Guia da família > Currículo Montessori para as classes de idades mistas de 6,7,8 anos, a Agrupada III .

Currículo Montessori para as classes de idades mistas  de 6,7,8 anos, a Agrupada III .

Nas classes de Agrupada III, inicia-se o que chamamos de Educação Cósmica , com o intuito de mostrar à criança que ela é parte de um todo que chamamos  Cosmos; o  Currículo Montessori tem, então ,  uma abordagem holística , enfocando cada aspecto do conhecimento do todo para a parte –esta  abordagem é o que Maria Montessori denomina Visão Cósmica

As crianças continuam a trabalhar com materiais concretos para explorar áreas acadêmicas, e rapidamente descobrir métodos abstratos para utilizar.

A Dra. Montessori refere-se  a esta  fase  como o período intelectual. A criança, entrando em um período de crescimento uniforme, centra-se na exploração mental, então oferecemos um ambiente rico e aberto, sem limites para que  possam  aprender e explorar.

Sendo também um  momento singular  para a expansão da educação valorizamos os aspectos do desenvolvimento sócio emocional e permeando lições sobre  a cultura, as ciência, a matemática, a linguagem ( Língua Portuguesa e inglesa) , artes , música , esportes  e regras sociais e morais, a construção de valores éticos .

Na Aldeia Montessori o Currículo para as classes de Ensino Fundamental está  registra nos PCMs – Parâmetros Curriculares Montessorianos , fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Projeto Educativo Montessori , Currículo para as classes elementares , Opera Nazionale Montessori.

A sequência curricular serve de base para estruturar os ambientes e as estratégias e como norte para o trabalho de cada aluno,  que é estimulado no seu papel de protagonista neste processo de auto educação,  que tem o professor como mediador e guia para o caminho a ser trilhado .

Agrupada III, Nível A (6 anos) — 1º Ano

Competências e Habilidades a Serem Desenvolvidas 

Aspectos Socio emocionais 

  •  Manter comportamento predominantemente estável.
  •  Mostrar-se seguro no ambiente escolar.
  • Escolher seu próprio trabalho.
  • Levar a termo o que inicia.
  • Perceber os espaços escolares da classe, oficinas e midioteca como um espaço de trabalho, mantendo atitude apropriada .
  • Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha, evitando conversas  que prejudicam o seu trabalho e o trabalho do outro .
  • Zelar por seus objetos pessoais.
  • Zelar pelo material coletivo.
  • Zelar pela ordem e limpeza do ambiente .
  • Usar com propriedade regras de cortesia.
  • Tratar com cortesia crianças e adultos.
  • Rever seu ponto de vista.
  • Acatar as regras do grupo.
  • Cumprir suas responsabilidades nas rotinas escolares (tarefas da classe e de casa, projeto de leitura, rotinas do dia, trocas etc.).
  • Perceber que é o responsável pelos resultados que alcança
  • Usar tom de voz adequado nos diferentes ambientes sociais.
  • Perceber a importância da higiene e da estética em sua apresentação pessoal.
  • Demonstrar perceber ser  um elemento da comunidade escolar , atuando para o bem estar comum
  • Demonstrar-se capaz de exercer seu auto controle e apresentar auto disciplina , na maioria das ocasiões  .

Aspectos Senso Moto Perceptivos

  • Movimentar-se no ambiente interno com destreza e harmonia dos movimentos.
  • Movimentar-se no ambiente externo com destreza dos movimentos.
  • Movimentar-se apropriadamente nos diferentes ambientes sociais: caminhar , sentar-se e levantar-se
  • Recortar com precisão linhas finas: retas, sinuosas e quebradas Executar com precisão recortes externos.
  • Apresentar refinamento para executar   recortes internos.
  • Apresentar refinamento para executar  recortes de figuras em revistas.
  • Ordenar segundo uma gradação os diferentes estímulos sensoriais (dimensões, texturas, báricos, olfativos, visuais e gustativos).

Aspectos da Vida Prática

  •  Conhecer e utilizar apropriadamente as etapas das rotinas escolares.
  • Fazer uso adequado do banheiro, com a supervisão do adulto.
  • Utilizar ordenadamente os diferentes recursos do ambiente: materiais, instrumentos.
  • Fazer pequenas arrumações demonstrando entender e aplicar o conceito de ordem: materiais, mochila, bolseira.
  • Realizar com independência apropriada à faixa etária as atividades desenvolvidas no ambiente escolar .
  • Pedir ajuda quando necessário
  • Cumprir com suas responsabilidades nas atividades de cuidados com o ambiente , zelando pelo bem estar comum.

Língua Portuguesa

Linguagem oral:

a) Falando:

  • Apresentar vocabulário rico e  apropriado em consonância com o aprendizado desenvolvido nas diferentes áreas para expressar seus desejos, vontades, dar informação etc.
  • Falar de determinado assunto com lógica de pensamento, mantendo o foco no tema principal.
  • Usar apropriadamente o contato visual com interlocutor , a expressividade e a entonação.
  • Falar com clareza, usando estrutura correta das frases do discurso em períodos compostos .
  • Empregar a concordância de gênero e de número de forma adequada.
  • Empregar concordância verbal  adequada .

b) Ouvindo:

  • Ouvir a ideia do outro e expressar suas próprias ideias sobre a questão com propriedade.
  • Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e o comportamento adequado.
  • Ouvir para buscar uma informação
  • Fazer o reconto da historia ouvida mantendo a sequencia e a lógica dos acontecimentos na narrativa

Linguagem escrita:

Leitura:

a) Construindo a decodificação da escrita:

  • Usar letras e sons em relação fonética/ortográfica
  • Fazer o reconhecimento rápido de palavras comuns (leitura incidental).
  • Ler palavras de escrita fonética e ortográfica
  • Usar de forma significativa desenhos, fotos e estruturas das frases
  • Aplicar estratégias de auto correção na leitura.
  • Identificar rimas nas palavras, poesias e canções
  • Fazer suas próprias rimas.
  • Fazer  o reconhecimento rápido de palavras comuns (leitura incidental).
  • Ler pequenos textos significativos

b) Compreensão:

