Guia da família > Currículo Montessori para as classes de 9, 10 anos; Agrupada IV.

EM CONSTRUÇÃO

Currículo Montessori para as Classes de 9 a 10 Anos

Agrupada IV, Nível A (9 Anos) — 4º Ano

Competências e Habilidades a Serem Desenvolvidas:

 

Aspectos Sócio emocionais

  • Manter comportamento predominantemente estável.
  • Entender e atuar adequadamente para desenvolver seu programa de trabalho, diferenciando o que pode escolher e o que precisa escolher.
  • Ter iniciativa para o trabalho e levá-lo a termo com propriedade.
  • Realizar uma tarefa com empenho e capricho.
  • Zelar por seu material pessoal .
  • Perceber a importância de sua atuação em seu desenvolvimento pessoal.
  • Zelar pelo material coletivo.
  • Tratar com cortesia crianças e adultos, respeitando-os.
  • Resolver pequenas situações de conflito no cotidiano, buscando o diálogo.
  • Rever seu ponto de vista.
  • Relacionar-se em grupo de acordo com as regras sociais.
  • Atuar de forma organizada em uma atividade de grupo.
  • Acatar as regras do grupo.
  • Usar tom de voz adequado nos diferentes ambientes sociais.
  • Perceber a importância da higiene e da estética em sua apresentação pessoal.
  • Demonstrar o uso adequado do senso crítico nas escolhas que faz.
  • Demonstrar auto controle e atuar com auto disciplina na maioria das vezes
  • Demonstrar  proposito ético escolhas que faz.
  • Perceber a importância e a consequência da sua atuação em seu desenvolvimento pessoal.
  • Procurar modificar seu comportamento na busca das excelências pessoal e acadêmica

Língua Portuguesa

Linguagem oral:

Falando:

  • Perceber na linguagem oral o nível coloquial e o nível mais formal.
  • Manter um ponto de vista ao longo da fala.
  • Formular e defender hipóteses de forma apropriada.
  • Utilizar diferentes recursos para registrar situações de comunicação oral.
  • Utilizar as características próprias das diferentes situações de uso e forma da oralidade: relatos, dramatização, declamação, diálogo etc.
  • Utilizar de forma significativa o vocabulário apropriado, dando clareza ao seu discurso.
  • Usar apropriadamente o contato visual, a expressividade e a entonação.
  • Adequar as colocações às intervenções precedentes ao formular ou responder perguntas, explicar ou ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões.
  • Ouvindo:
  • Ouvir a ideia do outro e expressar suas próprias ideias sobre a questão com vocabulário apropriado.
  • Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e fazendo intervenções pertinentes.
  • Ouvir para obter uma informação

Linguagem escrita:

Leitura:

Construindo a decodificação da escrita:

  • Utilizar a sinonímia de forma a enriquecer o vocabulário, tanto na oralidade quanto na linguagem escrita.
  • Identificar e usar sufixos e prefixos para dar novos significados aos vocábulos.
  • Usar o dicionário para buscar ou determinar o significado apropriado para um vocábulo.
  • Dar exemplos de palavras derivadas a partir de uma primitiva.

Compreensão:

  • Utilizar de indicadores, como a sucessão dos acontecimentos, para fazer antecipações e interferências em relação ao conteúdo do texto.
  • Empregar dados obtidos por meio da leitura para confirmação ou retificação das suposições feitas anteriormente.
  • Utilizar recursos variados para resolver dúvidas na leitura: seguir lendo em busca da informação esclarecedora, deduzir do contexto, consultar o dicionário etc.
  • Utilizar diferentes modalidades de leitura, segundo seus objetivos: ler para revisar, ler para obter uma informação, para seu entretenimento.
  • Buscar informação consultando fontes de diferentes tipos: jornais, revistas, enciclopédias, fascículos, livros didáticos e internet.
  • Ter como prática a leitura semanal do projeto leitura; comentar sobre o que lê.
  • Realizar sua apreciação pessoal sobre um livro ou texto, elegendo autores, ilustradores e gêneros favoritos.

Ritmo e entonação:

  • Ler, apresentando fluência, ritmo e entonação apropriados, textos de gêneros diversos como: narrativas, diálogos, poesia, contos, informativos etc.

