Guia da família > Currículo Montessori para as classes de idades mistas de 3, 4 e 5 anos (Agrupada II)

 

O programa para as classe de idades mistas de 3, 4 , e 5 anos ( agrupadas II- pré escolar da Educação Infantil )

Uma classe  pre -escolar da Educação Infantil , numa Escola Montessori, recebe crianças de 3 , 4 e 5 anos , com a aprovação do PARECER CNE/CEB Nº: 22/2007. Um ambiente preparado para que as crianças exercitem a livre escolha, elegendo as atividades que vão realizar  Crianças dentre os materiais  exibidos em prateleiras abertas, organizadoros de acordo  com áreas específicas de aprendizagens . Durante um período de tempo, as crianças desenvolvem-se em uma comunidade , desenvolvendo aspectos como a  concentração, na qual o orientador de classe ( professor ) atua zelando para que as experiencias vivenciadas pela crianças possam atingir os objetivos traçados , cuida pra que seja  poucas interrupções. . O processo ocorre através de repetidos trabalho com materiais que cativam a atenção das crianças .

Vida prática melhora o desenvolvimento da organização de tarefas e exercícios de ordem cognitiva através de cuidar de si mesmo, cuidar do bem estar da comunidade escolar , cuidar do meio ambiente, de graça e de cortesia e coordenação de movimentos físicos.

A área sensorial permite a criança a ordenar, classificar e descrever as impressões sensoriais em relação ao comprimento, largura, temperatura, massa, cor, arremessar, etc.

Matemática faz uso de materiais manipuladoras para permitir que a criança a interiorizar conceitos de símbolo, número, sequência, operações e memorização dos fatos básicos.

A área da linguagem inclui o desenvolvimento da linguagem oral, escrita,  expressão, leitura, introdução ao  estudo da gramática,  literatura para criança e outras formas de linguagem como a dramatização , a musica e as artes . Habilidades básicas de escrita e leitura são desenvolvidas com o uso de letras de lixa, alfabeto recortes e várias apresentações, permitindo que as crianças aprendam a vincular sons e símbolos de letras sem esforço e comecem a expressar seus pensamentos através da escrita.

Atividades de Conhecimento de Mundo  expõem  à criança o básico em geografia, história e ciências da vida. Música, arte e educação do movimento fazem parte do currículo cultural integrado.

O ambiente pré-escolar unifica o funcionamento psico-social, físico e acadêmico da criança. Sua importante tarefa é proporcionar aos alunos uma base inicial e geral que inclui uma atitude positiva em relação a escola, segurança interna e um senso de ordem, orgulho no ambiente físico, cumpridor da curiosidade, o hábito da concentração, hábitos de iniciativa e persistência, a capacidade de tomar decisões, autodisciplina e senso de responsabilidade na comunidade escolar . Esta base  irá permitir-lhes a iniciativa própria e a segurança para a aquisição dos conhecimentos e e desenvolvimento de competências ao longo da vida

O Currículo Montessori para as classes do Pre -escolar da Educação Infantil determina o norte da estrutura doa ambientes preparados para estas classes e para as estratégias utilizadas .

Agrupada II, nível A (3 anos)

Habilidades e competências para  serem desenvolvidas, em média, até os 4 anos.

ASPECTOS SÓCIO AFETIVOS

  •  Dirigir-se a sua classe à chegada com independência compatível com a faixa etária.
  • Manter comportamento predominantemente estável.
  •  Mostrar-se seguro no ambiente escolar.
  • Escolher seu próprio trabalho com alguma iniciativa.
  • Manter a concentração para realizar uma atividade  e levá-la a termo.
  • Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha.
  • Dividir um material com um amigo.
  • Usar seu material de uso pessoal de forma adequada
  • Usar o material da classe de forma adequada, zelando pela sua conservação .
  • Usar com propriedade as regras sociais  de graça e cortesia( esperar sua vez, cumprimentar ao chegar e ao sair , usar obrigada e por favor , desculpar-se etc )
  •  Cumprir algumas regras /combinados do grupo
  • Evitar o uso da força física nas situações de conflito exercitando o uso do dialogo e buscando ajuda quando necessário.
  • Apresentar tom de voz e conduta adequada nos diferentes espaços sociais , respeitando as pessoas do seu convívio .
  • Reconhecer e evitar  correr em ambientes e momentos inadequados .
  • Colaborar na execução das tarefas de cuidados com o ambiente de sua comunidade escolar ( sua classe )

ASPECTOS  SENSO MOTO PERCEPTIVOS:

  •  Movimentar-se pelos diferentes ambientes do espaço escolar  apresentado controle  dos movimentos amplos.
  • Sentar-se adequadamente no chão ,numa cadeira , numa cadeira junto á mesas,num sofá, num banco.
  • Apresentar algum refinamento da preensão digital
  • Amassar papéis de diferentes texturas usando a preensão digital.
  • Rasgar papéis de diferentes texturas com alguma destreza .
  • Apresentar coordenação viso motora adequada para fazer picote sobre linhas grossas.
  • Recortar livremente papéis com diferentes texturas
  • Manusear adequadamente a tesoura para o recorte de linhas grossas ( retas, quebradas )
  • Apresentar controle viso motor para encaixar pinos de diferentes dimensões .
  • Identificar os extremos contrastantes numa serie , no material sensorial.
  • Identificar no ambiente ,com vocabulário apropriado alguns conceitos sensoriais ( cor , dimensão, texturas ,sabor , peso ), relativos aos contrastes ( grande /pequeno , grosso /fino , áspero/liso, doce;salgado,leve/pesado.
  • Identificar as cores primarias e as secundarias com nomenclatura apropriada no ambiente .
  • Ordenar segundo uma gradação algumas peças de uma serie sensorial .

ASPECTOS  DA VIDA PRÁTICA:

  •  Realizar  apropriadamente as rotinas da classe demostrando sentido de ordem .
  • Fazer uso adequado do banheiro, com o ajuda  do adulto.
  • Lavar as mãos após o uso do banheiro, com ajuda do adulto.
  • Escovar os dentes, com apoio do adulto.
  • Despir peças simples com independência
  • Despir peças complexas com alguma ajuda.
  • Vestir-se com alguma ajuda do adulto.
  • Pendurar seu avental no cabide.
  • Descalçar-se com independência.
  • Calçar-se com alguma ajuda do adulto.
  • Pentear-se , com apoio do adulto.
  •  Fazer, com alguma adequação ,pequenas arrumações a partir da demonstração do adulto : bolseira, mochila, materiais da classe .
  • Versar sólidos com controle de movimentos
  • Versar líquidos com algum controle de movimentos , evitando derramar .
  • Transpor sólidos de um recipiente par o  outro evitando derramar
  • Transpor sólidos com auxilio da colher , de um recipiente para o outro, evitando derramar.
  • Transpor líquidos de um recipiente para o outro evitando  derramar .
  • Cortar, com controle de movimentos ,frutas e legumes  ( macios )  com a faca na posição vertical .
  • Usar colher e garfo apropriadamente para alimentar-se.
  • Dispor seu lugar à mesa para o lanche com pequena ajuda.
  • Servir-se á mesa com pequena ajuda
  • Realizar com independência apropriada a faixa etária as atividades de alimentação .
  • Deixar seu lugar limpo à mesa .
  • Encher seu copo com água no bebedouro sem deixar derramar .
  • Transportar copo com água sem derramar
  • Dobrar e guardar tapetes.
  • Tampar e destampar frascos
  • Abrir e fechar :mochila , portas , gavetas, caixas , diferentes tipos de trincos com alguma destreza
  • Guardar a caderneta na mochila.

LÍNGUA PORTUGUESA:

Linguagem oral:

a) Falando:

  • Utilizar com propriedade o vocabulário  para identificar os elementos da realidade próxima .
  • Utilizar com propriedade o vocabulário para identificar alguns elementos da realidade distante ( animais selvagens , meios de transporte, etc )
  • Utilizar com propriedade o vocabulário trabalhado nas diferentes áreas para expressar seus desejos, vontades, dar informação etc.
  • Falar de determinado assunto com lógica de pensamente, mantendo o foco no tema principal.
  • Usar apropriadamente o contato visual com quem fala .
  • Falar com clareza( dicção apropriada ), usando períodos compostos de maneira adequada .
  • Empregar a concordância de gênero e número .
  • Transmitir pequenos recados.
  • Cantar alguma musicas do cancioneiro popular ou folclórico.

b) Ouvindo

  • Ouvir a ideia do outro
  • Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e comportamento adequado.

Linguagem escrita

Leitura:

a) Construindo a decodificação da escrita:

  • Explorar livremente as letras de lixa e os materiais da área de linguagem.
  • Perceber sons iniciais em algumas palavras ,pareando auditivamente palavras que começam com o mesmo som, no uso do material de desenvolvimento.
  • Identificar rimas , pareando objetos ( caminhão/avião )

b) Compreensão:

  •  Ouvir uma historia e identificar o fato principal
  • Identificar alguns personagens de uma história relacionando algumas de suas características .
  • Fazer algumas predições  sobre o contexto de uma história baseado em determinado fato ( que será que vai acontecer agora ?)
  • Compreender ordens simples

c) Envolvimento com a leitura:

  • Começar a desenvolver uma apreciação pessoal sobre a literatura.
  • Começar a selecionar os livros para ler

Escrita:

a)    Desenvolvendo o grafismo:

  • Utiliza o grafismo com a intenção de representar fatos  ou idéias , ainda sem formas definidas ( realismo fortuito )
  • Começa a apresentar formas mais definidas no grafismo. Representa a figura humana através do homenzinho girino .
  • Utiliza o espaço da folha com algum sentido.

  b)Construindo a escrita

  • Usar a escrita espontânea em diferentes situações
  • Conhecer a macro estrutura de um texto, utilizando os cartões de Metacognição  ( receita , poesia , carta )

c) Preparação da mão para a escrita

  • Apresentar movimento leve do pulso.
  • Utilizar o lápis com o movimento adequado de pega.