  • Fazer ou confirmar predições sobre o contexto de uma história baseado no título ou nas ilustrações.
  • Entender diferenças entre ficção e não ficção.
  • Identificar e entender a ideia central de uma história, pequenos textos em leitura própria
  • Detalhar fatos de uma história usando os elementos de um problema, características e soluções.
  •  Relacionar fatos à ideia principal nos textos de não ficção e utilizá-los para construir uma informação.
  • Comparar histórias em aspectos similares, nas diferentes culturas.

c) Envolvimento com a leitura:

  • Demonstrar   apreciação pessoal sobre a leitura, elegendo autores favoritos, estilos favoritos etc.
  • Selecionar os livros para ler, incluindo os de ficção e os de não ficção.
  • Mostrar-se capaz de justificar sua escolha por determinada obra literária.

Escrita:

a) Construindo a escrita:

  • Escrever palavras fonéticas.
  • Fazer lista mediante classificação própria e justificar o critério escolhido.
  • Organizar as ideias para escrever .
  • Expressar ideias usando a escrita criativa, escrevendo em pequenos tópicos.
  • Desenvolver atividades que envolvam a escrita por iniciativa própria, utilizando-a como instrumento de comunicação
  • Escrever frases simples, frases ligadas pelo sentido, pequenos textos significativos de forma adequada .

b) Convenções da escrita:

  •  Fazer uso correto das maiúsculas e das minúsculas nos substantivos próprios e no início das frases.
  • Usar o ponto-final ,  ponto de interrogação e ponto de exclamação  apropriadamente.
  • Usar acento agudo e circunflexo em palavras de uso comum corretamente .
  • Usar o til em palavras de uso comum.

c) Caligrafia:

  • Utilizar movimentação correta para a escrita das letras minúsculas e maiúsculas
  • Escrever com clareza e legibilidade.
  • Posicionar corretamente cada letra, minúscula ou maiúscula , na pauta.
  • Manter a devida proporcionalidade entre maiúsculas e minúsculas como em C/c

d) Correção ortográfica:

  • Registrar de forma correta a relação fonema – grafema (sons fonéticos).
  • Identificar todos os sons que compõem uma palavra fonética, relacionando-os aos grafemas.
  • Escrever de forma ortográfica palavras com sons fonéticos.
  • Escrever de forma ortográfica palavras com encontros consonantais , pl , dr,cr,br e similares.
  • Escrever de forma ortográfica palavras com digrafos : nh, lh, ch , ss, rr,qu, gu
  • Escrever de forma ortográfica palavras com h inicial
  • Escrever de forma ortográfica palavras com c/ç

Gramática

  • Empregar adequadamente as funções gramaticais nos Jogos Gramaticais,
  • Reconhecer   os símbolos gramaticais usados no trabalho montessoriano
  • Reconhecer as relações nominais e verbais através dos cartazes das famílias do substantivo e do verbo .
  • Identificar as funções  gramaticais do substantivo , do artigo , do adjetivo, do verbo .
  • Utilizar progressivamente as caixas gramaticais com propriedade :substantivo, adjetivo, preposição, verbo e substantivo etc.
  • Apresentar domínio de algumas particularidades do substantivo :

Flexão em número:

  • Nomes terminados em vogal que formam o plural apenas com o acréscimo do s. Nomes terminados em ão que formam o plural trocando-o por ões, ães ou com o acréscimo do s.
  • Nomes terminados em al, el, ol que formam o plural trocando-os por ais, eis, ois.

Flexão em gênero

  • Nomes terminados em o ou e, formando o feminino com  a. Ex: o tio e a tia , o moleque e a moleca
  • Nomes terminados em ão, formando o feminino com ã, oa, ona.
  • Acréscimo do A ao masculino – Ex : o pintor -a pintora
  • Masculinos e femininos diferentes (do vocabulário usual)  Ex.: o bode/a cabra.
  • Pareamento de poucos nomes e muitas qualidades, concordância de significados
  • Comandos do substantivo e do adjetivo.
  • Concordância verbal , uso do é /são, foi / foram, está /estão

Matemática

a) Numeração:

  • Identificar, ler, escrever e ordenar os números pelo menos até 100, usando ou não o material de desenvolvimento.
  • Identificar as unidades, as dezenas e as centenas nos números, utilizando o material dourado e o quadro valor de lugar.
  • Identificar a posição ordinal dos objetos, nomeando-os até o “décimo”.
  • Identificar pares e ímpares.
  • Comparar números usando <, > e =.
  • Comparar quantidades usando ≠ e ≈.
  • Compor e decompor os numerais até 1.000, utilizando o material dourado e o quadro valor do lugar .
  • Compor e decompor os numerais até 1000 em diferentes ordens ,  fazendo  registros corretos

b) Memorizações:

  • Conhecer os fatos básicos da adição e da subtração.
  • Contar de 2 em 2, de 10 em 10, de 100 em 100 (com o apoio das placas do 100).
  • Agrupar uma quantidade de diferentes formas.
  • Fazer algumas estimativas.
  • Usar apropriadamente as tabelas da soma  e da subtração
  • Fazer registros dos algorítimos da soma e da subtração , usando ou não folhetos , de forma correta.

c) Grandes operações:

  • Realizar, com o apoio do material dourado, adições estáticas ou dinâmicas com grandes números.
  •  Fazer o registro apropriado das adições e das subtrações estáticas com total ou minuendo até 99.

d) Espaço e forma:

  • Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, losango.
  • Identificar sólidos geométricos: cubo, prisma, cilindro, pirâmide, esfera, ovoide, elipsoide, cone.