Escrita:

Desenvolvimento da linguagem escrita:

  • Organizar as ideias para escrever.
  • Expressar ideias usando a escrita criativa.
  • Produzir textos da vida cotidiana: listas, convites, postais, bilhetes, cartas informais, e-mails, receitas, agendamento.
  • Produzir textos dos meios de comunicação: slogans, cartazes, anúncios, manchetes, títulos.
  • Produzir textos segundo um gênero literário: poema, canção, quadrilha, pequeno conto humorístico etc.
  • Registrar uma observação científica (experiências), redigir um pequeno relatório.
  • Planejar a escrita de um texto, usar rascunho, revisar e passar a limpo contemplando a coerência e a coesão textual, assim como a estética e a legibilidade do que faz.
  • Utilizar a pontuação de forma adequada.
  • Desenvolver atividades que envolvam a escrita por iniciativa própria, utilizando-a como instrumento de comunicação.

Convenções da escrita:

  • Fazer uso correto das maiúsculas e das minúsculas nos substantivos próprios e no início das frases.
  • Usar espaço adequado de parágrafo.
  • Fazer a revisão do próprio texto.
  • Utilizar o dicionário e outras fontes de escrita para resolver dúvidas ortográficas.

Caligrafia:

  • Utilizar corretamente os espaços para escrever as letras na pauta.
  • Utilizar a letra maiúscula com caligrafia adequada posicionando-a na linha (pauta).
  • Escrever com clareza e legibilidade.

Correção ortográfica:

  • Escrever de forma ortográfica palavras com:

- diferentes sons do s;

- diferentes sons do x;

- diferentes sons do r;

- diferentes sons do g;

- diferentes sons do c;

- com o uso da cedilha;

- com o dígrafo sc;

- com consoantes mudas;

- com o m ou o n usados como indicativos de nasalização.

  • Usar corretamente os acentos agudo e circunflexo, aplicando algum conhecimento sobre as regras de acentuação.
  • Usar corretamente o til em palavras menos usuais.
  • Apresentar manejo para a separação de sílabas entre palavras.

O uso da gramática:

  • Classificar corretamente quanto ao número de sílabas e à acentuação tônica.
  • Identificar e classificar corretamente encontros vocálicos, grupos consonantais, dígrafos.
  • Conhecer a ordem alfabética e utilizá-la como recurso para acessar uma informação quando necessário.
  • Identificar o substantivo:

- Identificar a função do substantivo.

- Usar adequadamente a caixa gramatical do substantivo.

- Identificar os substantivos primitivos e derivados.

- Identificar os substantivos concretos e abstratos.

- Identificar os substantivos coletivos.

- Flexionar em gênero e número substantivos simples.

- Flexionar em grau os substantivos, mesmo em algumas formas irregulares.

  • Identificar o adjetivo:

- Identificar a função do adjetivo.

- Usar adequadamente a caixa gramatical do adjetivo.

- Flexionar o adjetivo em gênero e número.

- Particularidades do adjetivo: gênero e número, grau comparativo e superlativo.

  • Identificar o artigo:

- Identificar o artigo.

- Identificar a função do artigo.

- Identificar os artigos definidos e os artigos indefinidos.

- Flexionar com propriedade os artigos em gênero e número.

Identificar as preposições:

- Identificar a função da preposição.

- Usar adequadamente a caixa gramatical da preposição.

  • Identificar os verbos:

- Identificar a função do verbo.

- Utilizar apropriadamente a caixa gramatical do verbo.

- Identificar a que conjugação pertence o verbo.

- Flexionar adequadamente os verbos regulares nos diferentes tempos do modo indicativo.

- Reconhecer um tempo verbal diante do verbo flexionado.

  • Identificar um advérbio:

- Identificar as diferentes formas de advérbios: modo, tempo, intensidade, negação, afirmação etc.

  • Identificar os pronomes:

- Identificar a função do pronome.

- Identificar os diferentes tipos de pronomes:

  1. Pronome pessoal do caso reto e do caso oblíquo;
  2. Pronomes pessoais de tratamento;
  3. Pronomes demonstrativos;
  4. Pronomes possessivos;
  5. Pronomes indefinidos.
  • Identificar um numeral:

- Identificar a função dos numerais.

- Usar adequadamente a caixa gramatical dos numerais.

- Identificar e usar apropriadamente um numeral cardinal.

- Identificar e usar apropriadamente um numeral ordinal.

- Identificar e usar apropriadamente um numeral multiplicativo.

- Identificar e usar apropriadamente um numeral fracionário.

  • Identificar uma conjunção:

- Identificar a função da conjunção.

Matemática

Conceito de número:

  • Identificar, ler, escrever e ordenar utilizando os conhecimentos adquiridos sobre as hierarquias (milhões, bilhões etc.).
  • Compor e decompor os numerais, identificando valores absolutos e relativos.
  • Identificar antecessores e sucessores.
  • Identificar quantas unidades de determinada ordem há em um número.
  • Contar de forma alternada 2/2, 3/3, 5/5, 10/10, 50/50, 100/100.
  • Identificar pares e ímpares, construindo a regra.
  • Comparar números usando <, > e =.
  • Identificar a posição ordinal dos objetos, nomeando-os.
  • Utilizar numerais romanos para registrar números até milhões.