MATEMÁTICA

 a) Conceito de número

  • Identificar poucos e muitos.
  • Utilizar com propriedade algumas estratégias de quantificação .
  • Identificar as quantidades até 9
  • Identificar os numerais até 9
  • Relacionar as quantidades aos números
  • Reproduzir oralmente a seqüência numérica

b) Memorizações

  •   Agrupar uma quantidade de diferentes formas.

 d) Espaço e forma

  • Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado.

Conhecimento do Mundo

  •  Apresentar conduta curiosa diante de um fato da natureza ou da cultura
  •  Indagar para obter uma informação.
  • Falar sobre suas descobertas .
  • Identifica que o sol aparece no céu de dia e de note surge a lua
  • Identifica o que fazemos de dia e o que fazemos de noite
  • Identifica e nomeia apropriadamente as partes do seu corpo.
  • Identifica e nomeia apropriadamente os detalhes do corpo
  • Identifica alguns sentimentos como alegria , tristeza, raiva  etc
  • Cuida das plantas  e dos animais da sua classe ou participa com interesse dos cuidados com  as plantas com os animais   da escola , vivenciando a interdependência  entre os seres vivos
  • Identifica  seres vivos e não vivos
  • Agrupa segundo critérios  conhecidos minerais , animais e vegetais
  • Identifica animais e vegetais.
  • Classifica  alguns animais em selvagens e domésticos
  •  Nomeia frutas , legumes , verduras , flores .
  • Explora com curiosidade algumas pedras.
  •  Identifica o sol como fonte de luz e calor para a Terra e que ele é importante para as pessoas , os animais e as plantinhas
  • Conhece fatos significativos da sua historia de vida .
  • Organiza dois fatos em seqüência de tempo ( o que fiz antes/depois )
  • Organiza alguns fatos da rotina do dia na ordem dos acontecimentos
  • Identifica perto e longe, dentro e fora , em cima  e embaixo, ao lado.
  • Informa seu nome completo.
  • Informa o nome dos pais , irmãos e avós
  • Informa sua idade

Agrupada II, nível B (4 anos)

Habilidades e competências a serem desenvolvidas, em média , até o 5 anos.

ASPECTOS SÓCIO AFETIVOS

  •  Dirigir-se a sua classe à chegada com independência compatível com a faixa etária.
  • Manter comportamento predominantemente estável.
  • Mostrar-se seguro no ambiente escolar.
  • Escolher seu próprio trabalho com  iniciativa.
  • Manter a concentração para concluir uma atividade .
  • Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha.
  • Compartilhar e colaborar .
  • Usar seu material de uso pessoal de forma adequada
  • Usar o material da classe de forma adequada.
  • Guardar o material de desenvolvimento após o uso na estante
  • Mostrar-se gentil  no trato com as pessoas , sendo respeitoso  com amigos pequenos e grandes .
  • Dirigir-se ao outro , quer seja adulto ou criança com respeito.
  • Empregar apropriadamente algumas regras de cortesia tais como  cumprimentar ao chegar e ao sair , usar obrigada e por favor , desculpar-se
  • Usar adequadamente o lenço para assoar o nariz e o guardanapo para limpar a boca.
  • Esperar sua vez e ceder a vez ao outro.
  • Apresentar boas maneiras nos diferentes espaços da escola e nos espaços sociais em geral : evitar correrias em espaços inadequados  , evitar gritarias em espaços e momentos  inadequados.Falar em tom de voz adequado ao ambiente
  • Cumprir algumas regras /combinados colaborando na construção das regras do grupo.
  • Usar o diálogo como forma de solução para os pequenos conflitos do cotidiano, evitando o uso da força física ,
  • Escutar o interlocutor em atitude apropriada.
  • Colaborar na execução das tarefas da comunidade escolar , para o bem estar de todos .( sua classe )

ASPECTOS SENSO MOTO PERCEPTIVOS:

  • Movimentar-se no ambiente interno com controle e destreza  dos movimentos amplos.
  •  Movimentar-se no ambiente externo com controle e destreza dos movimentos amplos
  •  Subir e descer escadas com alternância dos pés , apoiando-se no corrimão , com destreza.
  •  Sentar-se e levantar-se  adequadamente no chão ,numa cadeira , numa cadeira junto á mesas,num sofá, num banco.
  • Amassar papéis de diferentes texturas usando a preensão digital.
  • Apresentar algum refinamento da preensão digital.
  • Rasgar papéis de diferentes texturas com  destreza , em pedaços pequenos e tiras grossas
  • Apresentar coordenação viso motora adequada para fazer picote sobre linhas grossas.
  • Recortar livremente papéis com diferentes texturas
  • Apresentar controle viso motor para encaixar com  assertividade a maioria dos pinos de diferentes dimensões numa serie.
  • Identificar os extremos contrastantes numa serie , no material sensorial.
  • Identificar no ambiente ,com vocabulário apropriado alguns conceitos sensoriais ( cor , dimensão, texturas ,sabor , peso ), relativos aos contrastes ( grande /pequeno , grosso /fino , áspero/liso, doce/salgado,leve/pesado, quente /frio/morno/gelado,leve /pesado , macio/duro,alto;baixo, largo /estreito)
  • Identificar as cores primárias , as secundárias com nomenclatura apropriada no ambiente .
  • Organizar segundo a gradação de tonalidades pelo menos três peças , no material .
  • Comparar algumas peças de uma serie sensorial entre si segundo uma gradação, mais usando vocabulário referente a dimensões , texturas, peso,odores e sabores,  som   comparativo apropriado ( maior que/menor que ;mais fino que /mais grosso que; mais curto que , mais comprido que  etc )
  • Ordenar segundo uma gradação algumas peças de uma serie sensorial ,  (dimensões, cores ,texturas, peso, olfativos, visuais e gustativos).

ASPECTOS DA VIDA PRÁTICA:

  • Conhecer e realizar  apropriadamente as etapas das rotinas do dia.
  • Estender e dobrar tapetes .
  • Fazer uso adequado do banheiro, por iniciativa própria , sob a supervisão do adulto .
  • Lavar as mãos após o uso do banheiro .sob a supervisão do adulto .
  • Escovar os dentes com apoio do adulto.
  • Despir peças simples com independência
  • Vestir-se com pequena ajuda  do adulto.
  • Descalçar-se com independência.
  • Calçar-se com alguma ajuda do adulto.
  • Pentear-se , com apoio do adulto.
  • Fazer, com alguma adequação ,pequenas arrumações a partir da demonstração do adulto : bolseira, mochila, materiais da classe .
  •  Dispor seu lugar á mesa adequadamente  para as atividades de alimentação.
  • Servir-se utilizando concha , colher e pinça apropriada , evitando derramar .
  • Apresentar boas maneiras á mesa ( sentar-se adequadamente, evitar falar com a boca cheia , usar apropriadamente o guardanapo)
  • Deixar seu lugar limpo à mesa ao terminar sua refeição.
  • Usar colher e garfo apropriadamente e com destreza .
  • Usar a faca com movimentação adequada .
  • Encher seu copo com água no bebedouro sem derramar.
  • Versar ou  transpor  sólidos sem derramar.;Versar ou transpor líquidos  sem derramar
  • Dobrar : usando o material , tapetes, panos, peças de roupa simples.
  • Conhecer a função dos objetos utilizados na conservação do ambiente,
  • Perceber as suas responsabilidades na comunidade escolar , atuando como colaborador na conservação do ambiente , para o bem estar de todos.
  • Usar os utensílios próprios para a conservação do ambiente com movimentação adequada e destreza .

LÍNGUA PORTUGUESA:

Linguagem oral:

a) Falando:

  • Utilizar com propriedade o vocabulário correto para identificar : animais ,  meios de transporte, peças do vestuário ,cômodos , mobiliário e objetos da casa , da escola, profissões , flores, legumes, frutas e verduras , brinquedos e brincadeiras .
  • Utilizar com propriedade o vocabulário trabalhado nas diferentes áreas para expressar seus desejos, vontades, dar informação , relatar um fato etc( substantivos , artigos, adjetivos ; verbos a advérbios; conectivos e numerais )
  • Falar de determinado assunto com lógica de pensamente, mantendo o foco no tema principal.
  • Usar apropriadamente o contato visual  com o interlocutor
  • Falar com clareza( sem omissão ou troca de sons )
  • Utilizar com adequação a estrutura do discurso para expressar-se.
  • Utilizar períodos compostos.
  • Usar o discurso na 1a pessoa.
  • Empregar a concordância de gênero e número ( substantivos e adjetivos)

b) Ouvindo

  • Ouvir a ideia do outro e expressar suas próprias idéias com alguma propriedade .
  •  Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e comportamento adequado.
  • Cumprir uma ordem simples , demonstrando compreensão apropriada
  • Transmitir um recado

 

Linguagem escrita

Leitura:

a) Construindo a decodificação da escrita:

  • Explorar livremente as letras de lixa e os materiais da área de linguagem.
  •  Perceber sons iniciais  em algumas palavras ,pareando auditivamente palavras que começam com o mesmo som, no uso do material de desenvolvimento.
  •  Perceber sons finais  em algumas palavras ,pareando auditivamente palavras que terminam  com o mesmo som, no uso do material de desenvolvimento.
  • Relacionar alguns fonemas aos grafemas com assertividade
  •  Demonstrar percepção auditiva para identificar  rimas , pareando objetos, cartões etc  ( caminhão/avião )
  •  Identificar as silabas nas palavras  ao realizar o jogo das palmas .

b) Compreensão:

  • Ouvir uma história e identificar o fato principal
  • Identificar alguns personagens de uma história
  • Identificar as  características  de alguns personagens de uma história.
  • Identificar algumas características da historia ouvida quanto ao cenário e tempo .
  • Fazer algumas predições sobre o contexto de uma história baseado em determinado fato ( que será que vai acontecer agora ? Como você acha que pode acabar esta historia ?)

c) Envolvimento com a leitura:

  •  Começar a desenvolver uma apreciação pessoal sobre a literatura.
  • Começa a selecionar os livros para ler, demonstrando algumas  preferencias pessoais .

Escrita:

 a)Desenvolvendo o grafismo

  • Utiliza o grafismo com a intenção de representar fatos  ou idéias
  • Começa a apresentar formas mais definidas no grafismo , tentando representar a realidade .
  • Representa a figura humana através do homenzinho girino  acrescentando detalhes como cabelo,boca, nariz, olhos, orelhas ,   dedos  e outras parte do corpo
  • Utiliza o espaço da folha com algum sentido.

 b)Construindo a escrita

  •  Usar a escrita espontânea de forma significativa ,em diferentes situações , apresentando desenvolvimento apropriado( construção de hipóteses pré -silábica / silábica )
  • Conhecer a macro estrutura de um texto, utilizando os cartões de Metacognição  ( receita , poesia , carta )

c) Preparação da mão para a escrita

  • Apresentar movimento leve do pulso.
  • Utilizar o lápis com o movimento adequado de pega.
  • Utilizar o material especifico ( encaixe do desenho ) com controle de movimento apropriado para contorno simples

c) Caligrafia

  • Reproduzir com movimentos amplos o traçado correto de alguns grafemas, utilizando diferentes estratégias ( tabuleiro de areia , dedo molhado na tinta  etc)
  •  Reproduzir em folha sem pauta , utilizando o lápis , o movimento correto para o registro de alguns fonemas
  • Escrever seu pré nome  usando a letra manuscrita .

MATEMÁTICA

a) Conceito de número

  •  Identificar poucos e muitos.
  • Identificar cheio e vazio
  • Utilizar com propriedade diferentes  estratégias de quantificação .
  • Identificar as quantidades até 9
  • Identificar os numerais até 9
  • Relacionar as quantidades aos números no material de desenvolvimento  e com material desscontinuo
  • Conhecer pares e impares até 9 no material ( Tentos )
  • Descobrir se uma quantidade até 9 é par ou impar
  • Dada uma quantidade descobri quantos 10 tem ( serpente colorida , cambio )
  • Nomear corretamente o um , o dez o cem e o mil no material dourado , nos cartões ( representação numérica )
  • Relacionar a representação numérica às quantidades  1, 10 ,100, 1000
  • Iniciar-se no uso do material dourado  para representar  as hierarquias ( Lay out dos 9 )
  •  Nomear as unidades as dezenas  exatas com alguma propriedade
  • Relacionar as dezenas exatas  aos símbolos com alguma propriedade.
  • Nomear as unidades as centenas   exatas com alguma propriedade
  • Relacionar as dezenas centenas   aos símbolos com alguma propriedade.

b)Intuição da soma e da subtração

  • Vivenciar a constituição da soma e da subtração utilizando as barras vermelhas e azuis .

c)Memorizações

  •  Agrupar uma quantidade usando material descontinuo de diferentes formas .
  • Jogos da Memória ( relacionar quantidades aos símbolos, a distância – memory game )

d) Espaço e forma

  •  Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, losango.
  • Identificar alguns sólidos geométricos: esfera, cubo, cone cilindro, pirâmide