e) Medidas:

  •  Identificar  e ler horas exatas e meias horas.
  • Entender o conceito de calendário, dias, meses e ano.
  • Identificar e nomear os meses do anos
  • Identificar e nomear ,a semana e os dias da semana.
  •  Identificar o metro como medida linear, o que compramos a metro .
  • Identificar o litro como medida de capacidade, o que compramos em litros.
  • Identificar o grama / quilo como medida de massa, o que compramos a quilo.
  • Identificar algumas cédulas e moedas (Reais), entendendo seus valores.
  • conhecer outras unidades de medida : duzia e meia duzia ,dezena e meia dezena, centena e meia centena,

f) Gráficos:

  • Interpretar gráficos simples.
  • Construir, por meio de desenho, um gráfico de barras.
  • Coletar dados para construir um gráfico de barras.

g) Solução de situações-problema:

  • Identificar a questão para resolver um problema, usando material concreto , representação por ilustração , sem  ilustração .
  • Usar a operação matemática apropriada para resolver o problema.
  • Registrar corretamente a sentença matemática que represente a operação escolhida para cada caso.

Ciências

Habilidades quanto aos procedimentos:

  •  Apresentar conduta curiosa diante de uma “investigação” científica simples.
  •  Indagar para obter uma informação.
  •  Realizar uma observação para obter uma informação ou comprovar uma hipótese.
  •  Fazer registro do que observa por meio de desenho ou de escrita.
  • Fazer espontaneamente coletas e análises para comparar, classificar ou comprovar.
  • Fazer breves narrativas sobre o que aprende .
  • Falar ou escrever sobre suas descobertas científicas.

O sistema solar:

  • Identificar o Sol como uma estrela que nos dá luz e calor.
  • Identificar que os planetas orbitam o sol , nomear alguns planetas com assertividade .
  • Reconhecer que os dias e as noites acontecem em função dos movimentos da Terra e da sua posição em relação ao Sol.
  • Reconhecer que a Terra é um dos planetas que orbita o Sol e que a Lua orbita a Terra.
  • Conhecer os movimentos de rotação e de translação.
  • Conhecer as estações do ano, nomeá-las e identificar algumas de suas características .
  • Investigar sobre as fases da Lua.
  • Investigar as relações da Terra com o Sol e com a Lua.

Animais e plantas:

  • Identificar plantas e animais como seres vivos
  • Identificar que as plantas ajudam em seu desenvolvimento.
  • Identificar e enumerar  algumas necessidades dos seres vivos .
  • Conhecer o uso das palavras na vida prática: alimentos, remédios, móveis etc.
  • Identificar horta, pomar e jardim, enumerar frutas, legumes e verduras .
  •  Identificar as necessidades das plantas: luz, calor, ar e águ
  •  Identificar e nomear as partes do vegetal completo.
  •  Identificar e descrever o ciclo da vida de alguns animais.
  • Identificar características comuns em um grupo de animais.
  • Identificar algumas necessidades dos animais quanto a espaço, temperatura apropriada, alimento, ar, hábitos de reprodução.Começar a perceber a inter-relação entre os seres vivos — cadeia alimentar.
  •  Classificar: animais e vegetais, animais vertebrados e invertebrados, animais vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
  • Enumerar pelo menos duas características  de cada classe dos animais vertebrados .

Geologia:

  • Reconhecer que a vida na Terra começou há milhões e milhões de anos.
  • Identificar alguns minerais: água, sal, rocha, ouro, argila, areia , algumas pedras preciosas ou semi preciosas etc.
  • Reconhecer os elementos que compõem a Terra ( terra , água e ar )
  • Reconhecer que a atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra.
  • Reconhecer algumas situações em que o ar em movimento pode ser útil à vida humana,

Magnetismo:

  • Reconhecer que o ímã atrai alguns alguns objetos, mas não atrai outros.

Luz / Calor:

  • Identificar o Sol como fonte de luz e de calor para a Terra e que ele é importante para a vida terrestre.

Som:

  •  Reconhecer que o som varia em intensidade e direção.

Eletricidade

  • Investigar sobre a eletricidade ou outras formas de energia.

Geografia e História

  • Identificar no ambiente e no globo terrestre e mapas  as terras e as águas.
  • Identificar os contrastes geográficos: lago/ilha ; baía /cabo; golfo/península, istmo /estreito
  • Identificar os continentes e os oceanos.
  • Localizar a America do sul no planisfério ou globo
  • Localizar  o  Brasil na América do Sul.
  • Conhecer as necessidades básicas do homem: abrigo ( roupas e moradia ) , nutrição defesa,comunicação,  transporte , amor , beleza( adornos ), artes, educação
  • Perceber-se como parte de uma comunidade .
  • Entender a organização  de alguns grupos sociais : família e da escola.
  • Identificar meios de transportes aéreos, marítimos e terrestres.
  • Identificar meios de transportes antigos e modernos.
  • Identificar vestuários antigo e atual.
  • Identificar tipos de moradia
  • Identificar meios de comunicação
  • Construir linhas de tempo com representações de transportes, moradias , meios de comunicação ,  vestuário etc