Memorizações:

  • Conhecer os fatos básicos da multiplicação, utilizando-os apropriadamente.

Álgebra:

  • Descobrir o termo desconhecido, dado o algoritmo de uma operação.
  • Aplicar a propriedade comutativa e distributiva para a solução de equações algébricas.

Grandes operações:

  • Realizar operações estáticas ou dinâmicas com grandes números:

- adições e subtrações com números em seis ou mais dígitos.

- multiplicações e divisões com multiplicadores ou divisores com até dois dígitos.

  • Fazer o registro apropriado das operações estáticas ou dinâmicas.
  • Prova real e prova dos nove.
  • Identificar e encontrar o dobro, triplo, quádruplo etc. de um número.
  • Resolver expressões numéricas empregando as quatro operações.

Múltiplos e divisores:

  • Identificar e ser capaz de encontrar os divisores de um número usando diferentes processos.
  • Identificar um número primo e números primos entre si, usando o crivo.
  • Identificar e ser capaz de encontrar os múltiplos de um número e os múltiplos comuns a dois ou mais números.
  • Conhecer e usar apropriadamente os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e 10.
  • Decompor um número pequeno em fatores primos.
  • Identificar as potências de um número: quadrado, cubo, com apoio no material.
  • Ler o numeral que representa a potência de um número, com apoio no material.
  • Resolver operações simples com as potências de um número, com apoio do material concreto.

Números irracionais:

  • Frações:

-Identificar os termos de uma fração.

-Representar graficamente um número fracionário.

-Identificar frações próprias e impróprias.

-Transformar uma fração imprópria em número misto e vice-versa.

-Identificar e/ou encontrar frações equivalentes.

-Comparar frações segundo o critério de grandeza.

-Realizar adequadamente a soma de frações homogêneas.

-Realizar adequadamente a subtração de frações homogêneas.

-Realizar adequadamente a multiplicação de frações.

-Realizar adequadamente a divisão de frações.

-Realizar adequadamente: soma, subtração, multiplicação ou divisão com números mistos.

  •   Números decimais:

-Ler e escrever números sob a forma decimal.

-Realizar operações com decimais.

-Multiplicar e dividir decimais por 10 e suas potências.

Medidas:

  • Utilizar na prática social grandezas relativas às medidas de comprimento, de superfície, de volume, de capacidade e de massa.
  • Identificar o metro como medida linear.
  • Conhecer os múltiplos e submúltiplos do metro.
  • Identificar o litro como medida de capacidade.
  • Conhecer os múltiplos e submúltiplos do litro.
  • Identificar o grama como medida de massa.
  • Conhecer os múltiplos e submúltiplos do grama.
  • Reconhecer a relação dos múltiplos e submúltiplos com as unidades de medida.
  • Encontrar o perímetro de um quadrado, de um retângulo, de um triângulo equilátero, de uma figura geométrica plana, se informado o valor de cada lado.
  • Resolver situações-problema empregando a ideia de perímetro.

Sistema monetário:

  • Identificar cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro atual.
  • Ler e escrever quantias empregando o Real e os centavos.
  • Conhecer a correspondência entre o Real e os centavos.
  • Conhecer algumas moedas já utilizadas no Brasil.
  • Conhecer algumas moedas utilizadas no mundo: Euro e Dólar, sendo capaz de encontrar a correspondência entre elas e a moeda brasileira (câmbio).
  • Identificar o conceito de lucro, prejuízo, desconto, pagamento a vista, pagamento financiado, prestações.Resolver situações-problema empregando as diferentes ideias das operações com o sistema monetário.

 

Espaço e forma:

Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, losango, pentágono, hexágono, heptágono, octógono, eneágono, decágono.

Identificar sólidos geométricos: cubo, prisma, cilindro, pirâmide, esfera, ovoide, elipsoide, cone.

Conhecer alguns termos geométricos: lado, face, aresta, vértice.

Identificar horas exatas, meia hora, quarto de hora e cinco minutos.

Entender o conceito de calendário, dias, meses e ano.

Identificar a semana e os dias da semana.

 

Gráficos:

Interpretar gráficos simples.

Construir, por meio do desenho, um gráfico de barras.

Coletar dados para construir um gráfico de barras.

 

Solução de situações-problema:

Identificar a questão para resolver um problema.

Utilizar algumas estratégias de cálculo mental para resolver uma situação-problema.

