Guia da família > Curriculo Montessori para as classes de 0 a 3 anos, o Nido .

No programa Montessori para crianças de 0 a 3 anos , as classes de “ Nido “ , na Aldeia Montessori,  cada criança é nutrida como um indivíduo único, encorajada a explorar em um ambiente preparado, seguro e ordenado com materiais com  qualidades sensoriais,  cuidadosamente escolhidos para sua finalidade educacional

O currículo Montessori serve de base  para a estrutura do ambiente e a organização das estratégias utilizadas no cotidiano , para que cada criança possa ser assistida na construção das habilidades e  competências estimadas .

 

 Nido I,  4  meses /12 meses

Habilidades e competências  a serem desenvolvida, s em média ,até os 12 meses

 Aspectos  sócio emocionais:

  • Estabelecer vínculos afetivos com os profissionais com que lida diariamente , esboçando sorriso e demonstrando reconhecê-lo através da linguagem gestual, facilitando o processo de separação da família
  •  Manter uma relação de observação do ambiente, acompanhando com olhar o que ocorre a sua volta.
  •  Estabelecer as rotinas da creche , tornando-se  gradativamente mais receptivos aos horários( desenvolvimento rudimentar do esperar)
  • Eleger algumas preferência em relação aos brinquedos, detendo-se por um breve período
  • Fixar o olhar na fisionomia de quem lhe fala, sendo receptivo
  • Buscar a companhia e o contato corporal , demonstrando satisfação
  • Estabelecer os primeiros jogos sociais ( por exemplo: joga um brinquedo e fica feliz quando o outro devolve-os
  • Desenvolver o entendimento da aprovação ou não ,de uma ação praticada por parte do adulto .

Aspectos senso moto perceptivos:

Desenvolver o equilíbrio para :

  • Sustentar a cabeça
  • Rolar
  • Arrastar-se
  • Sentar com apoio
  • Sentar-se
  • Engatinhar
  • Colocar-se na posição bípede
  • Trocar passos
  • Caminhar com apoio
  • Caminhar sozinho

Demonstrar controle no uso das mãos para :

  • Agarrar
  • Reter um objeto na mão
  • Passar um objeto de uma mão para outra
  • Enfiar discos
  • Encaixar
  • Empilhar

Demonstrar controle dos movimentos amplos para  correr, pular, subir e descer escadas com apoio, chutar, arremessar , puxar, empurrar . transportar objetos

 Aspectos da vida prática:

  • Participar do ato de vestir , facilitando e/ou colaborando com a ação do adulto.
  • Participar do ato de calçar
  • Segurar a mamadeira
  • Segurar o copo
  • Manusear a comida com as mãos
  • Manuseio livre da colher
  • Conciliar o sono
  • Colaborar por solicitação para guardar os materiais , através da imitação do ato do adulto.

Aspectos do desenvolvimento da linguagem :

Identificar a origem da fonte sonora

  • Associar sons a sua origem

Reconhecer sua própria imagem no espelho.

Reconhecer em si alguns detalhes  do corpo :

  • cabeça, olhos, nariz, cabelos , orelha, boca, dentes, testa, barriga , pé , mã

Parar quando chamado pelo nome

Identificar as pessoas de seu convívio pelo nome : mãe , pai, orientadora de classe , atendentes e amigos

Identificar alguns objetos utilizados no cotidiano escolar como os objetos da alimentação, de uso pessoal, da higiene, vestuário, brinquedos

Apresentar grafismo na  etapa da rabiscação pelo  prazer motor .

Apresentar desenvolvimento da linguagem oral apropriado ao processo .

  • Utilizar o balbucio de sons isolados
  • Utilizar o balbucio de sons repetidos
  • Utilizar sons repetidos com intencionalidade
  • Emitir 2 a 3 palavras  significativas.

Explorar as sensações dos diferentes sentidos .