Agrupada III, Nível B (7 anos) — 2º Ano

Competências e Habilidades a Serem Desenvolvidas 

Aspectos Sócio emocionais

  • Manter comportamento predominantemente estável,
  • Escolher seu próprio trabalho, transitando pelas diferentes áreas com apoio da sua ficha de progresso semanal
  • Levar a termo o que inicia.
  • Entender os espaços escolares da classe, oficinas e midioteca como um espaço de trabalho.
  • Perceber o que pode escolher e o que precisa escolher para desenvolver seu programa de trabalho.
  • Realizar uma tarefa com empenho e capricho.
  • Zelar por seus objetos pessoais.
  • Perceber a importância da sua atuação em seu desenvolvimento pessoal.
  •  Zelar pelo material coletivo.
  • Usar com propriedade conduta  de cortesia: cumprimentar, desculpar-se , pedir licença, agradecer etc
  • Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha.
  • Tratar a todos com cortesia.
  • Manter atitude de respeito ás pessoas com quem convive .
  • Em situações de  conversa esperar sua vez para falar .
  • Rever seu ponto de vista.
  • Acatar as regras do grupo.
  • Resolver conflitos através do diálogo
  • Cumprir suas responsabilidades nas rotinas escolares (tarefas da classe e de casa, projeto de leitura, rotinas do dia, trocas etc.).
  • Usar tom de voz adequado nos diferentes ambientes sociais.
  • Perceber a importância da higiene e da estética em sua apresentação pessoal.
  • Demonstrar auto controle e atuar com auto disciplina na maioria das vezes
  • Demonstrar proposito ético escolhas que faz.
  • Procurar modificar seu comportamento na busca das excelências pessoal e acadêmica.

Língua Portuguesa

Linguagem oral:

a) Falando:

  • Utilizar de forma apropriada o vocabulário apropriado, dando clareza ao seu discurso.
  • Falar de determinado assunto mantendo a coerência e o  foco no tema principal.
  • Usar apropriadamente o contato visual, a expressividade e a entonação.
  • Falar com clareza, apresentando a estrutura apropriada para o discurso.
  •  Empregar a concordância de gênero e número, verbo-nominal.
  • Fazer apresentações orais: declamar uma poesia, participar de uma dramatização.
  • Manter o foco em uma conversação de forma apropriada.

 b) Ouvindo

  • Ouvir a ideia do outro e expressar suas próprias ideias sobre a questão com propriedade.
  • Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e comportamento adequado, para obter uma informação.
  • Tirar conclusões  do que ouve para  para enriquecer seu conhecimento
  • Transmitir um recado mantendo a forma correta.
  • Fazer um reconto mantendo as características do fato , historia , poesia ou música ouvida .

Linguagem escrita:

Leitura:

a) Construindo a decodificação da escrita:

  • Usar letras e sons em relação ortográfica.
  • Aplicar estratégias de auto monitoramento e autocorreção na leitura.
  • Fazer o reconhecimento rápido de palavras usuais dando fluência à leitura.
  • Adquirir e usar novos vocabulários.
  • Identificar e usar sinônimos e antônimos.
  • Usar palavras para fazer comparações ou precisar características (adjetivo, advérbio) com propriedade.

b) Compreensão:

  • Fazer ou confirmar predições sobre o contexto de uma história baseando-se no título ou nas ilustrações.
  • Identificar as características de um tema de não ficção.
  • Reconhecer as características de um tema de ficção.
  •  Identificar as características dos elementos de uma história: onde se passa, quando se passa, problemas e soluções.
  •  Detalhar fatos de uma história usando os elementos de um problema, características e soluções
  •  Fazer predições ou desenhos conclusivos baseado em informações e conhecimento prévio.
  •  Ler para obter uma informação (textos informativos, receitas, texto instrucional).
  • Enumerar alguns aspectos similares ou diferentes nas diferentes culturas.
  • Comparar contrastes comuns entre a prosa e a poesia.

c) Envolvimento com a leitura:

  • Começar a desenvolver uma apreciação pessoal sobre a leitura, elegendo autores favoritos, estilos favoritos etc.
  •  Selecionar os livros para ler, incluindo os de ficção e os de não ficção.
  • Mostrar-se capaz de justificar sua escolha por uma obra literária
  • Reconhecer a leitura como um.a fonte de prazer e aquisição de conhecimento

d) Ritmo e entonação:

  • Apresentar ritmo e entonação apropriados na leitura de diferentes textos: narrativas, diálogos, poesia, parlendas, notas enciclopédicas etc.

Escrita:

a) Desenvolvimento da linguagem escrita:

  • Escrever palavras utilizando as regras ortográficas.
  •  Usar corretamente os acentos agudo, circunflexo, til e cedilha nas palavras de uso comum.
  • Fazer lista mediante um tópico selecionado.
  • Organizar as ideias para escrever.
  • Expressar ideias usando a escrita criativa, escrevendo em pequenos tópicos.
  • Escrever livres narrativas.
  • Escrever uma história com base nas características dos elementos (onde aconteceu, quando aconteceu, qual o problema, qual a solução).
  • Escrever um convite.
  • Escrever um bilhete.
  • Escrever um pequeno diálogo.
  • Desenvolver atividades que envolvam a escrita por iniciativa própria, utilizando-a como instrumento de comunicação.
  • Registrar uma observação científica, redigir um pequeno relatório.

b) Convenções da escrita:

  • Fazer uso correto das maiúsculas e das minúsculas nos substantivos próprios e no início das frases.
  • Usar o ponto-final. o ponto de exclamação  e o ponto de interrogação apropriadamente.
  • Usar travessão apropriadamente.
  • Começar a fazer o uso da vírgula (nas enumerações).
  • Utilizar a letra maiúscula com caligrafia adequada posicionando-a na linha (pauta).
  • Fazer a revisão do próprio texto.
  • Usar espaço adequado de parágrafo.

c) Caligrafia:

  • Utilizar corretamente os espaços para escrever na pauta.
  • Utilizar movimentação correta para a escrita das letras.
  • Escrever com clareza e legibilidade.

d) Correção ortográfica:

  • Registrar de forma correta a relação fonema – grafema (sons fonéticos).
  • Identificar todos os sons que compõem uma palavra fonética, relacionando-os aos grafemas.
  • Escrever de forma ortográfica palavras com sons fonéticos.