Usar a operação matemática apropriada para resolver o problema.

Registrar corretamente a sentença matemática que represente a operação escolhida para cada caso.

 

 

Ciências

 

Habilidades quanto aos procedimentos:

Apresentar conduta curiosa diante de uma “investigação” científica simples.

Indagar para obter uma informação.

Realizar uma observação para obter uma informação ou comprovar uma hipótese.

Fazer registro do que observa por meio de desenho ou escrita.

Fazer coletas e análises para classificar ou comprovar.

Falar ou escrever sobre suas descobertas científicas.

 

O sistema solar:

Identificar o Sol como uma estrela que nos dá luz e calor.

Reconhecer os planetas do sistema solar.

Reconhecer que os dias e as noites acontecem em função dos movimentos da Terra e da sua posição em relação ao Sol.

Reconhecer que a Terra é um dos planetas que orbita o Sol e que a Lua orbita a Terra.

Conhecer os movimentos de rotação e de translação.

Conhecer as estações do ano.

Investigar sobre as fases da Lua.

Investigar as relações da Terra com o Sol e com a Lua.

 

Animais e plantas:

Identificar plantas e animais.

Identificar que as plantas ajudam em seu desenvolvimento.

Conhecer o uso das palavras na vida prática: plantas medicinais, plantas ornamentais.

Identificar as necessidades das plantas: luz, calor, ar e água.

Identificar e nomear as partes do vegetal completo e conhecer suas funções.

Identificar alguns tipos de folhas.

Identificar e descrever o ciclo de vida de alguns animais.

Identificar características comuns em um grupo de animais.

Identificar algumas necessidades dos animais quanto a espaço, temperatura apropriada, alimento, ar, hábitos de reprodução.

Começar a perceber a inter-relação entre os seres vivos — cadeia alimentar.

Classificar animais em vertebrados e invertebrados.

Classificar os animais vertebrados.

Reconhecer a classificação dos invertebrados

Identificar os diferentes sistemas do corpo humano, seus principais órgãos e funções.

 

Geologia:

Reconhecer que a vida na Terra começou há milhões e milhões de anos.

Identificar alguns minerais: água, sal, rocha, ouro, pedras preciosas etc.

Conhecer o ciclo da água.

 

Magnetismo:

Reconhecer que o imã atrai alguns objetos, mas não atrai outros,

 

Luz / Calor:

Identificar o Sol como fonte de luz e calor para a Terra e que ele é importante para a vida terrestre.

 

Som:

Reconhecer que o som varia em intensidade e direção.

 

Eletricidade:

Investigar sobre a eletricidade ou outras formas de energia.

 

 

Geografia e História

 

Identificar os contrastes geográficos.

Identificar os continentes e os oceanos.

Localizar a América do Sul no planisfério ou no globo terrestre.

Localizar-se de forma geográfica, confeccionando o próprio mapa, maquete ou similar.

Localizar o Brasil na América do Sul.

Identificar e localizar os países da América do Sul.

Identificar os Estados do Brasil.

Identificar capitais dos países da América do Sul e dos Estados do Brasil.

Utilizar a nomenclatura relativa aos acidentes geográficos.

Identificar os biomas do mundo.

Identificar os biomas brasileiros.

Identificar características importantes em cada bioma.

Identificar aspectos significativos em cada continente.

Identificar as necessidades básicas do homem e sua relação à adaptação dos grupos sociais ao meio ambiente.

Organizar uma linha do tempo com fatos relevantes da história do homem.

Organizar uma linha do tempo fazendo gradação do mais antigo para o mais moderno (transportes, moradia, vestuário, máquinas etc.).

Entender similaridades e diferenças entre algumas culturas: como as da vida dos indígenas brasileiros e de alguns povos nômades etc.

Identificar seu Estado e seu município (nome, localização, capital, paisagem natural, quem governa).

Reconhecer os símbolos nacionais.

Conhecer e cantar o Hino Nacional apropriadamente.

 

 

 

Agrupada IV, Nível B (10 Anos) — 5º Ano

 

 

 

Competências e Habilidades a Serem Desenvolvidas:

 

Aspectos Socioemocionais

 

Manter comportamento predominantemente estável.

Ter iniciativa para o trabalho e levá-lo a termo com propriedade.

Realizar uma tarefa com empenho e capricho.

Apresentar modificações em seu comportamento para a busca das excelências pessoal e acadêmica.

Demonstrar entendimento apropriado à idade para distinguir entre o que pode escolher e o que precisa escolher dentre suas atividades escolares a fim de cumprir seu programa de trabalho.

Zelar por seus objetos pessoais.