 

Nido I, (12 meses  a 17 meses )

Habilidades e competências  a serem desenvolvidas, em média ,  até os 17 meses :

 Aspectos  sócio emocionais:

  • Demonstrar segurança na relação com o  ambiente escolar e com as pessoas com quem nele convive.
  • Demonstrar comportamento predominantemente estável.
  • Satisfazer algumas de  suas necessidades básicas ou buscar ajuda quando necessário
  • Demonstrar relativa interação com o grupo.
  • Concentrar-se numa atividade por algum tempo, tentando levá-la a termo.
  • Transitar livremente pelo ambiente ambiente interno, sob a supervisão de um adulto .
  • Transitar com segurança pelo ambiente externo com ajuda do adulto
  • Cooperar por iniciativa própria ou quando solicitado para guardar materiais da classe .
  • Perceber e evitar alguns  perigos físicos eminentes.
  • Utilizar algumas condutas de cortesia : dar  ” adeus “, jogar beijos , abraçar .

Aspectos senso moto perceptivos:

  •  Caminhar com segurança desviando-se  ou respeitando obstáculos
  • Demonstrar controle dos movimentos amplos para  correr, pular, subir e descer escadas com apoio, chutar, arremessar , puxar, empurrar .
  • Sentar-se e levantar-se do chão , de uma cadeira junto a mesa , de um banco junto a mesa .Apresentar desenvolvimento do equilíbrio dinâmico apropriado a faixa etária para caminhar .
  •  Apresentar controle dos pequenos músculos na utilização da  preensão palmar
  • Abotoar e desabotoar : botoes grandes , ziper , velcro,pressão
  • Tampar e destampar caixas , alguns frascos
  • Enfiar peças num fio.
  • Enroscar
  • Encaixar peças .
  • Empilhar blocos.
  • Explorar e utilizar a posição polegar indicador nas atividades realizadas.

 Aspectos da vida prática:

  • Despir peças simples: shorts, meias com pequena ajuda
  • Descaçar-se
  • Comer sozinho, utilizando a colher.
  • Utilizar o guardanapo com relativa independência
  • Beber água no copo sem derramar o líquido

Aspectos do desenvolvimento da linguagem :

  • Associar alguns sons a sua origem .
  • Ouvir e cantar algumas canções.
  • Reconhecer em si e nos outros a grande divisão e alguns detalhes do corpo
    • cabeça, olhos, nariz, cabelos , orelha, boca, dentes, testa
    • barriga,umbigo
    • braços , pernas , pé , mão, dedos , joelho
  • Conhecer seu nome, nome do pai, da mãe, dos irmãos.
  • Conhecer o nome dos amigos, da professora e da atendente.
  • Conhecer o nome de outros profissionais da escola .
  • Nomear algumas frutas, legumes, brinquedos , peças do vestuário , objetos do uso comum, animais.

 

 

Nido II, 18 a 24 meses 

Habilidade e competências  a serem desenvolvidas, em média , até os 24  meses .

Aspectos  sócio emocionais:

  • Demonstrar segurança na relação com o  ambiente escolar e com as pessoas com quem nele convive.
  • Demonstrar comportamento predominantemente estável.
  • Satisfazer algumas de  suas necessidades básicas ou buscar ajuda quando necessário
  • Demonstrar relativa interação com o grupo.
  • Concentrar-se numa atividade por algum tempo, tentando levá-la a termo.
  • Transitar livremente pelo ambiente ambiente escolar, sob a supervisão de um adulto  ( interno e externo )
  • Guardar o material  após  o uso  espontaneamente.
  • Utilizar o material com cuidados  apropriados .
  • Cooperar por iniciativa própria ou quando solicitado.
  • Perceber e evitar  o perigo físico eminente.
  • Demonstrar a percepção do seu espaço e do espaço do outro .
  • Utilizar algumas condutas de cortesia .