Gramática

  • Empregar apropriadamente alguns sinônimos e antônimos.
  • Empregar adequadamente as funções gramaticais nos Jogos gramaticais,
  • Reconhecer   os símbolos gramaticais
  • Reconhecer as relações nominais e verbais através dos cartazes das famílias do substantivo e do verbo .
  • Identificar as funções  gramaticais do substantivo , do artigo , do adjetivo, do verbo .
  • Utilizar progressivamente as caixas gramaticai com propriedade :substantivo, adjetivo, preposição, verbo, pronome, adverbio etc
  • Apresentar domínio de algumas particularidades do substantivo :

Flexão em número:

  • Nomes terminados em vogal que formam o plural apenas com o acréscimo do s.
  • Nomes terminados em ão que formam o plural trocando-o por ões, ães ou com o acréscimo do s.
  • Nomes terminados em al, el, ol que formam o plural trocando-os por ais, eis, ois.
  • Nomes terminados em il que formam o plural: quando oxítonos, trocando o l por s, e quando paroxítonos, trocando o il por ei.
  • Nomes terminados em m que formam o plural substituindo-o por ns. Ex: armazém – armazéns

Flexão em gênero

  • Nomes terminados em o ou e, formando o feminino com  a. Ex: o tio e a tia , o moleque e a moleca
  • Nomes terminados em ão, formando o feminino com ã, oa, ona.
  • Acréscimo do A ao masculino – Ex : o pintor -a pintora
  • Masculinos e femininos diferentes (do vocabulário usual)  Ex.: o bode/a cabra.

Flexão em grau

  • Diminutivo e aumentativo das palavras do vocabulário usual

 

  • Particularidades do substantivo:  comum, próprio
  • Pareamento de poucos nomes e muitas qualidades, concordância de significados .
  • Comandos do substantivo e do adjetivo.
  • Reconhecer algumas particularidades do verbo , flexão verbal : presente , passado . futuro
  • Comandos do verbo, 1a caixa chinesa ( presente , passado e futuro )
  • Concordância verbal , uso do é /são, foi / foram, está /estão

Matemática

a) Conceito de número:

  • Identificar, ler escrever e ordenar os números até 1.000.
  • Identificar as unidades, as dezenas e as centenas nos números, utilizando o material dourado e o quadro valor de lugar.
  • Identificar a posição ordinal dos objetos nomeando-os até “vigésimo”.
  • Contar de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 ( contagem saltitada ).
  • Identificar pares e ímpares.
  • Comparar números usando <, > e =.
  • Compor e decompor os numerais até 1.000, utilizando o material dourado.

b) Memorizações:

  • Conhecer os fatos básicos da adição e da subtração.
  • Agrupar uma quantidade de diferentes formas.
  • Conhecer os fatos básicos da multiplicação (tabela da multiplicação).

c) Álgebra:

  • Descobrir o termo desconhecido: 12 – □ = 8.
  • Aplicar a propriedade comutativa e distributiva para a solução de equações algébricas: 3 + 6 = ___ +3/            3 + 6 = 3 +___+___.

d) Grandes operações:

  • Realizar, com o apoio do material dourado, adições estáticas ou dinâmicas com grandes números.
  • Fazer o registro apropriado das adições e das subtrações estáticas ou dinâmicas.

e) Espaço e forma:

  • Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, losango, pentágono, hexágono, heptágono, octógono, eneágono, decágono.
  • Identificar sólidos geométricos: cubo, prisma, cilindro, pirâmide, esfera, ovoide, elipsoide, cone.
  • Conhecer  e empregar alguns termos geométricos para  nomear nos sólidos geométricos : lado, face, aresta, vértice.
  • Identificar horas exatas e meias horas.
  • Entender o conceito de calendário, dias, meses e ano.
  • Identificar a semana e os dias da semana.
  • Identificar o metro como medida linear.
  • Identificar o litro como medida de capacidade.
  • Identificar o grama / quilo como medida de massa.
  • Identificar algumas cédulas e moedas (Reais), entendendo seus valores.

f) Gráficos:

  • Interpretar gráficos simples.
  • Construir, por meio do desenho, um gráfico de barras.
  • Coletar dados para construir um gráfico de barras.

g) Solução de situações-problema:

  • Identificar a questão para resolver um problema.
  • Usar a operação matemática apropriada para resolver o problema.
  • Registrar corretamente a sentença matemática que represente a operação escolhida para cada caso.

Ciências

Habilidades quanto aos procedimentos:

  • Apresentar conduta curiosa diante de uma “investigação” científica simples.
  • Indagar para obter uma informação.
  • Realizar uma observação para obter uma informação ou comprovar uma hipótese.
  • Fazer registro do que observa por meio de desenho ou escrita.
  • Fazer coletas e análises para classificar ou comprovar.
  • Falar ou escrever sobre suas descobertas científicas.

O sistema solar:

  • Identificar o Sol como uma estrela que nos dá luz e calor.
  • Reconhecer que os dias e as noites acontecem em função dos movimentos da Terra e da sua posição em relação ao Sol.
  • Reconhecer que a Terra é um dos planetas que orbita o Sol e que a Lua orbita a Terra.
  • Conhecer os movimentos de rotação e de translação.
  • Conhecer, nomear e enumerara algumas características das  as estações do ano.
  • Investigar sobre as fases da Lua.
  • Investigar as relações da Terra com o Sol e com a Lua.

Animais e plantas:

  • Identificar plantas e animais.
  • Identificar que as plantas ajudam em seu desenvolvimento.
  • Conhecer o uso das palavras na vida prática: alimentos, remédios, móveis etc.
  • Identificar horta, pomar e jardim.
  • Identificar as necessidades das plantas: luz, calor, ar e água.
  • Identificar e nomear as partes do vegetal completo.
  • Identificar e descrever o ciclo da vida de alguns animais.
  • Identificar características comuns em um grupo de animais.
  • Identificar algumas necessidades dos animais quanto a espaço, temperatura apropriada, alimento, ar, hábitos de reprodução.
  • Começar a perceber a inter-relação entre os seres vivos — cadeia alimentar.
  • Classificar: animais e vegetais, animais vertebrados e invertebrados, animais vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Geologia:

  • Reconhecer que a vida na Terra começou há milhões e milhões de anos.
  • Identificar alguns minerais: água, sal, rocha, ouro, pedras preciosas etc.
  • Conhecer o ciclo da água.