Perceber a importância da sua atuação em seu desenvolvimento pessoal.

Zelar pelo material coletivo.

Tratar com cortesia crianças e adultos, respeitando-os.

Resolver pequenas situações de conflito no cotidiano, buscando o diálogo.

Rever seu ponto de vista.

Relacionar-se em grupo de acordo com as regras sociais.

Respeitar quem trabalha, evitando interromper desnecessariamente.

Atuar de forma organizada em uma atividade de grupo.

Acatar as regras do grupo e do espaço escolar.

Usar tom de voz adequado nos diferentes ambientes sociais.

Perceber a importância da higiene e da estética em sua apresentação pessoal.

Demonstrar o uso adequado do senso crítico nas escolhas que faz.

 

 

Língua Portuguesa

 

Linguagem oral:

Falando:

Perceber na linguagem oral o nível coloquial e o nível mais formal.

Usar apropriadamente um nível mais formal de linguagem quando necessário.

Manter um ponto de vista ao longo da fala.

Formular e defender hipóteses de forma apropriada.

Utilizar diferentes recursos para registrar situações de comunicação oral.

Utilizar as características próprias de diferentes situações de uso e forma da oralidade: aula expositiva, entrevista, pesquisa de opinião, debates, assembleias, dramatização etc.

Utilizar de forma significativa o vocabulário apropriado, dando clareza ao seu discurso.

Usar apropriadamente o contato visual, a expressividade e a entonação.

Adequar as colocações às intervenções precedentes ao formular ou responder perguntas, explicar ou ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões.

 

Ouvindo:

Ouvir a ideia do outro e expressar suas próprias ideias sobre a questão com vocabulário apropriado.

Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e fazendo intervenções pertinentes.

Ouvir para obter uma informação.

 

 

Linguagem escrita:

Leitura:

Construindo a decodificação da escrita:

Utilizar a sinonímia de forma a enriquecer o vocabulário, tanto na oralidade quanto na linguagem escrita.

Identificar e usar sufixos e prefixos para dar novos significados aos vocábulos.

Usar o dicionário para buscar ou determinar o significado apropriado para um vocábulo.

Dar exemplos de palavras derivadas a partir de uma primitiva.

 

 

 

Compreensão:

Utilizar de indicadores, como a sucessão dos acontecimentos, para fazer antecipações e interferências em relação ao conteúdo do texto.

Empregar dados obtidos por meio da leitura para confirmação ou retificação das suposições feitas anteriormente.

Utilizar recursos variados para resolver dúvidas na leitura: seguir lendo em busca da informação esclarecedora, deduzir do contexto, consultar o dicionário etc.

Utilizar diferentes modalidades de leitura, segundo seus objetivos: ler para revisar, ler para obter uma informação, para seu entretenimento.

Buscar informação consultando fontes de diferentes tipos: jornais, revistas, enciclopédias, fascículos, livros didáticos e internet.

Ter como prática a leitura semanal do projeto leitura; comentar sobre o que lê.

Realizar sua apreciação pessoal sobre um livro ou texto, elegendo autores, ilustradores e gêneros favoritos.

 

Ritmo e entonação:

Ler, apresentando fluência, ritmo e entonação apropriados, textos de gêneros diversos como: narrativas, diálogos, poesia, contos, informativos etc.

 

 

Escrita:

Desenvolvimento da linguagem escrita:

Organizar as ideias para escrever.

Expressar ideias usando a escrita criativa.

Produzir textos da vida cotidiana: listas, convites, postais, bilhetes, cartas informais, e-mails, receitas, agendamento.

Produzir textos dos meios de comunicação: slogans, cartazes, anúncios, manchetes, títulos.

Produzir textos segundo um gênero literário: poema, canção, quadrinha, pequeno conto, humorístico etc.

Registrar uma observação científica e redigir um pequeno relatório.

Planejar a escrita de um texto, usar rascunho, revisar e passar a limpo contemplando a coerência e a coesão textual, assim como a estética e a legibilidade do que faz.

Utilizar a pontuação de forma adequada.

Desenvolver atividades que envolvam a escrita por iniciativa própria, utilizando-a como instrumento de comunicação.

 

Convenções da escrita:

Fazer uso correto das maiúsculas e das minúsculas nos substantivos próprios e no início das frases.

Usar espaço adequado de parágrafo.

Fazer a revisão do próprio texto.

Utilizar o dicionário e outras fontes de escrita para resolver dúvidas ortográficas.

 

Caligrafia:

Utilizar corretamente os espaços para escrever as letras na pauta.

Utilizar a letra maiúscula com caligrafia adequada posicionando-a na linha (pauta).