Conhecimento do Mundo

  •  Apresentar conduta curiosa diante de um fato da natureza ou da cultura
  • Indagar para obter uma informação.
  • Falar sobre suas descobertas .
  • Identificar o sol como fonte de luz que ele é importante para a vida das pessoas , dos animais e das plantinhas.
  • Identificar que o sol aparece no céu de dia e de noite surge a lua.
  • Identificar o que fazemos de dia e o que fazemos de noite
  • Identifica e nomeia apropriadamente as partes do seu corpo e os detalhes
  • Identificar alguns sentimentos como alegria , tristeza, raiva  etc
  • Cuidar das plantas  da sua classe ou participa com interesse dos cuidados com  as plantas  da escola .
  • Cuidar dos animais de sua classe ou participa dos cuidados com os animais da escola .
  • Identificar  seres vivos e não vivos (minerais ,plantas e animais.
  • Identificar animais e vegetais.
  • Nomear  alguns animais
  • Nomear as árvores e plantas   do quintal da escola e outras da realidade próxima.
  • Nomear frutas , legumes , verduras , flores .
  •  Explorar com curiosidade algumas pedras.
  •  Identifica algumas  partes do vegetal completo.
  • identifica a germinação como o processo de “nascimento ” das plantinhas.
  • Identifica que as aves nascem de ovos.
  • Identifica um inseto na realidade próxima
  • Conhece fatos significativos da sua historia de vida .
  • Organiza dois fatos em seqüência de tempo ( o que fiz antes/depois )
  •  Organiza alguns fatos da rotina do dia em ordem  cronológica .
  • Identifica perto e longe, dentro e fora , em cima  e embaixo, ao lado.
  •  Informa seu nome completo.
  • Informa o nome completo  dos pais , irmãos .
  •  Informa sua idade
  • Informa seu endereço e telefone.
  • Informa o bairro onde vive
  • Informa a profissão de seus pais .

Agrupada II, nível  (5 anos)

Habilidades e competências  a serem desenvolvidas , em média , até os seis anos .

ASPECTOS SÓCIO AFETIVOS

  •   Dirigir-se a sua classe à chegada com segurança e independência
  • Manter comportamento predominantemente estável.
  • Mostrar-se seguro no ambiente escolar.
  • Mostrar-se seguro ,na maioria das vezes, diante de uma situação nova.
  • Escolher por iniciativa própria suas atividades diárias no cotidianos escolar , transitando por diferentes áreas .
  • Reconhecer o que pode escolher, o que não pode escolher e o que precisa escolher ( exercício de livre escolha .ireitos e deveres )
  • Manter a concentração para concluir uma atividade .
  • Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha.
  •  Compartilhar e colaborar
  •  Ajudar quem precisa.
  • Perceber-se como integrante de uma comunidade escolar , apresentado atitudes que contribuem para o bem estar da mesma
  • Usar seu material de uso pessoal de forma adequada
  • Usar o material da classe de forma adequada.
  • Cuidar para guardar seu material de uso pessoal adequadamente após o uso, mantendo-o ordenado.
  • Guardar o material de classe que usa no lugar , apos terminar uma atividade .
  • Mostrar-se gentil , empregando apropriadamente algumas regras de cortesia ( esperar sua vez, cumprimentar ao chegar e ao sair , usar obrigada e por favor , desculpar-se , usar adequadamente o lenço para assoar o nariz, cobrir a boca  ao tossir  )
  • Apresentar boas maneiras nos diferentes espaços da escola e nos espaços sociais em geral : Evitar correrias em espaços inadequados  , evitar gritarias em espaços inadequados,
  • Apresentar-se de maneira apropriada ( penteado, limpo e arrumado ) demonstrando começar a perceber  a importância da higiene para o bem estar pessoal
  • Cumprir algumas regras /combinados – conversar para resolver um conflito, ceder a vez para o amigo ir para o quintal ou para a oficina .

ASPECTOS SENSO MOTO PERCEPTIVOS:

  • Movimentar-se no ambiente interno com destreza e harmonia dos movimentos.
  • Movimentar-se no ambiente externo com destreza e harmonia de   movimentos.
  • Movimentar-se apropriadamente nos diferentes ambientes sociais, apresentando destreza e harmonia de movimentos.
  • Recortar com  precisão linhas finas: retas, sinuosas e quebradas.
  • Executar com precisão recortes externos.
  • Executar com precisão recortes internos.
  • Executar com precisão recortes de figuras em revistas.
  • Ordenar segundo uma gradação os diferentes estímulos sensoriais (dimensões, texturas, báricos, olfativos, visuais e gustativos), no material e com elementos do ambiente.
  • Reconhecer uma qualidade sensorial em elementos do ambiente , nomeando-a com propriedade ( uso dos adjetivos )

 

ASPECTOS  DA VIDA PRÁTICA:

  • Conhecer e utilizar apropriadamente as etapas das rotinas do dia.
  • Fazer uso adequado do banheiro, com alguma independência
  • Utilizar ordenadamente os diferentes recursos do ambiente: materiais e  instrumentos.
  • Fazer pequenas arrumações, de maneira espontânea , com pequena ajuda , demonstrando  sentido  de ordem: materiais, mochila, bolseira.
  • Realizar com independência apropriada à faixa etária as atividades desenvolvidas no ambiente escolar :escolher seu trabalho e leva-lo a termo, alimentar-se, vestir-se e despir-se, guardar o material que utiliza , pedir ajuda quando necessário
  • Colaborar e compartilhar
  • Ser solidário
  • Perceber-se como integrante de uma comunidade e atuar para o bem estar de todos
  • Demonstrar auto  controle e auto disciplina  na maioria das situações, em atitudes compatíveis com a faixa etária .

