropriado para as crianças até dos quatro aos 18 meses. Limpo, arejado, estimulante e harmonioso, atua como um facilitador para o início da vida.

Movida por tendências humanas a criança explora, busca orientar-se e organizar-se, desenvolve um processo de adaptação ao ambiente onde vive. Ela busca conhecer seu espaço. Então o ambiente do Nido possibilita a sua ação e contem atividades com propósito para a organização da personalidade.

A educação de crianças em um ambiente sensorialmente enriquecedor desde a mais tenra idade pode ter um impacto sobre suas capacidades cognitivas e de memória, no futuro. A presença de cor, música, sensações, variedade de interação com colegas das mais variadas idades, exercícios corporais e mentais atuam de maneira benéfica quando são oferecidos na medida apropriada, sem excessos.

A Dra Montessori enfatiza a importância do cuidado estético na organização do ambiente, pois a criança, através da mente absorvente, a sensação de harmonia e estética e desenvolve o gosto pelo belo. Mais tarde, isto será a base para a compreensão da harmonia cósmica. Paredes claras, decoradas com quadros ou objetos que levem à criança os elementos da cultura e das artes compõem este espaço.

Pensar numa rotina eficiente, para crianças pequenas, exige coordenar a intenção de cuidar com o ato de educar.

Nessa fase, as necessidades biológicas como sono alimentação e higiene são tão importantes quanto as afetivas, motoras, cognitivas e sócio emocionais

A classe dos bebês é o espaço dos cuidados maternos.

Para saber mais leia: GUIA DA FAMÍLIA