Magnetismo:

  • Reconhecer que o ímã atrai alguns  objetos, mas não atrai outros.

Luz / Calor:

  • Identificar o Sol como fonte de luz e calor para a Terra e que ele é importante para a vida terrestre.

Som:

  • Reconhecer que o som varia em intensidade e direção.

Eletricidade:

  • Investigar sobre a eletricidade ou outras formas de energia.

Geografia e História

  • Identificar as terras e as águas.
  • Identificar os contrastes geográficos.
  • Identificar  e nomear alguns acidentes geográficos: rio , morro , montanha, cordilheira , vale entre outros
  • Identificar . utilizando nomenclatura correta , os continentes e os oceanos.
  • Localizar a América do Sul no planisfério ou no globo terrestre
  • Localizar o Brasil na América do Sul.
  • Localizar-se de forma geográfica, confeccionando o próprio mapa, maquete ou similar.
  • Entender similaridades e diferenças entre algumas culturas. Identificar alguns aspectos da cultura popular brasileira : fatos , danças , comidas , tradições , pontos turísticos
  • Identificar as necessidades básicas do homem.
  • Entender a organização da família e da escola.
  • Identificar meios de transportes aéreos, marítimos e terrestres.
  • Identificar meios de transportes antigos e modernos.
  • Identificar vestuários antigo e atual.
  • Organizar fatos da sua própria vida em ordem cronológica.
  • Organizar uma linha do tempo com fatos de sua vivência.
  • Organizar uma linha do tempo com alguns aspectos da vida do homem : moradias, transportes , meios de comunicação , vestuário etc

 

Agrupada III, Nível B (8 anos) — 3º Ano

Competências e Habilidades a Serem Desenvolvidas:

 Aspectos Sócio  emocionais

  • Manter comportamento predominantemente estável.
  •  Perceber o que pode escolher e o que precisa escolher para desenvolver seu programa de trabalho.
  • Escolher seu próprio trabalho e levá-lo a termo com propriedade.
  • Reconhecer sua responsabilidades nas ações que pratica e o erro , quando o comete .
  • Procurar modificar seu comportamento na busca das excelências pessoal e acadêmica.
  • Zelar por seus objetos pessoais.
  • Zelar pelo material coletivo.
  • Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha.
  • Tratar com cortesia crianças e adultos.
  • Rever seu ponto de vista.
  • Acatar as regras do grupo.
  • Usar tom de voz adequado nos diferentes ambientes sociais.
  • Perceber a importância da higiene e da estética em sua apresentação pessoal.
  • Demonstrar o uso adequado do senso crítico nas escolhas que faz.
  • Demonstrar auto controle e atuar com auto disciplina na maioria das vezes
  • Demonstrar proposito ético escolhas que faz.
  • Perceber a importância e a consequência da sua atuação em seu desenvolvimento pessoal.
  • Procurar modificar seu comportamento na busca das excelências pessoal e acadêmica

Língua Portuguesa

Linguagem oral:

a) Falando:

  • Utilizar de forma significativa o vocabulário apropriado, dando clareza ao seu discurso.
  • Fazer uso da diferentes classes gramaticais , com propriedade , para dar sentido e riqueza do discurso
  • Recontar histórias que já ouviu ou leu, mantendo a ordem temporal dos fatos.
  • Fazer apresentações orais: declamar uma poesia, participar de uma dramatização.
  • Manter o foco em uma conversação de forma apropriada.
  •  Usar apropriadamente o contato visual, a expressividade e a entonação.
  •  Falar com clareza e apresentando a estrutura apropriada para o discurso.
  • Empregar a concordância de gênero e número e a concordância verbal.
  • Adequar as colocações às intervenções precedentes ao formular ou responder perguntas, explicar ou ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões.
  • Fazer exposições orais com apoio (de suporte escrito ou do professor).

b) Ouvindo:

  • Ouvir a ideia do outro e expressar suas próprias ideias sobre a questão com propriedade.
  • Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e fazendo intervenções pertinentes.
  •  Ouvir para obter uma informação.

Linguagem escrita:

Leitura:

a) Construindo a decodificação da escrita:

  • Contextualizar palavras usando estratégias de metacognição (atribuir significados mediante entendimento do todo).
  • Identificar e usar sufixos e prefixos para dar novos significados aos vocábulos.
  • Usar o dicionário para buscar ou determinar o significado apropriado para um vocábulo.
  • Dar exemplos de palavras derivadas a partir de uma primitiva.

b) Compreensão:

  • Reconhecer uma ideia e identificar detalhes.
  •  Fazer interferências, predições e conexões; formar opinião sobre características e fatos baseado em evidências em um texto ou em seu conhecimento prévio, justificando-as com lógica.
  • Resumir um texto conservando a ideia principal; comparar ou contrastar informações ratificando hipóteses.
  • Identificar e analisar um tema, sua estrutura e seus elementos: poesia, ficção e não ficção, utilizando o conhecimento adquirido.
  •  Reconhecer a linguagem culta, a linguagem coloquial e o que significa regionalismo.

c) Envolvimento com a leitura:

  • Realizar sua apreciação pessoal sobre um livro ou texto, elegendo autores, ilustradores e gêneros favoritos.
  •  Ler silenciosamente para obter uma informação ou por prazer.

d) Ritmo e entonação:

  • Ler de forma independente textos cujo conteúdo e forma são familiares.
  • Ler, apresentando fluência, ritmo e entonação apropriados, textos de gêneros: narrativas, diálogos, poesia.