LÍNGUA PORTUGUESA:

Linguagem oral:

a) Falando:

  • Utilizar  vocabulário trabalhado nas diferentes áreas para expressar seus desejos, vontades, dar informação etc com propriedade .
  •  Falar de determinado assunto com lógica de pensamente, mantendo o foco no tema principal.
  • Usar apropriadamente o contato visual com o interlocutor , a expressividade e a entonação ao expressar-se .
  • Falar com clareza, usando estrutura correta das frases do discurso.
  • Usar substantivos , artigos e adjetivos , pronomes e verbos , conectivo e numerais
  • Empregar a concordância de gênero e número.
  • Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
  • Participarem situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
  • Relatar de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
  • Fazer o reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.
  • Ser capaz de reproduzir  jogos verbais, como travalínguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções

b) Ouvindo

  • Ouvir a ideia do outro e expressar suas próprias idéias sobre a questão com propriedade.
  • Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e comportamento adequado
  • Cumprir ordens complexas compatíveis com a faixa etária , demostrando compreensão
  • Transmitir recados orais
  • Relatar um fato

Linguagem escrita

Leitura:

a) Construindo a decodificação da escrita:

  • Usar letras e sons em relação fonética.
  • Usar de forma significativa desenhos, fotos e estruturas das frases,
  • Aplicar estratégias de auto correção na leitura.
  • Identificar rimas nas palavras, poesias e canções.
  • Fazer suas próprias rimas.
  • Fazer  o reconhecimento rápido de palavras comuns (leitura incidental).
  • Ler palavras fonéticas.

b) Compreensão:

  •   Fazer ou confirmar predições s sobre o contexto de uma história baseado no título ou nas ilustrações.
  •  Identificar e entender a idéia central de uma historia.
  •  Detalhar fatos de uma história usando os elementos de um problema, características e soluções.
  • Relacionar fatos a ideia principal nos textos informativos e utiliza-los para construir uma informação.
  • Comparar histórias em aspectos similares

c) Envolvimento com a leitura:

  • Valorizar  a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
  • Começar a desenvolver uma apreciação pessoal sobre a leitura, elegendo autores favoritos, estilos favoritos etc
  • Começa a selecionar os livros para ler demonstrando seu gosto pessoal .
  • Fazer comentários críticos,  com alguma propriedade,  sobre uma obra literária  , informando porque gostou ou não gostou , o que mais gostou, o que mudaria .

Escrita:

a) Construindo a escrita

  • Participar em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
  • Escrever  do próprio nome em situações em que isso é necessário ( nome completo )
  • Participar da produção  de textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.
  • Praticar de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.
  • Respeito pela produção própria e alheia.
  • Escrever palavras fonéticas
  • Fazer lista dada uma classificação usando o conhecimento que dispoe sobre o sistema de escrita em língua maternas.
  •  Escrever frases simples.
  •  Organizar as idéias para escrever.
  • Desenvolver atividades que envolvem a escrita por iniciativa própria iniciando-se no uso da mesma como instrumento de comunicação.

b) Convenções da escrita e caligrafia 

  •  Apresentar o traçado correto das minusculas e das maiúsculas , na utilização do folheto pautado.
  • Fazer uso correto da maiúscula no registro de eu nome, no inicio de uma fraase
  •  Usar  o ponto final
  • Posicionar o traçado das  minusculas e maiúsculas adequadamente na pauta.
  • Registrar as maiúsculas proporcionalidade apropriada ( C/c por exemplo)

c)  Correção ortográfica:

  • Registra de forma correta a relação fonema – grafema (sons fonéticos)
  • Identificar todos os sons que compõem uma palavra fonética, relacionando-os aos grafemas.
  • Escrever de forma ortográfica palavras com sons fonéticos.