Escrever com clareza e legibilidade.

 

Correção ortográfica:

Escrever de forma ortográfica palavras com:

- diferentes sons do s;

- diferentes sons do x;

- diferentes sons do r;

- diferentes sons do g;

- diferentes sons do c;

- com o uso da cedilha;

- com o dígrafo sc;

- com consoantes mudas;

- com o m ou o n usados como indicativos de nasalização.

Usar corretamente os acentos agudo e circunflexo, aplicando algum conhecimento sobre as regras de acentuação.

Usar corretamente o til em palavras menos usuais.

Apresentar manejo para a separação de sílabas entre palavras.

 

O uso da gramática:

Classificar corretamente quanto ao número de sílabas e à acentuação tônica.

Identificar e classificar corretamente encontros vocálicos, grupos consonantais e dígrafos.

Conhecer a ordem alfabética e utilizá-la como recurso para acessar uma informação quando necessário.

Identificar o substantivo:

- Identificar a função do substantivo.

- Usar adequadamente a caixa gramatical do substantivo.

- Identificar os substantivos primitivos e derivados.

- Identificar os substantivos concretos e abstratos.

- Identificar os substantivos coletivos.

- Identificar os substantivos compostos.

- Flexionar em gênero e número os substantivos simples.

- Flexionar em grau os substantivos, mesmo nas formas irregulares.

Identificar o adjetivo:

- Identificar a função do adjetivo.

- Usar adequadamente a caixa gramatical do adjetivo.

- Flexionar o adjetivo em gênero e número.

- Identificar e flexionar o adjetivo nos graus comparativos de superioridade, de inferioridade e de igualdade.

- Identificar e flexionar o adjetivo no grau superlativo absoluto sintético e no grau superlativo analítico.

- Particularidades do adjetivo: gênero, número e grau comparativo e superlativo.

Identificar o artigo:

- Identificar o artigo.

- Identificar a função do artigo.

- Identificar os artigos definidos e os artigos indefinidos.

- Flexionar com propriedade os artigos em gênero e número.

Identificar as preposições:

- Identificar a função da preposição.

- Usar adequadamente a caixa gramatical da preposição.

Identificar os verbos:

- Identificar a função do verbo.

- Utilizar apropriadamente a caixa gramatical do verbo.

- Identificar a que conjugação pertence o verbo.

- Flexionar adequadamente os verbos regulares nos diferentes tempos do modo indicativo.

- Reconhecer um tempo verbal diante do verbo flexionado.

Identificar um advérbio:

- Identificar as diferentes formas de advérbios: modo, tempo, intensidade, negação, afirmação etc.

Identificar os pronomes:

- Identificar a função do pronome.

- Identificar os diferentes tipos de pronomes:

Pronome pessoal do caso reto e do caso oblíquo;

Pronomes pessoais de tratamento;

Pronomes demonstrativos;

Pronomes possessivos;

Pronomes indefinidos;

Pronomes interrogativos;

Pronomes relativos.

Identificar um numeral:

- Identificar a função dos numerais.

- Usar adequadamente a caixa gramatical dos numerais.

- Identificar e usar apropriadamente um numeral cardinal.

- Identificar e usar apropriadamente um numeral ordinal.

- Identificar e usar apropriadamente um numeral multiplicativo.

- Identificar e usar apropriadamente um numeral fracionário.

Identificar uma conjunção:

- Identificar a função da conjunção.

 

 

Matemática

 

Conceito de número:

Identificar, ler, escrever e ordenar utilizando os conhecimentos adquiridos sobre as hierarquias (milhões, bilhões etc.).

Compor e decompor os numerais, identificando valores absolutos e relativos.

Identificar antecessores e sucessores.

Identificar quantas unidades de determinada ordem há em um número.

Contar de forma alternada 2/2, 3/3, 5/5, 10/10, 50/50, 100/100.

Identificar pares e ímpares, construindo a regra.

Comparar números usando <, > e =.

Identificar a posição ordinal dos objetos, nomeando-os.

Utilizar numerais romanos para registrar números até milhões.

Resolver situações-problema empregando o conhecimento sobre a numeração:

Quantos números estão compreendidos em…

Quantos algarismos são necessários para escrever os numerais até…

 

Memorizações:

Conhecer os fatos básicos da multiplicação, utilizando-os apropriadamente.

 

Álgebra:

Descobrir o termo desconhecido, dado o algoritmo de uma operação.

Aplicar as propriedades comutativa e distributiva para a solução de equações algébricas.

 

Grandes operações:

Realizar adições e subtrações estáticas ou dinâmicas com grandes números:

- adições e subtrações com números com seis ou mais dígitos.