Aspectos senso moto perceptivos:

  • caminhar com segurança desviando-se  ou respeitando obstáculos
  • Demonstrar controle dos movimentos amplos para  :
  1.  caminhar e correr com direcionalidade;
  2.  pular , pular com os dois pés
  3. subir e descer escadas, com apoio
  4. correr, chutar , arremessar   com direcionalidade,
  5. puxar  e empurrar
  6. t
  7. ransportar  objetos de tamanhos proporcionais ao seu  ( caixas , bandejas , jarras, brinquedos etc )
  • Sentar-se e levantar-se do chão , de uma cadeira junto a mesa , de um banco junto a mesa ..
  •  Apresentar controle dos pequenos músculos na utilização da  preensão palmar .
  • Abrir e fechar  caixas, alguns frascos, torneiras, portas, gavetas.
  • Abotoar e desabotoar : botoes grandes , ziper , velcro,pressão
  • Tampar e destampar caixas .
  • Abrir e fechar frascos , torneiras , portas , gavetas, diferentes tipos de trincos.
  • Enfiar peças num fio.
  • Enroscar
  • Encaixar peças .
  • Empilhar blocos.
  • Amassar e rasgar papéis de diferentes texturas utilizando a preensão palmar
  • Transpor sólidos com algum  controle de movimentos.
  • Explorar e utilizar a posição polegar indicador nas atividades realizadas.
  • Identificar cores primárias
  • Identificar grande e pequeno, duro e macio, áspero e liso.
  • Identificar doce e salgado
  • Identificar alguns sabores do cotidiano .
  • Identificar cheiros do cotidiano.

Aspectos da vida prática:

  • Realizar algumas atividades de rotina demonstrando perceber o sentido de ordem .
  • Despir e vestir peças simples: shorts, meias, cuecas, com pequena ajuda
  • Dispor seu lugar à mesa( prato, copo , talheres, porta talheres e guardanapo) , com pequena ajuda.
  • Servir-se à mesa com pequena ajuda
  • Comer sozinho, utilizando a colher.
  • Usar o garfo para comer com alguma destreza.
  • Utilizar o guardanapo com relativa independência
  • Encher o copo no bebedouro evitando derramar o líquido
  • Beber água no copo sem derramar o líquido
  • Escovar os dentes, com  ajuda
  • Usar o banheiro, com ajuda
  • Explorar os movimentos amplos em atividades de cuidados com o ambiente.
  • Molhar plantas com o regador
  • Molhar folhas com o burrifador
  • Retirar folhas secas com a mão.
  • Arranjar flores .

Aspectos do desenvolvimento da linguagem :

  •  Associar sons a sua origem .
  • Identificar auditivamente o que completa um verso ou uma frase.
  • Ouvir e cantar algumas canções.
  • Reconhecer e nomear em si e nos outros a grande divisão do corpo  e alguns detalhes :
    • cabeça, olhos, nariz, cabelos , orelha, boca, dentes, testa
    • barriga,umbigo
    • braços , pernas , pé , mão, dedos , joelho
    • pescoço,ombro
  • Conhecer seu nome, nome do pai, da mãe, dos irmãos.
  • Nomear objetos da casa, cômodos da casa.
  • Identificar a função de alguns objetos da casa
  • Identificar a função de cada cômodo da casa
  • Conhecer o nome dos amigos, da professora e da atendente.
  • Conhecer o nome de outros profissionais da escola .
  • Nomear objetos  e elementos do ambiente.
    • Relativos aos  cuidados pessoais
    • Relativos aos cuidados com o  ambiente
    • Específicos da alimentação
    • Peças do vestuário
    • Mobiliário
    • Elementos do ambiente : porta , janela, parede , chão , grade , pia, chuveiro,tapete, etc
    • Nomenclatura específica dos espaços escolares
    • Materiais
    • Brinquedos
    • Nomear animais, frutas, legumes.
    • Nomear alguns numerais identificando no material  os símbolos sensoriais .
    • Utilizar nomes e qualidades no ambiente casa/ escola comunidade com propriedade
  • Expressar pensamentos, sentimentos e vontades por meio de frases significativas, ainda que incompletas ( substantivo + verbo)
  • Apresentar grafismo na  etapa do realismo fortuito.
  • Apropriar-se de alguns vocábulos para determinar a relação espacial, identificando os em relação ao seu próprio corpo:
    • dentro x fora
    •  em cima x embaixo
    • perto x longe.
  • Apropriar – se de alguns vocábulos para nomear diferentes estímulos sensoriais  :
    • cores primárias
    • dimensões ( grande e pequeno, alto e baixo)
    • texturas ( áspero x liso, duro x macio)
    • sabores ( doce e salgado)
    • temperaturas ( quente x frio)
    • odores ( cheiros agradáveis e desagradáveis do ambiente),
    • peso ( leve e pesado).