Escrita:

a) Desenvolvimento da linguagem escrita:

  • Escrever palavras utilizando as regras ortográficas.
  • Usar corretamente os acentos agudo, circunflexo, til e cedilha nas palavras de uso comum.
  • Organizar as ideias para escrever.
  • Expressar ideias usando a escrita criativa, escrevendo em pequenos tópicos.
  • Produzir textos da vida cotidiana: listas, convites, postais, bilhetes, cartas informais, e-mails, receitas, agendamento.
  • Produzir textos dos meios de comunicação: slogans, cartazes, anúncios, manchetes, títulos.
  • Produzir textos segundo um gênero literário: poema, canção, quadrilha, pequeno conto.
  • Planejar a escrita de um texto utilizando como ajuda as estratégias conhecidas e modelos de macroestrutura textual.
  • Reler vez ou outra o que escreve durante o processo de redação, verificando a coesão textual.
  • Depois de produzida uma primeira versão de um texto, trabalhar sobre o rascunho para aprimorá-lo.
  • Desenvolver atividades que envolvam a escrita por iniciativa própria, utilizando-a como instrumento de comunicação.
  • Registrar uma observação científica, redigir um pequeno relatório.

b) Convenções da escrita:

  • Fazer uso correto das maiúsculas e das minúsculas nos substantivos próprios e no início das frases.
  •  Usar o ponto-final, o ponto de interrogação e o ponto de exclamação.
  • Usar travessão apropriadamente.
  • Usar a vírgula (nas enumerações).
  • Utilizar a letra maiúscula com caligrafia adequada posicionando-a na linha (pauta).
  • Usar espaço adequado de parágrafo.
  • Utilizar o dicionário e outras fontes de escrita para resolver dúvidas ortográficas.

c) Caligrafia:

  • Utilizar corretamente os espaços para escrever as letras na pauta.
  • Utilizar movimentação correta para a escrita das letras.
  • Escrever com clareza e legibilidade.

d) Correção ortográfica:

  • Escrever de forma ortográfica as palavras de uso comum, com dificuldades ortográficas (ss, rr, lh, ch, ç, qu, gu, h inicial, m antes de p e b, ge/gi, ce/ci, s/z, r inicial, r intermediário).
  • Apresentar manejo para a separação de sílabas entre palavras.

Gramatica 

  •  Utilizar com propriedade sinônimos e antônimos
  • Reconhecer   os símbolos gramaticais.
  • Reconhecer as relações nominais e verbais através dos cartazes das famílias do substantivo e do verbo .
  • Identificar as funções  gramaticais do substantivo , do artigo , do adjetivo, do verbo .
  • Utilizar progressivamente as caixas gramaticai com propriedade :substantivo, adjetivo, preposição, verbo ,pronome ,adverbio etc
  • Utilizar os símbolos gramaticais para identificar corretamente as funções gramaticais  das palavras numa oração.
  • Apresentar domínio de algumas particularidades do substantivo :

Flexão em número:

  • Nomes terminados em vogal que formam o plural apenas com o acréscimo do s.
  • Nomes terminados em ão que formam o plural trocando-o por ões, ães ou com o acréscimo do s.
  • Nomes terminados em al, el, ol que formam o plural trocando-os por ais, eis, ois.
  • Nomes terminados em il que formam o plural: quando oxítonos, trocando o l por s, e quando paroxítonos, trocando o il por ei.
  • Nomes terminados em m que formam o plural substituindo-o por ns.

Flexão em gênero

  • Nomes terminados em o ou e, formando o feminino com  a. Ex: o tio e a tia , o moleque e a moleca
  • Nomes terminados em ão, formando o feminino com ã, oa, ona.
  • Acréscimo do A ao masculino – Ex : o pintor -a pintora
  • Masculinos e femininos diferentes (do vocabulário usual)  Ex.: o bode/a cabra.

Flexão em grau

  • Diminutivo e aumentativo das palavras do vocabulário usual

 

  • Particularidades do substantivo:  comum, próprio
  • Pareamento de poucos nomes e muitas qualidades..
  • Comandos do substantivo e do adjetivo.
  • Comando dos verbos
  • Pareamento dos verbos com os advérbios
  • Pareamento das formas verbais com os pronomes pessoais
  • Concordância verbal , uso do é /são, foi / foram, está /estão
  • Flexão do verbo regular no presente , no passado e no futuro ( 1ª caixa chinesa )

Matemática

a) Conceito de número:

  • Identificar, ler, escrever e ordenar os números até milhar.
  • Identificar antecessores e sucessores.
  • Identificar as unidades, as dezenas e as centenas nos números, utilizando o material dourado e o quadro valor de lugar.
  • Identificar grupos de 10, grupos de 100, grupos de 1.000 nas quantidades expressas pelos números (quantas dezenas, quantas centenas, quantos milhares).
  • Contar de forma alternada 2/2, 3/3, 5/5, 10/10, 50/50, 100/100.
  • Identificar pares e ímpares construindo a regra.
  • Comparar números usando <, > e =.
  •  Compor e decompor os numerais identificando valores absolutos e relativos (quanto vale o … no número?).
  • Identificar a posição ordinal dos objetos, nomeando-os.
  • Utilizar numerais romanos para registrar números até milhares.

b) Memorizações:

  • Conhecer os fatos básicos da multiplicação (tabela da multiplicação).

c) Álgebra:

  • Descobrir o termo desconhecido: 12 – □ = 8.
  • Aplicar a propriedade comutativa e distributiva para a solução de equações algébricas: 3 + 6 = ___ +3 3 + 6 = 3 +___+___.

d) Grandes operações:

  • Realizar adições e subtrações estáticas ou dinâmicas com grandes números (até quatro dígitos).
  • Fazer o registro apropriado das adições e das subtrações estáticas ou dinâmicas.
  • Fazer o registro das multiplicações estáticas

e) Espaço e forma:

  • Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, losango, pentágono, hexágono, heptágono, octógono, eneágono, decágono.
  • Identificar sólidos geométricos: cubo, prisma, cilindro, pirâmide, esfera, ovoide, elipsoide, cone.
  • Conhecer alguns termos geométricos: lado, face, aresta, vértice.
  •  Identificar horas exatas, meias horas, quarto de hora e cinco minutos.
  •  Entender o conceito de calendário, dias, meses e ano.
  • Identificar a semana e os dias da semana.
  • Identificar o metro como medida linear.
  •  Identificar o litro como medida de capacidade.
  • Identificar o grama / quilo como medida de massa.
  •  Identificar algumas cédulas e moedas (Reais), entendendo seus valores.
  • Identificar o que é mais caro e o que é mais barato , na moeda nacional
  • Fazer estimativa do que pode comprar com determinada quantia

f) Gráficos:

  • Interpretar gráficos simples.
  •  Construir, por meio do desenho, um gráfico de barras.
  • Coletar dados para construir um gráfico de barras.

g) Solução de situações-problema:

  • Identificar a questão para resolver um problema.
  • Usar a operação matemática apropriada para resolver o problema.
  •  Registrar corretamente a sentença matemática que represente a operação escolhida para cada caso.

Ciências

 Habilidades quanto aos procedimentos:

  • Apresentar conduta curiosa diante de uma “investigação” científica simples.
  • Indagar para obter uma informação.
  • Realizar uma observação para obter uma informação ou comprovar uma hipótese.
  •  Fazer registro do que observa por meio de desenho ou escrita.
  • Fazer coletas e análises para classificar ou comprovar.
  • Falar ou escrever sobre suas descobertas científicas.

O sistema solar:

  • Identificar o Sol como uma estrela que nos dá luz e calor.
  • Reconhecer os planetas do sistema solar.
  • Reconhecer alguns corpos celestes : estrelas, planetas, asteroides, nebulosas, satélites naturais, cometas .
  • Reconhecer que os dias e as noites acontecem em função dos movimentos da Terra e da sua posição em relação ao Sol.
  • Reconhecer que a Terra é um dos planetas que orbita o Sol e que a Lua orbita a Terra.
  • Conhecer os movimentos de rotação e de translação.
  • Conhecer as estações do ano.
  • Investigar sobre as fases da Lua.
  •  Investigar as relações da Terra com o Sol e com a Lua.

Animais e plantas:

  • Identificar plantas e animais.
  • Identificar que as plantas ajudam em seu desenvolvimento.
  •  Conhecer o uso das palavras na vida prática: plantas medicinais, plantas ornamentais.
  • Identificar as necessidades das plantas: luz, calor, ar e água.
  • Identificar e nomear as partes do vegetal completo.
  • Identificar horta, pomar e jardim.
  • Identificar alguns tipos de folhas.
  • Identificar e descrever o ciclo de vida de alguns animais.
  • Identificar características comuns em um grupo de animais.
  • Identificar algumas necessidades dos animais quanto a espaço, temperatura apropriada, alimento, ar, hábitos de reprodução.
  • Começar a perceber a inter-relação entre os seres vivos — cadeia alimentar.
  • Classificar animais em vertebrados e invertebrados.
  • Classificar os animais vertebrados.
  • Identificar as pastes externas do corpo dos vertebrados
  • Identificar algumas características de cada classe dos vertebrados
  • Conhecer a classificação dos animais invertebrados , nomeando algumas classes .
  • Identificar algumas características dos invertebrados

Geologia:

  • Reconhecer que a vida na Terra começou há milhões e milhões de anos.
  • Identificar alguns minerais: água, sal, rocha,argila, areia , ouro,prata, cobre,  pedras preciosas etc.
  • Conhecer o ciclo da água.

Magnetismo:

  • Reconhecer que o ímã atrai alguns objetos, mas não atrai outros.
  • Identificar que metais são atraídos pelo imã.
  • identifica alguns corpos que não são atraídos pelo imã ;

 Luz / Calor:

  • Identificar o Sol como fonte de luz e calor para a Terra e que ele é importante para a vida terrestre.

Som:

  • Reconhecer que o som varia em intensidade e direção.

Eletricidade:

  • Investigar sobre a eletricidade ou outras formas de energia.

Geografia e História

  •  Identificar os contrastes geográficos
  • Identificar alguns acidentes geográficos( formas da terra e das águas ) .
  • Identificar os continentes e os oceanos.
  • Localizar a América do Sul no planisfério ou no globo terrestre.
  • Localizar-se de forma geográfica, confeccionando o próprio mapa, maquete ou similar.
  • Localizar o Brasil na América do Sul
  • Nomear alguns países da América do Sul e suas capitais
  • Nomear alguns estados brasileiros e suas capitais.
  •  Identificar as necessidades básicas do homem.
  • Entender similaridades e diferenças entre algumas culturas
  • Identificar alguns aspectos da cultura da América do Sul :fatos , danças típicas , comidas , moedas e idioma utilizado nos diferentes países, pontos turísticos
  • identificar alguns aspectos da cultura brasileira :fatos , danças típicas , comidas ,  tradição cultural , pontos turísticos
  •  Entender a organização de alguns grupos sociais
  • Identificar as necessidades básicas do homem e sua relação à adaptação dos grupos sociais ao meio ambiente.
  • Conhecer a linha do tempo da Pre  história e da Historia
  • Conhecer o significado de : vida nômade , vida rural , vida urbana
  • Organizar uma linha do tempo com fatos da sua vivência.
  • Organizar uma linha do tempo fazendo gradação do mais antigo para o mais moderno (transportes, moradia, vestuário).
  •  Identificar diferentes formas de trabalho nos grupos sociais, de acordo com a adaptação do homem ao ambiente- caça e pesca , agricultura, pecuária , comercio e indústria , serviços , profissões