- multiplicações e divisões com multiplicadores ou dividendos com três ou mais dígitos.

Fazer o registro apropriado das adições e das subtrações estáticas ou dinâmicas.

Identificar e encontrar o dobro, triplo, quádruplo etc. de um número.

Resolver situações-problema empregando o conhecimento da relação do número com seu múltiplo.

Resolver expressões numéricas empregando as quatro operações.

 

Múltiplos e divisores:

Identificar e ser capaz de encontrar os divisores de um número usando diferentes processos.

Identificar um número primo e números primos entre si.

Identificar e ser capaz de encontrar os múltiplos de um número e os múltiplos comuns a dois ou mais números.

Conhecer e usar apropriadamente os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5, 6, 8, 10 e 11.

Realizar apropriadamente a decomposição de um número em fatores primos.

Utilizar processos práticos de determinação do MMC e do MDC.

Identificar as potências de um número: quadrado, cubo.

Ler o numeral que representa a potência de um número.

Resolver operações simples com as potências de um número.

 

Números irracionais:

- Frações:

Identificar os números de uma fração.

Representar graficamente um número fracionário.

Identificar frações próprias e impróprias.

Transformar uma fração imprópria em número misto e vice-versa.

Identificar e/ou encontrar frações equivalentes.

Simplificar uma fração encontrando sua forma irredutível.

Reduzir duas ou mais frações ao mesmo denominador.

Comparar frações segundo o critério de grandeza.

Realizar adequadamente a soma de frações homogêneas e heterogêneas.

Realizar adequadamente a subtração de frações homogêneas e heterogêneas.

Realizar adequadamente a multiplicação de frações.

Realizar adequadamente a divisão de frações.

Resolver expressões numéricas com números fracionários.

- Números decimais:

Ler e escrever números sob a forma decimal.

Realizar operações com decimais.

Multiplicar e dividir decimais por 10 e suas potências.

Resolver expressões numéricas com decimais.

Resolver expressões numéricas com números decimais.

 

Porcentagem:

Encontrar o numeral que representa a porcentagem de um número.

Resolver situações-problema empregando o conhecimento sobre porcentagem (desconto, lucro etc.).

Ler e representar graficamente uma porcentagem usando gráficos de barras ou disco (50%, 25%, 75% etc.).

 

Medidas:

Utilizar na prática social grandezas relativas às medidas de comprimento, de superfície, de volume, de capacidade e de massa.

Identificar o metro como medida de comprimento.

Conhecer os múltiplos e submúltiplos do metro.

Dada uma unidade, ser capaz de encontrar o correspondente a partir de uma medida evidenciada (redução).

Identificar o litro como medida de capacidade.

Dada uma unidade, ser capaz de encontrar o correspondente a partir de uma medida evidenciada (redução).

Reconhecer a correspondência entre o litro e o decímetro cúbico.

Identificar o grama como medida de massa.

Conhecer os múltiplos e submúltiplos do grama.

Dada uma unidade, ser capaz de encontrar o correspondente a partir de uma medida evidenciada (redução).

Encontrar o perímetro de um quadrado, de um retângulo, de um triângulo equilátero, de uma figura geométrica plana, se informado o valor de cada lado.

Encontrar a área de um quadrado e de um retângulo.

Encontrar o volume de um recipiente com a forma de cubo ou prisma.

Resolver situações-problema empregando as ideias de perímetro, área e volume.

 

Sistema monetário:

Identificar cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro atual.

Ler e escrever quantias empregando o Real e os centavos.

Conhecer a correspondência entre o Real e os centavos.

Conhecer algumas moedas já utilizadas no Brasil.

Conhecer algumas moedas utilizadas no mundo: Euro e Dólar, sendo capaz de encontrar a correspondência entre elas e a moeda brasileira (câmbio).

Identificar o conceito de lucro, prejuízo, desconto, pagamento a vista, pagamento financiado, prestações.

Resolver situações-problema empregando as diferentes ideias das operações com o sistema monetário.

 

Espaço e forma:

Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, losango, pentágono, hexágono, heptágono, octógono, eneágono, decágono.

Identificar sólidos geométricos: cubo, prisma, cilindro, pirâmide, esfera, ovoide, elipsoide, cone.

Conhecer alguns termos geométricos: lado, face, aresta, vértice.

Identificar horas exatas, meia hora, quarto de hora e cinco minutos.

Entender o conceito de calendário, dias, meses e ano.

Identificar a semana e os dias da semana.

 

Gráficos:

Interpretar gráficos simples.

Construir, por meio do desenho, um gráfico de barras.

Coletar dados para construir um gráfico de barras.