 

Nido II, nível B (24 a 36 meses)

Habilidades e competências  a serem desenvolvidas em média até os 36 meses.

 Aspectos  sócio emocionais:

  • Demonstrar segurança ao separar-se da família
  • Demonstrar segurança na relação com o  ambiente escolar e com as pessoas com quem nele convive.
  • Demonstrar comportamento predominantemente estável básicas (sede , fome , sono ) na  maioria das vezes, ou pedir ajuda para fazê-lo.
  • Demonstrar  interação com o grupo.
  • Demonstrar inciativa para buscar  um material no ambiente .
  • Concentrar-se numa atividade por algum tempo, concluindo-a na maioria das vezes .
  • Transitar livremente pelo ambiente ambiente escolar, sob a supervisão de um adulto  ( interno e externo )
  • Utilizar o material com cuidados  apropriados .
  • Guardar o material  que usa , após terminar sua ação ,   espontaneamente, na maioria das vezes .
  • Demonstrar zelo pelos seus objetos pessoais ( guarda seus pertences após o uso , cuida de sua mochila )
  • Cooperar por iniciativa própria na manutenção da ordem do ambiente
  • Ajudar por iniciativa própria o amigo que necessita ..
  • Intervir na construção das regras do grupo com alguma propriedade .
  • Perceber e evitar  o perigo físico eminente.
  • Manter atitude de respeito , evitando na solução dos conflitos o uso da força física e desenvolvendo apropriadamente o uso do diálogo
  • Utilizar apropriadamente algumas atitudes  de graça e cortesia :espera sua vez, cumprimenta , agradece , pede licença.
  • Percebe e utiliza movimentação apropriada a cada ambiente social.
  • Percebe e utiliza  de tom de voz e atitudes  adequadas  nos diferentes espaços sociais .
  • Identifica algumas consequências de suas ações

 Aspectos senso moto perceptivos:

Apresenta refinamento do equilíbrio dinâmico para:

  • Caminhar livremente ;caminhar desviando-se  ou respeitando obstáculos
  • Correr, pular, subir e descer escadas com apoio, chutar, arremessar , puxar, empurrar . transportar objetos
  • Pular com dois pés.
  • Sentar-se e levantar-se do chão , de uma cadeira junto a mesa , de um banco junto a mesa .

Apresenta controle  e algujm refinamento dos pequenos músculos na utilização da preensão digital para

  • Abrir e fechar  caixas, alguns frascos, torneiras, portas, gavetas.
  • Abotoar e desabotoar : botoes grandes , ziper , velcro,pressão
  • Tampar e destampar caixas .
  • Enfiar peças num fio.
  • Enroscar
  • Encaixar peças .
  • Empilhar blocos.
  • Amassar e rasgar papeis de diferentes texturas usando a preensão digital.
  • Rasgar papéis em pedaços pequenos
  • Manusear livremente a tesoura
  • Usar a tesoura com manuseio adequado em recortes livres.
  • Transpor sólidos com algum  controle de movimentos.
  • Transpor líquidos com com algum controle de movimentos
  • Utilizar a posição polegar indicador nas atividades realizadas, quando esta se fizer necessária.
  • Identificar semelhanças e diferenças , atribuindo atributos aos objetos.
  • Classificar objetos segundo atributos .
  • Identificar cores primárias
  • Identificar grande e pequeno, duro e macio, áspero e liso.
  • Utilizar material concreto  para estabelecer arranjos fazendo  construções criativas, vivenciando a ideia de quantidade .