MATEMÁTICA

a) Conceito de número

  • Dada quantiddade , descobri se é  par ou impar
  • Dada uma quantidade descobrir com destreza  quantos 10 tem ( serpente colorida , cambio
  • Identificar  quantidades e relacioná-las aos símbolos com apoio   no uso do material dourado  para representar  as hierarquias ( Lay out dos 9 ),
  •  Nomear as unidades as dezenas e as centenas   exatas corretamente
  • Utilizar as o material de desenvolvimento ( tábuas de Seguin ) para exercitar a escrita , leitura m composição e decomposição de números até 100.
  • Identificar, ler escrever , ordenar , compor e decompor os números de pelo menos até 100.
  • Identificar , ler , escrever ,ordenar,compor e decompor números até milhares
  •  Identificar a posição ordinal dos objetos nomeando-os até “décimo”
  • Comparar as quantidades expressas nos  números , usando símbolos < e >

b) Memorizações

  •  Conhecer os fatos básicos da adição e subtração, murinho colorido .
  • Registrar o algoritmo da soma com alguma propriedade
  •  Contar de 2 em 2, de 10 em 10, de 100 em 100 (com o apoio das placas d 100).
  • Agrupar uma quantidade de diferentes formas.
  • Fazer algumas estimativas.

c) grandes operações

  •  Realizar, com o apoio do material dourado adições estáticas ou dinâmicas com grandes números.
  • Fazer o registro apropriado das adições e das subtrações estáticas com total ou minuendo até 99, com alguma propriedade

d) Espaço e forma

  • Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, losango.
  • Identificar sólidos geométricos: cubo, prisma, cilindro, pirâmide, esfera, ovóide, elipsóide, cone.

e) Medidas

  • Identificar horas exatas e meias horas.
  • Entender o conceito de calendário, dias meses e ano.
  •  Identificar a semana e nomear com propriedade  dias da semana..
  • Identificar  e nomear com propriedade  os meses do ano .
  • Identificar o metro como medida linear e o que compramos a metro
  •  Identificar o litro como medida de capacidade e o que compramos em litros
  • Identificar o grama / quilo como medida de massa e o que compramos em quilos.
  • Identificar alguma cédulas e moedas (Reais), entendendo os seus valores.
  • Identificar o que podemos e o que não podemos comprar com determinado valor em reais .

 

f) Solução de situações problema

  • Identificar a questão para resolver um problema.
  • Usar a operação matemática apropriada para resolver o problema, oralmente o com apoio do material concreto em situações vivenciais .

 

CONHECIMENTO DO MUNDO 

Habilidades quanto aos procedimentos:

  • Apresentar conduta curiosa diante de uma “investigação” científica simples.
  • Indagar para obter uma informação.
  • Realizar uma observação para obter uma informação ou comprovar uma hipótese.
  • Fazer registro do que observa através de desenho ou escrita.
  • Fazer espontaneamente coletas e análises para comparar, classificar ou comprovar.
  • Fala, desenha  ou escreve sobre suas descobertas científicas.
  • Identifica o sol como uma estrela que os dá luz e calor, senso importante para a vida dos seres vivos .
  • Reconhece que os dias e as noites acontecem em função dos movimentos da Terra e da sua posição em relação ao sol.Reconhece que a Terra é um dos planetas que órbita o sol e que a Lua órbita a Terra.
  •  Conhece as estações do ano
  •  Identifica plantas e animais.
  •  Identifica que as plantas ajudam no seu desenvolvimento – legumes , verduras , frutas
  • Conhece alguma plantas utilizadas na alimentação , como remédio , para fazer móveis .
  •  Identifica horta, pomar e jardim.
  • Identifica as necessidades das plantas: luz, calor, ar e água.
  •  Identifica e nomeia as partes do vegetal completo.
  •  Identifica e descreve com aluma propriedade  o ciclo da vida de alguns animais.
  •  Identifica características comuns num grupo de animais.
  • Identifica algumas necessidades dos animais quanto ao espaço, temperatura apropriada, alimento, ar, hábitos de reprodução.
  • Começa a perceber a inter relação entre os seres vivos – cadeia alimentar.
  •  Identifica alguns minerais: água, sal, , ouro, pedras , areia , argila  etc.
  •  Reconhece que o imã atrai alguns objetos, mas não atrai outros,
  • Comprova que alguns objetos flutuam e outros não flutuam ( densidade dos corpos )
  • Reconhece que o som varia em intensidade e direção.
  • Reconhece que o ar em movimento é útil na vida do homem
  • Reconhece a necessidade de poupar água e energia para a conservação do planeta
  • Começa a reconhecer alguns aspectos da sustentabilidade , percebendo   a necessidade do não desperdício para preservarmos a vida no planeta ( uso do papel ,  da eletricidade , consumismo )
  •  Identifica as terras e as águas.
  • Identifica os contrastes geográficos
  • identifica os continentes,
  • Localiza o Brasil na América do Sul.
  • Localiza-se de forma geográfica na relação do seu corpo com o espaço (perto ,longe, acima ,abaixo, a direita, a esquerda , usando os pontos cardeias )
  • Entende a organização da família e da escola.
  • Identifica meios de transportes aéreos, marítimos e terrestres.
  • Identifica meios de transportes antigos e modernos.
  • Identifica vestuário antigo e atual.
  • Começa a compreender  similaridades e diferenças entre algumas culturas.