 

Solução de situações-problema:

Identificar a questão para resolver um problema.

Usar a operação matemática apropriada para resolver o problema.

Registrar corretamente a sentença matemática que represente a operação escolhida para cada caso.

 

 

Ciências

 

Habilidades quanto aos procedimentos:

Apresentar conduta curiosa diante de uma “investigação” científica simples.

Indagar para obter uma informação.

Realizar uma observação para obter uma informação ou comprovar uma hipótese.

Fazer registro do que observa por meio de desenho ou escrita.

Fazer coletas e análises para classificar ou comprovar.

Falar ou escrever sobre suas descobertas científicas.

 

O sistema solar:

Identificar o Sol como uma estrela que nos dá luz e calor.

Reconhecer os planetas do sistema solar.

Reconhecer que os dias e as noites acontecem em função dos movimentos da Terra e da sua posição em relação ao Sol.

Reconhecer que a Terra é um dos planetas que orbita o Sol e que a Lua orbita a Terra.

Conhecer os movimentos de rotação e de translação.

Conhecer as estações do ano.

Investigar sobre as fases da Lua.

Investigar as relações da Terra com o Sol e com a Lua.

 

Animais e plantas:

Identificar plantas e animais.

Identificar que as plantas ajudam em seu desenvolvimento.

Conhecer o uso das palavras na vida prática: plantas medicinais, plantas ornamentais.

Identificar as necessidades das plantas: luz, calor, ar e água.

Identificar e nomear as partes do vegetal completo e conhecer suas funções.

Identificar alguns tipos de folhas.

Identificar e descrever o ciclo de vida de alguns animais.

Identificar características comuns em um grupo de animais.

Identificar algumas necessidades dos animais quanto a espaço, temperatura apropriada, alimento, ar, hábitos de reprodução.

Começar a perceber a inter-relação entre os seres vivos — cadeia alimentar.

Classificar animais em vertebrados e invertebrados.

Classificar os animais vertebrados.

Reconhecer semelhanças e diferenças entre os animais vertebrados, iniciando um processo de classificação.

Identificar os diferentes sistemas do corpo humano, seus principais órgãos e funções.

 

Geologia:

Reconhecer que a vida na Terra começou há milhões e milhões de anos.

Identificar alguns minerais: água, sal, rocha, ouro, pedras preciosas etc.

Conhecer o ciclo da água.

 

Magnetismo:

Reconhecer que o imã atrai alguns  objetos, mas não atrai outros.

 

Luz / Calor:

Identificar o Sol como fonte de luz e calor para a Terra e que ele é importante para a vida terrestre.

 

Som:

Reconhecer que o som varia em intensidade e direção.

 

Eletricidade:

Investigar sobre a eletricidade ou outras formas de energia.

 

 

Geografia e História

 

Identificar os contrastes geográficos.

Identificar os continentes e os oceanos.

Localizar a América do Sul no planisfério ou no globo terrestre.

Localizar-se de forma geográfica, confeccionando o próprio mapa, maquete ou similar.

Localizar o Brasil na América do Sul.

Identificar e localizar os países da América do Sul.

Identificar os Estados do Brasil.

Identificar capitais dos países da América do Sul e dos Estados do Brasil.

Identificar a nomenclatura relativa aos acidentes geográficos.

Identificar os principais (maiores) rios do mundo.

Identificar os desertos no mundo (principais).

Identificar as montanhas no mundo (principais).

Identificar as maiores ilhas do mundo.

Identificar penínsulas no mundo.

Identificar os maiores golfos do mundo.

Identificar os maiores arquipélagos.

Identificar os biomas do mundo e suas características principais.

Identificar os biomas brasileiros e suas características principais.

Identificar características importantes em cada bioma.

Identificar aspectos significativos em cada continente.

Identificar as necessidades básicas do homem e sua relação à adaptação dos grupos sociais ao meio ambiente.

Organizar uma linha do tempo com fatos relevantes da evolução da vida.

Organizar uma linha do tempo com fatos relevantes da história do homem.

Organizar uma linha do tempo fazendo gradação do mais antigo para o mais moderno (transportes, moradia, vestuário, máquinas etc.).

Identificar personagens da história que se destacaram por seus legados para a humanidade (descobertas, inventos, cientistas, humanistas, compositores, escritores etc.).

Entender similaridades e diferenças entre algumas culturas: como as da vida dos indígenas brasileiros, de alguns povos nômades etc.

Identificar seu Estado e seu município (nome, localização, capital, paisagem natural, quem governa).

Reconhecer os símbolos nacionais.

Conhecer e cantar o Hino Nacional apropriadamente.