Aspectos da vida prática:

  • Traspassar sólidos  de um recipiente para o outro evitando derramar .
  • Traspassar sólidos utilizando pinça grande , colher etc, evitando derramar .
  • Versar líquido ou sólidos  num recipiente , evitando derramar
  • Traspassar líquidos de um recipiente para o outro evitando derramar .
  • Traspassar líquidos utilizando funil , concha , conta gotas , esponja evitando derramar .
  • Utilizar a faca na posição vertical para cortar legunes , frutas, queijo , pão etc
  • Utilizar a faca para espalhar geléia , pasta,  manteiga , requeijão no pão ou biscoito , com adequação .
  • Dispor seu lugar á mesa, para o lanche , com pequena ajuda .
  • Servir-se á mesa com movimentos adequados , evitando derramar .
  • Fazer uso adequado do guardanapo.
  • Manter, satisfatoriamente, seu lugar limpo a mesa.
    • Utilizar adequadamente colher e garfo na alimentação.
    • Encher o copo com água no bebedouro sem derramar.
    • Beber água no copo sem derramar.
    • Lavar e enxugar as mãos com  independência apropriada a faixa etaria
    • Escovar os dentes com ajuda do adulto.
    • Pentear o cabelo , com ajuda
    • Despir e vestir  com independência peças simples
    • Descalçar-se com independência
    • Calçar-se ( meias e sapato ) com pequena ajuda.
    • Fazer uso do lenço apropriadamente.
    • Executar algumas atividades de cuidados  com o  ambiente com adequação mantendo a ordem e a limpeza na sua classe, vivenciando o sentido de comunidade .
    • Arrumar sua bolseira e mochila a partir da demonstração do adulto , com pequena ajuda .
    • Executar alguns cuidados com as plantas com adequação :
    1. molhar as plantas, no ambiente interno, usando o regador ou o burrifador
    2. -recolher folhas secas
    3. limpar folhas com a esponja  .
    4. fazer arranjos com flores

Aspectos do desenvolvimento da linguagem:

  • Apresentar dicção apropriada para a emissão dos vocábulos, possibilitando o entendimento pelo outro.
  • Expressar-se através de frases completas e significativas .
  • Utilizar as diferentes classes gramaticais e os conectivos para expressar-se .
  • Utilizar as flexões verbais, das formas regulares com alguma propriedade,no discurso.
  • Apresentar  um vocabulário significativo para nomear :cômodos da casa e da escola , mobiliário , utensílios , elementos diversos  da casa e da escola, animais, frutas, legumes, verduras, flores, transportes,  vestuário, elementos na natureza, brinquedos e brincadeiras , dia e noite, céu , estrelas , sol ,partes do corpo, elementos de diferentes ambientes : praia , aniversario , fazenda , parque etc.
  • Identificar em uma canção/ frase o que se repete.
  • Identificar na estrutura frasal, o que se repete e o que foi  suprimido.
  • Ordenar uma história na  sequência dos  acontecimentos ( principio, meio e fim )
  • Identificar algumas rimas.
  • Transmitir pequenos recados orais
  • Ouvir e cantar pequenas canções.
  • Ouvir e cantar pequenas histórias e fatos do cotidiano.
  • Conhecer seu nome e um sobrenome.
  • Conhecer e identificar pelo nome colegas, professores, atendentes e pessoas ao ambiente próximo.
  • Apresentar o grafismo na etapa do realismo fortuito, começando a dar formas ao seu desenho, muitas vezes usando a linguagem para dar significado às formas .
  • Diferenciar  letras de números.
  • Utilizar  a escrita espontânea para expressar-se  graficamente .
  • Ser  capaz de ordenar figuras , seguindo uma sequência lógica para expressar seu pensamento.
  • Identificar dia e noite.
  • Percebe o que vem antes e depois em sua rotina.
  • Identifica e nomeia  as cores primárias e algumas secundárias.
  • Utiliza vocabulário adequado para identificar: áspero/ liso, grande/ pequeno, pesado/ leve, doce/ salgado, curto/ comprido, alto/ baixo.
  • Identificar a relação de seu próprio corpo com o ambiente utilizando  do vocabulário especifico : dentro/ fora, perto/ longe, em cima/ embaixo, ao lado.
  • Utiliza vocabulário matemático no cotidiano para expressar quantidade: muitos x poucos, cheio x vazio.